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Da carteirinha do autista à reestruturação da Casa Abrigo, Sead cumpriu 100% do Contrato de Gestão

Ao longo do ano, a Casa Abrigo, que mudou de endereço, acolheu 17 mulheres e 34 crianças, em um espaço adequado e funcional que traz segurança, dignidade e encaminhamento para uma vida longe da violência. 

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Destinada à proteção de mulheres em situação de violência, a Casa Abrigo foi reestruturada em 2024, ampliando a rede de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade e reforçando o compromisso do Estado de Mato Grosso do Sul com os direitos humanos e a igualdade de gênero.

Ao longo do ano, a Casa Abrigo, que mudou de endereço, acolheu 17 mulheres e 34 crianças, em um espaço adequado e funcional que traz segurança, dignidade e encaminhamento para uma vida longe da violência.

Quem também mudou de endereço foi o Procon/MS, que modernizou os processos de conciliação e atendimento, assegurando mais acessibilidade e eficiência à população.

E as pessoas com Transtorno do Espectro Autista ganharam uma Carteira Digital de Identificação. A implantação oferece mais visibilidade às necessidades delas ao mesmo tempo em que simplifica o acesso a serviços e benefícios. Desde o lançamento da Ciptea (Carteira Digital de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), em abril, foram emitidos 1.713 documentos.

Esses são apenas três dos 15 compromissos assumidos pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) por meio do Contrato de Gestão 2024, que foi 100% cumprido pela pasta. São projetos nas mais diversas áreas: assistência social, direitos humanos e direito do consumidor.

Outros compromissos que constam no Contrato de Gestão, e que também foram cumpridos pela secretaria, são a modernização das ferramentas tecnológicas para o atendimento aos usuários da política de assistência social, a reestruturação dos programas sociais, pesquisa socioassistencial, fortalecimento à primeira infância na assistência social, municipalismo ativo no Suas, capacitação dos Procons Municipais, e a Política Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor.

A lista não acaba por aí: tem a Rota dos Direitos (ações voltadas a migrantes, refugiados e apátridas), Cultura Viva (ações voltadas aos povos originários e comunidades tradicionais), garantia dos direitos da criança e do adolescente, Direitos Humanos em Ação e o fortalecimento de parcerias: suporte/assessoramento às organizações do Terceiro Setor.

Para a secretária Patrícia Cozzolino, os projetos refletem a dedicação e o compromisso da Sead em tornar Mato Grosso do Sul uma referência nacional em governança pública, assistência social, direitos humanos e do consumidor. “Priorizamos a integração interinstitucional, o monitoramento constante e a avaliação dos resultados alcançados – sendo que este enfoque não apenas assegura o cumprimento das metas estabelecidas, mas promove a participação ativa dos cidadãos e das partes interessadas na formulação e execução das ações que impactam a população em situação de vulnerabilidade”, disse.

Para o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem), Thaner Castro Nogueira, as secretarias demonstraram comprometimento com as entregas estabelecidas no Contrato de Gestão. “Neste ano de 2024, as secretarias performaram acima até do ano anterior. O nível de execução foi de 92% em 2023; e agora, a gente tem um nível de 94%. Superou o ano passado. Isso mostra uma maturidade maior, um envolvimento dos gerentes, um comprometimento dos secretários na pauta do Contrato de Gestão. Além disso, o governo tem ampliado o nível de importância para aquilo que todas as áreas colocam nos Contratos de Gestão. Foi um ano muito exitoso para o governo e com resultados também que impactam diretamente a vida da população. Os projetos estão mais consistentes, mais robustos. Foi um ano de aumento de maturidade e de alcance de resultado bem significativo”, avaliou.

Instrumento previsto na Constituição Federal de 1988, o contrato de gestão foi implementado em Mato Grosso do Sul no ano de 2015. Ele é um documento institucional de planejamento que estabelece indicadores e metas que precisam ser atingidas, assim como projetos e processos que devem ser executados pelos órgãos e entidades ao longo do ano.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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, Mato Grosso do Sul renova certificação com o selo MigraCidades

A renovação da certificação MigraCidades reflete o compromisso do Estado com a governança migratória e a promoção dos direitos humanos.

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O Estado de Mato Grosso do Sul repetiu o processo bem-sucedido de 2023, cumprindo todas as etapas necessárias em ação da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) e a Segem (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), para o preenchimento do formulário e apresentação das ações realizadas em 2024.

A renovação da certificação MigraCidades reflete o compromisso do Estado com a governança migratória e a promoção dos direitos humanos.

A certificação MigraCidades, entregue no início deste mês, é uma iniciativa conjunta da OIM (Organização Internacional para as Migrações) – parte do Sistema das Nações Unidas – e da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com o apoio da Enap (Escola Nacional de Administração Pública).

MS concluiu todas as etapas necessárias para a obtenção do certificado

Este selo reconhece o engajamento de estados e municípios brasileiros na formulação e implementação de políticas migratórias alinhadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), promovendo uma migração ordenada, segura, regular e responsável.

O trabalho desenvolvido em Mato Grosso do Sul envolve ações integradas entre diversas secretarias e é coordenado pela Sead, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos. Essas ações abrangem iniciativas que promovem a integração social, cultural e econômica dos migrantes, contribuindo para a coesão social e fortalecendo a dignidade humana.

