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Agência híbrida do Detran em Dourados terá guichê para idosos

Participaram desta primeira qualificação, 27 servidores, entre efetivos e comissionados que irão atuar diretamente com o público 60+ nas agências de Dourados e Campo Grande

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O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) lançou nesta quinta-feira (03) em Dourados o Guichê 60+. Trata-se de um ambiente especial, onde um servidor, com perfil e  qualificado para atender esta demanda, prestará um atendimento humanizado, com escuta, paciência e atenção, de modo a buscar a solução para o problema daquele cidadão, além de tirar dúvidas e orientar.

Primeiro a utilizar esse novo modelo de atendimento no Detran-MS, Romem Baletta (foto capa), de 72 anos, aprovou a iniciativa. “Ideia sensacional, contemplou uma outra parte que precisava ser composta para que o atendimento fosse mais abrangente. E contempla todo esse pessoal que às vezes tem mais dificuldade, morosidade e precisa de um atendimento, não diferenciado, mas especial lá do outro lado. Com informações, com jeito para se lidar e que se resolva, de plano. E que não entre na fila comum para não tumultuar o trabalho, porque isso aqui tem um ritmo para trabalho, e está certíssimo, o cidadão tá sendo bem contemplado com isso daí.  O Estado tem que estar à frente do cidadão, ele está para o cidadão. Então é muito válido e merece os parabéns. É uma conquista”, declarou.

“Estamos promovendo inclusão digital”

De Dourados e prestes a completar 60 anos, o Vice-Governador, José Carlos Barbosa, participou do lançamento. “Uma satisfação nós vermos iniciar por Dourados o 60+. Isso mostra que o digital não criou aquela frieza desumanizada de ter o contato com o novo. Esse é o grande temor digital. A partir do momento que eu tenho o digital eu crio uma máquina, e eu crio uma barreira entre as pessoas. O Detran mostra que não. Ouve os seus servidores, aproveita essas experiências, e quer trazer essas pessoas para participar do processo digital, isso é o 60+. Quando nós falamos que o MS é um Estado próspero e verde, nós queremos que ele também seja digital e inclusivo. Então é um prazer contemplar esse público 60+, pois nós estamos promovendo a inclusão digital”, afirmou.

A diferença do Ghichê 60+ para o atendimento prioritário foi explicada pelo Diretor-Presidente do Detran-MS, Rudel Trindade. “A prioridade ela tem outra característica, que dá preferência de atendimento à mulher que está gestante, lactante, com bebê de colo, ou aquela pessoa com deficiência ou problema de mobilidade. Neste caso, é um atendimento mais humanizado para um cliente que é especial para a gente. São pessoas que dirigem com cuidado, que guardam seus documentos direitinho, que fazem questão de estarem com a documentação do veículo em ordem. É uma faixa etária que procura estar sempre regular com tudo. Se para eles é importante trazer essa humanização no atendimento, para nós Detran é ainda mais pelo aprendizado de como lidar cada dia melhor com as pessoas”.

Detran irá ampliar iniciativa

Rudel também elogiou a iniciativa da servidora Elizangela Ximenes que identificou essa necessidade, e sinalizou que outras duas agências irão implantar o Ghichê 60+ nos próximos dias. “É da rotina diária que surgem as melhores ideias. É assim que a gente avança. Segunda-feira (7) nós já vamos abrir no Shopping Campo Grande e também no Pátio Central, e posteriormente vamos ampliar para outras agências do interior.

Os idosos representam 6,6% da população sul-mato-grossense (IBGE). Do universo de 1.064.754 CNHS ativas no Estado (não considera as CNHs vencidas há mais de 30 dias), 151.094 (15%) são pessoas com idades acima de 60 anos. Além de Campo Grande, que possui 57.189 condutores 60+, os municípios com mais condutores nesta faixa etária são: Dourados com 14.677, Três Lagoas com 7.820, Ponta Porã com 3.838, e Corumbá com 3.496.

