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Infraestrutura

Com obras estruturantes, Governo prepara MS para o crescimento econômico e um futuro de oportunidades

Mato Grosso do Sul, onde o tráfego de cargas representa dois terços do fluxo nas rodovias, precisa dessas obras para sustentar o crescimento contínuo.

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O Governo de Mato Grosso do Sul está comprometido com um desenvolvimento que vá além do crescimento econômico imediato, visando o futuro das próximas gerações. A estratégia do governo estadual aposta em obras e ações que pavimentam o caminho para um futuro promissor, refletindo diretamente na melhoria da qualidade de vida dos sul-mato-grossenses e no desenvolvimento econômico das regiões.

O momento atual de crescimento em diversas frentes, impulsionado pela agroindustrialização, é o motor das obras em execução e planejadas pelo governador Eduardo Riedel. A Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) tem conduzido esses projetos, que interligam regiões e atraem capital privado, levando desenvolvimento para onde as pessoas vivem: os municípios.

“Estamos pensando em obras estruturantes, atraindo investimentos privados e preparando Mato Grosso do Sul para os próximos 30 anos e nos atentando a todos os matizes. Isso inclui rodovias, aeroportos e a integração do Estado com outras regiões e países. Ações com agilidade que tragam resultados para a população”, destacou o secretário Guilherme Alcântara de Carvalho em entrevista na sexta-feira (4).

Em 2023, foram investidos mais de R$ 2,3 bilhões em infraestrutura, e para 2024, o Governo vai investir mais de R$ 2,5 bilhões em obras e ações. Até 2026, estão previstos R$ 5 bilhões em novos investimentos, focados não apenas na infraestrutura rodoviária e obras urbanas, mas também na infraestrutura de áreas como saúde, educação, segurança, cultura, esporte e lazer.

Secretário explicou andamento da infraestrutura do Estado em entrevista ao programa Tribuna Livre, da rádio Capital FM de Campo Grande

Entre os projetos em andamento, destaca-se a restauração e construção de rodovias.

O secretário mencionou investimentos de US$ 200 milhões de dólares com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para restaurar mais de 800 km de estradas e, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – já contratados, com projetos adiantados, na ordem de R$ 2,3 bilhões, sendo R$ 300 milhões de contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul, para novas pavimentações e restauração de vias, em torno de 800 km em 14 rodovias.

Mato Grosso do Sul, onde o tráfego de cargas representa dois terços do fluxo nas rodovias, precisa dessas obras para sustentar o crescimento contínuo.

Outro projeto fundamental em andamento é a Rota da Celulose, que envolve a concessão de rodovias estaduais e federais, visando o desenvolvimento da Costa Leste do Estado. O pacote de concessões que vai à leilão na B3 (Bolsa de Valores do Brasil), em dezembro, inclui as rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395 e trechos das federais BR-262 e BR-267.

Além disso, o programa Municipalismo Ativo tem sido uma força motriz no desenvolvimento das cidades. Somente em 2024, 113 convênios foram firmados com as prefeituras, totalizando R$ 427 milhões, grande parte, aplicados em investimentos em obras de pavimentação asfáltica e drenagem de ruas e avenidas nos municípios.

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) já garantiu 169 obras em processo de licitação, totalizando R$ 1,1 bilhão, reforçando o compromisso de asfaltar 100% dos municípios do estado, meta estabelecida pelo governador Eduardo Riedel.

Radar do Desenvolvimento

 

O Governo está focado no futuro, com projetos estratégicos que abrangem a região pantaneira. Um total de 513 km de rodovias nessa área está recebendo investimentos estaduais, além de estudos para ligar os “Pantanais Sul-mato-grossense e Mato-grossense”, como a construção de uma ponte entre Corumbá (MS) e Porto Jofre, em Poconé (MT).

São cerca de 300 km para integração do Pantanal nos dois estados, encurtando o trajeto de Corumbá a Poconé em 913 km.

Outra iniciativa importante é a revitalização e operação da malha ferroviária, modernizando o escoamento de grãos, minerais e celulose. Até 2026, o Plano Aeroviário prevê um investimento de R$ 250 milhões em 17 municípios, com obras de implantação e restauração de aeroportos e aeródromos já em andamento.

A Sul-Fronteira, rodovia essencial para integrar importante região produtora e levar desenvolvimento a sete cidades entre Ponta Porã e Mundo Novo, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, também compõem o radar do desenvolvimento.

“Esses investimentos são planejados para abranger todas as regiões e garantir o desenvolvimento contínuo de Mato Grosso do Sul”, destacou o secretário Guilherme Alcântara.

Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesu

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Infraestrutura

Governo de MS investe R$ 4,7 milhões em ligação entre MS-162 e novo prolongamento em Maracaju

O projeto ainda visa melhorar o fluxo de veículos, facilitando a travessia de Maracaju de um extremo ao outro

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Com o compromisso de fortalecer o municipalismo, promover o desenvolvimento regional e trazer mais segurança para quem chega em Maracaju pela MS-162, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul homologou a licitação da obra de um novo investimento significativo no município.

A obra de infraestrutura urbana contempla a pavimentação asfáltica e a drenagem de águas pluviais na interseção da rodovia MS-162, no anel rodoviário, com o prolongamento da Avenida João Pedro Fernandes.

O investimento total é de R$ 4.704.999,92, reforçando o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento de Maracaju, uma das cidades estratégicas para o crescimento econômico do Estado.

O aviso de homologação da licitação, que está sob a responsabilidade da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) e da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), foi publicado na edição desta quarta-feira (16) do Diário Oficial do Estado (DOE).

O projeto ainda visa melhorar o fluxo de veículos, facilitando a travessia de Maracaju de um extremo ao outro. A Avenida João Pedro Fernandes, conhecida pelo seu modelo com canteiro central, meio-fio e iluminação, será ampliada para se conectar ao novo anel viário próximo à entrada da Escola Agrícola de Maracaju.

Esse prolongamento não só modernizará a infraestrutura viária da cidade, mas também desempenhará um papel vital na melhoria da mobilidade urbana para os cerca de 45 mil habitantes do município.

A obra é um exemplo de política que vem sendo executada no Governo de municipalismo ativo, onde os recursos são aplicados nos municípios e as necessidades locais são priorizadas, promovendo um ambiente de desenvolvimento equilibrado em todas as regiões.

A previsão é de que, com a conclusão da obra, a cidade passe a contar com uma infraestrutura mais moderna e eficiente, beneficiando não apenas os habitantes locais, mas também fortalecendo o corredor logístico de Mato Grosso do Sul na região.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Infraestrutura

Infraestrutura e desenvolvimento para todos: bases que tem trazido crescimento para MS aos 47 anos

Com um Governo municipalista, que atua em parceria com as prefeituras, para melhorar a vida das pessoas onde elas vivem: nos municípios.

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Neste aniversário em que Mato Grosso do Sul comemora seus 47 anos, o Governo de Mato Grosso do Sul celebra mais do que uma data histórica e a cultura de um povo diverso, festeja os avanços de um estado que prioriza o desenvolvimento voltado para seus cidadãos e cidadãs. Junto vem as conquistas recentes em infraestrutura que estão pavimentando o caminho para o desenvolvimento econômico sustentável e que apontam para um futuro de prosperidade.

Com um Governo municipalista, que atua em parceria com as prefeituras, para melhorar a vida das pessoas onde elas vivem: nos municípios. Ali o progresso da infraestrutura tem sido o motor para a melhoria da qualidade de vida em todos os cantos do Estado.

As ações integradas entre diversas secretarias, de um Governo que tem como base quatro pilares essenciais: próspero, verde, inclusivo e digital, quando dialogam com a infraestrutura, têm sido fundamentais para melhorar a mobilidade, conectar regiões, impulsionar a agroindústria e atrair novos investimentos, garantindo que os benefícios sejam percebidos nas cidades, no campo e nas áreas mais remotas.

Encurtando distâncias e ligando regiões

Um dos motores da economia sul-mato-grossense é o agronegócio, e a melhoria nas rodovias tem sido essencial para aumentar a competitividade do setor e criar novas oportunidades. Nos últimos anos, o governo estadual investiu significativamente na recuperação, implantação e pavimentação de rodovias estratégicas, facilitando o escoamento da produção e reduzindo o custo logístico para produtores e empresários.

De acordo com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), atualmente Mato Grosso do Sul ocupa a 4ª melhor posição no ranking de infraestrutura rodoviária. A 26ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias 2023 avaliou os indicadores apresentados pelo estado em pavimentação asfáltica, sinalização e geometria da via, tanto em rodovias federais como estaduais.

MS-338 sendo pavimentada pelo Governo do Estado (Foto: Chico Ribeiro)

Entre 2023 e setembro de 2024, o governo estadual já investiu – entre obras entregues, finalizadas e em execução – aproximadamente R$ 1,6 bilhão em melhorias na infraestrutura rodoviária. Os recursos foram destinados à implantação e pavimentação de rodovias, restauração de estradas e construção e recuperação de pontes, totalizando cerca de 2 mil km de obras.

O objetivo é promover uma trafegabilidade mais segura, com uma visão voltada para o futuro, garantindo o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de todos os sul-mato-grossenses.

Essas ações têm garantido que todas as regiões do estado estejam conectadas e tenham fácil acesso a serviços de saúde, educação e lazer. A pavimentação de rodovias e a manutenção constante das vias rurais têm facilitado a circulação entre os municípios, impulsionando o desenvolvimento local e o comércio regional.

