fbpx
Connect with us

Próspero

Inclusão: Funtrab inova para acompanhar tendências do mercado de trabalho

Será necessária, inclusive, a criação de novos cursos em universidades e escolas para atender a demanda.

Publicado

on

Dois setores da economia estão no radar da Fundação do Trabalho em Mato Grosso do Sul: bioenergia e agroflorestal. As empresas com empreendimentos no Estado precisam de pessoas qualificadas e especializadas. Estima-se que a operação florestal, concentrada no leste do Estado, vai demandar até 2032 milhares de pessoas. Será necessária, inclusive, a criação de novos cursos em universidades e escolas para atender a demanda.

Para o secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, o Governo do Estado inovou na gestão do governador Eduardo Riedel quando incluiu a Secretaria Executiva de Qualficação e Emprego, e também a Funtrab, dentro da estrutura organizacional.

“Isso tem uma lógica no sentido de alinharmos exatamente a expansão e o desenvolvimento econômica do Estado com a questão da qualificação profissional. E a partir daí, desenvolvemos o plano estadual de qualificação profissional, no qual ficou estabelecido um conjunto de diretrizes e olhando uma lógica dentro da prosperidade, inserção social e reconversão profissional”, explica o secretário.

Jaime também cita o impacto da forte expansão do setor florestal e bioenergético, que exigiu programas específicos, criando uma rede de excelência no Sistema S. “A qualificação é uma linha estratégica de inclusão social e prosperidade”, completa.

É justamente neste nicho que se concentra hoje o esforço da Funtrab. “O maior programa de inclusão social é o trabalho”, diz a diretora-presidente, Marina Hojaij Carvalho Dobashi, que recentemente assumiu o cargo com a responsabilidade de transformar o órgão numa agência inovadora, acompanhando as tendências do mercado de trabalho e atendendo as expectativas dos investimentos privados que chegam ao Estado.

Em contrapartida ao ambiente de trabalho de qualidade e demais benefícios sociais oferecidos pelas empresas, a maior exigência, segundo a diretora, não é a experiência profissional, mas, sim, o equilíbrio emocional.

Oportunidade

Jaílson Rodrigo Monteiro está entre as pessoas que encontraram uma nova chance de mudar de vida. Desempregado há muito tempo e na informalidade, numa certa ocasião passando pela área central de Campo Grande resolveu entrar na sede da Funtrab. Percebeu que não estava com todos os documentos em mãos, mas bastou o número do seu CPF para garantir uma entrevista de emprego.

Desde o início do ano trabalha em Sidrolândia para uma empresa que presta serviços na construção da nova usina de etanol de milho, da Inpasa. “Graças a Deus deu tudo certo, no mesmo dia a empresa me ligou, e já estou trabalhando há seis meses. Eu vou e volto para casa em Campo Grande. A empresa paga o transporte, e estou gostando muito”, garante.

Mato Grosso do Sul possui uma das menores taxas de desocupação do País e ocupa o sexto maior índice de formalidade (67,3%), acima da média nacional que é de 61,2%. A frase “Sem deixar ninguém para trás” está inserida num dos quatro pilares (inclusivo) do Governo de Mato Grosso do Sul e permeia todas as pastas do executivo estadual, de forma transversal.

Inovar, reinventar e qualificar

“Eu sempre digo que a gente não intermedia mão de obra, a gente conecta pessoas e muda a vida de famílias. Você dá trabalho para uma pessoa, você muda a vida dela e isso pode ser testemunhado por vários trabalhadores que voltam aqui para agradecer por ter um emprego com registro em carteira de trabalho, recolhimento para aposentadoria, com acessos a benefícios e créditos como financiamento habitacional, por exemplo”, defende a diretora.

As parcerias da Fundação são feitas para oferecer e identificar oportunidades a um amplo espectro populacional, do jovem ao idoso, para pessoas com deficiência (PCD), indígenas, negros, público LGBTQIAPN+, entre tantos outros. “As pessoas são coloridas e as empresas entenderam isso”, afirma Dobashi.

Numa dessas iniciativas, a Funtrab firmou convênio com o Instituto PROA, organização que apoia jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho. Assim foram abertas inscrições no Mato Grosso do Sul para 750 vagas do curso de capacitação profissional gratuito para jovens entre 17 e 22 anos. Com início das aulas em setembro, o curso será dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores.

Os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São 8 carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Administração, Logística, Excel e Power BI, Varejo, UX Design, Promoção de Marcas, Educação Financeira e Atendimento a Clientes.

Intercâmbio com grandes organizações empresariais

Um grande projeto em andamento é uma parceria entre Funtrab, Coca-Cola FEMSA Brasil e Aliança Empreendedora, que realizam o programa ‘Empreenda Como Uma Mulher’. A iniciativa oferece capacitação gratuita para mulheres que atuam no ramo da alimentação que desejam acelerar seus negócios ou que estejam entrando no mercado.