Pioneira

A primeira unidade do Detran-MS a receber o Guichê 60+ foi a Agência Híbrida de Dourados. O motivo é bastante especial, pois foi lá que nasceu a ideia, por iniciativa da servidora Elizangela Ximenes. Emocionada, ela compartilha duas situações que foram decisivas para ela levar a ideia para a diretoria do Detran.

Gerente Regional, Cidão, Rudel Trindade, servidora Elizangela e o Vice-Governador, Barbosinha

“Notamos que devido ao grande fluxo na agência, as pessoas idosas ficavam nervosas, de chegar a chorar, por não saber lidar com o problema. Em uma das ocasiões, a pessoa procurou a agência pois precisava de orientação sobre os débitos de licenciamento, e o desespero e pedido de ajuda dela, mexeu muito comigo. Outro caso foi de um senhor que já não dirige e já não trabalha como motorista há muito tempo, foi autuado por não ter renovado o exame toxicológico. Após o atendimento, a frase dele me marcou e me fez lembrar do meu pai: vou voltar aqui, e vou pagar a multa com você. Porque você não tratou o velho aqui, como se fosse qualquer um. Porque todo mundo quer se livrar da gente”, relembra.

Elizangela conta que embora a solução não tivesse nas mãos dela, o acolhimento foi a estratégia utilizada para as duas situações. “Nestes casos eu tiro elas do atendimento, para dar continuidade no fluxo da agência, chamo elas para sala, e continuo o atendimento individualizado, até mesmo para a pessoa se acalmar”.

Treinamento dos servidores

O Detran-MS é referência nacional em modernização, tanto é que possui mais de 95% dos seus serviços disponíveis no ambiente digital, permitindo que o cidadão acesse serviços referentes à CNH, veículos ou que faça consultas simples pelo celular ou computador, sem precisar ir até uma agência. Por outro lado, o Detran-MS tem intensificado a qualificação dos seus servidores para bem atender a parcela da população que não possui familiaridade com o ambiente digital,

Com foco neste publico, servidores que atuam no atendimento ao público na Capital e em Dourados, passaram pelo Curso de Atendimento 60+. Elaborado pela Gerência de Capacitação do Detran-MS, a qualificação possui carga horária de 8h, e aconteceu nos dias 23 e 24 de setembro.

Primeiro curso de atendimento 60+ foi ministrado para 27 servidores

Além de adequar as estruturas físicas, o curso foi desenvolvido para selecionar, capacitar e potencializar o perfil humanizado de seus servidores. O projeto do curso foi elaborado para atuar em 3 frentes: Abordagem e Comunicação Assertiva; Atendimento Técnico dos Serviços do Detran-MS; Inclusão Tecnológica e Uso dos Aplicativos.

Participaram desta primeira qualificação, 27 servidores, entre efetivos e comissionados que irão atuar diretamente com o público 60+ nas agências de Dourados e Campo Grande, e contou com a participação da Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Zirleide Silva Barbosa.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Melhoria de processos reduz burocracia e dá mais agilidade às renovações pelo CNH Ágil no Detran-MS

A medida reduziu não só a burocracia, mas também o tempo de espera dos candidatos, e a utilização e armazenamento de papel.

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Além das grandes entregas que o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) realiza, existem ajustes de processos que permitem que o cidadão tenha mais facilidades na hora de buscar algum serviço na agência.

Uma delas é referente ao questionário médico para fins de renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pelo CNH Ágil, que é quando o cidadão inicia o processo pelo site e vai até uma agência apenas para fazer a captura de imagem e passar pelo exame médico.

Antes, era preciso levar impresso o questionário médico, e ocorria do condutor ter agendado pelo celular, e não imprimir, o que acabava gerando morosidade nos atendimentos. Com ajustes de procedimentos, os médicos passaram a ter acesso ao questionário online, e a necessidade de levar o documento impresso deixou de existir para renovações pelo CNH Ágil.

