fbpx
Connect with us

Inclusivo

Caixa Encantada: Governo de MS entrega presentes para crianças pantaneiras e quilombolas

Para a diretora do Instituto Moinho Cultural, Márcia Rolon, a entrega da campanha às crianças atendidas pela instituição tem o potencial de restauração.

Publicado

on

A Caixa Encantada partiu para uma jornada movida a amor e solidariedade, que começou na SAD (Secretaria de Estado de Administração), organizadora da ação solidária de Natal dos servidores do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. A primeira-dama e madrinha da campanha, Mônica Riedel, e o secretário-adjunto de Estado de Administração, Roberto Gurgel, saíram de Campo Grande, no dia 10 de dezembro, com uma equipe para levar alegria às crianças do interior do Estado.

Foram dois meses de campanha, com engajamento de servidores, instituições parceiras e toda a sociedade que resultou em números recordes, com 74,2 mil brinquedos arrecadados, distribuídos entre 356 entidades cadastradas, em 44 municípios de Mato Grosso do Sul.

“Eu queria agradecer a todos que participaram! Essa campanha foi muito robusta, contou com a doação de servidores de todo o Estado e também de parceiros, tornando a Caixa Encantada ainda mais abrangente, com o diferencial de atender o interior do Estado”, afirmou Mônica Riedel.

Para compartilhar a magia do Natal, a viagem do Papai Noel começou por Jaraguari, com uma parada na comunidade Furnas do Dionísio, antes de seguir para o Pantanal. A comitiva foi recebida na comunidade quilombola em meio à paz do lugar e a hospitalidade das pessoas que têm o ritmo de vida de quem está conectado com as raízes do território.

Mônica Riedel e Roberto Gurgel foram acompanhados pelo comandante-geral e a subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato Garnes e coronel Neidy Centurião, para fazer a entrega de brinquedos a aproximadamente 60 crianças, estudantes da EM Dionísio Antônio Vieira.

“Agradecemos a oportunidade de poder ver nos olhos dessas crianças, essa alegria em receber presentes. Que bom que estamos aqui, hoje, vivenciando este momento! Ver essa ação da Caixa Encantada sendo concretizada, sendo colocada em prática a responsabilidade do trabalho de gestores e servidores públicos que agem com amor, empatia e cuidado, principalmente com as crianças que serão o futuro tanto aqui da comunidade Dionísio, quanto do Estado. Essa ação é brilhante! Parabéns e que ela possa se perpetuar!”, agradeceu o diretor da escola, Renildo dos Santos.

Seguindo viagem para compartilhar a magia do Natal, a Caixa Encantada chegou a Corumbá no dia 12 de dezembro. O Papai Noel trocou o trenó pelo barco do Corpo de Bombeiros e, na ausência das renas, foi recebido pela revoada de borboletas, trazendo os presentes para as crianças pantaneiras.

“Estamos em Corumbá para fazer as últimas entregas da Caixa Encantada pelo interior do Estado, depois de quatro meses entre planejamento, arrecadação e entrega dos presentes. Estar com a dona Mônica e a equipe em algumas cidades do interior foi importante para que, de maneira representativa, toda a população de MS se sinta abraçada pelo carinho e o espírito de solidariedade dos servidores públicos estaduais. Foram dias muito especiais e emocionantes! A presença do Papai Noel coroou o encantamento que a campanha propõe e ver a alegria das crianças, desde o Bioparque, passando por Furnas do Dionísio e chegando ao Moinho Cultural e ao Porto da Manga trouxe ainda mais gratidão e sentido para todos nós que participamos da Caixa Encantada. Um fechamento lindo!”, comentou Roberto Gurgel.

Na cidade pantaneira, a primeira parada foi durante o ensaio geral do Instituto Moinho Cultural Sul-americano que se preparava para a apresentação do Moinho In Concert, espetáculo em comemoração aos 20 anos da entidade que foi eleita a melhor ONG de cultura do Brasil em 2024. Na sede da instituição que fica no Porto Geral, às margens do rio Paraguai, 380 crianças atendidas pelo projeto sentiram a alegria da presença do bom velhinho e o espírito do Natal em forma de presente, amor e carinho.

