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Ação da SNT em Anastácio revela história emocionante de amor, inclusão e amizade em escola municipal

Aluna do pré I B, Maria Ísis de 4 anos, é cadeirante, e ganhou um carro adaptado para participar da ação educativa junto com os colegas da escola.

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A iniciativa de uma professora de apoio da Escola Municipal Josefa Maria da Conceição “Dona Zefa” no município de Anastácio, chamou a atenção da equipe de fiscalização do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) de Aquidauana, que esteve na instituição para ação educativa as crianças durante a Semana Nacional do Trânsito (SNT).

Aluna do pré I B, Maria Ísis de 4 anos, é cadeirante, e ganhou um carro adaptado para participar da ação educativa junto com os colegas da escola. “Ela e o irmão Gabriel, que estuda na mesma escola, chegaram na maior alegria em casa. Foi o assunto do final de semana com as primas”, conta a mãe, Ruth Bezerra Chaves.

Crianças participam da ação da SNT

A ideia foi da professora de apoio da menina, Lidia Aparecida Cabral do Nascimento, que consultou a equipe pedagógica da escola e também os pais. Além de sempre buscar formas lúdicas de incluir a Maria Isis nas atividades escolares, de modo que a limitação física seja pequena diante das vivências e do aprendizado.

“Quando soube da atividade para o Projeto de Trânsito na Escola, pensei em como poderia incluir Maria Ísis no projeto. Temos em sala de aula uma cadeirinha pequena de uso da Educação Infantil, já adaptada com rodinhas pra ela. Então conversei com a professora regente, Célia Oliveira, sobre a ideia da seguinte forma: professora vamos fazer da cadeira da Maria Ísis um carro para ela possa participar do projeto, então veio a ideia de pegar uma caixa de papelão e encaixar a cadeira dentro. Então começamos a preparação com caixas de papelão, tinta guache, e as crianças da sala participaram da pintura inclusive a Maria Ísis”, conta a professora.

Maria Isis com o irmão Gabriel

Para a mãe, Ruth, ver a filha participar das atividades é gratificante.

“No começo do ano letivo, conversei com a professora Lídia para que me ajudasse no desenvolvimento da Maria Isis. Sempre disse a ela que seria capaz de realizar toda e qualquer atividade que pode não ser como nós fazemos, mas que seria do jeitinho dela. Eu costumo dizer a ela que a limitação pode ser física mas jamais na mente, e que ninguém pode dizer ao contrário. Eu amo ouvir ela descrever o que faz na escolinha, ver o brilho nos olhinhos dela é indescritível”.

A Agente da Autoridade de Trânsito do Detran-MS de Aquidauana, Michelle Escolhant Fanaia, que esteve com as crianças na atividade da Semana Nacional do Trânsito, destacou a delicadeza da comunidade escolar com a iniciativa.

“É de admirar o trabalho e a sensibilidade da professora Lídia, que não mediu esforços para incluir a Maria Isis em todas as atividades propostas na ação. A ideia de adaptar o carrinho na cadeira de rodas foi genial e garantiu a participação e a interação efetiva da Maria. São essas experiências que tornam nosso trabalho ainda mais gratificante”.

Essa experiência mostra que a inclusão vai além da simples presença, mas também de criar um ambiente onde a criança se sinta valorizada e capaz de contribuir com a sociedade.

Confecção do carrinho

Além da Semana Nacional do Trânsito que promove a conscientização por um trânsito mais seguro para todos, a história da Maria Ísis com a professora Lídia, também marca outras duas datas importantes: o dia 21 de setembro, que celebrou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e o Dia do Professor, que será comemorado no dia 15 de outubro.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Melhoria de processos reduz burocracia e dá mais agilidade às renovações pelo CNH Ágil no Detran-MS

A medida reduziu não só a burocracia, mas também o tempo de espera dos candidatos, e a utilização e armazenamento de papel.

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Além das grandes entregas que o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) realiza, existem ajustes de processos que permitem que o cidadão tenha mais facilidades na hora de buscar algum serviço na agência.

