A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) celebra seis meses de operação do aplicativo Saber – Sistema de Acompanhamento de Bens da Agraer – ferramenta digital que vem transformando o trabalho dos técnicos de campo de Assistência Técnica e Extensão Rural pública. Lançado em agosto deste ano, o aplicativo permite o registro e atualização de informações diretamente nas vistorias realizadas em prefeituras, associações de agricultores e outros parceiros da instituição.
O aplicativo é fruto de uma colaboração entre a Gerência de Contratos e Convênios com o setor de Cartografia e Geoprocessamento. Ele tem objetivo de padronizar, simplificar e modernizar o acompanhamento dos bens cedidos. Outro grande ponto inovador do aplicativo é que ele permite a localização georreferenciada, ou seja, com as coordenadas do ponto exato onde o bem se encontra.
A engenheira cartógrafa da Agraer, Cynthia Roberti, explica que o aplicativo é a primeira etapa de um projeto maior. “Este é apenas o começo. Estamos desenvolvendo um conjunto de sistemas que, no futuro, permitirá que a presidência e a diretoria executiva da Agraer tenham uma visão completa do patrimônio da instituição, facilitando a tomada de decisão e garantindo mais eficiência na destinação de recursos, como emendas parlamentares, por exemplo”, destacou.
Segundo Cynthia, o aplicativo já demonstra resultados expressivos. “Em seis meses, foram elaborados mais de 300 laudos digitais, superando a média anual de vistorias realizadas no método analógico. Além da agilidade no processo, o sistema elimina etapas como digitalização de documentos e envio por correspondência, trazendo economia de tempo e recursos”.
O Saber também é uma ferramenta que opera sem uso de internet (offline) ampliando a acessibilidade nas áreas rurais. Para Yvie Cesco, chefe do setor de Gestão de Processos e Bens Recebidos da Agraer, a inovação trouxe avanços significativos.
“Esse sistema é simples, funcional e facilita a vida do técnico de campo. Com ele, conseguimos realizar mais vistorias em menos tempo, eliminando tarefas como baixar fotos ou montar relatórios no escritório. Tudo é feito no aplicativo, desde o registro até o envio do laudo digital para o servidor da instituição”, afirma.
Yvie destacou ainda que o aplicativo começou como um projeto-piloto em Ponta Porã, em maio deste ano, e agora já alcança as oito regionais da Agraer em MS. “Estamos na fase de finalizar logins e treinar mais técnicos, mas os resultados são promissores. A tecnologia veio para ajudar não apenas os técnicos, mas também para oferecer mais transparência e uma melhor gestão dos bens da Agraer”, acrescentou.
O coordenador da Agraer de Jaraguari, Mamede Borges, que já recebeu o treinamento institucional, relatou os benefícios da ferramenta. “Recentemente, durante uma vistoria de bens cedidos, conhecemos o aplicativo Saber, apresentado pela Yvie. Ele facilita muito nosso trabalho, pois permite criar laudos diretamente no campo. Antes, o processo era manual e tomava muito tempo para tirar fotos, coletar dados e organizar tudo para envio. Agora, tudo é feito no aplicativo de forma rápida e padronizada. É uma ferramenta que agiliza o trabalho e garante que os dados estejam sempre atualizados e acessíveis para a diretoria”.
Agora, os próximos passos do projeto incluem o desenvolvimento de um sistema de gestão estratégica e um módulo de transparência que agreguem ainda mais valor de gestão ao Saber. “Teremos um aplicativo voltado à gestão estratégica, onde será possível monitorar, por exemplo, quantas máquinas foram enviadas para cada município, otimizando a tomada de decisões. Além disso, há a pretensão futura de disponibilizar informações ao público sobre esses bens, garantindo transparência e acessibilidade à sociedade”.
Com mais de 4.300 bens cedidos pela Agraer pelos 79 municípios sul-mato-grossenses, o aplicativo Saber representa um marco na modernização da gestão pública no Mato Grosso do Sul. Integrando tecnologia e eficiência, a ferramenta fortalece não só a atuação da instituição, mas também a confiança dos parceiros e beneficiários da Agência.
Uma campanha de notificação eletrônica motivou mais de 2,6 mil pessoas que estavam em posse de telefones celulares furtados ou roubados a entregarem os aparelhos espontaneamente à Polícia Civil, em 11 das 27 unidades federativas. Os 2.606 aparelhos recuperados entre novembro e a primeira quinzena de dezembro deste ano serão agora devolvidos aos seus donos originais.
As intimações para a devolução voluntária de aparelhos adquiridos irregularmente foram enviadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por WhatsApp, no âmbito da Operação Mobile, coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (Concpc).
“Essa operação tem o intuito de incentivar as pessoas que tiveram os celulares roubados a procurarem uma delegacia para registrar a ocorrência”, disse a presidente do conselho e delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, em nota.
Segundo ela, o objetivo da iniciativa é desestimular o comércio ilegal de telefones celulares no país.
“Cada celular tem um número de identificação único e global, chamado Imei [do inglês, Identidade Internacional de Equipamento Móvel]. Com esse número nós conseguimos recuperar o celular. É preciso que as pessoas entendam que não se deve comprar um celular sem nota fiscal, pois essas compras incentivam os roubos”, disse Heloísa.