A medida reduziu não só a burocracia, mas também o tempo de espera dos candidatos, e a utilização e armazenamento de papel. Quando o processo de renovação é iniciado no atendimento presencial da agência, o questionário médico é preenchido manualmente no local.

De janeiro a setembro deste ano, foram realizados 205.629 exames médicos por profissionais credenciados do Detran-MS em todo Estado. Só na Capital, foram 77,9 mil. Para renovar a CNH basta acessar www.meudetran.ms.gov.br pelo computador ou navegador do celular, escolher o menu “Habilitação” e preencher as informações solicitadas.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Do analógico ao digital, Detran destaca avanços e legado nos 47 anos de Mato Grosso do Sul

Essa evolução trouxe inúmeras melhorias, como maior agilidade nos serviços, redução da burocracia e maior facilidade de acesso para os cidadãos.

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O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) tem se destacado ao longo dos 47 anos de existência do Estado de Mato Grosso do Sul, especialmente na transição do sistema analógico para o digital, que avançou consideravelmente nos últimos 4 anos. Essa evolução trouxe inúmeras melhorias, como maior agilidade nos serviços, redução da burocracia e maior facilidade de acesso para os cidadãos.

Entre os principais avanços, estão a implementação de sistemas online para consultas, agendamentos e pagamentos, permitindo que os usuários realizem diversas operações sem precisar ir até uma unidade física. Além disso, o Detran-MS tem investido em tecnologias para aprimorar a segurança e a eficiência no registro de veículos e na emissão de documentos.

Aplicativo Detran MS

O legado desses 47 anos reflete não apenas a modernização dos serviços, mas também a busca constante por um trânsito mais seguro e organizado, com ações de educação no trânsito e parcerias com outras instituições. A digitalização não só facilitou o dia a dia dos cidadãos sul-mato-grossenses, mas também contribuiu para uma gestão mais transparente e eficiente.

A grande virada de chave foi na pandemia, que acelerou os processos e antecipou o lançamento do aplicativo Detran MS, que assim como o Portal de Serviços Meu Detran, oferta 95% dos serviços disponíveis nas 90 agências de atendimento ao público em geral espalhadas pelo Estado.

Entre os mais recentes produtos inovadores do Detran-MS está o Monitoramento Anticorrupção – MAC Detran-MS. A ferramenta de IA – inteligência artificial – monitora 24 horas por dia as bases de dados do órgão em todo Estado. Com ela é possível monitorar os sistemas e analisar padrões de comportamento e suas operações sistêmicas que podem, por algum motivo excepcional, fugir do habitual. É possível filtrar um período referência, seja na área de veículos, condutores ou terceirizadas, para que a IA comece a analisar as operações seguintes e mostre qualquer tipo de desvio padrão por meio de gráficos e detalhamentos.

Centro integrado de Segurança Viária do Detran-MS

O CISV (Centro integrado de Segurança Viária) do Detran-MS já auxiliou na recuperação de diversos veículos e atua em constante monitoramento para casos de clonagem, veículos furtados, roubados e também veículos ligados ao tráfico de drogas. O CISV trabalha em conjunto com as forças de segurança. Atuam nessa inteligência transversal para identificar, monitorar e abordar os veículos: agentes da autoridade de trânsito do Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, FICCO-MS (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso do Sul), além de forças de segurança federais e municipais.

O Primeiro Emplacamento Digital também foi uma grande modernização do Detran-MS. O serviço reduziu a burocracia e facilitou a vida do cidadão no processo de emissão de documentos CRLV e da Autorização para a Estampagem de placa para veículo zero quilômetro. O serviço está disponível para qualquer cidadão que possua conta nível prata ou ouro no Gov.br, e pode ser solicitado no portal de serviços Meu Detran, na aba “Veículos”. Rolando a barra, na lateral esquerda, basta procurar por “Primeiro Emplacamento”, que dará as opções para iniciar uma nova solicitação ou consultar o andamento de um pedido já realizado.

