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Cidades

Para arrecadar brinquedos, Governo de MS lança a campanha ‘Caixa Encantada’

No ano passado a campanha arrecadou mais de 45 mil brinquedos, que garantiram um Natal mais feliz para milhares de crianças e adolescentes atendidas por aproximadamente 300 instituições cadastradas.

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Para arrecadar brinquedos que serão entregues para crianças atendidas por aproximadamente 300 instituições em Campo Grande e no interior de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (14), a campanha “Caixa Encantada”.

A iniciativa tem como madrinha a primeira-dama Mônica Riedel, e é organizada pela SAD (Secretaria de Estado de Administração) e o titular da pasta, Frederico Felini, com o apoio de servidores que atuam como multiplicadores em todas as secretarias, além de órgãos, entidades e empresas parceiras.

“Essa campanha é muito importante, o brinquedo faz parte da infância e toda criança quer ter um brinquedo. E a gente poder levar esse brinquedo é gratificante, além de atenção, que é uma das coisas que as crianças mais precisam hoje em dia. Eu fico muito feliz, de dar visibilidade a essa campanha, que é dos servidores, que participam da vida da comunidade”, disse Mônica Riedel.

No ano passado a campanha arrecadou mais de 45 mil brinquedos, que garantiram um Natal mais feliz para milhares de crianças e adolescentes atendidas por aproximadamente 300 instituições cadastradas.

“Essa arrecadação vai atingir e beneficiar as entidades do Estado todo. As instituições vão se cadastrar por meio de um formulário para que a gente possa dar maior transparência e buscar mais informações sobre as entidades e a situação delas em todo o Mato Grosso do Sul. Esperamos atingir novamente essa meta, de arrecadar aproximadamente 45 mil brinquedos”, disse o secretário da SAD, Frederico Felini.

A campanha foi lançada ontem (13) durante o show do Jota Quest, no MS ao Vivo especial – em comemoração ao aniversário de 47 anos de criação de Mato Grosso do Sul – que aconteceu no Parque das Nações Indígenas. Com a coletiva de imprensa realizada hoje (14), a ação passa a receber as inscrições das entidades beneficiadas que seguem até o dia 14 de novembro. A arrecadação dos brinquedos vai acontecer até o dia 29 de novembro. Já a entrega pelas instituições começa na primeira semana de dezembro, logo após o período de triagem das doações.

“A gente pede a doação de brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação, e que sejam seguros. E vamos fazer um evento, para trazer algumas das crianças para um dia de diversão, é uma experiência, além do brinquedo. Fizemos no ano passado, muitas nunca tinham saído do próprio bairro. Então é um momento para ficar na memória delas”, explicou a primeira-dama Mônica Riedel.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Dom Antônio Barbosa, Rubens Alcântara, participou do lançamento da campanha como representante das instituições beneficiadas. “Sou muito grato por esta ação, pois o brinquedo é um presente, e tem significado especial para as nossas crianças da periferia. Se não fosse essa campanha, a maioria das crianças não ganharia presente de Natal. Então o Estado está de parabéns, estendendo a mão para quem mais precisa”.

A reformulação do processo de cadastramento das entidades beneficiadas, é uma das novidades da campanha. A partir desta edição as instituições que querem se cadastrar para receber as doações devem se inscrever por meio de um formulário. As inscrições começam hoje (14) e terminam em 14 de novembro, com a análise das entidades realizada pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos).

A campanha conta anda com o empenho e a contribuição de funcionários públicos e de outras pessoas que se solidarizaram com a ação.

“Ser multiplicadora é ajudar no engajamento dentro do órgão, com os demais servidores, ajudar com que a campanha tenha o maior número de arrecadação possível dentro daquele órgão e na organização da sua instituição, quando os brinquedos forem arrecadados, no armazenamento até que seja feita a coleta. A gente consegue perceber o impacto dessa ação na vida de muitas crianças”, afirmou a servidora Ana Gabriele Fonseca, da SAD.

Além de Campo Grande, a ‘Caixa Encantada’ é realizada em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, por meio das Forças de Segurança Pública e da SED (Secretaria de Estado de Educação).

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Alan Guedes deixa legado de eventos que geraram oportunidades para artistas e comerciantes

O Dourados Brilha, retomado com força na gestão de Alan Guedes, se consolidou como uma das maiores festas de fim de ano da região.

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A gestão do prefeito Alan Guedes em Dourados será lembrada por um legado de grandes eventos culturais que movimentaram a economia local e fortaleceram a cultura da cidade. Entre os principais destaques estão o Dourados Brilha, a Festa Junina, o Giro Cultural e as parcerias que proporcionaram visibilidade a artistas locais e oportunidades para pequenos comerciantes.

