Connect with us

CCZ

Prefeitura capacita colaboradores do CCZ para o bem-estar animal

Publicado

on

Equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Dourados que participou do simpósio em Caarapó. . Divulgação/Assecom

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Dourados participou na noite desta terça-feira (02) de um importante simpósio realizado no município de Caarapó e que teve como tema “Bem-estar Animal e Políticas Públicas”.

A participação do grupo de Dourados teve como principal objetivo a capacitação dos colaboradores e servidores do CCZ, promovendo o aprofundamento do entendimento sobre o bem-estar animal e o debate sobre como implementar políticas públicas eficazes voltadas à proteção e cuidado com os animais em Dourados.

Durante o simpósio, temas fundamentais foram abordados, como a “Posse responsável”, reforçando o papel do tutor no cuidado com o animal, incluindo vacinação, alimentação, abrigo adequado e atenção à saúde; “Denúncias e identificação de maus-tratos”, esclarecendo o que é legalmente considerado maus-tratos e como orientar a população a denunciar.

O simpósio também debateu temas como “Controle populacional”, destacando a importância da castração como ferramenta ética e necessária para o controle da população animal e prevenção de abandonos; e “Conscientização social”, discutindo ações educativas que levem à construção de uma cultura de respeito e cuidado com os animais.

A equipe do CCZ reforça que, embora o órgão historicamente tenha sido associado ao controle e recolhimento, há um movimento crescente de integração com as pautas de bem-estar animal, reconhecendo que animais e seres humanos devem viver em harmonia.

“Uma sociedade evoluída é aquela que trata com respeito, tanto as pessoas quanto os animais. Por isso, todos os setores públicos e a população precisam caminhar juntos na construção de um município mais justo e consciente”, destaca a coordenadora do CCZ Dourados, Priscila da Silva.

CCZ

Equipe do CCZ vistoria Parque Antenor Martins antes da 1ª Festa da Páscoa

Publicado

on

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses vistoriam o Parque Antenor Martins para garantir saúde na 1ª Festa da Páscoa – Fotos: A. Frota

Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Dourados, coordenada por Priscila da Silva, realizou nesta quarta-feira (16) uma vistoria completa nas dependências do Parque Antenor Martins, local da 1ª Festa da Páscoa. O evento, que promete agitar o feriadão prolongado, começa nesta quinta e segue até domingo com ampla programação cultural, esportiva e atividades recreativas.

Durante a inspeção, o CCZ confirmou que não há materiais acumulando água parada no parque, reduzindo assim o risco da proliferação do mosquito transmissor da dengue. No entanto, Priscila ressaltou a importância da colaboração dos visitantes para manter o local limpo. “Pedimos essa conscientização e colaboração da população. O lixo deve ser descartado nas lixeiras, pois estamos em um parque ambiental e precisamos preservá-lo limpo”, afirmou.

O prefeito Marçal Filho também esteve presente para acompanhar os preparativos finais do evento. Ele destacou que a Festa da Páscoa é organizada pensando nas famílias douradenses, com atrações variadas para todas as idades, incluindo brinquedos infláveis para as crianças.

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA

O Parque Antenor Martins recebeu uma estrutura especial, com praça de alimentação, exposição e venda de produtos diversos, além de comércio de pescados. A tradicional pescaria no lago do parque será liberada já na quinta-feira para crianças, idosos e pessoas com deficiência física. De sexta-feira a domingo, a atividade estará aberta à população em geral, sempre das 7h às 17h.

Entre as atividades esportivas previstas estão a Corrida de Rua e o Torneio de Vôlei de Praia. Na programação cultural, as atrações são variadas e começam nesta quinta-feira (17), a partir das 18h, com apresentações de Catedral Erudita, da dupla Kleber e Kleberson, Roda de Chamamé e Dj Vini Araújo.

Na sexta-feira (18), sobem ao palco o Grupo Nosso Coral (Igreja Adventista), o cantor Felipe Barros, Ministério Doce Presença (Igreja Batista Boas Novas) e Emerson Rios. O sábado promete ser o dia mais animado, com Dj Vini Araújo, João Vicente e Banda, Grupo Não Tem Hora e a dupla sertaneja Jads & Jadson.

Para encerrar com chave de ouro, o domingo será dedicado às crianças, com os shows infantis “Pipoca Tum” e “Batucando Histórias”, além de apresentações de Vitor Fidelis e Grupo Som Styllo. Todas as atrações têm entrada gratuita.

REALIZAÇÃO E PATROCÍNIO

A 1ª Festa da Páscoa tem organização do Lar Ebenézer com realização da Prefeitura de Dourados em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc). O apoio é da Ambev, UFGD, Senar, Agraer e 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados. O patrocínio é da Sorveteria Gela Boca, Comercial Pelicano, Casa de Carnes Simental, Grupo JBS, Unigran, Sicredi, Aço Telha, GWA Transportes, Cooperativa Cergrand, Grupo Valor, Viação Dourados, São Bento Incorporadora, Supermercados ABV e Aço Telha.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67