fbpx
Connect with us

Saúde

Novembro Roxo: referência em atendimento neonatal, HRMS já atendeu mais de 110 prematuros em 2024

A médica intensivista pediátrica Miriam Jorge Azevedo Dias explica que um pré-natal bem feito ajuda a reduzir as chances de um parto prematuro

Publicado

on

Referência no atendimento a gestantes de alto risco e em neonatologia, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) já atendeu mais de 110 prematuros no primeiro semestre deste ano. Neste mês, é celebrado o Novembro Roxo, com o intuito de conscientizar a população acerca dos desafios dos nascimentos prematuros em todo o mundo.
O hospital conta com 35 leitos neonatais, sendo 10 de UTI neonatal, 20 na Unidade Neonatal de Cuidados Intermediários e 5 na Unidade Canguru. Além disso, o HRMS é Centro de Referência Estadual para o Método Canguru, que garante atenção humanizada, qualificada e individualizada para os bebês e suas famílias.
A médica intensivista pediátrica Miriam Jorge Azevedo Dias explica que um pré-natal bem feito ajuda a reduzir as chances de um parto prematuro. Entre as principais causas de partos prematuros estão: ausência de pré-natal, Doença Hipertensiva Específica da Gravidez, diabetes gestacional e descolamento prematuro de placenta, além de infecções maternas, que são causas evitáveis, já que podem ser diagnosticadas e tratadas, como infecção urinária, por exemplo.
“O pré-natal é uma demonstração de amor. Mesmo com um bom pré-natal, um parto prematuro pode ocorrer, mas nossa equipe tem toda a qualificação e estrutura para proporcionar o atendimento necessário, visando o bem-estar atual e futuro dos bebês”, ressalta a médica.
Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) do ano passado apontam que cerca de 12% dos bebês nascem prematuros no Brasil. A prematuridade é a principal causa de mortalidade em crianças menores de 5 anos.
A médica neonatologista da UTI Neonatal do HRMS, Bianca Stavis Conte, afirma que os prematuros que nascem com peso inferior a 1500g são os de maior risco, tanto de mortalidade quanto de sequelas relacionadas à prematuridade, como neurológicas, respiratórias, visuais, entre outras.
“Atualmente, a sobrevida tem aumentado mesmo entre os bebês mais imaturos, que têm abaixo de 1000g. Aqui no HRMS, o bebê que nasce com 1500g tem uma sobrevida superior a 80%. Os que nascem com menos de 1000g têm sobrevida de 50%. Nosso principal desafio é assegurar cuidado de qualidade para melhorar a sobrevida dos bebês mais imaturos e garantir uma qualidade de vida melhor. Isso depende do engajamento das equipes de saúde e também dos investimentos tecnológicos, pois a neonatologia tem vivido avanços tecnológicos importantes nos últimos anos”, explica.
Partos prematuros são aqueles que acontecem antes de 37 semanas de gestação. Clarice Leal já era mãe e, há cerca de 20 dias, deu à luz Gael, em um parto normal, com 31 semanas de gestação. Devido à hipertensão, sua gestação era de alto risco, e ela realizou todo o pré-natal no HRMS. O parto aconteceu antes do previsto devido a uma infecção urinária.
“Este é meu segundo parto prematuro. Meu outro filho também nasceu aqui e precisou ficar na UTI Neonatal e, depois, na Unidade Intermediária. Agora, estou passando por isso de novo, mas foi uma experiência diferente. O Gael nasceu ainda mais novo, mas não precisou de oxigênio nem ficou entubado, como meu outro filho”, relata a mãe.
Clarice destaca que um dos grandes diferenciais é a equipe e a estrutura do hospital, onde seu filho pode fazer todos os exames sem sair da unidade. “A melhor parte é que aqui tem apoio e toda uma estrutura. Não é preciso tirá-lo daqui para fazer exames. É tudo feito aqui mesmo e os resultados saem rápido. Ser acolhida é muito importante. A equipe sempre explica tudo muito bem e posso tirar dúvidas. Mesmo sendo um parto prematuro, tive contato pele a pele com ele logo após o nascimento e, hoje, faço o máximo de canguru que posso”, conta a mãe de Gael.
Na Unidade Intermediária, a mãe pode permanecer o tempo todo com o bebê. Na ausência dela, o pai pode ficar. Além disso, os pais têm acesso livre à unidade, independentemente do horário, e as visitas familiares são diárias.
Para fortalecer o vínculo familiar, todas as quartas-feiras há visitas dos irmãos a partir dos quatro anos na unidade. Independentemente da idade e com o acompanhamento da psicóloga do HRMS, eles recebem informações sobre o irmãozinho e têm a chance de conhecê-lo pessoalmente.
Mariana Leal, de 14 anos, filha de Clarice, teve a oportunidade, junto com os irmãos de 5 e 12 anos, de conhecer Gael longe da tela do celular. Até então, ela só conhecia o irmão caçula por fotos enviadas pela mãe, que também está longe de casa acompanhando o filho mais novo durante a internação. “Gostei muito de conhecê-lo, só conhecia por fotos. E estava com muita saudade da minha mãe também”, contou, ainda emocionada com o encontro.
Novembro Roxo
Para chamar a atenção para a prematuridade e os riscos que ela acarreta, o Novembro Roxo promove ações de conscientização. No dia 17 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade.
Neste ano, conforme a Prematuridade.com (Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidados de Bebês Prematuros), o tema da campanha Novembro Roxo aborda o acesso a cuidados de qualidade: “Mais de 13 milhões de bebês prematuros todos os anos: acesso a cuidados maternos e neonatais de qualidade em todos os lugares”.
“No Brasil, essa iniciativa começou com um grupo de mães e profissionais que passaram pela experiência de um parto prematuro e quiseram tornar essa causa conhecida. E por que a cor roxa? Ela simboliza a sensibilidade e individualidade de cada prematurinho. O parto prematuro é um grave problema social, causando diversas mortes todos os anos”, destaca a enfermeira e coordenadora estadual do Método Canguru em Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Pereira Aragão Oliveira.
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Saúde

