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Senai MS recebe última colaboradora de missão humanitária no Rio Grande do Sul

Para Mangialardo, o momento, além de amenizar os impactos da tragédia, oportuniza aos colaboradores trabalharem em ambiente de exceção.

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O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, homenageou, nesta segunda-feira (23/09), a última colaboradora que fez parte da missão humanitária no Rio Grande do Sul, após as enchentes iniciadas em abril deste ano. A segunda etapa da campanha MS Pela Vida – Unidos pelo Rio Grande do Sul, realizada pela Fiems e Governo do Estado, levou carretas e equipes para ajudar pessoalmente a população com serviços.

Para Mangialardo, o momento, além de amenizar os impactos da tragédia, oportuniza aos colaboradores trabalharem em ambiente de exceção.

“Gostaria de agradecer por toda dedicação. Sabemos que existe um modelo de contrato de trabalho, somos colaboradores, mas não é todo mundo que topa participar de uma iniciativa como essa. A dedicação marca muito a nossa história e também da carreira. Esperamos que isso de fato tenha sido muito positivo para quem sofreu tanto”, destacou.

A colaboradora Nayara Bonilha é instrutora de moda do Senai MS e atuou na cidade de São Leopoldo (RS) com a oferta de cursos de conserto e ajustes de roupas. Foram três turmas formadas. Embora a cidade não tenha sido tão atingida fisicamente como outras, ela afirma que o sentimento de consternação é geral.

“O que senti é que demora para assimilar o que está acontecendo. Demora para cair a ficha. É diferente de ver pessoalmente e ver pela televisão. Senti muito das minhas alunas uma dificuldade para entender a gravidade do que aconteceu. Eu tive alunas que conseguiram dormir uma noite inteira apenas quando começaram o curso de costura. Estavam dormindo as vezes três horas por dia só, tamanha era a preocupação”, explicou.

Ao todo, o Senai enviou duas carretas e mais de 15 colaboradores aos locais atingidos. A primeira fase da campanha, realizada em maio, contou com a arrecadação de roupas e mantimentos.

A carreta destinada a serviços de eletrotécnica e solda fez mais de 2 mil consertos, com média de 20 atendimentos por dia. Além dos consertos, a equipe do Senai realizou a distribuição de 260 camas de solteiro, 130 berços, 130 baús, além de 1 mil rodos e 1 mil pás produzidos pelas equipes de marcenaria de Campo Grande.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Consumo de Pão Francês: a preferência na mesa dos brasileiros

Atacadista investe em padarias próprias para garantir pão fresquinho aos clientes

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O pão francês, um ícone da mesa brasileira, mantém sua posição de destaque na dieta nacional. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), o Brasil consome anualmente 2,3 milhões de toneladas deste alimento, representando 34,39% dos produtos panificados vendidos no país. Este número não apenas reflete uma preferência gastronômica, mas também uma tradição cultural que atravessa gerações. A origem do pão francês no Brasil remonta ao início do século XX, quando a elite da Primeira República adotou a cultura francesa como padrão, trazendo consigo a baguete que, com o tempo, foi adaptada aos gostos e ingredientes locais.

Para homenagear essa iguaria tão variada, tão popular e tão consumida, foi criado o Dia Mundial do Pão, celebrado em 16 de outubro. O dia foi instituído em 2000, em Nova York, pela União dos Padeiros e Confeiteiros. Nutricionalmente, o pão francês é uma fonte de energia rápida, devido ao seu alto teor de carboidratos. Uma unidade de aproximadamente 50g contém cerca de 135 kcal, 28,5 g de carboidratos, 4,1 g de proteínas e 320 mg de sódio. Apesar de ser uma opção prática para o dia a dia, especialistas recomendam moderação no consumo, especialmente para pessoas que necessitam controlar a ingestão de sódio e carboidratos refinados.

Em Campo Grande, o Fort Atacadista reconhece a importância desse alimento no cotidiano dos seus clientes. Com padarias em 80% de suas lojas, a empresa planeja expandir esse serviço, garantindo que até novembro todas as suas 10 lojas ofereçam pão francês assado na hora. Rafaellen Duarte, coordenadora de Marketing do Fort Atacadista, destaca a relevância dessa iniciativa: “Entendemos que o pão francês não é apenas um produto, mas um elemento essencial na mesa dos nossos clientes. Por isso, investimos para garantir que o pão esteja disponível, fresco e quentinho, a qualquer momento do dia, reforçando o compromisso do Fort Atacadista com a qualidade e a satisfação de quem nos escolhe para suas compras diárias.”

