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Educação

Com protagonismo dos estudantes, Governo de MS finaliza curso que promove a cidadania nas escolas

Para os estudantes, o aprendizado adquirido contribui para a defesa dos direitos individuais e coletivos dentro e fora da sala de aula.

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Para aproximar os 184 mil estudantes da REE (Rede Estadual de Educação) de Mato Grosso do Sul da participação ativa das ações e decisões da comunidade escolar e permitir o exercício da cidadania, o Governo do Estado realizou o curso de formação “Grêmio Estudantil: Cidadania Ativa”.

O governador Eduardo Riedel participou na manhã desta terça-feira (13) do encerramento do curso, que foi oferecido desde maio para os alunos das 347 escolas da REE em todos os municípios do Estado. Como parte do evento, Riedel participou de uma roda de conversa com dez representantes de grêmios estudantis de Campo Grande e também dos municípios do interior.

“É uma alegria poder presenciar as lideranças de grêmio estudantil de todas as escolas, o desempenho deles. Interessante ver como esses representantes estão se formando, as expectativas, perspectivas e cobranças legítimas. A Cidadania e a Educação proporcionaram um momento inédito, colando os presidentes de grêmios estudantis para uma conversar aberta, é enriquecedor e faz parte da formação como cidadãos, a discussão política e a liderança dentro da escola”, afirmou Riedel.

Entre os questionamentos, o governador respondeu sobre os investimentos em tecnologia nas escolas, a formação dos estudantes para o mercado de trabalho, a oferta de modalidades esportivas e culturais para os alunos, além de falar de forma mais pessoal sobre os desafios da vida pública e também orientar os alunos no desempenho do cargo de presidente de grêmio estudantil.

“Com o curso da cidadania ativa foi deixado claro que o grêmio é um órgão muito representativo nosso, para os estudantes”, disse Mateus Gleiser, presidente do grêmio estudantil da Escola Estadual Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias (Prof. Tito), no Jardim Anache, em Campo Grande.

Para os estudantes, o aprendizado adquirido contribui para a defesa dos direitos individuais e coletivos dentro e fora da sala de aula.

“Eu decidi participar da eleição para o grêmio, porque precisava melhorar minha comunicação, não conseguia falar com as pessoas. Agora eu adquiri essa coragem. E para a escola a gente tem conseguido avançar nos pedidos que fazemos para a direção, com mais gincanas e aulas de informática, foi uma conquista este ano”, afirmou a aluna Gabriela Borges Gomes, 16 anos, vice-presidente do grêmio estudantil da EE Sidronio Antunes de Andrade, em Sidrolândia.

Além das solicitações para melhoria física da escola, Gabriela também conseguiu incluir informações importantes sobre os povos indígenas, para que os demais alunos pudessem ter acesso. “Meu pai é indígena terena, e eu poderia estudar em uma escola indígena, mas preferi uma que eu pudesse propagar mais a cultura. Eu consegui isso, a direção da escola foi parceira para que a gente tivesse troca de informações sobre isso”, explicou a estudante.

Durante três meses, os estudantes que compõem a chapa dos grêmios nos 79 municípios receberam formação sobre marcos legais e históricos das agremiações, além de compartilharem experiências inspiradoras sobre a importância da participação ativa e democrática nas escolas e comunidades. Dividida em módulos, a formação debateu o que é ser um cidadão ativo, a legislação e o papel do grêmio estudantil na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, fortalecendo a consciência cidadão, promovendo o bem-estar emocional e o protagonismo juvenil.

Hoje (13) ocorreu o encerramento com a certificação dos participantes e o lançamento da capa do 1º e-book do Grêmio Estudantil. O espaço de aprendizado e reflexão promoveu o engajamento dos estudantes, com formação abrangente – palestra magna, mini palestras sobre cidadania ativa, propósito e saúde mental, intervenções culturais e diálogo interativo.

