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Educação

Prefeitura inicia jornada pedagógica com formação continuada de professores

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Secretário de Educação, Nilson Francisco da Silva fala aos educadores na abertura da Jornada Pedagógica

As aulas na Rede Municipal de Ensino (Reme) iniciam na próxima segunda-feira, dia 10, mas os professores já estão em atividades. A Prefeitura de Dourados abriu na terça-feira (4) os encontros da Jornada Pedagógica 2025, que estão sendo organizados pela Secretaria Municipal de Educação. Na programação, diversos temas que englobam o dia a dia no ambiente escolar. As palestras e oficinas seguem até sexta-feira (7) e não têm qualquer custo para os educadores da Reme.

A abertura oficial ocorreu na manhã desta quarta-feira (5) no salão de eventos da Unigran. O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, agradeceu a presença maciça dos educadores e destacou que tanto ele quanto o secretário adjunto, José Vicente Tardivo, trabalharão de forma comprometida para oferecer uma educação de qualidade às crianças e adolescentes da Reme, de forma que ela chegue a todos os cantos da cidade e que a comunidade escolar se sinta acolhida pelo poder público. Nilson se colocou à disposição dos diretores, dos professores e dos administrativos, seja na formação continuada, na carreira ou nas demais questões que envolvem o dia a dia da educação.

O prefeito Marçal Filho também esteve presente na abertura da Jornada Pedagógica. Ele ressaltou a importância da formação continuada como processo de aperfeiçoamento e na busca pela melhoria cada vez mais de uma educação com qualidade. Ele aproveitou para anunciar que o primeiro projeto de lei que encaminhará à Câmara Municipal será uma proposta voltada à educação, de valorização do magistério.

“Nas duas últimas administrações vocês não receberam pela habilitação que cada educador possui. E nos dois últimos anos foi criado um decreto que garante benefício aos educadores, mas que revoguei. Isso porque um decreto pode ser extinto a qualquer momento e optei por tornar lei. Com isso, o professor efetivo vai receber pela sua habilitação, inclusive na suplência”, informou o prefeito. Ele argumentou que o contratado não será possível atender no atual momento, devido a situação financeira que pegou os cofres municipais, mas que será meta no atual mandato atender a todos.

Após a mesa de abertura que contou com a participação dos vereadores Inspetor Cabral e Márcio Pudim, teve início a palestra “Alegria de ser professor”, com o professor mestre Alci Filho, especialista em neurociência e comportamento.

A Jornada Pedagógica é um momento fundamental para a organização do ano letivo nas escolas. Além de promover a integração e o planejamento entre professores e equipes de apoio, o encontro também aborda aspectos essenciais, como o calendário escolar, a revisão do projeto político-pedagógico, o ordenamento do espaço escolar, a formação das turmas e a lotação dos docentes. Com esses tópicos em pauta, a jornada garante um início de ano letivo mais estruturado e eficaz.

ENCONTRO PRODUTIVO

Uma das professoras que participou das atividades na abertura da Jornada Pedagógica, Maria Oliveira diz que toda formação é importante para um educador, de forma que possa se inteirar com temáticas atuais e que possam contribuir para o enriquecimento no processo de formação continuada. “Isso contribui para o dia a dia em sala de aula e todo mundo ganha”, explicou a professora.

No decorrer da semana haverá eventos técnicos tanto nas dependências da Unigran como em escolas municipais, direcionadas para educadores das series iniciais até a EJA (Educação de Jovens e Adultos). Coordenadores pedagógicos também receberão formação específica.

Com assessoria.

Educação

Inscrições para escolas públicas e privada participarem do Programa Detranzinho começam hoje

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O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) abriu nesta segunda-feira (3) as inscrições para escolas de Campo Grande participarem do Programa Detranzinho, desenvolvido pela Cidade Escola de Trânsito.

As inscrições vão até dia 17 de fevereiro e podem ser feitas pela página do Detranzinho, no portal do Detran-MS (www.detran.ms.gov.br/detranzinho). Os representantes das escolas interessadas devem seguir o passo a passo descrito no site.

A participação é aberta às escolas públicas e privadas. O objetivo do programa é formar os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I sobre o comportamento seguro no trânsito, por meio de atividades educativas e lúdicas. Em 2024, o Detranzinho recebeu a visita de 8.376 crianças.

Segundo a diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, “a participação das escolas no Programa Detranzinho é uma excelente oportunidade para os estudantes aprenderem, de forma divertida, sobre as regras de trânsito, além de adquirirem hábitos seguros no dia a dia”.

As vagas são limitadas, por isso, é importante que as escolas públicas e privadas realizem a inscrição o quanto antes, para garantir a participação de seus alunos.

Emmanuelly Castro, Comunicação do Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued/Detran

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Educação

Sisu 2025: matrículas nas universidades terminam nesta segunda-feira

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Os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 podem realizar a matrícula na instituição pública de ensino superior para a qual foram selecionados até esta segunda-feira (3).

A maioria das instituições participantes do Sisu são da rede federal de ensino superior, com destaque para universidades e institutos federais.

