A atuação comprometida com as boas práticas e valorização feminina resultaram no reconhecimento do Shopping Campo Grande como ‘Empresa Amiga da Mulher’. O selo foi concedido durante solenidade no último dia 14 de março, promovida pela SEC (Secretaria de Estado da Cidadania).
A ação destaque do centro comercial que conferiu o título foi o ‘Outubro Rosa’, realizado com foco na orientação das colaboradoras do Shopping Campo Grande, com informações sobre a saúde da mulher e prevenção do câncer de mama e câncer de colo de útero, onde as mulheres foram convidadas a participar de uma palestra de orientação sobre o câncer de mama e de colo de útero, com a oportunidade de aprender realizar o autoexame com equipe de enfermagem que foi até o local. “Orientamos sobre como prevenir, onde procurar informação, como fazer o autoexame, e foi uma troca bem bacana porque durante as palestras, as funcionárias super se identificaram, algumas já viveram, já passaram pelo câncer, então teve essa troca de experiências e foi bem produtiva porque não foi só informação por parte das professoras, foi uma troca de vivências também”, ressalta a analista de Gente e Performance do Shopping, Mauriene Moura.
Para a analista, reconhecimentos como este não só fortalecem a empresa como deixam o grupo mais unido. “Isso nos dá mais vontade de continuar, de fazer projetos melhores, para dar a essas mulheres a informação, para que elas consigam se cuidar, e cultivar o amor próprio em primeiro lugar”, completa.
A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa explica que reconhecer boas práticas de empresas e instituições que pensam sobre e para as trabalhadoras, dentro da perspectiva do respeito, da cultura do não-assédio e da equidade de gênero, é fundamental para as políticas públicas. “É um processo que incentiva também mais empresas a desenvolver relações de consciência social e de práticas mesmo inovadoras que promovam esse tipo de atitude empresarial, como a equidade de gênero, valorização pelo fim da violência, pelo fim do assédio e várias outras práticas”, enfatiza.
Sobre o selo – Criado em 2020 pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, o Selo Social Empresa Amiga da Mulher vem desde 2021 premiando empresas em todo o Estado. Na quarta edição, seis empresas foram contempladas, entre Capital e interior:
Shopping Campo Grande – Outubro Rosa – Campo Grande
DIGIX – Licença Menstrual – Campo Grande
Brenco – Transformando Vidas com Equidade de Gênero – Costa Rica
UFMS – Programa Sou Mulher – MS
Usina Eldorado – Transformando Vidas com Equidade de Gênero – Rio Brilhante
Agro Energia – Transformando Vidas com Equidade de Gênero – Nova Alvorada do Sul
De acordo com a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, a participação de empresas e entidades é essencial no trabalho de conscientização e busca pela igualdade. “A gente não vai conseguir transformar a sociedade sozinha enquanto poder público. Então, é necessário estabelecer parcerias entre instituições públicas privadas para a construção, para a transformação social e uma cultura de paz, de igualdade e de equidade de gênero. Nesse sentido, compreendemos a importância de envolver e ter uma estratégia para estimular a consciência social dessas empresas”, completa Manuela.
Comprometido com ações de desenvolvimento social, o Shopping Campo Grande realiza diversas iniciativas no decorrer do ano. Em março de 2024, promoveu o ‘EmpoderaEla’, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, onde realizou uma semana de ações, como debates, palestras e atendimentos na área da saúde, com testes de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações sobre cuidados e bem-estar.
Ainda dentro desta iniciativa, promove até o dia 31 de março a campanha de arrecadação de absorventes íntimos e itens de higiene pessoal, que serão destinados à Casa da Mulher Brasileira, em apoio às mulheres vítimas de violência e situação de vulnerabilidade.
As doações podem ser entregues em frente ao SAC – próximo à loja Renner
(Com assessoria. Foto: Divulgação)