O curso de formação foi uma iniciativa da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), por meio da Subjuv (Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude), em parceria com SED (Secretaria de Estado de Educação) e Fabeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul), com apoio do Conjuv/MS (Conselho Estadual da Juventude de Mato Grosso do Sul), Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e outras instituições estudantis.

O evento contou com participação de autoridades do setor de Educação do Estado e representantes dos grêmios estudantis eleitos.

Educação em MS

Desde o início da atual gestão, a continuidade das reformas nas escolas da REE é uma das prioridades. Por isso, 30% das unidades já estão com obras concluídas – parciais ou gerais –, outras 30% aguardam para receber intervenções e 40% estão com algum tipo de intervenção em andamento.

Até agora, foram investidos cerca de R$ 800 milhões em infraestrutura e com a conclusão de todas as reformas, o valor deve chegar a R$ 1,2 bilhão.

No ano passado, o Governo do Estado passou a oferecer o ensino em tempo integral em todos os municípios, em 210 unidades, alcançando a meta de universalização da oferta – com 60% as escolas e 40 mil estudantes atendidos em todas as regiões.

Segurança nas escolas

Além das reformas, todas as unidades escolares urbanas de MS contam com sistema de monitoramento de vídeo controlado pelo COSI (Centro de Operações de Segurança Integrado). O local trabalha com equipes de resposta em diferentes regiões do Estado, conexão direta com os órgãos de segurança pública, além de agilidade em caso de situações de emergência e reposição de materiais furtados das unidades escolares.

A REE conta também com o Nise (Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar), que opera dentro da central de monitoramento, com atuação voltada para a prevenção e resposta às situações que coloquem em risco a segurança dos estudantes e profissionais. Criado em 2023, o núcleo possui atuação multidisciplinar e conta com profissionais da segurança pública e também da psicologia educacional.

Outra iniciativa, em parceria com o Corpo de Bombeiros, é o Nuppae (Núcleo de Pesquisa e Prevenção de Acidentes nas Escolas), que tem foco na orientação e treinamento das equipes e leva formações para os profissionais da REE para uso correto dos itens de prevenção contra incêndio, ações de primeiros socorros e evacuação predial, em caso de incidentes.

A REE conta com 25 mil servidores, 17 mil deles são professores. E o MS tem o maior salário para professor do Brasil, na educação básica, que é de R$ 12,8 mil para professor efetivo com carga horária de 40 horas semanais.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Vestibular de Medicina 2025 da UniCesumar está com inscrições abertas

Provas presenciais acontecem no dia 23 de novembro em quatro cidades; Moradores de Corumbá e Ladário, no MS, podem concorrer a bolsas sociais integrais

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O edital do Vestibular de Verão de Medicina da UniCesumar acaba de ser oficialmente lançado pela instituição. As inscrições para o processo seletivo 2025 começam dia 16 de setembro e seguem até 18 de novembro. As provas presencias serão realizadas no dia 23 de novembro em quatro cidades: Maringá (PR), Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e Corumbá (MS). A instituição vai oferecer 186 vagas do curso na unidade de Maringá e outras 50 vagas na unidade de Corumbá. As inscrições podem ser feitas no site www.venhaparaunicesumar.com.br/graduacao/medicina, pelo telefone 0800 604 4422 ou pelo WhatsApp (44) 99139-9006. O edital está disponível aqui: https://www.unicesumar.edu.br/vestibular/processo-seletivo-de-verao-2025/

 

A novidade desse processo seletivo é que os novos alunos que ingressarem no campus de Corumbá já irão estudar no novo campus, inaugurado recentemente. A estrutura da sede Instituição de Ensino Superior (IES) possui mais de 5 mil metros quadrados distribuídos em dois grandes blocos, 12 salas de aula, 8 salas de tutoria, 6 laboratórios e auditório com 233 lugares. Com a nova estrutura, será possível que alunos de todas as séries do curso de Medicina tenham aulas práticas e interativas, com todo o padrão e modernidade exigidos pela instituição.