Encontro ‘Sabores e Sentidos’ irá Celebrar Avanços em Alimentação e Nutrição

Este encontro celebra duas datas significativas, os 10 anos do Guia Alimentar para a População Brasileira e os 25 anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).

Publicado

on

A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), por meio da Gerência de Alimentação e Nutrição convida para o encontro “Sabores e Sentidos: A expressão da Alimentação e Nutrição”, dia 19 de novembro, na Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser.

Este encontro celebra duas datas significativas, os 10 anos do Guia Alimentar para a População Brasileira e os 25 anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). O evento visa promover uma reflexão aprofundada sobre os progressos nas áreas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), além de fomentar o debate sobre políticas públicas que incentivem uma alimentação adequada e saudável.

De acordo com o gerente de Alimentação e Nutrição da SES, Anderson Holsbach, o encontro terá como objetivo principal suscitar propostas intersetoriais, reunindo profissionais da saúde, nutrição, educação, assistência social e demais áreas envolvidas na promoção da saúde e do bem-estar da população.

“Esperamos contribuir para o fortalecimento das políticas públicas locais e regionais, incentivando a adoção de práticas alimentares saudáveis, promovendo a qualidade de vida da população de Mato Grosso do Sul e suscitando propostas para a efetivação de SAN e soberania alimentar. Este é um momento único para reforçar a importância da alimentação saudável e adequada como um direito de todos, assim como a necessidade da transversalidade nas ações de promoção da saúde”, ressalta Anderson Holsbach.

O gerente de Alimentação e Nutrição enfatiza que os participantes terão a oportunidade de compartilhar experiências, discutir desafios e apresentar soluções inovadoras que possam ser aplicadas em Mato Grosso do Sul.

A programação incluirá palestras, mesas-redondas e dinâmicas de grupo, onde especialistas e representantes da sociedade civil estarão presentes para abordar temas relevantes e atuais sobre a alimentação e nutrição no Brasil e suas implicações locais.