Guichê no Pátio da Pmax

Os Ghichês de atendimento dentro dos pátios de apreensão vieram para agilizar o processo de liberação de veículos nos pátios PMax e Autotran na Capital. Antes, o proprietário precisava ir até a sede do Detran-MS ou a Agência Guaicurus, buscar informações sobre o veículo e levantar os débitos existentes. O próximo passo era ir até o pátio e fazer os ajustes necessários, e depois  retornar ao Detran para buscar o requerimento de liberação. O serviço permite ao proprietário faça a negociação dos débitos e resgate o veículo no mesmo lugar.

Outra iniciativa inédita foi o convênio celebrado com o Banco do Brasil que permite que o cidadão sul-mato-grossense que estiver com débitos acumulados de multas, licenciamentos, IPVA e outras dívidas relativas a veículos, poderá fazer o parcelamento em até 12 vezes no cartão direto no guichê de qualquer agência do Detran-MS.

Na aplicação de exames, diversos avanços marcaram a transição do analógico para o digital.  A aplicação de prova teórica online, por exemplo, trouxe mais agilidade e transparência ao processo. Além disso, os candidatos à primeira habilitação ou de cursos como reciclagem para condutores infratores, atualização para CNH e cursos especializados, já podem consultar online a prova teórica, o gabarito do exame, e pedir revisão das questões que porventura vierem a discordar, tudo pelo Portal de Serviços Meu Detran.

A Certidão de Prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) também integra a lista de serviços desburocratizado. O documento possui caráter informativo, e geralmente é solicitado por motivações trabalhistas, judiciais ou mesmo, por questões relacionadas à aposentadoria. Além de ser utilizado para comprovar a situação da habilitação em cursos especializados, como para atuar como condutor de ônibus ou motorista de aplicativos, por exemplo.

Vice-Governador, Barbosinha, fez questão de ser atendido

O digital avançou, mas os serviços presenciais continuam sendo aperfeiçoados para melhor atender a população. A estrutura física das agências faz parte das melhorias. Agora em outubro, foi finalizada a obra da unidade de Naviraí, que se tornou a 41° agência do Detran a passar por reforma e ampliação. Neste ano de 2024 também foram reformadas: Anastácio, Aquidauana, Miranda, Mundo Novo e Eldorado.

Outro ponto primordial nos serviços presenciais é ter servidores preparados para prestarem atendimento de excelência. Inúmeros cursos e capacitações vêm sendo realizados, entre eles, o Curso de Atendimento 60+, desenvolvido para o novo modelo de atendimento exclusivo lançado pelo Detran: o Guichê 60+. Lançado agora em outubro, o novo serviço foi criado para prestar um atendimento humanizado, com escuta, paciência e atenção, de modo a buscar a solução para o problema daquele cidadão que já viveu mais de seis décadas. Outro diferencial é que o servidor está pronto para orientar e ensinar aquele usuário a utilizar as ferramentas digitais como o Gov BR, por exemplo. Por enquanto, o Guichê 60+ está disponível em duas agências do Estado: uma na Agência Híbrida em Dourados, e outra na Agência do Shopping Campo Grande.

Agência de Naviraí

 

 

 

 

 

 

 

Na missão de Diretor-Presidente por três vezes e tendo participado dessa transição do analógico para o digital, Rudel Trindade, acredita que os avanços deixam um legado importante para o Estado. “Temos seguido os pilares que norteiam a gestão do governador Eduardo Riedel, de um Estado verde, digital, inclusivo e próspero. Estamos sempre buscando inspirações tecnológicas  mundo afora, para que possamos sempre aperfeiçoar nossos serviços”.