 

Bolsas sociais

Como contrapartida social ao município de Corumbá e parceria com o Programa Mais Médicos, que abrange ações conjuntas entre os Ministérios da Saúde e da Educação, anualmente, a IES oferece bolsas sociais a moradores da cidade de Corumbá e Ladário. Para ter acesso à bolsa integral, o aluno precisa atender a uma série de critérios socioeconômicos que são divulgados em edital do vestibular. Dessa forma, a instituição reafirma seu compromisso com o conhecimento, com a aprendizagem e com a transformação da sociedade.

 

Laboratório de Simulação Realística

Atualmente, o curso de Medicina de Maringá ocupa o 5º lugar do país no ranking entre as instituições particulares, considerando o Conceito Preliminar de Curso (CPC 2019). Dentre os aspectos que o colocaram nessa posição está a metodologia PBL (Problem Based Learning), que prepara o estudante para a vivência profissional. Além da parte teórica, os estudantes são inseridos em atividades nas comunidades desde o primeiro ano, para que, além do conhecimento, desenvolvam habilidades técnicas e comportamentais, como lidar com as emoções por conta do alto nível de estresse. A mesma metodologia é aplicada na unidade de Corumbá.

De acordo com a coordenadora geral do curso, Ana Maria Silveira Machado de Moraes, a metodologia aplicada nos cursos de Medicina da Unicesumar é um dos grandes diferenciais do curso, sobretudo, as práticas simuladas realizadas no Laboratório de Simulação Realística, é considerada a mais inovadora do país. “Nele, são realizadas práticas simuladas de situações clínicas reais, praticadas nos consultórios, casas simuladas e salas de emergências do laboratório, onde os professores utilizam manequins robôs e corpo cênico de atores para promover vivências realísticas que tornam o aprendizado muito mais significativo e seguro. Enquanto alunos praticam a situação real, outros assistem pelo outro lado do vidro”, explica.

 

Diferencial

Para aproximar ainda mais os alunos da população, a instituição mantém convênios com instituições de saúde vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e Secretarias Municipais de Saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e hospitais, tanto no campus de Maringá, quanto no campus de Corumbá. Dentro do campus de Maringá, inclusive, há uma UBS onde os alunos podem atuar em várias especialidades médicas. Atualmente, também já há um modelo de implantação de Saúde Coletiva reconhecido pelo Ministério da Saúde (MS) que vem sendo escolhido para ser levado a outras cidades do Estado do Paraná.

 

Enem

Além do vestibular, a UniCesumar possibilita ingressar no curso via nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de provas realizadas entre 2014 e 2023. Quem se inscrever com a nota do exame ainda pode optar pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), programa de financiamento do Governo Federal que financia parte ou integralmente as mensalidades. A cada semestre, a instituição renova a parceria com o programa e oferta novas possibilidades. A instituição também oferece vagas com bolsas de estudo via Programa Universidade para Todos (Prouni), cujo número varia semestralmente.

 

Transferência e Portador de diploma

Aqueles já iniciaram o curso de Medicina em outra instituição e pretendem cursar a 2ª e 3ª séries de Medicina na UniCesumar, ou são portadores de diploma na área da Saúde, também têm a oportunidade de estudar na UniCesumar. O interessado precisa escolher a forma de ingresso “Transferência” ou “Portador de Diploma” e realizar a prova presencial, também, no dia 23 de novembro. O ingresso na instituição vai variar conforme a classificação do estudante diante do número de vagas disponíveis.

