A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está transformando suas unidades de saúde em ambientes tecnológicos, mais modernos e eficientes, com o objetivo de oferecer um atendimento mais ágil e de qualidade à população. Para isso, já investiu R$ 20 milhões em infraestrutura e equipamentos, provenientes de recursos próprios, emendas parlamentares e do Ministério da Saúde, que vão desde a preparação de consultórios médicos com computadores até a instalação de fibra óptica nas unidades de saúde.
A meta é que, até o final de 2025, todas as 74 USFs (Unidades de Saúde da Família) e as 10 unidades de urgência e emergência (UPAs e CRSs) estejam digitais e com o sistema ‘one-click access’ – acesso a partir de ‘um clique’ – disponível para todos os cidadãos. O acesso aos serviços de saúde acontece a partir da digitação do CPF do usuário em um totem de autoatendimento instalado dentro da unidade de saúde.
“Estamos transformando as unidades de saúde de Campo Grande em espaços mais modernos e conectados, porque entendemos que a tecnologia pode ser uma aliada fundamental na melhoria dos serviços prestados à população. A instalação de totens de autoatendimento e o investimento em equipamentos como computadores e fibra óptica estão tornando o atendimento mais ágil e eficiente”, afirma a prefeita Adriane Lopes.
Ela destaca ainda o impacto positivo dessas inovações: “Com um investimento de R$ 20 milhões, conseguimos renovar o parque tecnológico das unidades, desde a compra de 2.600 computadores, switches, no-breaks, TVs e data shows, até a instalação de fibra óptica para atender toda a rede de saúde, proporcionando maior conforto e rapidez no atendimento. Essa modernização é um marco para a saúde pública da nossa cidade e reflete nosso compromisso com o cuidado e a dignidade dos cidadãos.”
Para o coordenador-geral de Suporte Tecnológico e Informação da Sesau, Fábio Nantes Monteiro, o município está se preparando para alcançar outro nível de atendimento. “Isso ajudará a identificar gargalos e alocar recursos onde mais precisa. Quando essa tecnologia for implantada, teremos condições de ver 10, 15 unidades com o mesmo perfil, perceber as diferenças de desempenho e, a partir disso, tomar decisões mais acertadas de gestão”.
Unidade Inteligente
A “Unidade de Saúde Inteligente” escolhida, onde o sistema está em fase de teste, fica no Bairro São Francisco e promete revolucionar a forma de atendimento à população.
O totem de autoatendimento com inteligência artificial está transformando a experiência dos pacientes dentro da unidade de saúde, com a capacidade de realizar a identificação do usuário e permitir a escolha dos serviços desejados. O totem é integrado ao sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que facilita o acesso ao atendimento médico, tornando-o mais rápido, moderno e eficaz.
Logo após a passagem pelo totem, o usuário se depara com um telão na recepção, no qual são exibidas as chamadas dos pacientes de forma automatizada, substituindo o processo manual e tornando a gestão de filas mais eficiente. Após o atendimento, o médico registra todas as etapas no sistema PEC, criando um histórico seguro e completo do paciente, o que contribui para maior precisão no diagnóstico e continuidade do tratamento.
Outro grande avanço está no uso de 16 câmeras estrategicamente posicionadas para monitorar o fluxo de pacientes, analisar padrões de movimentação e identificar pontos de melhoria no atendimento. Essa tecnologia permite que a equipe faça ajustes nos processos em tempo real, tornando o atendimento mais ágil e eficaz. “Com essas soluções integradas, a unidade não só melhora a qualidade do atendimento, mas também oferece mais comodidade e agilidade aos cidadãos”, destaca Willian Yugo Kokubu, coordenador técnico da Sesau.
A gerente da USF 26 de Agosto, Adinair Dias da Silva, destaca que, após a implementação da unidade de saúde inteligente, já percebeu a mudança na USF. “Percebemos melhoria na agilidade no atendimento, redirecionamento, acessibilidade, e isso dá um apoio presencial ao paciente. Houve uma melhora na disposição dentro da unidade. Agora, o paciente, por meio do painel, fica atento à chamada, seja para a sala de médico ou para a sala de vacina, para onde ele está direcionado. Houve uma transformação positiva dentro da unidade de saúde”.
A próxima unidade a receber o modelo de unidade de saúde inteligente será a USF da Moreninha, marcando mais um passo na ampliação dessa tecnologia em Campo Grande.
