Trabalho conjunto entre secretarias intensifica fiscalização e combate ao cigarro eletrônico
As iniciativas visaram não apenas informar sobre os malefícios do cigarro eletrônico, mas também criar ambientes escolares mais saudáveis, com restrições ao uso desses dispositivos.
O ano de 2024 foi marcado por uma série de iniciativas da SES (Secretaria de Estado de Saúde) para combater o uso crescente de cigarros eletrônicos no Estado, especialmente entre os jovens. Dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostram que 14,9% dos jovens de 18 a 24 anos em Mato Grosso do Sul utilizam esses dispositivos que contêm substâncias prejudiciais como nicotina, metais pesados e compostos cancerígenos.
Em resposta, a SES, por meio da coordenadoria de Vigilância Sanitária, da gerência de Prevenção e Controle do Tabagismo e gerência de Atenção à Saúde do Adolescente, em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação) e outras entidades, intensificou ações de fiscalização, educação preventiva e promoção de saúde. Entre os destaques, estão a apreensão de mais de 2.600 cigarros eletrônicos e 700 essências em operações realizadas em cidades como Campo Grande e Três Lagoas, além da implementação do “Protocolo de 5 Passos” para o enfrentamento da comercialização desses dispositivos.
No campo educacional, foram iniciadas nas escolas da Rede Estadual de Ensino campanhas integradas ao PSE (Programa Saúde na Escola) que incluiu palestras, atividades de conscientização e fortalecimento da parceria entre famílias, escolas e serviços de saúde. As iniciativas visaram não apenas informar sobre os malefícios do cigarro eletrônico, mas também criar ambientes escolares mais saudáveis, com restrições ao uso desses dispositivos.
Palestra sobre os malefícios do cigarro eletrônico na Escola Hércules Maymone
Educação e capacitação fortalecidas
Com foco na atuação local, a SES promoveu capacitações para profissionais da saúde, vigilâncias sanitárias municipais e forças de segurança. Esses treinamentos aumentaram a eficácia das operações e da sensibilização da população, consolidando uma abordagem integrada e intersetorial.
A colaboração com entidades como Anvisa, INCA (Instituto Nacional de Câncer), Procon e Polícia Civil ampliou o alcance das ações e possibilitou o desenvolvimento de estratégias mais robustas.
Conforme o gerente de Apoio aos Municípios da SES, Matheus Moreira Pirolo, Mato Grosso do Sul é reconhecido como o segundo maior consumidor de cigarros eletrônicos no Brasil. “Para enfrentar esse desafio, o Estado tem implementado um conjunto de medidas preventivas, com o objetivo de dificultar o acesso a ‘pods’ e ‘vapes’, além de conscientizar a população sobre os riscos desses dispositivos. Ao evitar o adoecimento grave causado pelo uso de cigarros eletrônicos, essas ações também visam reduzir os custos financeiros elevados que seriam exigidos pelos serviços de saúde”, esclarece Matheus.
Embora frequentemente vistos como alternativas menos prejudiciais, os cigarros eletrônicos podem causar dependência severa e doenças graves, como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), lesão pulmonar associada ao uso de cigarros eletrônicos; infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e derrames; diversos tipos de câncer, além de dependência química severa (nicotinismo), reforçando a importância das ações preventivas adotadas pelo Estado.
Além de proteger a saúde dos sul-mato-grossenses, a prevenção gera impactos econômicos positivos. A SES também incentivou a participação da sociedade, disponibilizando canais para denúncias anônimas sobre a comercialização ilegal de cigarros eletrônicos, como o 136 (Ouvidoria do SUS) e o 151 (Procon).
O compromisso do Estado com a saúde pública segue como prioridade, com ações já planejadas para 2025, integrando setores de saúde, educação e segurança para proteger ainda mais os jovens e suas famílias dos riscos associados a esses dispositivos.
“Essa estratégia de conscientização sobre os riscos do uso de cigarros eletrônicos é fundamental para reforçar a ideia de que a escola deve ser um ambiente seguro e acolhedor e para garantir a qualidade de vida e o bem-estar dos estudantes, construindo um futuro mais saudável, livre de dependências e de comportamentos prejudiciais”, afirma a gerente de Atenção à Saúde do Adolescente da SES e técnica do PSE, Carla Costa, sobre a continuidade das atividades no próximo ano.
Contribuinte que preferir, pode retirar a guia na Central de Atendimento ao Cidadão, no Centro, no horário das 7h30 às 13h30. Foto: Arquivo/Assecom
A Prefeitura de Dourados lançou esta semana, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), a Taxa de Fiscalização de Localização, Instalação e Funcionamento de Estabelecimento ou Atividade Econômica, relativa ao exercício de 2025.
A taxa de fiscalização de localização e funcionamento é cobrada pela Prefeitura em razão da fiscalização ocorrida no uso e ocupação do solo urbano exercido pelas empresas dentro do perímetro do seu município.