 Certificação

O processo de certificação incluiu cinco etapas: inscrição, diagnóstico, priorização, certificação e monitoramento. Durante a avaliação, foram analisadas ações realizadas em 10 dimensões fundamentais para uma boa governança migratória, como participação social e cultural, acesso à educação, assistência social, proteção social e saúde. Relatórios detalhados das atividades e propostas de monitoramento também foram apresentados, consolidando o reconhecimento do Estado.

Entre as principais iniciativas desenvolvidas em prol dos migrantes estão o atendimento permanente por meio da Central de Atendimento em Direitos Humanos, apoio financeiro às OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) que atuam com o público migrante, além de palestras e parcerias transversais entre secretarias do Governo. Estas ações reforçam o papel de Mato Grosso do Sul como um exemplo de inclusão e acolhimento no cenário nacional.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Suprova inicia entrega da Certificação Estadual de Protetores de Animais

O certificado é emitido digitalmente e tem validade de um ano, garantindo que os dados sejam atualizados periodicamente.

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A entrega do Cepa (Certificado Estadual de Protetores de Animais) começou nesta semana, com a primeira ação realizada na sede da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção à Vida Animal).

A certificação, promovida pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), tem como objetivo reconhecer entidades e protetores independentes, além de facilitar o acesso a programas estaduais de suporte e bem-estar animal, como o ‘MS Vida Animal’.

Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com cerca de 300 entidades de proteção animal. Para obter o certificado, é necessário enviar RG, CPF, comprovante de residência, certidão negativa criminal e a carteirinha de vacinação antirrábica dos animais – que é gratuita – para o e-mail vidaanimal@setesc.ms.gov.br.

O certificado é emitido digitalmente e tem validade de um ano, garantindo que os dados sejam atualizados periodicamente.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destaca a importância da certificação para fortalecer a rede de proteção animal no estado.

“É um certificado que representa um grande avanço na valorização do trabalho dos protetores e das entidades que atuam na causa animal. Ao oferecer suporte e acesso a programas estaduais, garantimos que mais vidas sejam cuidadas com qualidade e responsabilidade”.

De acordo com o titular da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, o certificado permitirá aos protetores acessar benefícios importantes, como a Caravana da Castração, programada para começar entre março e abril.

“A Caravana vai oferecer 25 vagas de castração por campanha às entidades certificadas. Hoje, as ONGs conseguem acesso por terem CNPJ, mas muitos protetores independentes não têm. Com o certificado, vamos interligá-los à ferramenta SigPet, que organiza o cadastro para as castrações”.

Outro benefício em fase de elaboração é a doação de rações. “Estamos trabalhando em um edital para compra de ração. O certificado nos ajudará a identificar a demanda real, como a quantidade de protetores e animais atendidos. Isso permitirá uma distribuição mais eficiente desse recurso”, afirma o titular da Suprova.

Sônia Marly Palhano, do Instituto Mãe de Pets, foi a primeira a receber o certificado. O Instituto abriga atualmente 222 cães e 32 gatos.

“Nosso maior desafio é manter a qualidade de vida dos animais. Temos altos custos com ração, medicação, atendimento veterinário e até energia elétrica. Esse certificado é um benefício gigantesco, porque vai nos ajudar com castrações, rações e até na redução de custos fixos. Ser protetora é enfrentar desafios diários, mas o amor pelos animais fala mais alto”.

A iniciativa da Suprova também busca incluir os protetores independentes, que muitas vezes têm mais animais sob seus cuidados do que as ONGs.

“Não havia nada no Estado que regularizasse a atuação dessas protetoras voluntárias. O certificado é uma forma de trazê-las para dentro das políticas públicas, garantindo que tenham acesso aos mesmos benefícios das entidades formalizadas”, finaliza Carlos Eduardo.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Governo de MS lança mapeamento para fomentar políticas públicas de economia criativa

Titular da Setesc, Marcelo Miranda, destacou a importância da ação para o fortalecimento do setor.

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O Governo do Estado está realizando o Mapeamento de Criativos de Mato Grosso do Sul. A iniciativa da Superintendência de Economia Criativa e Políticas Integradas, vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), busca identificar e cadastrar agentes criativos de diversos segmentos, promover um diálogo mais próximo com a comunidade e facilitar a formulação de políticas públicas.

Titular da Setesc, Marcelo Miranda, destacou a importância da ação para o fortalecimento do setor. “A economia criativa é uma das forças que impulsionam o desenvolvimento sustentável e a valorização cultural do nosso estado. Esse mapeamento será essencial para que possamos criar políticas públicas eficientes e inclusivas, que atendam às demandas reais dos nossos criativos”.

Luciana Azambuja, superintendente estadual de Economia Criativa, reforça a relevância da iniciativa. “Sem o mapeamento, não sabemos onde estão e quem são os criativos de Mato Grosso do Sul, e não podemos fazer políticas públicas sem dados, sem estatísticas. Por isso, essa ação é fundamental para a criação do banco de dados do MS + Criativo”.

O cadastro é realizado de forma on-line, por meio de um formulário (clique aqui para acessar). A proposta inclui os segmentos de artesanato, música, artes visuais, artes cênicas, design, moda, gastronomia, cultura geek/nerd, literatura, audiovisual, entre outros.

Os dados coletados servirão como base para consultas e eventuais convites a ações realizadas pela Secretaria, sem gerar vínculos obrigatórios de contratação. “Os formulários recebidos ficarão armazenados no setor, permitindo que conheçamos as iniciativas criativas existentes em Mato Grosso do Sul e promovendo o desenvolvimento do setor”, conclui a superintendente.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail economiacriativa@setesc.ms.gov.br ou pelo telefone (67) 3316-9320.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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