 

Serviço: 

Vestibular de Medicina 2025

Data das inscrições: de 16 de setembro a 18 de novembro

Data das provas: 23 de novembro

Local das provas: Maringá (PR), Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e Corumbá (MS)

Inscrições: www.venhaparaunicesumar.com.br/graduacao/medicina

 

Sobre a UniCesumar 

Com mais de 30 anos no mercado educacional e desde 2022 como uma das marcas integradas ao grupo Vitru Educação, a UniCesumar conta com uma comunidade de mais de 400 mil alunos. Atualmente, possui uma robusta estrutura de Educação a Distância (EAD), com mais de 1,3 mil polos espalhados por todas as regiões do país, além de três unidades internacionais localizadas em Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Joso (Japão). No ensino presencial, destaca-se o curso de Medicina, oferecido nos campi de Maringá (PR) e Corumbá (MS), juntamente com outros quatro campi localizados em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa (PR) e Campo Grande (MS). Como um dos maiores grupos educacionais privados do Brasil, a UniCesumar oferece um portfólio diversificado com mais de 350 cursos, abrangendo graduação, pós-graduação, técnicos, profissionalizantes, mestrado e doutorado. Sua missão é promover o acesso à educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Projeto Tornematicando 2024 é realizado na EE Castro Alves, em Dourados

O escopo é inserir alternativas lúdicas como elementos de motivação para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem e socialização, oportunizando interações entre os estudantes do EF.

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A Escola Estadual Castro Alves, em Dourados, realizou no dia 30 de agosto, o projeto Tornematicando 2024 – com ênfase nos descritores do Ideb e Obmep, sob orientação da professora Juciani Alves de Oliveira Camacho.

A proposta foi inserir algumas alternativas lúdicas como elementos de motivação para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem e para a socialização, oportunizando assim, interações entre os estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental.

A metodologia proposta no projeto é fazer o uso de atividades que contenham vários desafios matemáticos, mudando deste modo a rotina de sala de aula e possibilitando aos estudantes a aquisição das habilidades e/ou competências essenciais à construção do processo de leitura, escrita e conhecimento lógico-matemático.

Jogos e desafios

Tendo em vista que os conceitos e fundamentos da matemática têm origem no mundo real e encontram muitas aplicações em inúmeros aspectos práticos da vida cotidiana, o desenvolvimento do Projeto Tornematicando visa envolver os estudantes com jogos e desafios para serem resolvidos e/ou construídos. Várias habilidades matemáticas são contempladas no projeto, estimulando os estudantes a utilizarem conhecimentos prévios na construção de sua estrutura de pensamento.

A professora de matemática Juciani Camacho, responsável pelo projeto, juntamente com os demais docentes da disciplina de matemática, reforçam que o projeto também cumpre uma função lúdica e educativa, através de um trabalho interdisciplinar com diferentes ramos do conhecimento científico como Arte, Educação Física, Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa, entre outros.

“Aliando as atividades que contemplam os descritores do IDEB e da OBMEP, promovendo tanto o desenvolvimento do conhecimento científico quanto o desenvolvimento afetivo, cognitivo, físico, social e moral, implícitas em um grande número de competências como a escolha de estratégias, as ações sensório motoras, a observação, o respeito a regras e as interações entre docentes e discentes num trabalho coletivo de equipes”, menciona Juciani.

A professora coordenadora de práticas inovadoras Sirléia Vieira Portilho destaca que, para o aluno, as atividades práticas, jogos e resolução de problemas despertam o interesse, tornando as aulas mais dinâmicas e menos passivas, “além do conhecimento matemático em si, os alunos desenvolvem habilidades como: pensamento crítico, criatividade, trabalho em equipe, resolução de problemas, aprendizagem significativa, autonomia”.

A PCPI salienta que as metodologias ativas incentivam a autonomia do aluno, que se torna protagonista da sua própria aprendizagem. “A utilização de elementos de jogos em atividades matemáticas pode tornar o aprendizado mais divertido e motivador. O tornematicando usa princípios da gamificação em projetos, com aplicação de mecânicas de jogos”.