“Eu fiquei muito animada com a chegada do Papai Noel!”, alegrou-se a pequena Catarina Souza Amorim, de oito anos, uma das participantes do projeto Moinho Cultural. Quando ela soube que o Papai Noel teve ajuda de milhares de servidores públicos estaduais, ela quis deixar um recado especial para eles. “Eu acho que essas pessoas são muito legais. Obrigada por ajudar o Papai Noel! Eu estou muito feliz!”

Após receber o abraço apertado e o presente tão esperado, Eloel Araújo da Cruz Egues quis compartilhar a alegria que sentiu, como inspira a campanha. “Eu quero desejar um feliz Natal para todas as famílias, inclusive a do Papai Noel!”, disse o menino vestido de poesia e emoções, num misto de felicidade, gratidão e olhos sorridentes.

Para a diretora do Instituto Moinho Cultural, Márcia Rolon, a entrega da campanha às crianças atendidas pela instituição tem o potencial de restauração.

“A Caixa Encantada dentro do Moinho Cultural é extremamente importante porque desperta um encantamento que muitos deles perderam. Ficamos realmente emocionados, porque muitas das crianças aqui são de abrigo, outras a família não tem a capacidade de dar um presente simbólico e, para elas, ver que o Papai Noel existe é mágico! É o encanto que o Moinho propõe. Ainda mais no ensaio geral, eles todos de figurino, esse momento fez do nosso palco, um lugar encantado e mágico. Nós agradecemos de verdade! É um gesto simples, mas que faz com que esse momento seja incrivelmente inspirador e para sempre”, afirma emocionada a fundadora do projeto que leva arte à vida de centenas de crianças e jovens corumbaenses.

Caminho das águas

Navegando pelo Rio Paraguai, a comitiva da Caixa Encantada desembarcou no Porto da Manga, na manhã do dia 13. O transporte da equipe e dos presentes até a comunidade ribeirinha foi realizado pelo Corpo de Bombeiros, utilizando a embarcação multimissão, que tem capacidade para transportar até 16 pessoas.

O subcomandante-geral do CBMMS, Coronel Adriano Noleto Rampazo participou da missão e falou sobre o apoio do CBMMS para realizar o sonho das crianças pantaneiras. “O Corpo de Bombeiros tem atuado muito nessa região, seja no combate aos incêndios florestais, seja no atendimento dessas comunidades, garantindo atendimento, transporte por terra ou aéreo médico, sempre que solicitado. Por isso, conhecemos bem essa realidade. Essa missão de hoje é um pouco diferente e, embora pareça simples, representa muito para essas crianças e para nós também. Poder contribuir para que elas tenham um Natal mais feliz, como toda criança merece, também é a missão do CBMMS”, disse.

A alegria das crianças com a presença do Papai Noel se mistura à beleza do Pantanal enchendo. Um sentimento de renovação e esperança de boas novas para um futuro próspero invade o coração de toda a comunidade.

“Nunca pensava que iam lembrar de nós. Estamos muito contentes! As crianças, as mães todas, estão muito contentes em receber a primeira-dama e todos que ajudaram nessa campanha. Eu falei para as crianças: ‘o Papai Noel vem trazer presentes pra vocês’ e muitos disseram: ‘não acredito!’ Então, foi um sonho para eles”, revela a presidente da Associação de Mulheres Extrativistas do Porto da Manga, Elizete Garcia.

Para Raissa Aparecida Maciel da Silva, moradora da comunidade e mãe da Alice, que saiu da sua cadeira de rodas direto para o colo do Papai Noel, o momento foi de muita emoção.

“Foi muito bom ter esse apoio de todo mundo do governo que escolheu a nossa comunidade de ribeirinhos para trazer o Papai Noel e os presentes para as crianças. Tão longe e eles vieram entregar! Esse ano o Natal vai ser diferente no Porto da Manga, porque o Papai Noel nunca veio aqui e hoje ele chegou. As crianças estão muito felizes por receber o presente da mão dele. Até em nós, adultos, dá uma alegria, porque nunca tivemos isso. No Natal, nós relembramos o nascimento de Jesus e todo mundo está feliz com todos os presentes. Isso traz muita esperança para as crianças. Quem já não acreditava, agora acredita. Encanta”, relata.