Todos os contribuintes que mantêm inscrição regular ativa no Cadastro de Atividades Econômicas do Município de Dourados – CAE, exceto os reconhecidamente isentos por processo administrativo, podem emitir a guia de pagamento através do Cidadão Web, acessível no endereço eletrônico: https://e-gov.betha.com.br/cdweb/03114-470/contribuinte/main.faces; ou retirá-las, presencialmente, na Central de Atendimento ao Cidadão, sito à Avenida Presidente Vargas, 309 – Centro, no horário das 7h30 às 13h30.
O valor anual da taxa será dividido em três parcelas com vencimento da primeira em 28 de março. A segunda parcela vence em 22 de abril e a terceira em 20 de maio.
Nos pagamentos efetuados à vista, de forma integral, até 28 de março de 2025, o valor da taxa terá um desconto de vinte por cento (20%).
A Secretaria de Fazenda lembra que a falta de emissão da guia de recolhimento pelo sujeito passivo não o desobriga do pagamento da taxa no respectivo vencimento.
A data limite para pedir impugnação ou revisão do valor da taxa é 27 de março. O contribuinte que não concordar com o lançamento poderá impugná-lo através de reclamação ou impugnação até este prazo na Central de Atendimento ao Cidadão.
O cidadão tem ainda outros canais de atendimento, tanto para emissão da Taxa de Fiscalização de Localização e Funcionamento de 2025 ou para a solução de dúvidas. São eles:
O levantamento foi feito em 12 supermercados de Dourados, onde foram coletados preços de 29 itens. Foto: Divulgação
A Prefeitura de Dourados, por intermédio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), fez pesquisa nova de preços dos produtos que compõem a cesta básica. O levantamento foi feito em 12 supermercados da cidade, onde foram coletados preços de 29 itens.
Os pesquisadores apuraram que produtos apresentam variação significativa de um estabelecimento para outro, como, por exemplo, o sabonete de 85 gramas, com diferença de 309,47%; a erva-mate de tereré, pacote de 500 gramas, diferença de 248,98%; café, pacote de 500 gramas, diferença de 145,50% e o quilo da batata inglesa, com diferença de 155,90%.
Entre os estabelecimentos pesquisados, foram encontrados 15 itens com diferença superior a 100 % entre o produto com menor e maior preço, entre eles cebola, farinha de mandioca torrada, fubá e sabão em pó. A diferença do estabelecimento com menor preço e o de maior preço, nesta pesquisa, é de 45,03%.
O Procon recomenda que o consumidor esteja sempre atento às especificações contidas na embalagem, como prazo de validade, composição e peso líquido do produto, por exemplo.
Para esclarecimento de dúvida ou reclamação, o órgão de defesa do consumidor disponibiliza o telefone 9 8163-0595. Também há a opção de e-mail: procon@dourados.ms.gov.br . O registro ainda pode ser efetuado no site, por meio do link: https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=Welcome
Prefeitura de Dourados decreta ponto facultativo nos dias 3, 4 e 5 de março. Foto: A. Frota
Devido ao período de carnaval, o prefeito Marçal Filho decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 3, 4 e 5 de março de 2025. Os serviços considerados essenciais, como saúde, coleta de lixo e segurança, funcionarão normalmente nestes dias para garantir o atendimento à população.
De acordo com o decreto, os serviços de Saúde que funcionam normalmente durante os dias de ponto facultativo são Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital da Vida (HV) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As demais unidades de saúde de Dourados fecham e retomam o atendimento a partir da quinta-feira (06).
A farmácia do Pronto Atendimento Médico (PAM) funcionará normalmente durante o feriadão prolongado. As demais farmácias municipais ficarão fechadas e retomam o atendimento a partir da quinta-feira (06).
A coleta de lixo funcionará normalmente durante todos os dias de carnaval. Os ecopontos também atenderão normalmente, com exceção do ecoponto de descarte de pneus, que estará fechado entre os dias 3 e 5.
As unidades escolares funcionarão conforme calendário escolar próprio, publicado pela Secretaria Municipal de Educação. Os demais órgãos da Administração direta e indireta estarão fechados nos dias 3, 4 e 5 de março. O governo do Estado também decretou ponto facultativo durante o carnaval, mantendo em funcionamento os serviços essenciais de saúde e segurança pública.
COMÉRCIO E BANCOS
O comércio de Dourados vai abrir as portas em horário normal na segunda-feira, dia 3 e fechará na terça-feira, dia 4. A maioria dos estabelecimentos abre as portas na quarta-feira de cinzas a partir do meio dia, mas farmácias, postos de combustíveis, supermercados, bares e restaurantes vão atender normalmente.
O carnaval de 2025 também vai alterar o horário de funcionamento das agências bancárias. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento presencial nos bancos na segunda (3) e terça-feira (4). O atendimento será retomado na quarta-feira de cinzas, dia 5, a partir das 11h, com encerramento no horário normal de fechamento das agências.
As compensações bancárias também não serão efetivadas nessas datas, incluindo a TED. Já o PIX vai continuar funcionando normalmente. Durante o carnaval, a Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativos dos bancos, para pagar contas e realizar transferências.