Com um total de aproximadamente 1,6 mil quilômetros de novas obras em rodovias, o governo estadual tem planejado investimentos robustos e estruturantes para garantir a melhoria da infraestrutura viária.

Entre as principais ações, estão os US$ 200 milhões do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), destinados à restauração completa de 10 rodovias, e os recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que já foram contratados, na ordem de R$ 2,3 bilhões — com mais R$ 300 milhões de contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul — para novas pavimentações e restaurações de outras 14 rodovias.

MS-345 recebeu consideráveis melhorias [Fotos: Saul Schramm (1ª) e Chico Ribeiro (2ª)].

Impulsionando o avanço dos municípios

Outro marco importante para impulsionar o desenvolvimento local são os investimentos do MS Ativo Municipalismo que têm viabilizado grandes obras de infraestrutura nos 79 municípios sul-mato-grossenses.

Em 2024, com o lançamento do programa, a Agesul firmou 113 convênios com as prefeituras, investindo cerca de R$ 427 milhões, grande parte em obras de drenagem e pavimentação asfáltica de ruas e avenidas nos municípios. Outras 169 obras estão em andamento na Agesul, em fase de processo licitatório, onde o Governo do Estado vai investir cerca de R$ 1,1 bilhão para buscar alcançar a meta de asfaltar 100% dos municípios do Mato Grosso do Sul.

Em 2023, o governo estadual destinou cerca de R$ 370 milhões para obras de pavimentação e drenagem urbana, cobrindo mais de 1 milhão de metros quadrados de asfalto em diversos municípios.

Fotos: Agesul (1ª) e Chico Ribeiro (2ª)

Novas Fronteiras de Desenvolvimento

Entre os projetos que estão expandindo as fronteiras aéreas do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, facilitando a integração com outros mercados, destacam-se a construção e recuperação de aeroportos e aeródromos. Essas ações fazem parte do Plano Aeroviário, que reafirma o compromisso do governo estadual em fortalecer a infraestrutura aérea do Estado, com previsão de investimento de R$ 250 milhões até 2026.

Entre 2023 e 2024, o Governo do Estado está investindo aproximadamente R$ 47 milhões, considerando obras finalizadas, entregues e em andamento, para aprimorar a malha aeroviária de Mato Grosso do Sul. Também estão em andamento projetos para melhorias na infraestrutura do aeródromo Santa Maria e a implantação de um novo aeródromo na região da Nhecolândia, no Pantanal.

Até o final deste ano, estão previstas a conclusão das obras em andamento pela Seilog, incluindo a implantação do aeroporto de Inocência, a restauração do aeroporto de Paranaíba e dos aeródromos de Camapuã e Cassilândia, além da restauração e ampliação do aeroporto de Naviraí.

Fotos: Chico Ribeiro (1ª) e Agesul (2ª)

Obras civis

Atualmente, cerca de 32 obras e 82 convênios, totalizando mais de R$ 152,7 milhões, estão em andamento desde 2023 em obras civis, que possuem foco principalmente em construções e reformas nas áreas da saúde e segurança pública.

O governo estadual está conduzindo uma série de projetos importantes em diversos setores. Entre os destaques estão a construção do Centro de Diagnóstico e Especialidades Médicas, a reforma do Hemocentro, a terceira etapa do Hospital Regional, e a construção do prédio do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) em Dourados.

Em Campo Grande, além de outro prédio do SVO, estão em andamento obras no Centro de Treinamento de Segurança Pública, uma  nova Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC Centro), e a reforma e ampliação do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). No Hospital Regional da Capital, o Governo também investe na reforma da enfermaria pediátrica e da UTI pediátrica, reforçando os avanços na saúde.

A segurança pública também está sendo fortalecida com a construção do prédio do Batalhão da Polícia Militar em Chapadão do Sul e a reforma, com ampliação, da penitenciária de Dois Irmãos do Buriti.

Essenciais para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, as obras civis planejadas ou em processo de contratação pelo governo estadual até 2026 somam cerca de R$ 300 milhões. Esses investimentos abrangem áreas fundamentais como agricultura familiar, apoio às mulheres, infraestrutura em aldeias indígenas, segurança fiscal e melhorias no sistema penitenciário, promovendo avanços significativos para a população e o crescimento sustentável.

Fotos: Chico Ribeiro (1ª e 2ª)

Entre os principais projetos estão: a construção de unidades da agricultura familiar, com um investimento de R$ 3,2 milhões; duas Casas da Mulher Brasileira, uma em Corumbá e outra em Dourados, com valor total de R$ 17 milhões; a sede do Programa Estrada Viva, em Bonito, no valor de R$ 2,5 milhões; núcleos de atividades múltiplos nas aldeias Bororó e Jaguapiru, que concedem investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões; além da reforma de 10 postos fiscais, no valor de R$ 36 milhões, já em fase de licitação; e melhorias, reformas e construção de presídios, com um aporte de R$ 79 milhões.