Incluindo crianças da cidade, do campo e das águas, a missão da Caixa Encantada termina com a felicidade de compartilhar sorrisos, esperança e fé na possibilidade de sempre recomeçar pelo sonho de uma criança, com a missão de promover a beleza da infância, estimulando a imaginação das crianças e o sentimento de pertencimento em todas as famílias sul-mato-grossenses.

“Pra mim é muito gratificante chegar ao final dessa campanha fazendo essa entrega simbólica aqui no Pantanal! Papai Noel veio de barco, que é a realidade aqui da região. Fazer um Natal de sonhos e encantamentos a todas essas crianças nos traz muita felicidade. Corumbá é uma cidade muito representativa, com a pluralidade da população pantaneira, da cidade, do campo, das águas, das comunidades indígenas e ribeirinhas, e todo esse movimento de união da campanha nos dá muito orgulho e faz o nosso sonho também. Nós sonhamos com um Mato Grosso do Sul melhor, que supera as adversidades, inclui as pessoas e enxerga a todos. Desejamos um feliz Natal a todas as famílias sul-mato-grossenses!”, conclui Mônica Riedel, após liderar a maratona que espalhou magia por todo o Estado e teve a linha de chegada sob o esplendor de um Pantanal que se refaz com a força das águas e o vigor de sua gente.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inclusivo

Caixa Encantada: Papai Noel entrega presentes para crianças pantaneiras e quilombolas

Foram dois meses de campanha, com engajamento de servidores, instituições parceiras e toda a sociedade que resultou em números recordes, com 74,2 mil brinquedos arrecadados

Publicado

on

A Caixa Encantada partiu para uma jornada movida a amor e solidariedade, que começou na SAD (Secretaria de Estado de Administração), organizadora da ação solidária de Natal dos servidores do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. A primeira-dama e madrinha da campanha, Mônica Riedel, e o secretário-adjunto de Estado de Administração, Roberto Gurgel, saíram de Campo Grande, no dia 10 de dezembro, com uma equipe para levar alegria às crianças do interior do Estado.

Foram dois meses de campanha, com engajamento de servidores, instituições parceiras e toda a sociedade que resultou em números recordes, com 74,2 mil brinquedos arrecadados, distribuídos entre 356 entidades cadastradas, em 44 municípios de Mato Grosso do Sul.

“Eu queria agradecer a todos que participaram! Essa campanha foi muito robusta, contou com a doação de servidores de todo o Estado e também de parceiros, tornando a Caixa Encantada ainda mais abrangente, com o diferencial de atender o interior do Estado”, afirmou Mônica Riedel.

Para compartilhar a magia do Natal, a viagem do Papai Noel começou por Jaraguari, com uma parada na comunidade Furnas do Dionísio, antes de seguir para o Pantanal. A comitiva foi recebida na comunidade quilombola em meio à paz do lugar e a hospitalidade das pessoas que têm o ritmo de vida de quem está conectado com as raízes do território.

Mônica Riedel e Roberto Gurgel foram acompanhados pelo comandante-geral e a subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato Garnes e coronel Neidy Centurião, para fazer a entrega de brinquedos a aproximadamente 60 crianças, estudantes da EM Dionísio Antônio Vieira.

“Agradecemos a oportunidade de poder ver nos olhos dessas crianças, essa alegria em receber presentes. Que bom que estamos aqui, hoje, vivenciando este momento! Ver essa ação da Caixa Encantada sendo concretizada, sendo colocada em prática a responsabilidade do trabalho de gestores e servidores públicos que agem com amor, empatia e cuidado, principalmente com as crianças que serão o futuro tanto aqui da comunidade Dionísio, quanto do Estado. Essa ação é brilhante! Parabéns e que ela possa se perpetuar!”, agradeceu o diretor da escola, Renildo dos Santos.

