Connect with us

Política

A 1 mês das eleições, pesquisa mostra candidatos embolados

Eleição será em outubro

Publicado

on

Bololô – A 32 dias das eleições no primeiro turno em Mato Grosso do Sul, pesquisa do Instituto Ranking, com 3 mil entrevistas em 30 municípios, apresenta um quadro embolado entre os principais candidatos. O líder continua o ex-governador André Puccinelli (MDB), com 23% das intenções de votos. Empatados, logo atrás, estão Marquinhos Trad do PSD (17,7%) e Eduardo Riedel, do PSDB, com 17,5%. Rose Modesto (UB) aparece com 13,1%, Capitão Contar (PRTB) tem 9,2% e Giselle Marques (PT), 2,2%. Feita entre os dias 24 e 29 de agosto, a consulta foi registrado no TRE sob o número MS-08328/2022 e BR 09736/2022.

Rejeição – Apesar de se manter no primeiro lugar, Puccinelli também é o candidato com maior rejeição, 19,5%. Dentre os entrevistados, 18,3% declararam que jamais votariam em Marquinhos Trad, 12,2% rejeitam Contar e 8,70% a candidata do PT. Rose Modesto e Riedel desagradam menos de 6% do eleitorado.

Presidência – Se as eleições fossem hoje, ainda conforme o Ranking, o presidente Jair Bolsonaro (PL) teria 40% dos votos e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 33% em Mato Grosso do Sul. A sul-mato-grossense Simone Tebet (MDB) aparece em terceiro lugar, com a preferência de 4% do eleitorado.

Inelegível – Arranjo jurídico está em órbita no Tribunal Regional Eleitoral para salvar candidatura de emedebista condenado pela Justiça. Inelegível por oito anos, o candidato contratou figurões da advocacia, a peso de ouro, para tentar anular decisões da primeira instância e, em última etapa, conseguir o alvará do Tribunal Superior e Eleitoral para manter a candidatura.

Apego – Depois de 31 anos vestindo a camisa do PDT, o deputado federal Dagoberto Nogueira não desapegou ao número da legenda na busca pela reeleição. Agora em ninho tucano, o candidato usa na urna os números do PSDB e da antiga sigla.

Estarão “on” – Adonis Marcos (Psol) arriscará alcançar público diferente nesta quarta-feira (30) e depois de ir para o corpo a corpo nos bairros Nova Lima e Jardim Noroeste, conversará com eleitores por meio de transmissão ao vivo. Não pela internet, mas também “on” estarão André Puccinelli (MDB), que dá entrevista a rádio do interior e Capitão Contar (PRTB), que levará suas propostas para Coxim. Giselle Marques (PT) cumpre agenda na Capital, onde faz caminhada e se reúne com apoiadores. Já Marquinhos Trad (PSD) também parte para campanha no interior, em Corumbá e Ladário. Os demais candidatos não enviaram as agendas até o fechamento desta nota.

Postos de saúde – Vereadores gastaram boa parte do tempo da sessão de terça-feira (30) discutindo repercussão da “visita” do vereador Tiago Vargas (PSD) a uma unidade de saúde, que terminou em bate boca com um homem que estava no local e uma servidora. A discussão teve dois lados. A maioria se posicionou contra a atitude de Tiago.

Homenageada – Onze vereadores fizeram questão de sair na foto com a assistente social Telma Regina de Oliveira, que foi à Câmara Municipal receber moção de congratulações do vereador Sandro Trindade Benites, o “Major Dr. Sandro” (Patriota). Para ele, o “colega [Tiago] exagerou” quando fez vídeo expondo a servidora na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Universitário.

Offline – Apesar de não fazer postagens nas redes sociais, André Luís Soares da Fonseca, o “Prof. André” (Rede), disse que também visita as unidades e tem visto “descalabros”. O vereador lembrou que os servidores têm que saber que o vereador não precisa de autorização para fiscalizar o trabalho nos postos. Para ele, os atritos ocorrem porque os funcionários levam para o lado pessoal.

Dando bolo – Em uma das visitas “off-line”, André Luís disse que encontrou pacientes esperando por uma hora, enquanto flagrou médica comendo bolo e tomando refrigerante. “Falei para tomar o cafezinho depois de atender”, disse.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

1ª Festa da Páscoa seleciona expositores, barracas gastronômicas e ambulantes

Publicado

on

Parque Antenor Martins será palco da Festa da Páscoa com inúmeras atrações para as famílias douradenses. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) abriu as inscrições para os interessados em comercializar itens diversos na 1ª Festa da Páscoa, que acontece entre 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins. O edital de Chamada Pública, divulgado no Diário Oficial de quinta-feira, dia 27 de março, visa o preenchimento das vagas para comércio de alimentos, bebidas, artesanatos e comércio varejista de produtos diversos.

