Inovação prevista na Lei Municipal nº 7.374/2025, o Primt (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho) passa a contemplar, a partir de 2026, cota específica para mães e pais de crianças neurodiversas. A iniciativa funciona como uma ponte para a reinserção desse público no mercado de trabalho, após um período de ambientação capaz de preparar os beneficiários para obter maior acesso e estabilidade em futuras contratações.
A proposta já havia beneficiado Lays Rezende, de 28 anos, que participou anteriormente do programa em uma experiência decisiva para dedicar mais atenção ao filho Luiz Ricardo, hoje com nove anos.
“Na outra vez, consegui obter uma renda para investir melhor nos tratamentos dele, além de acompanhar mais de perto as consultas, o processo educacional, as tarefas e o diálogo com os professores. Foi uma oportunidade que eu não teria no serviço em que estava antes, o qual deixei justamente para cuidar do Luiz. Depois disso, não consegui mais ser contratada em outras vagas”, explica a inscrita no primeiro dia do Primt Itinerante 2026.
Mãe de duas crianças e moradora do bairro Paulo Coelho Machado, Lays busca sua segunda participação no Primt, agora com metas bem definidas. “A ideia é participar do maior número possível de cursos da Escola Funsat, aprender bastante no serviço que eu desempenhar em alguma Secretaria e começar, ainda neste ano, um curso superior. Só com uma boa qualificação vou conseguir me fixar e evoluir mais nas empresas que me contratarem”, analisa a mãe que, há quatro anos, descobriu, após processo investigativo, a condição neurodiversa de um dos três filhos.
A iniciativa também representa um desafio superado para Débora Alves de Almeida, de 28 anos, moradora do bairro Los Angeles, mãe solo e atípica. Dos três filhos, a maior demanda de cuidados com agendas médicas, atendimentos com fonoaudiólogos e até ações judiciais para garantir tratamento é voltada a Ítalo, diagnosticado com duas condições neurodiversas. O panorama só foi esclarecido após seis meses de consultas, ausências necessárias no trabalho e, infelizmente, demissões.
“No Primt, pela lei que determina e assegura essas regras, a mãe atípica ou o pai beneficiário será compreendido. Isso ajuda muito e pode tornar essa vaga de cota bastante disputada. No primeiro dia do mutirão, cheguei na noite anterior e passei sete horas do lado de fora na fila, mas consegui me inscrever”, relatou a moradora, que deixou o Amazonas em 2021 em busca de melhores oportunidades de trabalho na Capital de Mato Grosso do Sul.
Sobre a conquista, Débora deixa um alerta e um incentivo às famílias que vivem a mesma realidade. “Tomara que o exemplo da Prefeitura de Campo Grande, de apoiar e compreender essa questão tão importante da saúde dos nossos filhos, seja visto e repetido nas empresas. O Primt mostra que é possível dar uma chance à pessoa, adaptar horários e, mesmo assim, a mãe atípica colaborar de alguma forma. Precisamos de oportunidades, principalmente quando esse vínculo também incentiva o crescimento pessoal”, pontua.
Entre os diversos impactos positivos que a nova condição de beneficiária do Primt pode trazer, Débora destaca um como prioridade:
“Quero aproveitar essa possibilidade para fazer vários cursos, melhorar o currículo e, futuramente, conseguir um bom emprego no mercado de trabalho. O Primt é uma ponte que se abre para quem precisa e agora vai colaborar com famílias de crianças neurodiversas. Para quem ainda não tentou a inscrição, se for alguém como eu, recomendo que procure o mutirão nos dias restantes. É um direito nosso”, reforça.
#ParaTodosVerem, fotos mostram duas mães atípicas além de atendimento do primt
A Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat) disponibiliza, nesta quinta-feira (23), 1.353 vagas de emprego por meio da Agência de Intermediação de Empregos. Ao todo, são 142 profissões com oportunidades em 177 empresas da Capital.
Para cargos com perfil técnico, há vagas para açougueiro (16), analista de Recursos Humanos (1), atendente de lanchonete (36), auxiliar de confecção (40), borracheiro (3), conferente de carga e descarga (4), estoquista (12), frentista (10), motorista de caminhão (17), operador de caixa (96) e operador de telemarketing ativo (100).