Nas padarias do Fort Atacadista, os clientes irão encontrar pães variados, bolos, itens artesanais, cucas, salgados, doces, sobremesas, baguetes, biscoitos e o pão francês quentinho, para receber as ofertas do Fort Atacadista, o site de inscrição é fortatacadista.com.br/zapfort/ e escolher de qual loja deseja receber as promoções. As compras realizadas com Vuon Card, cartão exclusivo do Grupo Pereira, tem descontos e condições especiais de pagamentos.

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 61 anos de história em 2024. Atualmente, conta com 20 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

O Grupo Pereira tem 125 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 60 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 23 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens e 2 postos de combustível. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.

O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Fundação de Cultura credencia pareceristas para avaliação de projetos culturais do FIC

Cada interessado poderá se inscrever e ser credenciado em até três áreas artístico-culturais, desde que preenchidos os requisitos exigidos para cada uma delas.

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Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (7) chamamento público, realizado pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), para credenciamento de profissionais interessados na prestação de serviços de emissão de pareceres técnicos em projetos culturais inscritos nos editais do FIC/MS (Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul). Clique aqui e confira o edital.

O edital visa credenciar microempreendedores individuais (MEI), devidamente registrados com CNPJ, para exercerem atividades de análise e emissão de parecer técnico em projetos culturais inscritos nos editais lançados pelo FIC/MS, quando solicitados.

Para realizar o credenciamento, o candidato deve possuir, em sua CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), a atividade de consultoria ou atividade artístico-cultural correspondente ao objeto do parecer; ter endereço em qualquer estado do Brasil; comprovar atuação e conhecimento em pelo menos uma das áreas artístico-culturais previstas no artigo 47 da Lei Estadual nº 5.060/2017, listadas no edital; e possuir, no mínimo, três anos de atuação comprovada na área artístico-cultural escolhida, contados retroativamente à publicação do edital.

Os interessados poderão se credenciar para emissão de parecer em uma das seguintes áreas artístico-culturais: artes cênicas (teatro, dança, circo, ópera); artes visuais (plásticas, gráficas, fotografia, mídias digitais, assemblage, grafite, vídeo-arte); design e moda; audiovisual; artesanato; livro, leitura, escrita, literatura; música; patrimônio cultural; museus, arquivos e bibliotecas; folclore, cultura popular e capoeira.

Cada interessado poderá se inscrever e ser credenciado em até três áreas artístico-culturais, desde que preenchidos os requisitos exigidos para cada uma delas.

A inscrição no edital será realizada exclusivamente de forma eletrônica, pela internet, de 10/10/2024 até as 18h do dia 08/11/2024, considerado o horário oficial de Brasília/DF. O formulário de inscrição está disponível na plataforma Prosas, no endereço eletrônico: https://editaisms.prosas.com.br/.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição. Contudo, os dispêndios com a elaboração, inscrição e efetivação da candidatura ao presente edital, incluídas despesas com cópias, emissão de documentos e aquisição de equipamentos necessários, serão de responsabilidade exclusiva do candidato.

A lista dos habilitados e inabilitados será publicada no Diário Oficial Eletrônico de Mato Grosso do Sul e disponibilizada na plataforma Prosas.

Os candidatos aptos ao credenciamento serão convocados, por meio do endereço eletrônico www.prosas.com.br, para assinarem digitalmente o termo de credenciamento. A homologação do credenciamento se dará por meio da assinatura do termo, a ser realizada pela conta GOV.BR.

A relação dos credenciados por meio deste edital ficará disponível no sítio eletrônico da plataforma Prosas (www.prosas.com.br) e no sítio eletrônico da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (www.fundacaodecultura.ms.gov.br).

Os credenciados integrarão o Banco de Avaliadores e Pareceristas do FIC/FCMS, e poderão ser convocados para contratação, a qualquer tempo, de acordo com a necessidade da Administração Pública, da categoria em que o parecerista foi credenciado, além da conveniência, oportunidade e disponibilidade orçamentária e financeira do FIC/MS.