Ao todo, esta edição do Sisu de 2025 teve 254.899 candidatos aprovados, sendo 128.691 na ampla concorrência, 111.655 na modalidade de cotas e 14.553 por meio de ações afirmativas das próprias instituições de ensino superior.

Os resultados do processo seletivo foram divulgados há uma semana, em 27 de janeiro, com um dia de atraso, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Em seguida, o Ministério da Educação (MEC) ampliou o período de matrículas ou registro acadêmico nas instituições públicas de ensino superior participantes do Sisu. O prazo anterior terminaria na sexta-feira (31).

Matrícula

O MEC avisa que é responsabilidade do estudante observar as condições, os procedimentos e os documentos para matrícula, conforme o edital de cada instituição pública de ensino superior escolhida pelo estudante no momento de inscrição no processo seletivo.

O candidato deve também ficar atento aos dias, horários e locais de atendimento definidos pela universidade. A unidade pode, por exemplo, definir se as matrículas serão de forma remota ou presencial. Por isso, é preciso consultar o edital próprio de cada universidade.

Após o período de matrículas dos estudantes, as instituições terão até 6 de fevereiro para lançar no sistema as vagas ocupadas no Sisu.

Entre 12 de fevereiro e 30 de setembro deste ano, as universidades poderão publicar listas de classificados na lista de espera do Sisu 2025. Os candidatos que não foram classificados em nenhuma de suas duas opções de cursos na chamada regular puderam manifestaram interesse em participar da lista de espera do Sisu até esta sexta-feira (31). [ https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2025-01/sisu-candidatos-podem-se-inscrever-na-lista-de-espera-ate-esta-sexta ]

O Sisu

Desde 2010, o Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, que participam do processo seletivo vigente.

A seleção dos estudantes é feita com base na média das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, respeitando o limite de vagas disponíveis para cada curso e modalidade de concorrência.

O programa do governo federal tem o objetivo de democratizar o acesso às instituições públicas de ensino superior no país.

Adicionalmente, nesta edição do Sisu de 2025, o MEC destaca o programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece incentivo financeiro de R$ 1.050 a estudantes com alto desempenho (nota igual ou superior a 650 pontos) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que optarem por cursos presenciais de licenciatura.

O MEC estima que a iniciativa deve aumentar o ingresso, a permanência e a conclusão nos cursos de licenciatura no país e deve aumentar, em mais de 23% , a procura de docentes por cursos presenciais que formam professores.

Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil

 

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Educação

MEC lança guias sobre uso de celulares em ambiente escolar

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O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta sexta-feira (31), dois guias que tratam do uso consciente de celulares na escola: um voltado às escolas de todo o país, e o outro, às redes de educação.

As publicações incentivam as conversas com as equipes dos profissionais de educação e a definição de estratégias para colocar o celular e tablets como parte do processo de aprendizagem. Além disso, os documentos dão orientações práticas sobre os desafios, as oportunidades e as estratégias para o uso consciente dos celulares no ambiente escolar. De acordo com o Ministério da Educação, o foco é o uso pedagógico.

As publicações do MEC chegam após a sanção da Lei nº 15.100/2025 em janeiro deste ano. A nova legislação regulamenta o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais – celulares smartphones e tablets – durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A proibição não se aplica ao uso pedagógico dos dispositivos.

O ministro da Educação, Camilo Santana, alerta para os danos causados pelo uso excessivo desses equipamentos eletrônicos à aprendizagem e à qualidade de vida dos estudantes. Camilo incentiva o uso consciente da tecnologia para fins pedagógicos. “Não queremos proibir o uso, mas sim proteger nossas crianças, contribuindo para que a escola seja um ambiente de aprendizagem e interação”, explicou o ministro em webinário (videoconferência) transmitido pelo canal do MEC no Youtube, nesta sexta-feira.

Onde encontrar

Os novos materiais foram publicados na plataforma MEC RED de recursos educacionais digitais.

O primeiro guia chamado “Conscientização para o uso de celulares na escola: por que precisamos falar sobre isso?” destinado às escolas, pode ser baixado neste link.

O documento relata estudos que apontam que a simples presença do celular próximo ao estudante pode impactar negativamente a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças e adolescentes e causar transtornos mentais e dependência. “Na escola, o uso prolongado de celular diminui as oportunidades de interação social entre os estudantes, prejudicando o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais”, diz o guia. Além de considerar que crianças e adolescentes podem ficar mais expostos a conteúdos inadequados e situações de risco.

O segundo guia – voltado às redes de ensino de todo o país – está disponível no link.

Nas páginas, o leitor encontra exemplos de em escolas públicas e particulares brasileiras e de outros países que restringiram o uso de celulares nas dependências das unidades de ensino, incluindo os momentos do recreio e de intervalos entre as aulas.

O material digital ainda explica que, com planejamento pedagógico, de forma intencional, o celular pode servir como uma ferramenta relevante para ampliar o acesso à educação e enriquecer as práticas de ensino, especialmente em contextos de desigualdade. “A educação digital e midiática são abordagens estratégicas para garantir que o uso dessas tecnologias não apenas apoie o acesso à educação, mas também desenvolva habilidades críticas, éticas e cidadãs no uso da informação e dos meios digitas”, defende o guia do MEC.

Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil

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