fbpx
Connect with us

Esportes

Cerimônia de entrega de troféus da 2ª Corrida dos Poderes premia vencedores e celebra união pelo esporte

Celso Roberto de Oliveira, professor de Educação Física aposentado, tem 65 anos e uma vida dedicada ao atletismo e à promoção do esporte

Publicado

on

O Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, recebeu a cerimônia de entrega de troféus da 2ª Corrida dos Poderes, nesta quarta-feira (30). Os primeiros colocados de todas as categorias etárias, dos percursos de 5 e 10 km, subiram ao palco para receber a premiação em um evento que salientou principalmente a importância da união entre servidores públicos e do cuidado com a saúde.

A primeira-dama de Mato Grosso do Sul e embaixadora da Corrida dos Poderes, Mônica Riedel, celebrou o sucesso da segunda edição do evento, que reuniu cerca de cinco mil participantes no último sábado (26), destacando o impacto positivo tanto para os servidores quanto para o público geral. Ela ressaltou a importância de unir a prática esportiva a causas sociais, como as campanhas promovidas durante a corrida.

“Estou muito feliz porque conseguimos unir, em um evento, uma comemoração importante que é o Dia do Servidor. Foi a Corrida dos Poderes em prol do Dia dos Servidores, e, além disso, juntamos duas campanhas que foram muito especiais: a ‘Todos por Elas’ e a Caixa Encantada, para arrecadação de brinquedos. A arena estava com uma energia muito boa, um ambiente realmente especial. Com essa segunda edição tão bem-sucedida, só tenho a comemorar, e isso nos motiva a continuar melhorando, para que a terceira corrida seja ainda melhor,” destacou Mônica Riedel.

Secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, e profissional de Educação Física, Marcelo Miranda classificou a Corrida dos Poderes como um evento que integra e valoriza o Dia do Servidor Público, tornando-se cada vez mais consolidado no calendário estadual. Ele enfatizou o impacto positivo da união dos poderes em uma iniciativa que aproxima a população das instituições, promovendo saúde e qualidade de vida.

“É muito bacana ver essa união dos poderes em uma festa que se torna cada vez mais um grande evento. O que vimos sábado (26) na Corrida dos Poderes foi a força do esporte para unir e motivar as pessoas. Presenciei a dedicação dos servidores e foi uma grande satisfação ver tantas famílias e crianças participando e vivenciando essa energia, o que nos inspira a promover eventos cada vez mais inclusivos e voltados à qualidade de vida”, afirmou o secretário.

Celso Roberto de Oliveira, professor de Educação Física aposentado, tem 65 anos e uma vida dedicada ao atletismo e à promoção do esporte. Sua história com a corrida de rua começou em uma época em que Mato Grosso do Sul ainda estava em processo de criação. Em 1977, participou de sua primeira corrida oficial, com trajeto que ligava o pontilhão do estádio Morenão ao Centro da capital, no encontro das ruas 14 de Julho e Dom Aquino. Para ele, a corrida ficou gravada na memória pela intensa atmosfera que refletia o momento histórico de divisão do estado.  “Aquela corrida foi o início de tudo, dali para cá foi só paixão”, recordou o corredor, que já percorreu o Brasil para competir, incluindo a São Silvestre.

A corrida tem sido uma prática habitual em sua vida, mas também uma missão: ao longo de 40 anos, Celso influenciou gerações de novos atletas ao trabalhar com iniciação esportiva nas escolas estaduais da capital, por meio do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), programa de treinamento esportivo escolar coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) junto à SED (Secretaria de Estado de Educação). Na Corrida dos Poderes, além de faturar o troféu de ouro na prova de 5 km, categoria acima de 60 anos, o aposentado reencontrou essa mesma paixão ao lado de antigos amigos e de novos entusiastas.

“Essa corrida do servidor é uma das mais legais que eu já participei. Ela permite reencontrar amigos de longa data, é uma oportunidade única para socializar e celebrar. Hoje em dia, as corridas no Brasil todo estão se transformando em festivais, e é muito gratificante ver isso acontecer em Campo Grande. A corrida se torna mais do que uma competição, é uma confraternização que reúne pessoas que compartilham a mesma paixão pelo esporte”, detalhou Celso, que fechou a prova em 24min08s.

