fbpx
Connect with us

Cidades

Setembro Verde: ALEMS atuando no incentivo à doação de órgãos

Há 24 anos a Assembleia Legislativa atua no incentivo à doação de órgãos e tecidos

Publicado

on

Eram mais de 40 mil brasileiros que esperavam por um transplante em 2020, a chamada lista de espera por órgãos agora ainda é maior, consequência da pandemia da Covid-19. São 50 mil pessoas que ainda têm que lidar com queda na taxa nacional de doadores nos anos anteriores, que foi de 12,7%, em 2019 e 2020. Desde 1993, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) tem atuado na sensibilização da população sul-mato-grossense no incentivo à doação de órgãos e tecidos. A Lei 1.414, de 13 de setembro de 1993, de autoria do deputado Cícero de Souza, instituiu a Semana Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos no Estado.

O deputado Renato Câmara (MDB) propôs uma alteração na lei, que resultou na Lei 5.410, de 2 de outubro de 2019, e a campanha passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul. Assim, a semana de 21 a 27 de setembro é dedicada à promoção e ao apoio à doação de órgãos e tecidos para fins de transplantes e sensibilizar a população sobre a importância do tema.

Renato Câmara falou sobre o tema. “A Semana Estadual de Doação de Órgãos veio no sentido de divulgar a importância da doação de órgãos, porque existe ainda muito preconceito. A doação de órgãos é fundamental para salvar vidas, é preciso então deixar as informações claras, o debate com a comunidade, esclarecendo as dúvidas das pessoas, teremos condições de avançar neste sentido, salvar vidas com a doação de órgãos”, ressaltou o autor da lei.

Claire Miozzo, coordenadora da Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul (CET-MS), falou sobre o Setembro Verde. “Neste mês de setembro, comemoramos o mês do doador de órgãos e tecidos para transplantes e solicitamos a várias instituições a aderirem a essa campanha iluminando as fachadas na cor verde, com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância desse assunto. Precisamos conversar sobre doação de órgãos e tecidos, e deixar claro nossa vontade de ser doador, pois quem autoriza a doação de órgãos e tecidos é a família”, relatou.

“Atualmente na CET-MS temos quatro pessoas aguardando um coração, 147 aguardam rins e 262 aguardando um transplante de córneas. Em 2020, foram realizados três transplantes de coração, 23 de rins, e 103 de córneas. Este ano já foram transplantados em Mato Grosso do Sul um coração, 85 córneas e sete pessoas receberam rins”, informou Claire Miozzo.

Claire Miozzo fala sobre o trabalho executado pela Central Estadual de Transplantes. “Estou na coordenação da CET-MS desde 2003. Tivemos muitos desafios e muitas conquistas nesses anos e trabalhamos gerenciando as atividades de transplantes em âmbito estadual 24h por dia, sete dias por semana. É um trabalho apaixonante. Sabemos que o processo de doação e dos transplantes é uma tarefa de muita responsabilidade, mas é muito gratificante, pois fazemos parte de lindas histórias de vidas de muitas pessoas”, declarou.

A mensagem que a coordenadora da Central de Transplantes deixa a toda população sul-mato-grossense fala sobre empatia com a dor do próximo. “Agradeço a Deus pelas famílias que no momento de dor, dizem sim a doação de órgãos e tecidos, pois, graças a esse gesto de amor, muitas vidas são salvas. Doe órgãos, doe vida! Converse com sua família, diga sim à doação de órgãos e tecidos!”, disse Claire Miozzo.

Transplante na pandemia

Lorena Teixeira Webster conta sobre o diagnóstico do Lúpus em 2013.  “Fiquei doente em 2013 com o diagnóstico de Lúpus que afetou minha função renal. Na época cheguei a fazer diálise peritoneal por cinco meses e então recuperei um pouco da função e consegui sair da diálise, controlando por meio de dieta. Ainda assim o médico que tratava do meu caso disse que eu precisaria futuramente de um transplante”, disse.

Lorena contou como foi a evolução da doença e o processo para marcar a cirurgia de transplante. “Durante esse tempo acompanhamos de perto a evolução da doença e, no final de 2018, ele me disse que chegou a hora de nos prepararmos para o transplante. Foi então que eu e minha família iniciamos os exames e eu consegui dois doadores compatíveis, meu esposo e meu irmão. Os médicos escolheram o meu marido por ser o mais velho. Aí marcamos a cirurgia algumas vezes, mas teve que ser adiada por causa da pandemia. Fiquei um pouco frustrada, mas aceitei numa boa, porque eu também estava com medo de estar no hospital na pandemia. E durante esse tempo eu tive que controlar a alimentação, ajustar o remédio da pressão, aumentar a injeção que eu tomava devido à anemia e fazer o acompanhamento médico mensal”, relatou.