Outras inovações
O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), disponibilizado aos municípios pelo Ministério da Saúde, é um sistema que facilita o registro e o acompanhamento da saúde do paciente de forma digital e segura. Ao utilizar, por exemplo, o totem de autoatendimento com inteligência artificial, os pacientes podem realizar a identificação automática, escolher os serviços desejados e ter seus dados já integrados ao PEC. Ou isso pode acontecer após a passagem por uma consulta, onde o médico, ainda dentro do consultório, com apoio do computador conectado ao PEC, poderá lançar os dados da consulta no sistema.
“Isso permite que todos os registros médicos sejam atualizados em tempo real, criando um histórico completo e acessível para os profissionais de saúde, além de facilitar a continuidade do tratamento e garantir maior precisão nas consultas e diagnósticos”, pontua o coordenador técnico da Sesau, Cesar Luiz Soares Paniago.
O PEC já está disponível em sete unidades de saúde, sendo nos quatro CRSs e implementado em três UPAs de Campo Grande. Atualmente, o prontuário eletrônico do cidadão é o maior da América Latina, utilizado como modelo por países como Chile, Colômbia e Equador.
Hórus (Farmácia)
O sistema Hórus foi implantado para otimizar a gestão da farmácia da unidade de saúde. Também é um programa gratuito do Ministério da Saúde disponibilizado aos municípios. Ele permite o controle eficiente de medicamentos, desde o estoque até a entrega ao paciente. Com esse sistema, os profissionais de saúde conseguem verificar de forma rápida e precisa como estão os estoques, além de garantir que a dispensação seja feita de forma organizada e segura.
Isso contribui para a agilidade no atendimento farmacêutico, garantindo que os pacientes recebam os medicamentos corretos no momento certo. Em Campo Grande, o sistema já está presente nas 74 Unidades de Saúde da Família. O Hórus já conversa com o PEC e indica onde os medicamentos prescritos estão disponíveis na rede de saúde.
CEM (Centro de Especialidades Médicas)
O CEM (Centro de Especialidades Médicas) também ganhou um ‘chamador digital’ para atender a farmácia da unidade, o que permitiu uma transformação significativa, priorizando o conforto e a acessibilidade de seus pacientes para dar lugar a um ambiente mais acolhedor. Para isso, a Sesau instalou assentos confortáveis e um chamador digital com o objetivo de oferecer um atendimento mais humanizado. Com uma média de 920 atendimentos diários, a farmácia do CEM atende não apenas a população local, mas também pacientes vindos de várias cidades do interior do Estado.
“Implementamos o sistema de senhas para a farmácia do CEM como uma forma de oferecer mais conforto e dignidade para os pacientes que nos procuram. Agora, com as senhas, estamos buscando melhorar a acessibilidade”, pontua o diretor-geral do CEM, Yussef Doueidar Figliolia.
Dessa forma, com tecnologia e inovação, a Sesau está não apenas modernizando o atendimento, mas também garantindo maior eficiência na gestão da saúde pública de Campo Grande.
População poderá contar com transporte público gratuito até o Centro de Convenções. Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados vai disponibilizar transporte gratuito para que a população possa aproveitar a 46ª Festa Junina, com tranquilidade e economia. O evento acontece de 13 a 15 de junho, no Centro de Convenções Antônio Tonnani, no Parque Alvorada e, para os três dias de ‘festança’, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) fornecerá o serviço.
O itinerário do ônibus que ficará disponível gratuitamente abrangerá o Jóquei Clube (com saída em frente a Casa da Criança Feliz), a região dos bairros Dioclécio Artuzi, Harrison de Figueiredo (com saída em frente ao posto de gasolina Manga Rosa), Jardim Guaicurus (saída em frente ao Ceim Pedro da Silva Mota, pontos da avenida Coronel Ponciano, pontos da Avenida Marcelino Pires, com destino final no Centro de Convenções.
Na sexta-feira (13), o horário de saída do ônibus do ponto de partida inicial (Jóquei Clube) será às 19h. No sábado (14), o horário de saída do ônibus do ponto de partida inicial (Jóquei Clube), será às 18h30. Já no domingo (15), o horário de saída do do ônibus do ponto de partida inicial (Jóquei Clube) será às 16h. Em todos os dias, o horário de retorno do transporte passando pela mesma rota inicial, será às 23h30.
