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Educação

Ex-alunos da rede pública estadual de ensino contam como o estudo transformou suas vidas

Ao todo, serão ofertadas 210 mil vagas disponíveis em 348 unidades escolares presentes em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, além de 120 extensões.

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Dois ex-alunos da rede pública de ensino estadual apontam que a Educação é um instrumento transformador de vidas e dão um recado importante para pais e alunos.

“Eu cresci ouvindo que temos de estudar para ser alguém na vida. Não é fácil, mas a base que tive no ensino público foi o que me colocou lá dentro da Federal”, conta o estudante de Ciências Econômicas, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Thiago Segóvia, de 26 anos.

Morador do bairro São Conrado, em Campo Grande, Thiago revela que se preparou para o Enem por meio de um projeto de simulado preparatório, desde que entrou em 2015, na Escola Estadual Maria Constança Barros Machado.

“O colégio público tem um histórico muito grande de colocar alunos em universidades públicas”, afirma Thiago

Tendo em casa o exemplo de sua mãe, o jovem batalhador, passou ainda pela Escola Estadual Joaquim Murtinho, no período noturno.

“De dia, eu fazia um estágio no IBGE, mas em seguida consegui um emprego como jovem aprendiz nas Águas Guariroba. Minha mãe foi uma grande incentivadora nos meus estudos. Depois de muito tempo, ela conseguiu se formar em Serviço Social, por meio do Fies, na Uniderp. Ela tinha um sonho de ser assistente social, e enquanto, eu cursava o ensino médio, ela terminava a faculdade. Trabalhava de dia e fazia o curso à noite. Ela diz que a universidade abriu muito a sua mente e observei muito isso nela. Eu entrei na Universidade vendo o exemplo da minha mãe”, admite o ex-estudante da rede pública de ensino.

Antes de entrar na UFMS, em 2019, Thiago prestou o serviço militar. Ele passou também para o curso de Ciência Econômicas da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. E recentemente, foi selecionado para o mestrado em Economia, na Universidade Federal da Bahia.

“O colégio público tem um histórico muito grande de colocar alunos em universidades públicas. O que me colocou dentro da universidade foi minhas notas em Exatas, frequentando a escola pública”. Ele entrou na UFMS com mais de 700 pontos no Enem.

Emilenne Queiroz, de 18 anos, fez os três anos do ensino médio na Escola Estadual Maria Constança. Ela afirma que sempre estudou muito e tirou notas boas. “Mesmo tendo 1,80 de altura sempre gostei de sentar na frente da sala de aula. Sempre fui dedicada e me esforçei muito”.

Emilenne aconselha os pais e alunos a darem atenção à Educação e ficarem atentos ao prazo das matrículas na rede pública estadual de ensino.

Emilenne apresentou ao governador Riedel a nova Escola Maria Constança, em abril de 2023

“Para os pais, eu digo para motivarem seus filhos a perseguirem seus sonhos. É fácil demais fazer a matrícula. A escola dá todo apoio e orientações. Era só meu pai ir lá e assinar um termo e eu estava rematriculada. Aos alunos, eu recomendo serem protagonistas de suas próprias histórias e não coadvantes”, afirma.

A jovem está no primeiro ano do curso de Jornalismo da UFMS. Antes de entrar, ficou em dúvida entre o curso de Moda e o de Jornalismo.

Moradora do bairro Piratininga, ela revela que os pais foram os grandes incentivadores para os estudos. Filha de um mototaxista e uma professa da rede pública de ensino, a jovem é apaixonada pela antiga escola que deixou e onde foi responsável por recepcionar o governador Eduardo Riedel na entrega da reforma geral da Escola Maria Constança, no bairro Amambaí.

“Quando o Riedel foi lá eu ainda estava em dúvida, e ele me perguntou o que eu queria seguir nos estudos. Eu respondi será alguma coisa na área de linguagem. Quando o governador visitou a Escola, eu já tinha este dom de falar muito e conversar. Eu me senti amiga dele, meu ‘best'”, confidencia a jovem”.

Muito orgulhosa de ter ciceronado, em abril de 2023, o governador pelas novas instalações da EE Maria Constança, ela conta que obteve 920 pontos na redação do Enem.

“Eu ainda tenho saudades da Maria Constança, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Os professores nos incentivam a perseguir nossos sonhos. Eu gostava de estudar lá, me sentia num castelo [de conto de fadas]. A minha Escola [Maria Constança] é linda, lembra”.

“Eu dou muita importância à educação pública, ainda mais quando o aluno vem de uma classe econômica mais baixa como eu. Eu observo que o ensino público tem vários projetos, professores qualificados para ajudar os alunos a ingressarem no ensino superior e ter uma rotina de estudo”, conclui hoje, a estudante de Jornalismo da UFMS.

Matrículas

Começou na segunda-feira (11) o período de pré-matrículas da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul. Realizada de forma virtual, a etapa é necessária para a reserva de vagas para os interessados em ingressar nas escolas estaduais sul-mato-grossense no ano letivo de 2025.