Celso Oliveira subiu ao lugar mais alto do pódio

Lúcia Aguiar Pinheiro, de 56 anos, servidora pública e maratonista experiente, compartilha seu entusiasmo pela corrida de rua. Para ela, a Corrida dos Poderes tem se tornado um evento de grande importância no estado. A corredora alcançou, pelo segundo ano consecutivo, o troféu de prata na prova dos 10 km, na classe etária de 50 a 59 anos, com a marca de 56min26s.

“Essa corrida é simplesmente maravilhosa. Participei no ano passado e conquistei o segundo lugar na minha categoria. O que me encanta é ver o crescimento do número de atletas a cada edição, especialmente entre os servidores. Para quem está começando, a mensagem é clara: se você ainda não corre, comece caminhando. Esse é o primeiro passo para descobrir a alegria de participar de corridas de 5 ou 10 km. Estou ansiosa para o próximo ano, quem sabe um ouro venha a caminho”, disse Lúcia.

Vitor Frazão Athanazio, de 23 anos, ficou sabendo da Corrida dos Poderes pelas redes sociais. Em sua primeira participação, ao lado da namorada, o estudante de arquitetura conquistou o terceiro lugar na prova de 10 km, faixa etária de 20 a 29 anos, com o tempo de 44min10s.

“Como já treino no Parque dos Poderes há um tempo, não podia perder a oportunidade de participar, especialmente porque era gratuita. Chegar ao pódio na minha primeira corrida é a recompensa por todo o esforço: acordar cedo e cuidar da alimentação. Treinar me trouxe disciplina e um foco em cuidar da saúde. O mais legal foi ver pessoas de todas as idades correndo; é inspirador perceber que cada vez mais pessoas, inclusive os mais idosos, estão se dedicando ao bem-estar”, ressaltou Vitor.

A 2ª Corrida dos Poderes foi realizada pela FAMS (Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul), com organização do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), e apoio da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Poder Judiciário, MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul).

Confira aqui todos os resultados da 2ª Corrida dos Poderes. Veja também mais fotos da premiação neste link.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Esportes e música movimentam encerramento do Festival de Praia 2024 em Aparecida do Taboado

O evento, realizado às margens do Rio Paraná, atraiu moradores e visitantes com uma programação diversificada, marcando o encerramento do projeto deste ano.

Publicado

on

O Festival de Praia 2024 encerrou sua temporada com um fim de semana repleto de atividades em Aparecida do Taboado. O evento, realizado às margens do Rio Paraná, atraiu moradores e visitantes com uma programação diversificada, marcando o encerramento do projeto deste ano.

Com entrada gratuita, o festival ofereceu um amplo leque de atividades, como esportes de aventura, competições, recreação e apresentações musicais. Entre os destaques, estiveram o passeio ciclístico, o circuito cross de aventura e as disputas de beach tennis, futevôlei e vôlei de praia, além de uma praça de alimentação variada e espaços destinados à recreação infantil, que garantiram diversão para todas as idades.

Promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), o Festival de Praia passou, ao longo de 2024, por cinco municípios: Bela Vista, Coxim, Bonito, Sonora e Aparecida do Taboado. O evento reuniu cerca de 620 atletas e atraiu mais de 3 mil pessoas em atividades esportivas e de lazer durante toda a temporada.

Titular da Setesc, Marcelo Miranda enfatizou a relevância do evento para o turismo e lazer no estado, destacando a união entre esporte e cultura. “O Festival de Praia é uma iniciativa que vai além das competições. Ele promove o bem-estar, movimenta a economia local e valoriza as cidades do interior, trazendo lazer e integração para a população de Mato Grosso do Sul”.

O diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, destacou o impacto do festival na promoção dos esportes de areia no estado. “Os esportes de areia têm crescido e conquistado cada vez mais adeptos. Nossa intenção ao levar o Festival de Praia ao interior é incentivar a prática esportiva em Mato Grosso do Sul, promovendo saúde, lazer e integração entre os participantes”.

As apresentações musicais também foram um atrativo especial no encerramento. No sábado (16), o grupo Kim Karametade agitou o público com clássicos do pagode. Já no domingo (17), o ArteSamba encerrou a programação com uma performance animada, reunindo famílias e amigos em uma celebração vibrante.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Estudantes-atletas de MS representarão o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares

O evento contará com a participação de 232 brasileiros, incluindo estudantes-atletas, comissão técnica, médicos, fisioterapeutas e equipe de liderança.