Essa é mais uma ação da prefeitura, por determinação do prefeito Marçal Filho tendo em vista proporcionar meios para que as famílias possam ter lazer, ambiente familiar e prestigiar o comércio e os artistas locais.
O evento contará com uma mega estrutura com shows nacionais e regionais, quadrilhas, exposição de produtos, parque de diversões e muitas barracas e food trucks com comidas típicas. Em todos os dias, quadrilhas apresentarão o melhor da tradição junina e levarão muita animação ao público.
MUITA MÚSICA
As atrações musicais tomam o palco a partir 19h, nos três dias, sendo que na sexta terá Maria Eduarda, Grupo Terra Seca e a dupla Júlia & Rafaela; no sábado, Grupo Postal Sul, Brenno Reis & Marco Viola e João Camaleão. O encerramento no domingo fica por conta de Grupo Surungo Bueno, ForróDiando e Alex & Yvan.
Com trabalho contínuo de preparação e planejamento para atuar nas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, a Operação Pantanal 2025, realizada pelo CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar) se mantém em todo o Estado nos biomas Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.
Atualmente as tropas realizam ações de prevenção e preparação, com reforço na permanência das onze bases avançadas localizadas em diferentes regiões do Pantanal. A distribuição dos militares em locais estratégicos do bioma, grante o combate – caso ocorram incêndios florestais – rápido e eficaz.
Com o aumento dos níveis dos rios na região pantaneira, não há focos de incêndios no bioma. Mesmo assim todas as ações necessárias para manter as equipes preparadas são realizadas, como o trabalho de conscientização sobre o uso e os riscos do fogo e a queima prescrita no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro.
Foto: Álvaro Rezende
Foto: Bruno Rezende
“Adotamos as bases avançadas como um norte, aumentamos e estrurutra e permitimos novos usos, agreando mais valor para as comunidades atendidas. Temos um cronograma para as equipes, mantendo a operação contínua com a presença permanete proporcional ao ao fogo existente. As bases já estão ativadas e nossa preocupação é o bioma como um todo”, afirmou o major e subdiretor da DPA (Diretoria de Proteção Ambiental) do Corpo de Bombeiros, Eduardo Teixeira.
A instalação das bases avançadas em áreas remotas no Pantanal, em Mato Grosso do Sul – desde a TIF (Temporada de Incêndios Florestais) 2024 –, ainda colabora com o trabalho preventivo do Corpo de Bombeiros. As estruturas (bases avançadas) contam com equipes em áreas remotas e de difícil acesso no bioma, o que contribuiu para impedir ocorrência de focos nas regiões onde estão instaladas.
As bases avançadas auxiliam na atuação mais eficiente no bioma. Para garantir a presença dos bombeiros nas onze diferentes áreas, equipamentos e veículos de combate a incêndio foram enviados em uma barca, pelo Rio Paraguai, saindo de Corumbá – em maio de 2024.
Com atuação planejada e organizada, o Corpo de Bombeiros desenvolve importante trabalho nas ações de controle e combate a incêndios florestais em todo o Estado. O apoio de diversas tecnologias contribui para a pronta resposta e efetiva extinção de focos – especialmente no Pantanal.
Fotos: Cabo Paulon/CBMMS
Neste ano já foram realizadas ações de combate a incêndios em áreas urbanas e rurais, formação de brigadas com a capacitação de pessoas para atuação direta na proteção de suas comunidades, capacitação de bombeiros militares em curso de prevenção e combate a incêndios florestais, além de cursos de condução de veículos 4×4 (Off road), operação de drone, manutenção em motomecanizado, condução de embarcações, entre outros.
“Em relação as medidas adotadas formamos mais de 200 militares nas especialidades, e mais de 600 brigadistas, mais de 200 militares do exército brasileiro. Temos as bases do Amolar, Redário e Forte Coimbra ativadas e em funcionamento, operando. Temos a base da Fazenda Lourdes, na Nhecolândia, montada”, exlicou o major Teixeira.
As boas práticas desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, para monitoramento dos biomas e ações efetivas de combate a incêndios florestais contribuem de forma decisiva na preservação ambiental.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS Fotos: Álvaro Rezende (destaque)
A sala de situação da UNIGEO (Unidade de Geoprocessamento), uma estrutura técnica de inteligência geoespacial para o monitoramento ambiental de Mato Grosso do Sul, foi inaugurada ontem (11), no Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
A nova estrutura representa uma evolução tecnológica inédito no país, com capacidade de detecção automatizada de desmatamentos e queimadas em toda a extensão do território sul-mato-grossense, que abrange mais de 357 mil km². A sala de situação foi projetada como uma ferramenta estratégica de apoio à fiscalização, gestão territorial e à governança ambiental, promovendo maior agilidade e precisão nas ações de comando e controle.