Uma delas é referente ao questionário médico para fins de renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pelo CNH Ágil, que é quando o cidadão inicia o processo pelo site e vai até uma agência apenas para fazer a captura de imagem e passar pelo exame médico.

Antes, era preciso levar impresso o questionário médico, e ocorria do condutor ter agendado pelo celular, e não imprimir, o que acabava gerando morosidade nos atendimentos. Com ajustes de procedimentos, os médicos passaram a ter acesso ao questionário online, e a necessidade de levar o documento impresso deixou de existir para renovações pelo CNH Ágil.

A medida reduziu não só a burocracia, mas também o tempo de espera dos candidatos, e a utilização e armazenamento de papel. Quando o processo de renovação é iniciado no atendimento presencial da agência, o questionário médico é preenchido manualmente no local.

De janeiro a setembro deste ano, foram realizados 205.629 exames médicos por profissionais credenciados do Detran-MS em todo Estado. Só na Capital, foram 77,9 mil. Para renovar a CNH basta acessar www.meudetran.ms.gov.br pelo computador ou navegador do celular, escolher o menu “Habilitação” e preencher as informações solicitadas.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Do analógico ao digital, Detran destaca avanços e legado nos 47 anos de Mato Grosso do Sul

Essa evolução trouxe inúmeras melhorias, como maior agilidade nos serviços, redução da burocracia e maior facilidade de acesso para os cidadãos.

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O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) tem se destacado ao longo dos 47 anos de existência do Estado de Mato Grosso do Sul, especialmente na transição do sistema analógico para o digital, que avançou consideravelmente nos últimos 4 anos. Essa evolução trouxe inúmeras melhorias, como maior agilidade nos serviços, redução da burocracia e maior facilidade de acesso para os cidadãos.

Entre os principais avanços, estão a implementação de sistemas online para consultas, agendamentos e pagamentos, permitindo que os usuários realizem diversas operações sem precisar ir até uma unidade física. Além disso, o Detran-MS tem investido em tecnologias para aprimorar a segurança e a eficiência no registro de veículos e na emissão de documentos.

Aplicativo Detran MS

O legado desses 47 anos reflete não apenas a modernização dos serviços, mas também a busca constante por um trânsito mais seguro e organizado, com ações de educação no trânsito e parcerias com outras instituições. A digitalização não só facilitou o dia a dia dos cidadãos sul-mato-grossenses, mas também contribuiu para uma gestão mais transparente e eficiente.

A grande virada de chave foi na pandemia, que acelerou os processos e antecipou o lançamento do aplicativo Detran MS, que assim como o Portal de Serviços Meu Detran, oferta 95% dos serviços disponíveis nas 90 agências de atendimento ao público em geral espalhadas pelo Estado.

Entre os mais recentes produtos inovadores do Detran-MS está o Monitoramento Anticorrupção – MAC Detran-MS. A ferramenta de IA – inteligência artificial – monitora 24 horas por dia as bases de dados do órgão em todo Estado. Com ela é possível monitorar os sistemas e analisar padrões de comportamento e suas operações sistêmicas que podem, por algum motivo excepcional, fugir do habitual. É possível filtrar um período referência, seja na área de veículos, condutores ou terceirizadas, para que a IA comece a analisar as operações seguintes e mostre qualquer tipo de desvio padrão por meio de gráficos e detalhamentos.

Centro integrado de Segurança Viária do Detran-MS

O CISV (Centro integrado de Segurança Viária) do Detran-MS já auxiliou na recuperação de diversos veículos e atua em constante monitoramento para casos de clonagem, veículos furtados, roubados e também veículos ligados ao tráfico de drogas. O CISV trabalha em conjunto com as forças de segurança. Atuam nessa inteligência transversal para identificar, monitorar e abordar os veículos: agentes da autoridade de trânsito do Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, FICCO-MS (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso do Sul), além de forças de segurança federais e municipais.