Seguindo viagem para compartilhar a magia do Natal, a Caixa Encantada chegou a Corumbá no dia 12 de dezembro. O Papai Noel trocou o trenó pelo barco do Corpo de Bombeiros e, na ausência das renas, foi recebido pela revoada de borboletas, trazendo os presentes para as crianças pantaneiras.

“Estamos em Corumbá para fazer as últimas entregas da Caixa Encantada pelo interior do Estado, depois de quatro meses entre planejamento, arrecadação e entrega dos presentes. Estar com a dona Mônica e a equipe em algumas cidades do interior foi importante para que, de maneira representativa, toda a população de MS se sinta abraçada pelo carinho e o espírito de solidariedade dos servidores públicos estaduais. Foram dias muito especiais e emocionantes! A presença do Papai Noel coroou o encantamento que a campanha propõe e ver a alegria das crianças, desde o Bioparque, passando por Furnas do Dionísio e chegando ao Moinho Cultural e ao Porto da Manga trouxe ainda mais gratidão e sentido para todos nós que participamos da Caixa Encantada. Um fechamento lindo!”, comentou Roberto Gurgel.

Na cidade pantaneira, a primeira parada foi durante o ensaio geral do Instituto Moinho Cultural Sul-americano que se preparava para a apresentação do Moinho In Concert, espetáculo em comemoração aos 20 anos da entidade que foi eleita a melhor ONG de cultura do Brasil em 2024. Na sede da instituição que fica no Porto Geral, às margens do rio Paraguai, 380 crianças atendidas pelo projeto sentiram a alegria da presença do bom velhinho e o espírito do Natal em forma de presente, amor e carinho.

“Eu fiquei muito animada com a chegada do Papai Noel!”, alegrou-se a pequena Catarina Souza Amorim, de oito anos, uma das participantes do projeto Moinho Cultural. Quando ela soube que o Papai Noel teve ajuda de milhares de servidores públicos estaduais, ela quis deixar um recado especial para eles. “Eu acho que essas pessoas são muito legais. Obrigada por ajudar o Papai Noel! Eu estou muito feliz!”

Após receber o abraço apertado e o presente tão esperado, Eloel Araújo da Cruz Egues quis compartilhar a alegria que sentiu, como inspira a campanha. “Eu quero desejar um feliz Natal para todas as famílias, inclusive a do Papai Noel!”, disse o menino vestido de poesia e emoções, num misto de felicidade, gratidão e olhos sorridentes.

Para a diretora do Instituto Moinho Cultural, Márcia Rolon, a entrega da campanha às crianças atendidas pela instituição tem o potencial de restauração.

“A Caixa Encantada dentro do Moinho Cultural é extremamente importante porque desperta um encantamento que muitos deles perderam. Ficamos realmente emocionados, porque muitas das crianças aqui são de abrigo, outras a família não tem a capacidade de dar um presente simbólico e, para elas, ver que o Papai Noel existe é mágico! É o encanto que o Moinho propõe. Ainda mais no ensaio geral, eles todos de figurino, esse momento fez do nosso palco, um lugar encantado e mágico. Nós agradecemos de verdade! É um gesto simples, mas que faz com que esse momento seja incrivelmente inspirador e para sempre”, afirma emocionada a fundadora do projeto que leva arte à vida de centenas de crianças e jovens corumbaenses.

Caminho das águas

Navegando pelo Rio Paraguai, a comitiva da Caixa Encantada desembarcou no Porto da Manga, na manhã do dia 13. O transporte da equipe e dos presentes até a comunidade ribeirinha foi realizado pelo Corpo de Bombeiros, utilizando a embarcação multimissão, que tem capacidade para transportar até 16 pessoas.

