Connect with us

Geral

Prefeitura participa de reunião no Sindicato Rural sobre Rota Bioceânica

Publicado

on

Antônio Freire participa de encontro no Sindicato Rural para definir palestra que vai abordar a Rota Bioceânica- Crédito: Divulgação/ Assecom

A Prefeitura de Dourados participou na manhã desta segunda-feira (05), de um encontro que debateu a Rota Bioceânica, no Sindicato Rural de Dourados. A obra que liga Porto Murtinho, no Brasil, a Carmelo Peralta, no Paraguai, está com mais de 60% das obras concluídas, segundo balanço recente do Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai (MOPC) e a projeção é que impacte positivamente em Mato Grosso do Sul na importação e exportação de produtos.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Antônio Freire, participou do debate, representando o prefeito Marçal Filho, que estava em outra agenda e por esse motivo solicitou que acompanhasse. Para ele, é de suma importância o município estar incluso neste tipo de ação, visando a ascensão da região . “Dourados estava ausente dos debates da Rota Oceânica e, nesta gestão estamos acompanhando ações voltadas para esta temática, conhecendo como será um diferencial para nossa região que é um polo produtor de grãos”, destacou.

Dentro dos debates, a palestra do secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), que acontece na programação da Feira Internacional de Dourados (Expoagroo), no dia 12 de maio, no Sindicato Rural, foi um dos assuntos pautados. “Tratamos dessa pauta que certamente será de suma importância para conhecermos o impacto em Mato Grosso do Sul desta mega estrutura que está sendo trabalhada”, explicou Freire.

O encontro envolveu ainda entidades como a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), Câmara de Dirigentes Logistas de Dourados (CDL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação Celeiro do Mato Grosso do Sul.

Freire ressaltou ainda que a prefeitura é parceira da Feira Internacional de Dourados, que inicia no próximo dia 09 e vai até o dia 18 de maio e promete movimentar a economia regional e fortalecer o setor agropecuário. “É um grande momento para os negócios, aprimoramento do conhecimento, networking, lazer e a prefeitura apoia esse evento singular em MS”, citou.

Geral

Previsão para esta semana é de tempo estável com poucas nuvens no Estado

Publicado

on

A previsão para esta semana em Mato Grosso do Sul é de tempo estável, com predomínio de sol e poucas nuvens. Este cenário ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo mais quente e seco no Estado.

São previstas temperaturas máximas entre 31-35°C e baixos valores de umidade relativa do ar, que devem oscilar entre 25-45% o que exige atenção com a hidratação e cuidados com a saúde.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), nesta segunda-feira (5) não se descartam pancadas de chuvas isoladas, com destaque para as regiões oeste e sudoeste do Estado. Em relação às temperaturas ao longo destes dias, estão previstas mínimas entre 17-20°C e máximas entre 26-32°C para as regiões sul, conesul e grande Dourados.

Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 22-25°C e as máximas entre 30-34°C. Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 18-21°C e máximas entre 31-35°C.

Em Campo Grande são previstas mínimas entre 20-22°C e máximas entre 31-33°C. Já os ventos chegam a valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Taynara Foglia, Comunicação Governo de MS
Foto: Bruno Rezende

Continue Lendo

Geral

Prefeito cobra de presidente da Sanesul solução para buracos abertos pela empresa

Publicado

on

Reunião debateu investimentos em Dourados e tratou como agregar em melhorias para a população de diversas formas. Foto: A. Frota

O prefeito Marçal Filho recebeu o diretor-presidente da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Renato Marcírio, e diretores da estatal de água e esgoto, na manhã desta terça-feira (29). Marçal cobrou medidas urgentes a respeito de buracos que são abertos nas vias de Dourados durante as obras de esgoto e que, posteriormente, não são reparados pela empresa ou são reparados de forma parcial, prejudicando a malha asfáltica. A preocupação é relacionada à infraestrutura urbana e possíveis situações que impactem para a população.

A cobrança do prefeito foi firme. “Pedimos que observem essa questão dos cortes no asfalto, pois em alguns pontos fica uma espécie de valeta deixada pela obra, infiltra água, prejudica o asfalto e representa um perigo para quem trafega por ali”, citou o prefeito, mencionando ainda que em muitos pontos do município a malha asfáltica é antiga, o que dificulta ainda mais a situação.