 

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Primeiras horas do Guichê 60+ no Detran do Shopping Campo Grande registra 22 atendimentos

Na avaliação do diretor-presidente do Detran-MS, a iniciativa vem somar com as diversas entregas que o Governo do Estado tem feito com uma gestão inclusiva, digital, moderna e inovadora.

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A expansão do Guichê 60+ para a Capital foi muito bem recebida pelos cidadãos que estiveram nesta segunda-feira (7) na Agência do Detran Shopping Campo Grande e já foram direcionados para o espaço de atendimento exclusivo. Assim que abriu as portas, às 10h, a unidade estreou o novo modelo de atendimento especializado, e num período de 6 horas, realizou 22 atendimentos.

A jornalista Cidinha Ribeiro, foi a primeira e aprovou a iniciativa. “Eu vim por um acaso aqui hoje para pagar o meu licenciamento. Cheguei e adorei tudo isso que tá acontecendo. Esse atendimento Detran 60 + facilitou muito a minha vida, e vai facilitar a vida de todo mundo, sabe? Pessoas que têm mais idade, têm mais dificuldades, e poder chegar e ser atendido é bom demais, não tem fila, eu adorei”.

Entre os primeiros atendidos, também estava Olegário Teodoro (foto de capa), que foi à agência para dar andamento ao processo de renovação da sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

“Uma grata surpresa. Acho que é uma uma opção excelente que o Estado tomou e o  Detran tomou. Não é porque somos aposentados que não temos o que fazer, muito pelo contrário, a gente sempre tá ocupado. E chegando aqui me deparei com um atendimento super rápido e que facilitou bastante as coisas para pessoas que têm acima de 60 anos” .

Na avaliação do diretor-presidente do Detran-MS, a iniciativa vem somar com as diversas entregas que o Governo do Estado tem feito com uma gestão inclusiva, digital, moderna e inovadora.

“O nosso governador Eduardo Riedel questiona muito e exige muito um atendimento de qualidade. O cidadão que nos procura, precisa ser muito bem recebido, com todas as ferramentas digitais, mas também precisa que esse atendimento seja inclusivo como o nosso estado Mato Grosso do Sul. É um avanço enorme e aproveitamos a oportunidade de uma ideia de uma servidora lá de Dourados e estamos expandindo para as nossas agências”, pontuou.

A Subsecretária de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Zirleide Barbosa, esteve no lançamento e destacou a transversalidade da iniciativa.

“Quero parabenizar o Detran que já vem há algum tempo fazendo um trabalho voltado às pessoas 60+ e agora quando o Detran sai do discurso de que todas as pessoas têm o direito de envelhecer e envelhecer bem, de ter os cuidados para esse momento importante de sua vida, tem essa iniciativa de capacitar os seus servidores da Capital e dos municípios de Mato Grosso do Sul para um atendimento mais qualificado e também criar guichês onde as pessoas possam chegar e dirigir-se a esse guichê para ter toda atenção que elas merecem”.

Pioneiro entre os Detrans, o novo modelo de atendimento para pessoas idosas foi lançado na última quinta-feira (03) na Agência Híbrida de Dourados, e tem sido bastante elogiado pelas pessoas que passam por lá.

“Na sexta recebemos 3 elogios, de pessoas que amaram serem atendidas lá. Na semana passada, por exemplo, um senhor foi buscar a esposa para também ter o aplicativo no celular e ser indicada como principal condutora. Tem sido gratificante”, contou a idealizadora da iniciativa, Elizangela Ximenes.

De acordo com o IBGE, os idosos representam 6,6% da população sul-mato-grossense. Já com relação a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), os 60+ representam 15% dos condutores ativos (exclui as CNHs vencidas há mais de 30 dias) no Estado.

Além de Campo Grande, que possui 57.189 condutores com mais de 60 anos, os municípios com mais condutores nesta faixa etária são: Dourados com 14.677, Três Lagoas com 7.820, Ponta Porã com 3.838, e Corumbá com 3.496.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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