Até o dia 25 de outubro as inscrições serão exclusivas para profissionais e gestores das Secretarias Municipais de Saúde, após essa data as vagas remanescentes serão abertas para profissionais de outros setores da sociedade.

Em caso de dúvidas entrar em contato pelo telefone (67) 3318-1617 ou pelo e-mail atanenutri@gmail.com. Falar com Anderson Holsbach, Carolina raposo, Glaucia Nunes ou Márcia Cristaldo.

Serviço

Evento: Sabores e Sentidos: A expressão da Alimentação e Nutrição

Data: 19 de novembro de 2024

Horário: 07h30 às 17h

Local: Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, Av. Sen. Filinto Müller, 1480 – Bairro Ipiranga

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Saúde

Qualificação e gestão eficiente dos recursos são o foco do 22º Encontro Estadual de Auditores do SUS de MS

O evento é voltado aos auditores e autorizadores do SUS em Mato Grosso do Sul, entre auditores federais e estaduais, autorizadores estaduais, além da participação de auditores municipais de 17 municípios do Estado.

Publicado

on

Qualificação e gestão eficiente dos recursos do Sistema único de Saúde (SUS) foram debatidos no 22º Encontro Estadual de Auditores do SUS de Mato Grosso do Sul (EaSUS 2024), promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Diretoria da Auditoria, Controle e Avaliação no SUS (AudSUS) nesta quarta-feira (13), no Auditório da OAB-MS.

O evento é voltado aos auditores e autorizadores do SUS em Mato Grosso do Sul, entre auditores federais e estaduais, autorizadores estaduais, além da participação de auditores municipais de 17 municípios do Estado.

O Encontro tem por objetivo qualificar os auditores da SES e propiciar integração entre os componentes federal, estadual e municipais de auditoria, promovendo uma gestão eficiente dos recursos do SUS no Estado. Esta proposta visa constituir uma rede coesa, uniforme e sustentável no que se refere à realização da atividade de auditoria para o controle da aplicação dos recursos e das ações ofertadas por meio das políticas e programas executados no SUS.

“A auditoria do SUS desempenha um papel crucial na tomada de decisões gerenciais. Para que possamos implementar processos de qualidade, é essencial que identifiquemos nossas lacunas. É fundamental desenvolvermos a capacidade de interpretar os processos que gerenciamos dentro do SUS, garantindo assim a nossa responsabilidade de atender ao usuário de maneira adequada. A entrega dos serviços deve ser equiparada, independentemente de serem prestados pelo sistema público ou pela saúde suplementar. É nosso dever garantir que o que produzimos seja oferecido com qualidade, dignidade e eficiência”, afirma a secretária adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone.

O Auditor-Geral do Departamento Nacional de Auditoria do SUS do Ministério da Saúde (Denasus), Alexandre Alves Rodrigues, destacou a retomada do diálogo de todos os componentes do Sistema Nacional de auditoria e que o órgão cumpre suas diretrizes para o aperfeiçoamento dos serviços prestados. “Durante quase dois anos à frente do departamento, uma prioridade tem sido a aproximação com estados e municípios. Nesse período, temos debatido intensamente o desafio da sustentabilidade do sistema nacional de auditoria, considerando o papel do Denasus como órgão central nesse processo”, avalia.

No encontro foram abordados os seguintes temas:

  • “Auditoria além da conformidade: aspectos inovadores para agregar valor ao SUS”
  • “Características Fundamentais do Auditor”
  • “Ética e auditoria em saúde: desafios e possibilidades”
  • “Inteligência Artificial aplicada aos serviços de auditoria, controle e avaliação”
  • “Apresentação e informes sobre o Comitê Nacional do Sistema Nacional de Auditoria do SUS”
  • “Roda de conversa – Identidade da Auditoria Interna do SUS: Desafios do Presente e Perspectivas Futuras”

Estiveram presentes no Encontro o Diretor da AudSUS, Wagner Silva, a superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso, além de secretários e representantes das secretarias municipais de saúde dos municípios.