As vagas disponíveis são para as categorias de ambulante, expositor de produtos artesanais, food trucks, barraca para restaurante associativo, barraca para empreendedor gastronômico, espaço para estandes.

Os interessados deverão comparecer na sede da Semaf, situada na Rua José Luiz da Silva, número 3350, no bairro Terra Roxa, entre os dias 28 de março e o dia 2 de abril de 2025, das 8h às 13h, munidos da documentação exigida no edital 001/2025, do Diário Oficial do município divulgado na quinta-feira (27).

As definições detalhadas dos produtos que podem ser comercializados em cada categoria constam no Diário Oficial. Cada proponente poderá fazer apenas uma inscrição, não podendo o cônjuge, o companheiro e os filhos dependentes possuírem outra licença, em igual categoria, sob pena de aplicação das sanções cabíveis.

A averiguação e habilitação das inscrições, bem como seleções e sorteios, serão realizados pela Comissão de Seleção para realização de Chamadas Públicas da Semaf (Decreto Municipal No 109/2025). O resultado das classificações será divulgado no dia 03 de abril.

FESTA DA PÁSCOA

A primeira Festa da Páscoa será um grande evento com ambiente familiar e entrada franca todos os dias. Haverá praça de artesanato, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais, shows com artistas locais e nacionais, além de sorteio de milhares de ovos de Páscoa entre as crianças. Tudo com muita segurança para as famílias, comodidade e  diversão.

O lago do Parque Antenor Martins vai receber toneladas de peixes e a pesca estará liberada durante os 4 dias de festa. As apresentações culturais e shows começam já na quinta-feira. No sábado acontece o principal show da Festa da Páscoa, quando o palco recebe a dupla Jads & Jadson. As atrações continuam no domingo com apresentações para o público infantil e o sorteio de milhares de ovos de páscoa entre as crianças.

Com assessoria.

Continue Lendo

Política

COMUNICADO AOS ELEITORES DE ITAPORÃ-MS

Publicado

on

O Posto de Atendimento Eleitoral de Itaporã, comunica que  244 eleitores do município podem ter seus títulos cancelados caso não regularizem sua situação até o dia 19 de maio de 2024.

Os principais motivos de irregularidade são:
✔️ Falta de biometria
✔️ Ausência em três ou mais eleições sem justificativa

Para evitar o cancelamento do título, os eleitores devem comparecer ao Posto de Atendimento Eleitoral de Itaporã dentro do prazo estabelecido.

 

Assessoria de Comunicação

Continue Lendo

Política

Elias Ishy visita secretária de Cultura e defende política municipal de cultura

Publicado

on

Ishy esteve na sexta-feira (21) com a secretária Gisella Melo, na Secretaria de Cultura. (Foto: João Pires)
O vereador Elias Ishy (PT) esteve na Secretaria de Cultura, na sexta-feira (21) para conhecer os projetos desenvolvidos pela pasta e levar as demandas relativas ao mandato. Ele foi recebido pela secretária Gisella Silva Melo Dourado, que apresentou os principais projetos em andamento, agenda de eventos programados para os próximos meses e os desafios enfrentados neste início de gestão.

No encontro, o vereador destacou a necessidade de maior investimento na política cultural do município, a valorização de artistas locais e ressaltou ações do mandato para o fortalecimento do Conselho Municipal de Cultura.

Também reforçou a importância de projetos culturais em bairros periféricos, entre eles, o incentivo à cultura hip hop como forma de inclusão social. “Estamos colocando o nosso mandato à disposição, para que tenhamos uma política cultural à altura da nossa cidade, envolvendo todos os segmentos do município”, afirmou Ishy, autor da lei que cria a Semana do Hip Hop.

Ishy também abordou sobre o Teatro Municipal, que ainda depende de melhorias para o pleno funcionamento. Segundo a secretária, o local passou por algumas reformas, entre elas, no palco de apresentações. Porém segue interditado. “Vamos acompanhar a aplicação dos recursos existentes, para que a retomada dos eventos no teatro, aconteça o mais rápido possível”, afirmou Gisella.

O vereador destacou ainda a participação das entidades de ensino na agenda de eventos e programações culturais. “Dourados conta com o Instituto Federal e quatro universidades, entre públicas e particulares, colocando a cidade como um centro cultural para todo o Estado. Quero colocar o mandato à disposição, para buscar recursos federais, estaduais, municipais, para fomentar com a comunidade cultural do município uma política cultural bem ativa”, reforçou.

Autor:Assessoria/CMD

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67