Publicado

on

Entre os dias 1º e 11 de dezembro, será realizada em Bucaramanga, na Colômbia, a 28ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares. Organizado pelo Conselho Sul-Americano de Desporto em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e o Ministério do Esporte, o evento contará com a participação de 232 brasileiros, incluindo estudantes-atletas, comissão técnica, médicos, fisioterapeutas e equipe de liderança.

Os Jogos Sul-Americanos Escolares reúnem atletas de 12 países, que competirão nas modalidades de atletismo, atletismo para pessoas com deficiência intelectual, natação, paranatação, judô, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, basquetebol 3×3, handebol, voleibol e futsal, tanto no masculino quanto no feminino. Mato Grosso do Sul, será representado por três atletas na competição internacional.

Entre as atletas convocadas está Janaina de Lima Colman, de 13 anos, natural de Ponta Porã, que competirá na prova de lançamento de martelo no atletismo. Beneficiária do programa Bolsa Atleta do Governo de Mato Grosso do Sul e integrante do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), a atleta conquistou recentemente a medalha de ouro no lançamento de martelo nos JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) para estudantes de 12 a 14 anos, realizados em outubro, em Recife (PE).

“Pratico o lançamento de martelo há um ano e meio, e é minha paixão. Minha expectativa é bater meu recorde, disputar o pódio e representar bem o meu país”, afirma a jovem atleta.

A judoca Ana Clara Alegre, de 13 anos, representante de Aquidauana, participará do Campeonato Sul-Americano. Com sete anos de dedicação ao judô, Ana é beneficiária da Bolsa Atleta do Governo do Estado. Neste ano, ela conquistou a medalha de ouro nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), resultado que garantiu sua classificação para a competição internacional.

 

Outra representante sul-mato-grossense será Maria Eduarda da Silva, de 14 anos, de Três Lagoas, também do atletismo, que disputará a prova dos 80 metros com barreiras. Maria, também beneficiária do Bolsa Atleta e participante do Prodesc, garantiu sua convocação ao campeonato sul-americano ao conquistar a medalha de prata no JEBs.

“A importância desse campeonato é dar visibilidade e novas oportunidades para atletas como eu. Minha expectativa é melhorar minha marca, ficar entre as oito melhores e, se Deus quiser, chegar ao pódio”, destaca Maria.

A diretora de Políticas de Formação Esportiva da Fundesporte, Karina Quaini, foi convidada pela CBDE para integrar a delegação brasileira como delegada de modalidade esportiva.

“Fui convocada pela CBDE e pela FEEMS (Federação de Esporte Escolar de Mato Grosso do Sul) devido à minha participação desde a primeira edição como chefe de delegação de Mato Grosso do Sul. A expectativa é de muito aprendizado; participar de um evento sul-americano certamente nos trará novos conhecimentos. É uma oportunidade de troca de experiências e de conhecer pessoas de outros 12 países do continente, o que nos enriquece muito”, ressalta Karina.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Atleta do Sesi é convocado para treinamento com a seleção brasileira de futebol para amputados

A atividade faz parte da preparação para a Copa do Mundo da modalidade de 2026

Publicado

on

O atleta do Sesi MS Patrick Pisoni foi convocado para a segunda fase de treinamentos com a seleção brasileira de futebol para amputados, que será realizada na próxima semana em Fortaleza. Na ocasião, os atletas vão encarar amistosos com duas seleções africanas.

A atividade faz parte da preparação para a Copa do Mundo da modalidade de 2026. Este será o segundo ciclo de Copa do Mundo de Patrick. Em 2022, ele defendeu as cores do Brasil no mundial da Turquia, quando a seleção terminou em sexto lugar.

“As expectativas são as melhores, toda vez que sou chamado para treinar com a seleção brasileira, poder representar o meu país, é uma sensação muito boa. Estou muito feliz de participar de mais esse ciclo de Copa do Mundo, agora como atleta do Sesi. Espero honrar o nome dessa instituição que eu tenho o maior respeito e admiração e, se Deus quiser, levar o Sesi Esporte comigo até a Copa do Mundo”, ressaltou.

Patrick embarcou na última quinta-feira (14/11) para Fortaleza, porque antes do treinamento com a seleção brasileira, disputa a série A do Campeonato Brasileiro de Futebol para Amputados, com a equipe Pantanal Esporte Clube, de Campo Grande.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67