Evelin Monteiro é empreendedora e buscou mais conhecimento no curso “Empreenda como uma Mulher”, em parceria com a Coca-Cola FEMSA Brasil. “Eu faço pão de mel, bolo, bolo no pote e no cone. Estou buscando mais conhecimento para desenvolver o meu negócio. Assim, eu evito erros que possa cometer lá mais no frente, e que podem comprometer o empreendimento. Também quero aprender técnicas para negócios nas mídias sociais e a a melhor maneira de eu divulgar mais o meu trabalho”, completou.

Mudança de vida

Iniciativa também recente foi uma rodada de empregabilidade realizada em julho dentro de uma unidade de acolhimento de população em situação de rua, e na qual 20 pessoas passaram por qualificação profissional. Logo que receberam o diploma do curso, sete deles já foram contratados por um frigorífico e uma rede atacadista. “Você resgatar pessoas da situação de rua é como ganhar na loteria. Então, eu acredito em iniciativas com esses grandes parceiros”, comemora Marina Dobashi.

A diretora da Funtrab conta que está no forno outro projeto, agora com uma entidade de recuperação de dependentes químicos. A ideia é oferecer qualificação para pessoas que conseguiram vencer o vício e estão dispostas para agarrar novas oportunidades.

Existe ainda a previsão de oferecer aconselhamento em várias áreas. A Fundação acabou de firmar um convênio com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que disponibilizará acadêmicos que atenderão o público, que por ventura precisam de outras soluções, fora a empregabilidade.

O Governo do Estado desenvolve programas de qualificação setorizados como “Voucher Transportador”, que possibilita qualificação gratuita para motoristas de carga e ônibus. Além de receber treinamento especializado, os participantes têm a oportunidade única de adicionar as categorias “D” e “E” em suas habilitações, sem custos adicionais.

Outra iniciativa importante é programa Voucher Desenvolvedor de Sistemas, ação realizada pela Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Emprego da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com a Secretaria de Educação e o Sistema Fecomércio (Senac). O “Voucher Desenvolvedor” é uma ação que integra o MS Qualifica (Plano de Qualificação Profissional para a produtividade e o emprego em Mato Grosso do Sul) e consiste no oferecimento gratuito de vagas gratuitas para o curso de habilitação técnica de Nível Médio em Desenvolvimento de Sistemas.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Próspero

Para mitigar impactos climáticos, Governo do Estado atua para auxiliar agricultores familiares de todo MS

Na sexta-feira (13), agricultores familiares do município de Itaquiraí, receberam 180 toneladas de bagaço de cana e 30 toneladas de DDG (subprodutos da indústria de etanol de milho) para alimentação dos animais.

Publicado

on

Para definir medidas emergenciais na agricultura familiar em Mato Grosso do Sul, que visam reduzir os impactos climáticos, provocados pelas queimadas e pela seca, o Governo do Estado participou de uma reunião com a Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas e Quilombolas da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

Para mitigar os prejuízos sofridos pelos agricultores do Estado, em municípios atingidos pela seca ou estiagem, o Governo do Estado também atua nos 79 municípios, com custeio de ações e execução de nove diferentes programas de fortalecimento da agricultura familiar.

“O Estado assinou uma pactuação, em março com o Governo Federal, e agora, de maneira mais acelerada e imediata, nós temos cadastradas famílias para o programa Fomento Rural. São R$ 4,6 mil para a gente vai poder atender no curto prazo, dando um alento aí para eles para a retomada das suas atividades”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Mato Grosso do Sul possui aproximadamente 80 mil famílias, inseridas na agricultura familiar, que são atingidas de alguma forma pelo prolongado período de estiagem. O Governo do Estado já tomou medidas emergências para atender os agricultores em diferentes áreas.

Na sexta-feira (13), agricultores familiares do município de Itaquiraí, receberam 180 toneladas de bagaço de cana e 30 toneladas de DDG (subprodutos da indústria de etanol de milho) para alimentação dos animais.

“De maneira muito emergencial, nós atuamos para fornecer alimentos para o rebanho, junto com empresas do Mato Grosso do Sul, que doaram, para que o gado atravesse esse período, até a retomada das pastagens dentro da normalidade, vão ser cerca de 60 dias a 80 dias. E as ações permanentes da Agraer, nesse apoio direto para, principalmente, aquelas famílias mais necessitadas, não só no fomento, mas no apoio à cesta-básica”, explicou o governador Eduardo Riedel.

A reunião realizada na tarde desta quarta-feira (18), na ALEMS, contou também com a participação de representantes do Governo Federal – ministros Luiz Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e José Wellington Barroso (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) –, além do presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, representantes da Bancada Federal, deputados estaduais, e outras instituições.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Próspero

Governador reúne secretários para discutir ações e entregas do próximo ano em MS

Em 2024 foram assinados 38 contratos de gestão pelas unidades gestoras

Publicado

on

Planejamento. Uma das principais tônicas de uma boa gestão foi mais uma vez cumprida pelo Governo de Mato Grosso do Sul. Secretários de importantes pastas foram reunidos pelo governador Eduardo Riedel para, desde já, discutir ações e entregas a serem feitas durante o próximo ano, dentro de um escopo de atuação transversal que marca o Estado.