“Ainda está bem recente. Estou bem, em casa, só algum incômodo por causa da cirurgia, o que é normal, mas estou sem dor, o apetite já melhorou também, pois antes eu estava sempre enjoada e era difícil comer. Não estou tomando mais remédios para controlar a pressão arterial, e os resultados dos meus exames estão bons”, contou Lorena sobre a cirurgia de transplante, realizada recentemente.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Cidades

Prefeitura de Dourados e DSEI-MS assinam parceria para construção de poços de água nas aldeias

O termo tem como objetivo a melhoria do sistema de abastecimento de água nas terras indígenas das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados e o DSEI-MS (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul) assinaram nesta sexta-feira (22), um Termo de Parceria, que tem como objetivo a melhoria do sistema de abastecimento de água nas terras indígenas das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho, que são assistidas pelo DSEI-MS e situadas no município.  O documento traz cláusulas que determinam as ações de Saneamento Ambiental em atividade de Sistema de Abastecimento de Água (SAA), na forma de Melhorias dos SAA das aldeias, como a construção de poços tubulares para o abastecimento de água dos moradores, que sofrem há tempos com esse problema de falta de água.

Assinaram o Termo de Parceria, o prefeito Alan Guedes e o coordenador do Dsei-MS, Lindomar Ferreira. “A assinatura deste documento é um momento especial para nossa comunidade que está muito carente da falta de água em pleno século 21. Esse termo vai proporcionar a nossa comunidade receber esse benefício que vai de encontro a necessidade de toda a população. O próximo passo é a licitação por parte do município para que possamos dar início a perfuração do poço na comunidade Jaguapiru.”, comemora Lindomar.

“A questão da distribuição de água potável nas reservas de Dourados é um problema histórico. Assinamos hoje uma parceria com o DSEI-MS, parceria com a bancada federal através do senador Nelsinho, tudo isso para que a gente possa avançar. Temos hoje recurso para um poço, o primeiro que será na Aldeia Jaguapiru, mas o termo já contempla Bororó e Panambizinho. Agora é hora das lideranças políticas de Dourados, assim como eu, procurar a bancada estadual, federal para viabilizar os recursos e que eles possam ser aplicados de maneira adequada na perfuração de novos poços. E a gente espera apoio do Governo Federal e do Governo do Estado juntos, que são os maiores entes que também podem nos ajudar. Esse é um problema que aflige a todos, mas quem tem potencial financeiro para dar uma solução definitiva de fato é o Governo Federal. Uma solução que de fato contemple as comunidades indígenas de Dourados, que há tanto tempo sofrem com a falta de água potável”, pontua Alan.

A primeira emenda parlamentar direcionada para o projeto foi do Senador Nelsinho Trad. O recurso no valor de R$ 250 mil será investido na Aldeia Jaguapiru, onde será perfurado o primeiro poço. Essa emenda foi solicitada pelo vereador Marcelo Mourão (PL).

Dentre os termos acordados na parceria estão que os projetos construtivos de poços tubulares serão elaborados pelos geólogos do DSEI-MS e encaminhados para a Prefeitura de Dourados para realização de orçamento. Já os projetos, planos, estudos e orçamentos referentes à rede de abastecimento de água (adutora e distribuição), à reservação, à parte elétrica, à infraestrutura, à construção de poços tubulares e ao conjunto de bombeamento deverão ser elaborados pela Prefeitura e encaminhados ao DSEI-MS para elaboração de Parecer Técnico com o objetivo de validação dos mesmos, assegurando que estejam em conformidade com os padrões da SESAI. Somente após parecer(es) técnico(s) emitido(s) pelos técnicos do DSEI-MS, aprovando os projetos, planos, estudos e orçamentos apresentados pela Prefeitura, os projetos poderão ser considerados válidos e aplicáveis às Terras Indígenas em questão.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura e Estado discutem estratégias para políticas de igualdade racial em Dourados

Ações deverão ser colocadas em prática a partir de 2025

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados, através da Subsecretaria de Igualdade Racial, realizou nesta quinta-feira (21) uma reunião entre o coordenador especial de Política de Promoção da Igualdade Racial, Jonathan Tibério Pereira, e a assessora técnica da Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Irineia Lina Cesário. O encontro realizado à pedido do Prefeito Alan Guedes, teve como foco principal a organização da Conferência Municipal de Igualdade Racial e o alinhamento das estratégias junto ao Estado.

“Tendo em vista a presença de Irineia em Dourados para a Semana da Consciência Negra, organizamos essa agenda para alinhar a política de igualdade racial do Estado com o nosso plano de ação para 2025. Já pensando na reestruturação da coordenação”, explica Jonathan Tibério.

Além de discutir os preparativos do evento, os representantes debateram estratégias para ampliar a participação popular nas políticas públicas voltadas à promoção da equidade racial. Segundo o coordenador, o município está comprometido em construir um espaço plural, onde as demandas da comunidade negra e dos povos originários sejam ouvidas e transformadas em ações efetivas.

A prefeitura segue empenhada em fortalecer as políticas inclusivas, reafirmando seu compromisso com a diversidade e a igualdade.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67