Também em nota, o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, explicou que a Operação Mobile foi uma oportunidade para testar o Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares, inspirado em uma iniciativa do governo do Piauí que, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública e especialistas, contribuiu para reduzir expressivamente o roubo e furto de aparelhos no estado.
“A operação foi uma oportunidade para podermos validar as ações do protocolo nacional e evoluirmos no sentido de expandir a estratégia investigativa para o âmbito nacional”, comentou o secretário.
Ainda de acordo com o ministério, a Operação Mobile foi uma primeira oportunidade para os 11 estados que integram o grupo de trabalho criado no início de agosto, com a missão de elaborar o protocolo e aplicar pela primeira vez, o protótipo do programa baseado na experiência piauiense.
Integram o grupo o Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
Celular Seguro
Nesta quinta-feira (19), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou uma nova versão do aplicativo Celular Seguro. A principal novidade é a opção de envio de alerta apenas para bloqueio da linha telefônica e das contas vinculadas às instituições parceiras, mantendo o IMEI (número de identificação internacional de equipamento móvel) do celular ativo.
Essa opção permitirá o retorno do aparelho roubado, furtado ou extraviado à rede de telefonia, tão logo seja instalado um novo chip.
Com atuação em diferentes áreas da gestão do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a SAD (Secretaria de Estado de Administração) tem ações voltadas a organização patrimonial, contratações, gestão de pessoas e valorização dos servidores, com concursos e processos seletivos além de mapeamento de diferentes áreas de gestão.
O trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2024 foi apresentado pelo secretário Frederico Felini, ao governador Eduardo Riedel, durante reunião realizada na sexta-feira (13), para avaliar as ações estratégicas do Governo do Estado, com foco nos contratos de gestão das secretarias e o cumprimento das metas estabelecidas.
Uma das áreas atuação inovadora é a da sustentabilidade e meio ambiente. “É o eixo mais novo que temos. No segundo semestre começamos a discutir o projeto de resíduos sólidos que todas as nossas unidades produzem. Há dois meses recepcionamos o contrato da energia fotovoltaica, uma parceria muito bem-sucedida, que agora está dentro do escopo da SAD”, explicou Felini.
Com foco no planejamento e nas entregas efetivas à população, a Secretaria também atua na área de gestão patrimonial – com leilões de veículos e recenseamento de imóveis – que já gerou economia efetiva de aproximadamente R$ 5,4 milhões aos cofres estaduais. “Dentro do patrimônio, pela primeira vez um governo tem o relatório de todos os imóveis do Estado. É possível saber a situação dos imóveis e é motivo de orgulho para nós”, disse o secretário.
O impacto direto do trabalho realizado na SAD também reflete na gestão de pessoas, com atuação para revisão de 47 carreiras do Estado, que deve corrigir distorções e impactar diretamente 30 mil servidores.
Com três concursos públicos realizados, com oferta de 407 vagas em diferentes áreas, a previsão é de que no próximo ano sejam oferecidas mais 400 vagas. Também ocorreram processos seletivos simplificados, com mais de 1,7 mil vagas.
Outra frente de trabalho desenvolvida é o mapeamento de fluxos e processos em gestão de pessoas que envolveu a padronização dos processos da área. Também está sendo desenvolvida a implantação de metodologia preventiva para área da folha de pagamento e automatização de acessos ao sistema do Governo do Estado. “Temos o compromisso com a qualificação dos servidores e inovação em transformação digital”, disse o secretário.
O Sesi está com matrículas abertas para o ano letivo de 2025. A rede conta com sete escolas em Mato Grosso do Sul, que oferecem metodologia STEAM, estrutura de qualidade e sistema autoral de ensino.
Não perca essa oportunidade de matricular o seu filho em uma escola que é referência nacional em educação e prepara para os desafios do mundo do trabalho. Na Escola Sesi, o aluno recebe formação empreendedora, aulas de robótica e inglês estendido, em um ambiente que valoriza o desempenho esportivo.
Por que estudar no Sesi?
A Escola Sesi adota currículos inovadores com foco na educação STEAM, que integra os conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Tudo isso em ambientes modernos e tecnológicos que possibilitam aos alunos o desenvolvimento de projetos inovadores e criativos.
Outro destaque da rede é o material didático próprio e autoral, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às Diretrizes do Novo Ensino Médio.
A Escola Sesi prepara o estudante para o futuro, com uma educação global, que o capacita para atuar em qualquer lugar e área, com conhecimento e bagagem suficiente para ser protagonista da sua própria história.
Sesi e robótica andam juntos
No Sesi, o seu filho pode descobrir o mundo da robótica. A robótica educacional estimula competências fundamentais para o profissional 4.0, como espírito investigativo, trabalho em equipe, planejamento, cooperação, diálogo, pesquisa e tomada de decisões.
É um universo que vai muito além da programação de robôs. A robótica tem como foco o processo de aprendizagem com objetivo de incentivar jovens a pensarem de forma criativa, eficiente, lúdica e prática para resolver problemas reais da sociedade.
Matrículas abertas
Atualmente as matrículas estão abertas do ensino fundamental ao médio nas unidades de Campo Grande, Aparecida do Taboado, Corumbá, Naviraí e Maracaju. Em Dourados e Três Lagoas, as crianças podem estudar no Sesi do ensino infantil ao ensino médio.