“É muito importante definir desde o início essa transversalidade, pois ela é fundamental no alinhamento dos projetos de curto, médio e longo prazo. E nesse ano já estamos definindo as ações para todo o 2025”, explica o governador Eduardo Riedel.

Participaram do encontro com Riedel os secretários Antonio Carlos Videira (Sejusp), Eduardo Rocha (Casa Civil), Maurício Simões (Saúde) e Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira (Sead), que puderam também avaliar os projetos executados em 2024. O secretário de Governo, Rodrigo Perez, também acompanhou a conversa de planejamento.

As ações, projetos e programas das secretarias devem contribuir para o desenvolvimento e crescimento econômico, logístico e social de Mato Grosso do Sul, auxiliando assim no avanço em diferentes áreas estratégicas, garantindo a continuidade do progresso regional, beneficiando a população em todos os 79 municípios sul-mato-grossenses.

Fora isso, a avaliação dos resultados e o planejamento anual é realizado desde maio, quando a Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) iniciou as reuniões de avaliação dos contratos de gestão – que estabelecem metas e indicadores a serem cumpridos por cada secretaria de Estado.

“Para podermos entregar à população o que foi apresentado no plano de Governo, é preciso que haja acompanhamento durante todo o processo. E para as ações dos próximos anos, reunimos o time para fazer esse alinhamento”, afirma Perez.

Compromisso público

Em 2024 foram assinados 38 contratos de gestão pelas unidades gestoras. No total, foram elaborados 278 projetos que serão desdobrados em 813 entregas. Todas as iniciativas, entre elas capacitações, editais de licitação, desenvolvimento de parcerias, adequações à leis e projetos de investimentos, têm alinhamento com plano estratégico de governo, PPA (Plano Plurianual) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Desenvolvido desde 2015 no Estado, o programa é sinônimo de sucesso e reconhecimento nacional. No ano passado, o programa “Contrato de Gestão” venceu o Prêmio de Excelência de Competitividade 2023, promovido pelo CLP (Centro de Liderança Pública), na categoria “Destaque Boas Práticas”.

Também no ano passado, primeiro ano da gestão Eduardo Riedel como governador, as secretarias cumpriram 92% dos projetos propostos no contrato de gestão. O resultado foi considerado extremamente positivo, mostrando que as pastas se empenharam em trazer novidades e entregas mais qualificadas à população.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Próspero

Governo de MS reafirma apoio a empreendedores que geram empregos no setor varejista

Depois da abertura do evento, Riedel fez questão de visitar várias empresas que estão expondo seus produtos no local, conversando com os empresários e empreendedores que movimentam a economia regional.

Publicado

on

O governador Eduardo Riedel participou nesta terça-feira (10) da abertura do SuperAmas’ 24, que é uma tradicional feira de negócios do setor varejista do Mato Grosso do Sul. Ele destacou a importância do segmento para geração de empregos e renda no Estado e reafirmou o compromisso de apoiar estes empreendedores, que contribuem para o crescimento da economia.

“É uma das principais feiras de um setor que gera empregos e renda a nossa população. Cabe ao Governo do Estado não atrapalhar o empreendedor e buscar um ambiente competitivo para os negócios, fomentando as atividades e baixando os impostos de forma responsável. Do nosso lado vamos continuar os investimentos em logística e infraestrutura, para atrair mais empresas”, afirmou o governador.

Depois da abertura do evento, Riedel fez questão de visitar várias empresas que estão expondo seus produtos no local, conversando com os empresários e empreendedores que movimentam a economia regional.

Governador discursa durante abertura do SuperAmas 2024

O SuperAmas está na sua 31° edição, sendo o segundo ano consecutivo no espaço Bosque Expo, em Campo Grande. A feira de negócios é realizada pela Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) e Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios.

O evento começou nesta terça-feira (10) e segue até quinta (12), com mais de 50 expositores, tendo a presença das principais empresas do varejo de alimentos, entre elas supermercados, bares, restaurantes, hotéis, açougues, padarias, conveniências, entre outros estabelecimentos que tenham ligação com o ramo alimentício.

Na programação estão previstas palestras, painéis, visitas técnicas orientadas, assim como espaço para comercialização, integração, lançamentos e atualização quanto às novas tendências do setor.

“Estamos orgulhosos de realizar este evento em 2024, trazendo melhorias e novidades, discutindo temas importantes para nosso setor, que tem mais de mil estabelecimentos comerciais e gera milhares de empregos no Estado. Nosso segmento está sempre inovando no atendimento, buscando a qualificação e novas tecnologias para atender os clientes. Também buscamos o diálogo constante com os poderes e a sociedade em geral”, afirmou Denylson Prado, presidente da AMAS.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67