Marçal Filho enfatizou que a problemática dos reparos irregulares pela Sanesul em Dourados é antiga e que ele sempre cobrou que a empresa realizasse serviços de qualidade. “Não se trata de problema novo, mas uma situação muito antiga”, alertou. “A Sanesul presta um grande serviço à nossa cidade com investimentos que faz em saneamento básico, mas a população reclama muito dos reparos após o corte no asfalto”, continuou.

Para uma intervenção mais rápida de soluções, a Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) está notificando esses tipos de casos à Sanesul. O diretor-presidente da estatal, Renato Marcírio, destaca que existe um alinhamento com a gestão para agregar ao serviço prestado para a população.

Ele cita sobressalentes investimentos que estão sendo aplicados em Dourados. “Vamos mudar os parâmetros para corrigir essas questões onde houver necessidade, mas não temos um percentual alto deste tipo de problema, no entanto vamos trabalhar em conjunto para diminuir isso”, afirmou. “Além de importantes direcionamentos, anunciamos hoje um plano de investimento para o município, com cerca de R$ 90 milhões em obras que já estão em andamento e outras que ainda serão licitadas, tudo para melhorias dos serviços para a população”, completou Renato Marcírio.

Outra situação debatida na audiência foi o uso indevido da rede de esgoto. Segundo o diretor da Sanesul, a população tem descartado itens como fraldas e absorventes pelo vaso sanitário, o que gera sobrecarga do sistema. Renato Marcírio destacou que a empresa logo iniciará uma campanha educativa sobre a temática solicitando a contribuição de todos. “Vamos trabalhar esse assunto e pedir a colaboração da população”, informou.

O prefeito Marçal Filho recordou que tem feito campanhas de conscientização constantemente para que a população contribua com a limpeza da cidade e não descarte lixo nas ruas ou nas bocas de lobo, o que tem impactado negativamente para o meio ambiente e gerado inundações.

 

Com assessoria.

Continue Lendo

Geral

Feriado do Dia do Trabalhador terá ponto facultativo na sexta-feira em Dourados

Publicado

on

Repartições públicas não abrirão na sexta-feira, 2 de maio; serviços essenciais funcionarão normalmente no feriado. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados informa que, em razão do feriado nacional de 1º de maio – Dia do Trabalhador, será ponto facultativo nas repartições públicas municipais também na sexta-feira, dia 2. A decisão foi oficializada por meio de decreto assinado pelo prefeito Marçal Filho e segue o calendário de feriados e datas comemorativas do município.

Durante os dois dias, os serviços considerados essenciais, como saúde, segurança pública e coleta de lixo, continuarão funcionando normalmente, com equipes de plantão para garantir o atendimento à população, bem como a Secretaria de Serviços Urbanos e a Defesa Civil.

As unidades de saúde de urgência e emergência, como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) – que funciona 24 horas e a Unidade Básica de Saúde – Seleta, localizada no Jardim Flórida e que atenderá das 7h às 22h, terão foco no atendimento de casos de menor complexidade e suporte à rede. O PAM (Pronto Atendimento Médico) também permanecerá aberto para retirada de medicamentos e aplicação da vacina contra a Influenza e Covid-19 para os grupos prioritários, das 7h às 17h.

Já a coleta de lixo domiciliar será realizada normalmente no feriado, sem interrupção.

Comércio, bancos e serviços privados

O comércio de rua estará fechado apenas na quinta-feira (01), funcionando normalmente na sexta-feira (02). Os grandes supermercados não têm obrigatoriedade de fechamento no feriado e podem operar conforme decisão própria. Já o shopping center da cidade funcionará na quinta-feira em horário especial: praça de alimentação das 11h às 22h e lojas das 13h às 20h. Na sexta-feira, o funcionamento será normalizado.

As agências bancárias não abrirão na quinta-feira (01) para atendimento presencial. Compensações como TEDs também não serão efetivadas. O PIX, no entanto, continuará operando normalmente. O atendimento bancário será retomado na sexta-feira.

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul também decretou ponto facultativo para a sexta-feira (02), mantendo apenas os serviços essenciais em funcionamento.

Com assessoria.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67