Benefícios da Gamificação

Aumento do engajamento: As mecânicas de jogos tornam o trabalho mais divertido e motivador, reduzindo a resistência a novas tarefas. Melhora na colaboração: A gamificação incentiva o trabalho em equipe, a troca de ideias e a busca por soluções conjuntas. Aumento da produtividade: Ao transformar tarefas em desafios, a gamificação estimula os participantes a buscarem resultados mais rapidamente e com maior qualidade.

Desenvolvimento de habilidades: A gamificação pode ser utilizada para desenvolver habilidades específicas, como resolução de problemas, tomada de decisões e pensamento crítico.

“O trabalho foi realizado de forma interdisciplinar, onde cada turma conta com um professor responsável em organizá-los e incentivá-los durante o evento. Toda a equipe escolar estará envolvida no desenvolvimento deste projeto: direção; coordenação pedagógica; PCPI; professores; professores apoio (ANEE); acadêmico estagiário de matemática; agentes de portaria, limpeza, cozinha, secretaria e biblioteca. As atividades foram desenvolvidas com a dinâmica de gincana solidária e rotação de estações”, relata diretora Márcia Regina da Silva Wider.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Semana Nacional do Trânsito: Detran-MS realiza ações educativas e debate impacto dos sinistros

O evento será realizado no auditório da Sede do Detran-MS, em Campo Grande, e transmitido pelo canal do órgão no Youtube

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De 18 a 24 de setembro, o Detran-MS realizará uma série de eventos para debater os sinistros de trânsito e o impacto em diversos setores da sociedade. Além do debate, o órgão irá desenvolver uma ação educativa voltada para moto entregadores, que são o principal público afetado por esses sinistros.

A abertura da Semana Nacional de Trânsito será com um simpósio com o tema “Segurança Viária e seus Impactos no Setor da Saúde”, que terá a participação do oficial técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-intencionais da Organização Pan-Americana da Saúde – Opas/OMS, Victor Pavarino e da coordenadora geral de Vigilância de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde, Naíza Nayla Bandeira de Sá.

O evento será realizado no auditório da Sede do Detran-MS, em Campo Grande, e transmitido pelo canal do órgão no Youtube. “Esse é um evento muito importante para aos gestores, técnicos que trabalham com trânsito em todo o Estado, por isso abrimos para a transmissão pelo Youtube, já que muitos não conseguem vir participar em Campo Grande”, explica a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.

O debate se expande com profissionais e estudantes da área de comunicação e de saúde, em dois encontros realizados em universidades. O primeiro vai debater a importância dos meios de comunicação em ações de redução de sinistros de trânsito. O segundo debate será a crise da saúde pública impactada pelos sinistros de trânsito.

Ação para motociclistas

Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a mensagem educativa proposta pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para este ano visa conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito. O foco é mobilizar toda a sociedade para adotar comportamentos que promovam um trânsito mais pacífico, consciente e seguro, porém o Detran-MS, escolheu como público-alvo os motociclistas, que são a maioria das vítimas de sinistros de trânsito no Estado.

Nos dias 21, 27 e 28 de setembro, uma ação educativa para moto entregadores será realizada nos shoppings e no centro da cidade, com objetivo de sensibilizar os motociclistas para um comportamento seguro no trânsito. Além da ação de rua, o Detran-MS fará uma campanha nas redes sociais, internet e televisão.

Confira o vídeo da campanha:

Ações permanentes

Além das ações pontuais, o Detran-MS continua com ações permanentes que terão programação especial durante a Semana Nacional do Trânsito. O atendimento às pessoas da 3ª idade, com o Programa Educação, Mobilidade, Acessibilidade para Idosos terá cursos de primeiros socorros em Campo Grande e cidades próximas à Capital.

Com crianças, o Detran-MS terá uma programação especial na Cidade Escola de Trânsito, com apresentação cultural e gincana com alunos de escolas cadastradas para visitar do Detranzinho. Ainda voltada para estudantes, uma equipe de técnicos de Educação está percorrendo escolas de Campo Grande, para uma ação educativa em parceria com o Icas (Instituto de Conservação de Animais Silvestres).