Já para funções com treinamento remunerado, estão disponíveis 958 vagas em 64 atividades diferentes. Entre elas, atendente barista (10), auxiliar de lavanderia (10), consultor de vendas (15), leiturista (3), operador de processo de produção (50), servente de limpeza (3) e vendedor de serviços (8).
A Funsat também oferece 81 vagas destinadas ao público PCD (Pessoa com Deficiência). As funções incluem auxiliar de confecção (40), auxiliar de limpeza (20), auxiliar de linha de produção (5), empacotador à mão (5), auxiliar administrativo (3), auxiliar de expedição (2), jardineiro (2), operador de empilhadeira (2), analista de suporte de sistema (1) e supervisor de logística (1).
Conecte-se à Funsat!
A Fundação está localizada à Rua 14 de Julho, 992, na Vila Glória, com funcionamento da Agência de Empregos, entre as 7h e 17h. Acesse o órgão também nas redes sociais para acompanhar sobre novidades, no Instagram com o perfil @funsat.cg e no Facebook no “Funsatcampograndems”. O telefone para contato é o (67) 4042-0585, ramais 5837 e 5841.
No endereço eletrônico da Prefeitura de Campo Grande confira o quadro geral das vagas e profissões:
#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra uma mão segurando uma carteira de trabalho na cor azul. A imagem interna é de uma arte gráfica com a descrição de vagas.
A sexta-feira (31) traz 1.801 oportunidades de emprego em 217 empresas de Campo Grande, por meio do painel de intermediação da Funsat (Fundação Social do Trabalho). As vagas abrangem 165 profissões, com destaque para as seleções de perfil aberto, que representam 57% das contratações.
Na relação geral, há oportunidades para açougueiro (14), ajudante de carga e descarga de mercadoria (28), armador de estrutura de concreto armado (10), atendente de padaria (22), auxiliar de cobrança (10), auxiliar nos serviços de alimentação (150), carpinteiro (85), fiscal de loja (14), motorista carreteiro (31), operador de caixa (85), retalhador de carne (47) e técnico agrícola (25), entre outras.
Entre as 1.028 vagas que não exigem experiência, os destaques são: assistente administrativo (2), auxiliar de cozinha (11), auxiliar de topógrafo (1), frentista (4), repositor em supermercados (124), servente de obras (36) e vendedor interno (6).
Para pessoas com deficiência (PCD), há 29 vagas disponíveis, sendo: assistente administrativo (1), auxiliar administrativo (1), auxiliar de estoque (1), atendente de lojas (2), auxiliar de linha de produção (8), operador de telemarketing ativo e receptivo (10) e vigilante (6).
Mais informações podem ser obtidas na Funsat, localizada na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória, com atendimento das 7h às 17h. O telefone para dúvidas e direcionamento aos setores da entidade é (67) 4042-0585 – Ramal 5800.
Mais uma semana termina, e com ela, a oferta de 2.576 vagas abertas no mercado de trabalho de Campo Grande para 164 funções distintas. Do total, 1.066 oportunidades não possuem experiência como requisito nesta sexta-feira (17).
Conforme as listas encaminhadas pela Funsat (Fundação Social do Trabalho) e a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), as oportunidades são rotativas e podem ser preenchidas a qualquer momento, sem aviso prévio.
Na agência municipal, são 1.832 vagas distintas para 162 funções. Açougueiro, barbeiro, confeiteiro, eletricista, fiscal de loja, gerente de mercado, gesseiro, instrutor de informática, magarefe, montador, moto frentista, oficial de manutenção, padeiro, pedreiro, pintor, recepcionista, recreador, repositor de mercado, técnico de laboratório, vendedor e vigia estão entre as oportunidades.
Já na fundação estadual, são 744 novos trabalhos. Armazenista, arte-finalista, assistente de cafeteria, balconista de farmácia, chapeiro, cozinheiro geral, cuidador de idosos, decorador de interiores, faturista, gerente de transportes, operador de caixa, panfleteiro, salgadeiro, sepultador, técnico mecânico e vendedor pracista são vagas de trabalho abertas.
As vagas da Funtrab podem ser acessadas diretamente na sede da fundação, localizada na Rua 13 de Maio, nº 2.773, das 7h30 às 17h30. Já a Funsat está localizada na Rua 14 de Julho, nº 992, na Vila Glória, com atendimento também das 7h30 às 17h. É necessário levar documentos pessoais.