Confira abaixo o cronograma com as datas para participação no edital:

  • Publicação do Edital no DOEMS: 07/10/2024
  • Período de Inscrições na Plataforma Prosas: 10/10/2024 a 08/11/2024
  • Publicação do Resultado Parcial: 10/12/2024
  • Prazo Recursal: 11/12/2024 a 13/12/2024
  • Publicação do Resultado Definitivo: 23/12/2024
  • Recesso: 24/12/2024 a 03/01/2025
  • Período para recebimento dos documentos complementares: 06/01/2025 a 17/01/2025
  • Período para assinatura dos Termos de Cadastramento: 20/01/2025 a 31/01/2025

Edital – Credenciamento de pareceritas para avaliação de projetos culturais inscritos em editais do FIC

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Founder’s Day da Bracell e MS Florestal mobiliza 2,7 mil funcionários e beneficia mais de 3 mil pessoas

Ações aconteceram ao longo de um mês nos estados de São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul

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Em um mês de solidariedade e transformação, a Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, e a MS Florestal, especializada em silvicultura no Mato Grosso do Sul, ambas partes do grupo RGE (Royal Golden Eagle) no Brasil, mobilizaram mais de 2,5 mil funcionários para o Founders Day 2024. As ações de voluntariado, realizadas em São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul, impactaram positivamente a vida de cerca de 3 mil pessoas, reforçando o compromisso das empresas com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades onde atuam.

O Founders Day é um evento corporativo que celebra os princípios fundamentais de uma companhia, mobilizando seus colaboradores em torno de ações voluntarias ao redor do mundo. Para Mouana Sioufi, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell em São Paulo, a iniciativa é um reflexo do compromisso da empresa com a responsabilidade social e não só transforma vidas, como também fortalece os laços com as comunidades locais. “Temos orgulho de estar construindo um futuro mais sustentável e colaborativo, onde todos possam prosperar juntos”, completa.

Neste ano, as ações de ambas as empresas arrecadaram quase 3 mil itens, incluindo 2 mil toneladas de alimentos e brinquedos destinada a apoiar diversas causas sociais. Dentre as principais iniciativas, o mês do voluntariado na Bracell e MS Florestal ainda contou com gincanas para crianças, recreação com idosos e doação de sangue, além de atividades com vivências de idiomas e revitalização de espaços públicos. No total, 46 instituições, incluindo escolas e hospitais, foram atendidas nas três regiões, reafirmando o comprometimento da Bracell e da MS Florestal com o desenvolvimento social e o bem-estar das comunidades onde atuam.

A experiência das ações também foi vivida de forma pessoal e marcante pelos voluntários. Para Maria Eduarda Xavier, assistente administrativa da Bracell em São Paulo, participar do voluntariado foi transformador. “Estive como voluntária no Hospital Amaral Carvalho em Jaú e no projeto de Equoterapia em Lençóis Paulista, e todas as ações foram feitas com muito amor e cuidado. Foi emocionante poder levar um dia diferente aos pacientes e familiares, voltei com o coração cheio de alegria”, afirma.

Esse impacto pessoal reflete o objetivo central do Founders Day: promover uma cultura de solidariedade e transformação. Para Marisa Coutinho, gerente de Relações Institucionais, Governamentais e com Comunidades da MS Florestal, criar uma cultura institucional que valoriza ações voluntárias fortalece a solidariedade dentro e fora da instituição. “Iniciativas como as atividades do Founder’s Day contribuem diretamente para o bem-estar social e para o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos times. É o impacto positivo e transformador que desejamos”, destaca.

 

Sobre a Bracell
A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel e especial, se destaca por sua expertise no cultivo sustentável do eucalipto, que é a base para a produção de matéria-prima essencial na fabricação de celulose de alta qualidade. Atualmente, a multinacional conta com mais de 11 mil colaboradores e duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.bracell.com

Sobre a MS Florestal
A MS Florestal é uma empresa sul-mato-grossense que fortalece as atividades de operação florestal do Grupo RGE no Brasil, um conglomerado global com foco na manufatura sustentável de recursos naturais. Especializada em silvicultura, a MS Florestal participa de todas as etapas, desde o plantio do eucalipto até a manutenção da floresta. Para mais informações, acesse: https://msflorestal.com/

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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