O Dourados Brilha, retomado com força na gestão de Alan Guedes, se consolidou como uma das maiores festas de fim de ano da região. Realizado na Praça Antônio João, o evento não só encantou famílias com atrações como a icônica roda gigante e shows variados, mas também aqueceu a economia local. Ambulantes, food trucks e comerciantes do centro expandiram suas operações, gerando renda e movimentação.

“Essa festa não é apenas lazer, é um momento de união da cidade e de estímulo ao empreendedorismo”, destacou Alan Guedes.
Outro marco da gestão foi a realização da 44ª Festa Junina, que reuniu milhares de pessoas em um espaço seguro e bem estruturado no Centro de Convenções. Com mais de 30 barracas de comidas típicas, shows nacionais e espaço para pequenos empreendedores, a festa destacou-se pela inclusão e pelo fomento cultural e econômico. 

Entidades sociais também foram beneficiadas, administrando barracas de alimentação e levando crianças carentes para aproveitar o parque de diversões. Paralelamente, a 12ª Feira da Reme, realizada no mesmo espaço, promoveu cerca de 70 empreendedores locais, ampliando as oportunidades de negócios.

O Giro Cultural também foi um símbolo do compromisso com a valorização dos artistas de Dourados. Com apresentações em diversos bairros, o projeto deu voz e palco a talentos regionais, garantindo maior acesso à cultura para a população.

Sob a liderança de Alan Guedes, eventos como esses criaram uma vitrine para a diversidade cultural da cidade, fortaleceram a economia local e deixaram um legado de inclusão e prosperidade. A marca da gestão foi transformar a cultura em motor de oportunidades, unindo tradição, inovação e impacto social.

(Fonte: DouradosNews. Foto: Divulgação)

 

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Dourados Brilha leva Natal aos bairros e distritos

O Papai Noel já passou pela Vila Macaúba, Distrito de Formosa, Jardim Santa Maria, Jardim Jóquei Clube, Jardim dos Estados, Vila Mary e Parque das Nações II

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A Prefeitura, através da Semc (Secretaria Municipal de Cultura) e Semds (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação), deu início ao Dourados Brilha 2024 na sexta-feira (29/11), com a abertura na Praça Antônio João. A celebração começou com queima de fogos e marcou a chegada do Papai Noel.

Desde então, o projeto tem levado o Natal aos bairros e distritos. Na segunda-feira (02/12), o Papai Noel foi até a Vila Macaúba e passou na Escola Municipal Coronel Firmino Vieira de Matos. Ele também andou pelas ruas do distrito de Formosa e visitou a Escola Municipal Padre Anchieta.

Na terça-feira (03), foi a vez do Jardim Santa Maria e Jardim Jóquei Clube, com visitas às Escolas Municipais Laudemira Coutinho de Melo e Profª Clori Benedetti de Freitas no período da manhã. À tarde, as celebrações continuaram no Jardim dos Estados e Vila Mary, na Escola Frei Eucário Schmitt, Albertina Pereira de Matos.
Nesta sexta-feira (06), o Papai Noel continua espalhando alegria no Parque das Nações II, passando na Escola Municipal Profª Antônia Cândida de Melo e na Etalívio Penzo, e de tarde pelo Jardim Guaicurus, indo até a Profª Maria da Conceição Angélica e finalizando o dia no Lar Santa Rita.

O Dourados Brilha 2024 segue com programações culturais na praça Antônio João de quinta a domingo. O evento conta com apoio do Governo do Mato Grosso do Sul, Inpasa, Spaten, Câmara Municipal de Dourados, Sanesul e Parque Diversões Azoia.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Procon de Dourados promove Campanha “Natal Legal”

O objetivo da campanha incentivar o consumo no comércio local

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A Prefeitura de Dourados, por meio do Procon, inicia nesta quinta-feira (5) a Campanha “Natal Legal”, com o objetivo de incentivar a educação para o consumo consciente e valorizar o comércio local. Com o lema “Menos excesso, mais essência”, a iniciativa busca orientar consumidores e fornecedores sobre escolhas responsáveis e reforçar o verdadeiro significado do Natal.

Entre as ações previstas, estão a divulgação dos direitos do consumidor nas compras de fim de ano e dicas para evitar armadilhas promocionais, comuns nessa época do ano. A campanha também incentiva a compra antecipada de presentes e a pesquisa de preços, destacando a possibilidade de variações significativas entre os estabelecimentos.

Durante o mês de dezembro, o Procon realizará uma programação especial, incluindo blitzes educativas com distribuição de panfletos informativos, divulgação de pesquisas de preços de produtos natalinos e ações de fiscalização com orientações às empresas da cidade.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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