O Primeiro Emplacamento Digital também foi uma grande modernização do Detran-MS. O serviço reduziu a burocracia e facilitou a vida do cidadão no processo de emissão de documentos CRLV e da Autorização para a Estampagem de placa para veículo zero quilômetro. O serviço está disponível para qualquer cidadão que possua conta nível prata ou ouro no Gov.br, e pode ser solicitado no portal de serviços Meu Detran, na aba “Veículos”. Rolando a barra, na lateral esquerda, basta procurar por “Primeiro Emplacamento”, que dará as opções para iniciar uma nova solicitação ou consultar o andamento de um pedido já realizado.

Guichê no Pátio da Pmax

Os Ghichês de atendimento dentro dos pátios de apreensão vieram para agilizar o processo de liberação de veículos nos pátios PMax e Autotran na Capital. Antes, o proprietário precisava ir até a sede do Detran-MS ou a Agência Guaicurus, buscar informações sobre o veículo e levantar os débitos existentes. O próximo passo era ir até o pátio e fazer os ajustes necessários, e depois  retornar ao Detran para buscar o requerimento de liberação. O serviço permite ao proprietário faça a negociação dos débitos e resgate o veículo no mesmo lugar.

Outra iniciativa inédita foi o convênio celebrado com o Banco do Brasil que permite que o cidadão sul-mato-grossense que estiver com débitos acumulados de multas, licenciamentos, IPVA e outras dívidas relativas a veículos, poderá fazer o parcelamento em até 12 vezes no cartão direto no guichê de qualquer agência do Detran-MS.

Na aplicação de exames, diversos avanços marcaram a transição do analógico para o digital.  A aplicação de prova teórica online, por exemplo, trouxe mais agilidade e transparência ao processo. Além disso, os candidatos à primeira habilitação ou de cursos como reciclagem para condutores infratores, atualização para CNH e cursos especializados, já podem consultar online a prova teórica, o gabarito do exame, e pedir revisão das questões que porventura vierem a discordar, tudo pelo Portal de Serviços Meu Detran.

A Certidão de Prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) também integra a lista de serviços desburocratizado. O documento possui caráter informativo, e geralmente é solicitado por motivações trabalhistas, judiciais ou mesmo, por questões relacionadas à aposentadoria. Além de ser utilizado para comprovar a situação da habilitação em cursos especializados, como para atuar como condutor de ônibus ou motorista de aplicativos, por exemplo.

Vice-Governador, Barbosinha, fez questão de ser atendido

O digital avançou, mas os serviços presenciais continuam sendo aperfeiçoados para melhor atender a população. A estrutura física das agências faz parte das melhorias. Agora em outubro, foi finalizada a obra da unidade de Naviraí, que se tornou a 41° agência do Detran a passar por reforma e ampliação. Neste ano de 2024 também foram reformadas: Anastácio, Aquidauana, Miranda, Mundo Novo e Eldorado.

Outro ponto primordial nos serviços presenciais é ter servidores preparados para prestarem atendimento de excelência. Inúmeros cursos e capacitações vêm sendo realizados, entre eles, o Curso de Atendimento 60+, desenvolvido para o novo modelo de atendimento exclusivo lançado pelo Detran: o Guichê 60+. Lançado agora em outubro, o novo serviço foi criado para prestar um atendimento humanizado, com escuta, paciência e atenção, de modo a buscar a solução para o problema daquele cidadão que já viveu mais de seis décadas. Outro diferencial é que o servidor está pronto para orientar e ensinar aquele usuário a utilizar as ferramentas digitais como o Gov BR, por exemplo. Por enquanto, o Guichê 60+ está disponível em duas agências do Estado: uma na Agência Híbrida em Dourados, e outra na Agência do Shopping Campo Grande.

Agência de Naviraí

 

 

 

 

 

 

 

Na missão de Diretor-Presidente por três vezes e tendo participado dessa transição do analógico para o digital, Rudel Trindade, acredita que os avanços deixam um legado importante para o Estado. “Temos seguido os pilares que norteiam a gestão do governador Eduardo Riedel, de um Estado verde, digital, inclusivo e próspero. Estamos sempre buscando inspirações tecnológicas  mundo afora, para que possamos sempre aperfeiçoar nossos serviços”.