Tecnologia a serviço do meio ambiente
Com base em scripts automatizados e imagens de satélite de alta resolução fornecidas por plataformas internacionais, o sistema da UNIGEO está em funcionamento desde 2023. Desde então, já foram emitidos mais de 10,6 mil alertas automáticos de desmatamento. Cada alerta é imediatamente cruzado com os bancos de dados territoriais e jurídicos do Imasul, identificando sobreposições com UCs (Unidades de Conservação), APPs (Áreas de Preservação Permanente), RLs (Reservas Legais), CAR (Cadastro Ambiental Rural) e licenças de supressão vegetal concedidas.
“Um dos pontos centrais dessa nova etapa de gestão ambiental é a emissão de alertas de desmatamento. Com o sistema atual, conseguimos monitorar em tempo quase real o que está acontecendo em todo o Estado, identificando tanto o desmatamento legal quanto o ilegal. No caso do legal, acompanhamos se o produtor está atuando dentro das condições e prazos previstos em sua licença”, explicou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
A precisão do sistema, que opera com resolução de até um metro e permite a verificação detalhada das áreas com cobertura vegetal alterada, também foi destacado por Verruck. “O grande diferencial é que temos um sistema interligado ao CAR e capaz de realizar embargos automáticos em propriedades sem licenciamento. Além disso, o monitoramento inclui áreas de cana-de-açúcar, unidades de conservação, terras indígenas e até pontos de calor, com acionamento direto via SICOE aos bombeiros e à PMA”, disse o secretário.
Investimento em inovação
Para viabilizar essa transformação, o Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 1,5 milhão na estrutura da sala de situação, que inclui um videowall de alta resolução, estações de trabalho e monitores, garantindo alto desempenho na análise e visualização de dados geoespaciais em tempo real.
A automação permitiu a redução de 72% na carga de trabalho manual dos técnicos, anteriormente responsáveis por analisar individualmente as alterações na cobertura vegetal. Com isso, os profissionais passaram a focar em atividades mais estratégicas, como validações em campo, emissão de pareceres e suporte a operações de fiscalização.
Governança digital e sustentabilidade
Para o diretor-presidente do Imasul, André Borges, a criação da sala de situação é um marco institucional e uma ferramenta concreta no enfrentamento ao desmatamento ilegal e à degradação ambiental. “Estamos investindo em tecnologia de ponta para garantir que o monitoramento ambiental no Mato Grosso do Sul seja cada vez mais rápido, preciso e eficaz. A sala de situação é mais do que uma estrutura física – é um símbolo do nosso compromisso com a sustentabilidade, com o rigor técnico e com a governança ambiental”.
A arquitetura da UNIGEO está fundamentada nos pilares da precisão, periodicidade e rastreabilidade dos dados, assegurada transparência, segurança jurídica e eficiência nas ações do Imasul.
Além da estrutura já implementada, o Imasul planeja novos investimentos para reforçar a atuação da UNIGEO em campo. Estão previstas aquisições de drones, viaturas, quadrículos e pacotes adicionais de imagens de satélite para ampliar a cobertura de áreas remotas e de difícil acesso.
A mais recente inovação foi a inserção de mecanismos de inteligência artificial, que possibilitam análises mais eficientes, identificação automatizada de padrões e priorização de casos críticos. O desafio é modernizar os fluxos internos para agilizar a tramitação de processos administrativos e judiciais.
“Já começamos a ampliar o uso da inteligência artificial para aprimorar nossa produtividade. Temos muita informação à disposição, mas agora o foco é acelerar as respostas — seja na emissão de autos de infração, na apuração de irregularidades ou na prevenção de danos ambientais”, completou o secretário.
Com a sala de situação da UNIGEO, Mato Grosso do Sul se consolida como referência nacional em monitoramento digital do meio ambiente e reforça seu protagonismo no enfrentamento ao desmatamento, às queimadas ilegais e às mudanças climáticas. Trata-se de uma estrutura moderna, replicável e estratégica, alinhada aos compromissos globais de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.