Energia solar e sustentabilidade andam juntas

O Governo do Estado tem demonstrado um olhar atento para a segurança nas estradas e nas cidades, além de manter o compromisso com a sustentabilidade por meio das ações do programa “MS Energia Limpa”.

Baseado em pilares de um governo verde e sustentável, o programa que utiliza fontes de energia limpa e renovável, já recebeu mais de R$ 13 milhões em investimentos para obras realizadas e em andamento. Essas ações envolvem a instalação de sistemas de energia solar para iluminação de espaços públicos, rotatórias de rodovias estaduais e avenidas e para ciclovias e pontes.

Fotos: Agesul (1ª e 2ª)

Para aumentar a segurança nas estradas, o Governo do Estado está instalando 994 postes e 1.185 luminárias em 49 rotatórias, distribuídas por 27 municípios.

Entre as obras em destaque estão a iluminação das Avenidas Leão Neto do Carmo e dos Cafezais, na região das Moreninhas, em Campo Grande; a ponte do Passo do Lontra, na MS-184, em Corumbá; o Estacionamento do Hospital Regional de Dourados; a Avenida Marcos Freire, em Novo Horizonte do Sul; e ciclovias de Rio Verde (MS-427) e Taquarussu (MS-473).

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Infraestrutura

Novo acesso ao Polo Empresarial Norte da Capital vai garantir mais segurança para acelerar desenvolvimento

Atualmente, a ausência de um acesso apropriado à BR-163 representa um sério risco para os veículos que trafegam pela região.

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O Governo do Estado homologou a licitação para a pavimentação asfáltica e a drenagem de águas pluviais de novo acesso ao Polo Empresarial Norte Miguel Letteriello, localizado em Campo Grande, às margens da BR-163, na saída para Cuiabá. A obra, orçada em R$ 1,2 milhão, visa atender a demanda de 33 empresas ativas no Polo Empresarial Norte e cerca de 1,5 mil colaboradores que circulam diariamente pela área, até então carentes de infraestrutura adequada.

A entrada do polo, localizada a poucos metros do Anel Viário, será pavimentada em dois pontos: um para entrada e saída de veículos, e outro exclusivo para a saída, facilitando o acesso à BR-163. Essa intervenção vai melhorar significativamente a logística local, garantindo maior segurança e eficiência no tráfego. Atualmente, a ausência de um acesso apropriado à BR-163 representa um sério risco para os veículos que trafegam pela região.

Além de solucionar um antigo problema de acesso, a intervenção tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento empresarial. A obra é composta por serviços de terraplanagem, mais de 2.764 mil metros quadrados de asfalto, 31 metros de drenagem e 200 metros quadrados de sinalização viária.

Com melhorias na logística, empresas dos setores de aço, sementes e transporte poderão expandir suas operações, o que deve impactar diretamente na geração de empregos e na atração de novos investimentos. A pavimentação ainda proporciona maior segurança viária, beneficiando tanto os trabalhadores do polo quanto os moradores de bairros vizinhos como Nova Lima, Novos Estados, Jardim Columbia, Jardim Anache, Portinho Pache e Taquaral Bosque.

O projeto, aprovado pela CCR MSVia – concessionária que administra a BR-163 – e desenvolvido pela Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) e Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), integra um planejamento estratégico para expandir os polos industriais da Capital.

De acordo com o Estudo Técnico Preliminar da Agesul, estima-se que nos próximos anos, 180 indústrias sejam instaladas nos polos industriais de Campo Grande, das quais 40 já estão em execução, com investimentos que ultrapassam R$ 900 milhões. A expectativa é que, com esses empreendimentos, sejam gerados pelo menos 15 mil novos empregos.

A obra também reflete o compromisso do Governo do Estado com a sustentabilidade. A Agesul reforçou que a empresa contratada deverá adotar práticas que minimizem os impactos ambientais, como o uso de materiais sustentáveis e a gestão adequada de recursos naturais e resíduos. Tais ações visam não apenas proteger o meio ambiente, mas também garantir um ambiente de trabalho seguro para os operários.

Com quatro polos industriais já em funcionamento – Polo Empresarial Oeste Conselheiro Nelson Benedito Netto, localizado próximo ao Aeroporto Internacional; Polo Empresarial Paulo Coelho Machado, na região urbana do Anhanduizinho e Núcleo Industrial, na saída para Terenos -, incluindo o Polo Empresarial Norte, a cidade de Campo Grande avança como um importante centro de desenvolvimento econômico, fomentando o crescimento de negócios e a geração de renda, enquanto reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar da população local.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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