Tradicionalmente iniciada no mês de novembro, a matrícula digital pode ser feita de três maneiras: pelo portal www.matriculadigital.ms.gov.br, pelos telefones 0800-647-0028 (fixo) e 3314-1212 (celular) ou de forma presencial na sede da Central de Matrículas, em Campo Grande, na rua Joaquim Murtinho, nº 2.612 – Itanhangá Park.

Ao todo, serão ofertadas 210 mil vagas disponíveis em 348 unidades escolares presentes em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, além de 120 extensões. Hoje, a rede estadual é responsável por atender mais de 190 mil estudantes

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Educação

FNDE destaca Campo Grande como modelo nacional na retomada de obras de EMEIs

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, destacou Campo Grande como exemplo de compromisso e eficiência na execução de obras educacionais no Brasil.

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Campo Grande se firma como referência nacional na retomada de obras de escolas de educação infantil (EMEIs), com 8 das 13 obras paralisadas em fase avançada de conclusão. Graças à ação decisiva da atual gestão da Prefeitura e ao apoio estratégico do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), projetos que estavam parados há quase duas décadas, estão sendo entregues à população, transformando a educação infantil e reforçando a capacidade de gestão pública da cidade. A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, destacou Campo Grande como exemplo de compromisso e eficiência na execução de obras educacionais no Brasil.

Nesta quarta-feira, 13 de novembro, durante visita à EMEI Inápolis, inaugurada em julho deste ano após mais de uma década de obra inacabada, a presidente do FNDE destacou a importância desse avanço para a educação infantil na Capital. Ela também visitou a EMEI São Conrado, cuja obra foi retomada no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega para o próximo trimestre. Fernanda ressaltou que as retomadas de obras são possíveis graças ao empenho da Prefeitura de Campo Grande, que, em parceria com o FNDE, tem garantido a conclusão desses importantes projetos para a cidade.

Segundo a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a retomada de obras é um desafio nacional. “São obras antigas, e o FNDE é muito criterioso, especialmente com projetos de longa data, para avaliar se estão estruturalmente viáveis para serem concluídos. Não é um processo que acontece da noite para o dia, mas estamos fazendo o possível”, afirmou.

Ela destacou ainda a parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Campo Grande. “Essa parceria é fundamental, pois retomar obras paradas exige comprometimento. Muitos municípios não aderem à retomada, mas Campo Grande é um exemplo de que, quando há interesse e vontade de fazer, as obras avançam”.

A prefeita Adriane Lopes ressaltou a importância da visita da presidente do FNDE para conhecer de perto a realidade de Campo Grande. Ela destacou que, até pouco tempo, a cidade enfrentava um cenário desafiador com mais de 13 obras paralisadas há quase duas décadas. “Graças ao trabalho contínuo da gestão municipal e à estreita colaboração com o FNDE e o Ministério da Educação, conseguimos avançar”, afirmou.

A prefeita também sublinhou que a persistência da administração trouxe resultados concretos para a educação municipal. “Retomamos essas obras e, em pouco tempo, já entregamos resultados tangíveis. Um exemplo disso é a comunidade do Jardim Inápolis, onde centenas de mulheres, que trabalham no polo empresarial, agora têm um lugar seguro para deixar seus filhos. Após a longa espera que durou mais de uma década, a EMEI Inápolis foi finalmente entregue, beneficiando mais de 250 crianças e transformando a realidade local.”

Além da Emei Inápolis entregue neste ano, e as unidades do Oliveira III e São Conrado, que têm previsão de entrega para o próximo semestre, são mais cinco obras já em fase de repactuação: EMEIs Jardim Talismã, Colorado, Nashville, Serraville e Moreninha II. As obras do Jardim Talismã e Vila Nathalia estão em processo de licitação, enquanto as EMEIs Radialista, Anache e Popular já concluíram essa etapa.

O secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, destacou o impacto positivo das obras retomadas na ampliação da rede de ensino. Ele ressaltou a importância das entregas para garantir o acesso à educação para mais crianças na cidade. “Com a retomada e entrega dessas obras, estamos ampliando a oferta de vagas na rede municipal de ensino, permitindo que mais crianças tenham acesso a uma educação de qualidade.”

Visita do Ministro da Educação

A agenda da presidente do FNDE em Campo Grande contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, que participou da inauguração da quadra esportiva do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) na manhã de hoje.

Na ocasião, o ministro anunciou a ampliação do programa Pé de Meia no Estado, que atualmente atende 43 mil alunos. Na REME (Rede Municipal de Ensino de Campo Grande), 124 alunos do Ensino Médio da Escola Agrícola Arnaldo Estevão de Figueiredo são beneficiados pelo programa.

Investimentos na Educação de Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande lançou o programa Juntos Pela Escola, destinado à revitalização de 206 unidades escolares, que contempla cinco áreas de intervenção: revisão elétrica, revisão hidráulica, manutenção de telhados, acessibilidade e pintura. A previsão é que todas as revitalizações sejam concluídas até o fim deste ano.