O subcomandante-geral do CBMMS, Coronel Adriano Noleto Rampazo participou da missão e falou sobre o apoio do CBMMS para realizar o sonho das crianças pantaneiras. “O Corpo de Bombeiros tem atuado muito nessa região, seja no combate aos incêndios florestais, seja no atendimento dessas comunidades, garantindo atendimento, transporte por terra ou aéreo médico, sempre que solicitado. Por isso, conhecemos bem essa realidade. Essa missão de hoje é um pouco diferente e, embora pareça simples, representa muito para essas crianças e para nós também. Poder contribuir para que elas tenham um Natal mais feliz, como toda criança merece, também é a missão do CBMMS”, disse.

A alegria das crianças com a presença do Papai Noel se mistura à beleza do Pantanal enchendo. Um sentimento de renovação e esperança de boas novas para um futuro próspero invade o coração de toda a comunidade.

“Nunca pensava que iam lembrar de nós. Estamos muito contentes! As crianças, as mães todas, estão muito contentes em receber a primeira-dama e todos que ajudaram nessa campanha. Eu falei para as crianças: ‘o Papai Noel vem trazer presentes pra vocês’ e muitos disseram: ‘não acredito!’ Então, foi um sonho para eles”, revela a presidente da Associação de Mulheres Extrativistas do Porto da Manga, Elizete Garcia.

Para Raissa Aparecida Maciel da Silva, moradora da comunidade e mãe da Alice, que saiu da sua cadeira de rodas direto para o colo do Papai Noel, o momento foi de muita emoção.

“Foi muito bom ter esse apoio de todo mundo do governo que escolheu a nossa comunidade de ribeirinhos para trazer o Papai Noel e os presentes para as crianças. Tão longe e eles vieram entregar! Esse ano o Natal vai ser diferente no Porto da Manga, porque o Papai Noel nunca veio aqui e hoje ele chegou. As crianças estão muito felizes por receber o presente da mão dele. Até em nós, adultos, dá uma alegria, porque nunca tivemos isso. No Natal, nós relembramos o nascimento de Jesus e todo mundo está feliz com todos os presentes. Isso traz muita esperança para as crianças. Quem já não acreditava, agora acredita. Encanta”, relata.

Incluindo crianças da cidade, do campo e das águas, a missão da Caixa Encantada termina com a felicidade de compartilhar sorrisos, esperança e fé na possibilidade de sempre recomeçar pelo sonho de uma criança, com a missão de promover a beleza da infância, estimulando a imaginação das crianças e o sentimento de pertencimento em todas as famílias sul-mato-grossenses.

“Pra mim é muito gratificante chegar ao final dessa campanha fazendo essa entrega simbólica aqui no Pantanal! Papai Noel veio de barco, que é a realidade aqui da região. Fazer um Natal de sonhos e encantamentos a todas essas crianças nos traz muita felicidade. Corumbá é uma cidade muito representativa, com a pluralidade da população pantaneira, da cidade, do campo, das águas, das comunidades indígenas e ribeirinhas, e todo esse movimento de união da campanha nos dá muito orgulho e faz o nosso sonho também. Nós sonhamos com um Mato Grosso do Sul melhor, que supera as adversidades, inclui as pessoas e enxerga a todos. Desejamos um feliz Natal a todas as famílias sul-mato-grossenses!”, conclui Mônica Riedel, após liderar a maratona que espalhou magia por todo o Estado e teve a linha de chegada sob o esplendor de um Pantanal que se refaz com a força das águas e o vigor de sua gente.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Inclusivo

Iniciativa desenvolvida em escolas estaduais estimula autonomia e protagonismo dos alunos

Publicado

on

As paredes coloridas da biblioteca e do laboratório de ciências emolduram os sonhos dos alunos da Escola Estadual 26 de Agosto, em Campo Grande.

“Bernardo”, o ‘menino árvore’ do poeta Manoel de Barros, “bateu assas e avoou” para realizar o seu maior sonho de “ser um arãquã para compor o amanhecer” do cerrado. É este poema que inspirou os alunos do projeto “Estudantes no Controle” – da CGE (Controladoria-Geral do Estado) em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação) – e foi escolhido para fazer parte da nova área de leitura do espaço, que foi totalmente revitalizado.