O Icas também fará parceria com o Detran-MS em uma ação voltada para crianças, com oficinas e apresentações, no Shopping Bosque dos Ipês, no dia 21 de setembro.

 

PROGRAMAÇÃO SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

 

Dia 18/09/2024

ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

I Simpósio sobre Segurança Viária e seus Impactos no Setor da Saúde.

Painel 1.  O papel da OMS e da OPAS em iniciativas de segurança viária – Roberto Victor Pavarino Filho – Oficial Técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-intencionais da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS

Painel 2.  Panorama dos impactos de sinistros de trânsito no setor da saúde – Naíza Nayla Bandeira de Sá – Coordenadora Geral de Vigilância de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde (transmissão)

Painel 3.  Educação para o Trânsito no MS: importância e perspectivas – Andrea Moringo Silva – Diretora de Educação de Trânsito do DETRAN-MS

Local: Auditório do DETRAN-MS

Horário: 14h

Transmissão ao vivo pelo YouTube do DETRAN-MS

Inscrição pelo link: https://box.detran.ms.gov.br/apps/forms/YQgDFdKbsRQ5AWH2

 

Dia 19/09/2024

ENCONTRO DE COMUNICADORES

Segurança de Trânsito: uma pauta urgente para os comunicadores

Mesa Redonda 1 – Comunicação como base de uma mudança de cultura no trânsito

  • Roberto Victor Pavarino Filho – Oficial Técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-intencionais da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS
  • Frederico Fukagawa Hozano de Souza – Secretário-executivo de Comunicação do Estado de Mato Grosso do Sul
  • Dra. Rose Mara Pinheiro – Diretora da Agência de Comunicação Social e Científica da UFMS e Coordenadora Geral do Programa de Rádio e TV de Educação e Conscientização do Trânsito

Mesa Redonda 2 – Segurança no Trânsito – Uma oportunidade de comunicação

  • Priscilla Trauer – Diretora de programação do Programa “Tá na Rua”
  • Sami Naief – Diretor de arte da Rádio Blink e criador do programa Horário de Pico

Local: Complexo EaD e Escola de Extensão – Setor 2 – Bloco 6 na Cidade Universitária da UFMS –Av. Costa e Silva, s/nº, Bairro Universitário

Horário: 19h

Inscrição pelo link: https://box.detran.ms.gov.br/apps/forms/YWZgbFr3DqfEnQr2

 

Dia 20/09/2024

 Seminário: A crise de saúde advinda de sinistros de trânsito

Mesa Redonda 1 – O importante papel das ligas de trauma frente à violência no trânsito

  • Dra Laura Beatriz Debesa Torres e Prof. Me. André Luiz Hoffmann – Uniderp
  • Dra. Elaine Cristina Fernandes Baez Sarti – UFMS
  • Me. Ursulla Vilella Andrade – UCDB

Mesa Redonda 2 – Atenção emergencial e pós-atendimento das vítimas de sinistros de trânsito

  • Rodrigo Quadros – Médico Emergencista da Santa Casa
  • Hamilton Marciano dos Santos Júnior – ST BM Enfermeiro do Corpo de Bombeiros
  • Daniela Ávila de Souza – Enfermeira especialista em Urgência, Emergência e UTI – SAMU

Local: UNIDERP – Av. Ceará, 333 – Auditório 05

Horário: 08h30

Inscrição pelo link: https://box.detran.ms.gov.br/apps/forms/2TF5CCYfnrGrwGq3

 

Dia 21/09/2024

Abordagem educativa e oficinas – Trânsito e meio ambiente

Parceria com ICAS

Público Alvo: Crianças

Local: Bosque dos Ipês

Horário: 14h às 17h

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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