Além disso, foram construídas 166 salas modulares para suprir a demanda por vagas em diferentes regiões da cidade. A ampliação incluiu: Anhanduizinho (68 salas), Segredo (21), Bandeira (22), Lagoa (29), Imbirussu (20) e Prosa (5). As salas modulares são construídas em sistema drywall e equipadas com mobiliário novo, carteiras e ar-condicionado.

Para melhorar a infraestrutura escolar, todas as escolas estão recebendo placas solares, visando à economia de energia. Neste ano letivo, foram criadas mais 6.600 novas vagas para atender a crescente demanda na rede municipal.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Com investimentos na educação e saúde, MS expande estudantes beneficiados por programa de incentivo

O governador Eduardo Riedel participou da cerimônia de anúncio de investimentos do MEC (Ministério da Educação) para a educação e a saúde no Estado, realizada no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

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Com 43,7 mil estudantes beneficiados pelo programa Pé-de-Meia – incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança – para garantir a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no Ensino Médio da rede pública de Mato Grosso do Sul, foi formalizada ontem (13) a expansão das ações do programa no Estado. O governador Eduardo Riedel participou da cerimônia de anúncio de investimentos do MEC (Ministério da Educação) para a educação e a saúde no Estado, realizada no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

O evento reuniu o ministro Camilo Santana (Educação), além da primeira-dama Mônica Riedel, e dos secretários Hélio Daher (SED), Rodrigo Perez (Segov), Eduardo Rocha (Casa Civil), Maurício Simões (SES), Fredrico Felini (SAD), e ainda outras autoridades federais, estaduais e municipais.

Além da expansão do programa Pé-de-Meia, o Governo Federal entregou R$ 10,4 milhões em obras da educação (no campus do IFMS de Campo Grande), 24 novos ônibus escolares para o Estado – com investimento de R$ 10,9 milhões – e outros R$ 28 milhões para investimentos na área da saúde (HU/UFGD).

“Esta ação demonstra a capacidade que todos os atores envolvidos com a educação do Estado têm de convergir para o mesmo propósito. O trabalho que está sendo feito na rede estadual, o trabalho com o Governo Federal apoiando o Estado, não só no Instituto Federal, mas também nas ações de saúde, como a gente vê na Universidade Federal da Grande Dourados. O próprio programa Pé-de-Meia, que está chegando a quase metade dos alunos do Ensino Médio da rede estadual de Mato Grosso do Sul. É um momento bom para o Estado e para a educação fundamental, uma prioridade do Governo do Estado”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Até setembro de 2024, o Pé-de-Meia repassou R$ 76 milhões em incentivos – com 182,8 mil parcelas já pagas – aos jovens sul-mato-grossenses que cumpriram os critérios de frequência.

“O Pé-de-Meia nasceu após o Censo do IBGE identificar que aproximadamente 1/3 da população brasileira não concluiu a educação básica no Brasil. Temos que garantir a qualidade da aprendizagem das crianças e jovens do país”, frisou o ministro Camilo Santana, que completa.

“Por isso fizemos o compromisso nacional da criança alfabetizada, pois a pandemia prejudicou a alfabetização. Estamos anunciando a ampliação do programa, que é educacional com incentivo financeiro para garantir que este jovem permaneça na escola”, finalizou o ministro.

Os investimentos na área educacional ocorrem com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e de emendas parlamentares.

 

Confira abaixo a transmissão do evento na íntegra:

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Alesp aprova projeto que proíbe uso de celular nas escolas do estado

Texto segue para sanção do governador

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A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira (12) projeto de lei que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos em escolas públicas e particulares. A nova lei restringe a utilização de celulares, tablets, relógios inteligentes e similares, exceto em situações que tenham relação com o aprendizado, inclusive para estudantes com deficiência. O projeto segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas.  

O projeto foi aprovado em regime de urgência, por consenso e sem emendas. Proposto pela deputada da Rede, Marina Helou, teve coautoria de parlamentares da direita e da esquerda e angariou 42 votos. O Projeto de Lei 293/2024 altera a legislação atual, vigente desde 2007. Agora, o alcance das normas foi ampliado, abrangendo a rede particular e as unidades municipais.

A proposta restringe o uso até fora das salas de aula, como no recreio e em eventuais horários que os alunos não tiverem aula.

“O uso constante de dispositivos móveis durante as aulas tem sido associado a uma diminuição significativa na capacidade de concentração e desempenho acadêmico”, disse Marina Helou, durante a sessão de aprovação do projeto. O governo estadual ainda não sinalizou quando será a sanção.

O projeto prevê criação de protocolos de guarda de equipamentos nas redes de ensino e independência das escolas particulares para regularem como o farão. Também está prevista responsabilização dos próprios estudantes por danos e extravios, mesmo quando os aparelhos estiverem guardados.

Pesquisas recentes apontaram que 80% dos adultos concordam com proibição ao uso de celulares nas escolas.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que proíbe o uso de telefone celular e de outros aparelhos eletrônicos portáteis por alunos da educação básica em escolas públicas e particulares, inclusive no recreio e nos intervalos entre as aulas. Para proteger a criança de até 10 anos de idade de possíveis abusos, o texto proíbe também o porte de celular por alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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