“Eu acho essencial, porque aqui na escola, ainda mais na biblioteca, o pessoal não tinha muito contato com os livros, nem com a história. A gente escreveu textos de Manoel de Barros, que é daqui do Estado, e do Machado de Assis. Então eu acho muito importante a gente revitalizar os espaços, porque assim o pessoal tem mais acesso e tem mais vontade de conhecer esses lugares”, disse a aluna Thaisa Aparecida, 17 anos, do 3° ano do ensino médio.

Ela é uma das estudantes que fazem parte do projeto e contribuiu para que todo o planejamento fosse concretizado ao longo do ano.

O projeto fomenta a cidadania fiscal através da percepção do meio, identificação dos desafios e apresentação de propostas que promovam soluções, com o objetivo de incentivar e propiciar – de maneira lúdica e pedagógica -, a participação efetiva e direta dos estudantes na organização das políticas públicas.

“Eu amo muito o projeto porque eu me senti participando mais da escola e a gente deixa uma marca. É uma satisfação, uma alegria, porque o pessoal não ficava, então agora eles vêm, sentam, leem um livro. Antes eu não vinha aqui, aí depois disso eu venho, sento, converso, tem mais contato”, disse Thaisa.

Em meio ao cuidado do espaço e a leitura, a agente de biblioteca Dalgiva Kruki, afirma que a revitalização trouxe vida ao local e proximidade dos alunos com os livros. “Agora a gente tem movimento o tempo todo, os professores fazem as aulas aqui e os alunos frequentam, parecem que ficaram com mais vontade de ler”.

Com 185 alunos do 6° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, outro espaço revitalizado foi o laboratório de ciências, que também proporcionou melhorias para a rotina da escola. O local recebeu o nome de “Laboratório Neiva Maria Robaldo Guedes”, em homenagem a bióloga que atua em Mato Grosso do Sul e é responsável pelo projeto “Arara Azul”.

“Os alunos pesquisaram, leram a história dela e o trabalho que ela tem para preservar o Pantanal. E quando o espaço foi batizado a Neiva esteve na escola, conheceu os alunos, foi emocionante”, explicou a professora e coordenadora de Ciências da Natureza, Angelina Libório. “Os que participaram do projeto, gostaram bastante, principalmente porque eles não só pintaram as paredes, eles organizaram aqui dentro, a parte dos vidros utilizados e passaram a conhecer. Eles se envolveram, pintaram e descobriram bastante coisa aqui dentro”, finalizou a coordenadora.

Toda a ação que inspirou os alunos foi organizada pela professora de matemática e coordenadora do projeto, Soraya Maria da Silva, que resolveu contribuir para que os alunos se envolvessem e pudessem sair vencedores, após dois anos participando da premiação. “No primeiro ano que a escola participou, houve uma intervenção na cozinha, no ano passado a quadra de esportes passou por revitalização e agora conseguimos fazer a biblioteca, o laboratório de ciências e também reparos estéticos nos banheiros. O grupo de alunos do projeto participa, mas também envolvem todos os estudantes, que se sentem parte integrante”, disse a professora.

“Ajudei a pintar, fazer decoração de alguns armários, arrumar os móveis, catalogar livros. Eu quis participar, no ano passado vi outros alunos e me inspirei, pensei que é uma maneira de ajudar a escola”, afirmou o aluno Vinícius Souza, 18 anos.

A validação das ações pelos alunos contribuiu para o pertencimento de cada um em relação ao ambiente escolar. “O pensamento deles muda, têm mais preocupação em cuidar da escola. E isso faz eles se engajarem mais, tenham mais interesse em estar neste lugar. E autonomia, eles escolhem as áreas, os projetos que eles querem que melhorem a escola. Isso, é a escolha deles, então por ser a escolha deles, eles tendem a cuidar mais. E isso eu acho que é o principal resultado”, afirmou a coordenadora do projeto Soraya Silva.