 

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Primeiras horas do Guichê 60+ no Detran do Shopping Campo Grande registra 22 atendimentos

Na avaliação do diretor-presidente do Detran-MS, a iniciativa vem somar com as diversas entregas que o Governo do Estado tem feito com uma gestão inclusiva, digital, moderna e inovadora.

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A expansão do Guichê 60+ para a Capital foi muito bem recebida pelos cidadãos que estiveram nesta segunda-feira (7) na Agência do Detran Shopping Campo Grande e já foram direcionados para o espaço de atendimento exclusivo. Assim que abriu as portas, às 10h, a unidade estreou o novo modelo de atendimento especializado, e num período de 6 horas, realizou 22 atendimentos.

A jornalista Cidinha Ribeiro, foi a primeira e aprovou a iniciativa. “Eu vim por um acaso aqui hoje para pagar o meu licenciamento. Cheguei e adorei tudo isso que tá acontecendo. Esse atendimento Detran 60 + facilitou muito a minha vida, e vai facilitar a vida de todo mundo, sabe? Pessoas que têm mais idade, têm mais dificuldades, e poder chegar e ser atendido é bom demais, não tem fila, eu adorei”.

Entre os primeiros atendidos, também estava Olegário Teodoro (foto de capa), que foi à agência para dar andamento ao processo de renovação da sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

“Uma grata surpresa. Acho que é uma uma opção excelente que o Estado tomou e o  Detran tomou. Não é porque somos aposentados que não temos o que fazer, muito pelo contrário, a gente sempre tá ocupado. E chegando aqui me deparei com um atendimento super rápido e que facilitou bastante as coisas para pessoas que têm acima de 60 anos” .

Na avaliação do diretor-presidente do Detran-MS, a iniciativa vem somar com as diversas entregas que o Governo do Estado tem feito com uma gestão inclusiva, digital, moderna e inovadora.

“O nosso governador Eduardo Riedel questiona muito e exige muito um atendimento de qualidade. O cidadão que nos procura, precisa ser muito bem recebido, com todas as ferramentas digitais, mas também precisa que esse atendimento seja inclusivo como o nosso estado Mato Grosso do Sul. É um avanço enorme e aproveitamos a oportunidade de uma ideia de uma servidora lá de Dourados e estamos expandindo para as nossas agências”, pontuou.

A Subsecretária de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Zirleide Barbosa, esteve no lançamento e destacou a transversalidade da iniciativa.

“Quero parabenizar o Detran que já vem há algum tempo fazendo um trabalho voltado às pessoas 60+ e agora quando o Detran sai do discurso de que todas as pessoas têm o direito de envelhecer e envelhecer bem, de ter os cuidados para esse momento importante de sua vida, tem essa iniciativa de capacitar os seus servidores da Capital e dos municípios de Mato Grosso do Sul para um atendimento mais qualificado e também criar guichês onde as pessoas possam chegar e dirigir-se a esse guichê para ter toda atenção que elas merecem”.

Pioneiro entre os Detrans, o novo modelo de atendimento para pessoas idosas foi lançado na última quinta-feira (03) na Agência Híbrida de Dourados, e tem sido bastante elogiado pelas pessoas que passam por lá.

“Na sexta recebemos 3 elogios, de pessoas que amaram serem atendidas lá. Na semana passada, por exemplo, um senhor foi buscar a esposa para também ter o aplicativo no celular e ser indicada como principal condutora. Tem sido gratificante”, contou a idealizadora da iniciativa, Elizangela Ximenes.

De acordo com o IBGE, os idosos representam 6,6% da população sul-mato-grossense. Já com relação a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), os 60+ representam 15% dos condutores ativos (exclui as CNHs vencidas há mais de 30 dias) no Estado.

Além de Campo Grande, que possui 57.189 condutores com mais de 60 anos, os municípios com mais condutores nesta faixa etária são: Dourados com 14.677, Três Lagoas com 7.820, Ponta Porã com 3.838, e Corumbá com 3.496.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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