Participam do evento auditores do SUS de: Aquidauana, Aparecida do Taboado, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia Terenos e Três Lagoas.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Saúde

Ministro e Geraldo assinam ordem de serviço para 2ª etapa em hospital de Dourados

Durante a cerimônia que contou com a participação de diversas autoridades, o Governador Eduardo Riedel elogiou a bancada sul-mato-grossense

Publicado

on

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 13 de novembro, no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, o Ministro da Educação Camilo Santana, junto com o Deputado Federal Geraldo Resende (PSDB-MS) e o Presidente da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), Arthur Chioro, assinaram a ordem de serviço que dá início às obras da segunda etapa do Hospital da Mulher e da Criança de Dourados.

Durante a cerimônia que contou com a participação de diversas autoridades, o Governador Eduardo Riedel elogiou a bancada sul-mato-grossense: “Não existe bancada federal mais comprometida com investimentos, do que a de Mato Grosso do Sul”, salientou, complementando: “Nossa gratidão ao Geraldo Resende por pensar com maturidade em nosso Estado”.

Os investimentos para essa nova fase, que começou a ser levantada há poucos dias, somam R$ 28 milhões, e foram conquistados pelo Deputado Geraldo, foi ele quem garantiu a inclusão dos valores no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. Com o novo bloco, serão construídos 80 leitos, sendo 20 leitos de UTI Pediátrica (térreo), 30 leitos de UCI – Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal convencional, e 10 leitos de UCI Neonatal Canguru (no primeiro pavimento superior) e 20 leitos de UTI Neonatal (no segundo piso).

Ao todo, serão investidos R$ 33 milhões na estrutura do Hospital Universitário de Dourados, esses R$ 5 milhões a mais, além dos R$ 28 milhões do PAC, também foram viabilizados por meio de intervenções do Deputado Geraldo Resende. O reitor da UFGD, Jones Dari Goettert destacou a relevância do parlamentar sul-mato-grossense nessa conquista. “Esse é um momento importante e eu quero ressaltar o papel do Deputado Geraldo Resende, que representou a Universidade e os interesses da saúde pública junto com a gente no MEC e no Governo Federal. Um grande parceiro!”

Reformas e ampliações

Além da construção do novo bloco do Hospital da Mulher e da Criança, o aumento da oferta de serviços com a segunda etapa vai demandar a reforma e ampliação de duas estruturas atuais do HU (Hospital Universitário): a farmácia e a lavanderia hospitalar, ambas já com recursos disponíveis.

As obras de revitalização da farmácia do HU de Dourados e da lavanderia preveem, entre outros objetivos, a ampliação para suportar a expansão de leitos e serviços assistenciais advindos da obra do Hospital da Mulher e da Criança (fase 1 e fase 2). A farmácia vai demandar investimento de R$ 2,2 milhões com prazo estimado de execução de nove meses. Já a reforma e ampliação da lavanderia vai demandar recursos de R$ 1,04 milhão, e o prazo de entrega é de oito meses.

Primeira etapa

A primeira etapa do Hospital da Mulher e da Criança, em funcionamento, foi ativada em janeiro de 2022, e demandou um investimento, em recursos federais, da ordem de R$ 37,4 milhões.

A estrutura existente consiste em Pronto Atendimento Pediátrico (sete leitos), Pronto Atendimento Ginecológico e Obstétrico (oito leitos), Clínica Obstétrica (maternidade) com 35 leitos, Centro Obstétrico com quatro salas cirúrgicas e cinco leitos; e Centro de Parto Normal com cinco quartos de internação PPP, em uma área de edificação de 7.093,63 metros quadrados.

Nova conquista

O Deputado Geraldo Resende comemora: “Lutamos e conseguimos edificar, em Dourados, a primeira fase do Hospital da Mulher e da Criança, que é uma unidade hospitalar com altíssimo padrão de estrutura física e atendimento. Agora, conquistamos essa nova fase, o segundo bloco, que vai completar o sonho que acalentamos há mais de quinze anos e proporcionar aqui, o que sempre pregamos: a oferta de serviços de alto padrão para todas as pessoas que usam a saúde pública, que é o SUS”.
 

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67