Em outra unidade, na Escola Estadual Eduardo Perez, em Terenos, o projeto “Estudantes no Controle” também contribuiu para que os alunos se tornasse protagonistas das decisões que envolvem a escola. “O projeto trouxe para os estudantes uma visão muito ampla da importância deles como protagonistas, na tentativa de trazer mudanças do controle social na escola. Com essas ações que foram desenvolvidas ao longo do projeto eles conseguiram perceber a importância que eles têm enquanto cidadãos. Conduzir, orientar estudantes para promover ações que vai mudar o seu cotidiano, isso torna algo muito significativo”, afirmou o orientador do projeto, Claudeir Calvis.

“Ter essa acessibilidade de lazer, de favorecer o aluno no ambiente onde ele está pode ajudar no desenvolvimento educacional”, opinou o aluno Gabriel Alves.

E com a participação dos estudantes, algumas prioridades foram estabelecidas. “A horta é acessível, colocamos piso tátil feito pelos próprios estudantes, além da pintura da escadaria do acesso a biblioteca. Tivemos também vários espaços de socialização, é muito importante, pois a nossa escola é de tempo integral e na hora do almoço há uma necessidade muito grande desses espaços para que eles possam desfrutar”, disse Calvis.

“A melhoria não é só para mim mas para todos que estão aqui, é muito bom”, disse a aluna Júlia de Matos.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Inclusivo

Obra de expansão de rede de esgoto em Pedro Gomes tem investimento de R$ 1,9 milhão

A obra inclui a implantação de 2.532,13 metros de rede coletora de esgotos, 108 novas ligações domiciliares e a construção de duas ETEs (Estações Elevatórias de Esgoto Bruto), essenciais para garantir eficiência no transporte e tratamento dos resíduos.

Publicado

on

O município de Pedro Gomes está prestes a vivenciar um avanço significativo na área de saneamento básico com a ampliação da rede de esgoto, fruto de um investimento de R$ 1.979.000,00 realizado pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).

A ordem de serviço foi assinada no início deste mês pelo diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, medida que reafirma o compromisso da empresa e do governo do Estado com a meta de universalização do esgotamento sanitário nos 68 municípios onde mantém concessão de serviços públicos.

A obra inclui a implantação de 2.532,13 metros de rede coletora de esgotos, 108 novas ligações domiciliares e a construção de duas ETEs (Estações Elevatórias de Esgoto Bruto), essenciais para garantir eficiência no transporte e tratamento dos resíduos.

Os serviços, com previsão de conclusão em até 12 meses, serão realizados com recursos próprios da Sanesul, como parte do programa Avançar Cidades, que tem transformado a realidade do saneamento em várias regiões do estado.

O investimento em Pedro Gomes é mais um exemplo do esforço coordenado da gestão municipalista do governador Eduardo Riedel para antecipar a meta de universalização do esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul, estipulada no novo marco legal do saneamento para 2033.

A determinação do governo é cumprir essa meta até 2031, garantindo que todos os municípios atendidos pela Sanesul tenham acesso a um serviço de esgotamento sanitário eficiente e sustentável.

A expansão da rede de esgoto trará inúmeros benefícios diretos à população de Pedro Gomes, cidade localizada na região norte do Estado, incluindo a redução de riscos à saúde pública, melhorias na qualidade de vida e valorização imobiliária.

Além disso, o projeto reflete o compromisso com o meio ambiente, já que o tratamento adequado dos efluentes contribui para a preservação dos recursos hídricos.

Compromisso com o futuro

Renato Marcílio destaca que investimentos como este são fundamentais para transformar o saneamento básico em Mato Grosso do Sul, ressaltando que a Sanesul está empenhada em aplicar recursos de maneira estratégica para atingir as metas estabelecidas.

Por sua vez, o governador Eduardo Riedel, um defensor da universalização do saneamento, reforçou que obras como a de Pedro Gomes são essenciais para o avanço das condições de vida e também para o desenvolvimento sustentável do estado.

Este investimento, parte de um plano mais amplo que abrange os 68 municípios atendidos pela Sanesul, é uma demonstração clara de que Mato Grosso do Sul está comprometido em levar dignidade e infraestrutura de qualidade a todas as suas regiões, fazendo do saneamento básico uma realidade para todos.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67