A educação ambiental, um dos pilares do Bioparque Pantanal fez parte de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) desenvolvido pelo mestrando Douglas Henrique Melo Alencar.
Com o tema ‘Elaboração de sequências didáticas como ferramenta pedagógica na formação de professores tendo como eixos a educação ambiental e o espaço do Bioparque Pantanal’, o trabalho teve como objetivo avaliar as sequências didáticas produzidas por meio da oferta de uma formação continuada de professores dos anos finais do ensino fundamental, com a temática de Educação Ambiental e espaços não formais de ensino.
Orientado pela professora Vera de Mattos Machado (UFMS), Douglas foi aprovado e recebeu o título de mestre em Ensino e Ciências. Além da orientadora, a banca examinadora foi composta pela professora Adriana Pugliesse Netto Lamas (UFABC) e professor Rogério Rodrigues Faria (UFMS).
O Bioparque Pantanal busca sensibilizar e conscientizar os visitantes sobre a importância do meio ambiente e do cuidado com o mesmo. Para isso, a estrutura conta com o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), composta por uma equipe multidisciplinar, com biólogos e pedagogos que atuam no espaço de produção e potencialização científica.
O filme institucional que celebra os dois anos do Bioparque Pantanal foi o grande vencedor da categoria ‘Turismo de Natureza’ no Festival ART&TUR, que ocorre na cidade de Lousã, em Portugal. O evento internacional é referência na área de cinema e turismo.
Com o tema ‘Além da Superfície, o filme’ mostra toda estrutura disponível com mais de 230 tanques e 40 mil animais, mas com foco no encantamento que o lugar traz para quem o conhece, pois além da beleza, tem educação por meio da conscientização ambiental, para que todos conheçam a fauna e flora da região.
Também destaca que o local foi pensado para todos, com acessibilidade, tecnologia, inovação e moderno para saúde e bem-estar dos animais, além de dispor de espaço para pesquisa e o melhor ambiente aos visitantes. Uma junção que desperta o “brilho no olhar” de quem conhece o maior circuito de aquários de água doce do mundo.
Representando o Governo do Mato Grosso do Sul, o secretário-executivo de Comunicação do Estado, Frederico Fukagawa Hozano de Souza, destacou a importância de vencer esta premiação, e assim divulgar cada vez mais o Bioparque para o mundo.
“Esta premiação é um reconhecimento do trabalho produzido, que teve como foco divulgar as belezas do Bioparque Pantanal e ao mesmo tempo mostra como este espaço foi preparado e adequado para receber a todos os públicos, com acessibilidade, modernidade e inclusão”, afirmou o secretário.
A diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, comemorou a vitória. ‘Receber esse prêmio internacional é uma conquista que reforça o impacto do nosso trabalho não apenas na conservação e educação ambiental, mas também na forma como comunicamos a riqueza do Pantanal para o mundo de forma inclusiva. Esse vídeo é uma celebração do nosso segundo aniversário e um reflexo do compromisso de tornar o Bioparque um espaço de conexão entre ciência, natureza e pessoas, inspirando consciência ambiental’, Maria Fernanda Balestieri.
A 17° edição do Festival iniciou no dia 22 e terminou na sexta-feira (25). Considerado um dos mais reconhecidos festivais de cinema de turismo do mundo, ele conta com premiações em várias categorias na área de meio ambiente e ecologia, turismo de natureza, cultura e patrimônio, serviços turísticos, música e dança, esporte e lazer, aventuras e expedições, entre outros.
Estudantes do Clube de Ciências do Bioparque Pantanal são premiados na Fetec MS 2024
Os prêmios recebidos pelos estudantes são um reconhecimento do trabalho de qualidade desenvolvido no Bioparque Pantanal, tanto na área da pesquisa científica quanto na formação de novos talentos para a ciência.
Dois grupos de estudantes participantes do Clube de Ciências do Bioparque Pantanal receberam destaque na Feira de Tecnologia, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS) 2024, ao conquistarem o segundo e o terceiro lugar na competição. Ambos os projetos premiados estão sendo executados no Bioparque Pantanal, reforçando o compromisso do local com a pesquisa científica.
Os estudantes do Colégio Nova Escola garantiram o 3° lugar na categoria de Biologia, com o projeto intitulado ‘Avaliação dos impactos da visitação pública nos aspectos comportamentais de peixes Brycon hilarii’. A pesquisa destaca a necessidade de equilíbrio entre o turismo sustentável e a preservação da fauna local, um tema altamente relevante para a gestão de espaços como o Bioparque.
Já o grupo da Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira conquistou o 2° lugar na categoria Fetec Júnior – Ciências Humanas, com o projeto ‘A dinâmica da aprendizagem no Bioparque Pantanal: o papel do professor, condutor e alunos durante as visitas’.
Este estudo investigou as interações pedagógicas que ocorrem durante as visitas ao Bioparque, explorando como os professores e os condutores do espaço podem colaborar para maximizar o aprendizado dos alunos em um ambiente de educação não formal.
Os prêmios recebidos pelos estudantes são um reconhecimento do trabalho de qualidade desenvolvido no Bioparque Pantanal, tanto na área da pesquisa científica quanto na formação de novos talentos para a ciência.
A diretora-geral do empreendimento, Maria Fernanda Balestieri, comemorou as conquistas, ressaltando que “os projetos são uma demonstração clara de como o Bioparque Pantanal está se tornando um espaço de excelência na pesquisa e na educação, contribuindo para o desenvolvimento científico e a conscientização ambiental em Mato Grosso do Sul”.
Além segundo Balestieri o destaque dos grupos reforça a importância do Clube de Ciências do Bioparque Pantanal como um instrumento de estimulo de pensamento crítico e curiosidade científica em estudantes, contribuindo para a popularização da ciência no empreendimento e no estado.
Lívia dos Santos, 7° ano está empolgada com a premiação de 2° lugar e falou da importância de eventos como esse. “Para nós, estudantes jovens é muito válido participar de feiras, aprender como se apresentar da forma correta, ter contato com o universo da pesquisa. É algo que será útil para a nosso crescimento como pesquisadora”.
Coordenadora do Clube de Ciências, Thuany Valadares também comemora os resultados positivos e acredita que cada estudante do projeto tem grande potencial para a pesquisa e estão no caminho certo em busca de conhecimento. “É visível o esforço e dedicação deles durante as atividades, eu faço a mediação dos estudantes com os profissionais de cada área e pude acompanhar como cada um se esforça para ter um produto final de qualidade”.
Com essas conquistas, o Bioparque Pantanal solidifica sua posição como um centro de referência para pesquisas que não apenas preservam a biodiversidade local, mas também proporcionam um ambiente rico para a iniciação e educação científica.
Confira os premiados
Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira conquistou – 2° lugar na categoria FETEC Júnior – Ciências Humanas – ‘A dinâmica da aprendizagem no Bioparque Pantanal: o papel do professor’
Estudantes: Luiza Lina Rodrigues Braga, Lívia dos Santos Ribeiro, Maria Luiza da Silva Medeiros
Orientadoras: Ketylen Karyne Santos Almeida e Gislaine Cristina de Souza Melanda
Supervisoras técnicas do Bioparque Pantanal: Alexandra Campos Vesenick e Allana Marques Gomes – Condução
Nova escola – 3° lugar na categoria de Biologia – ‘Avaliação dos impactos da visitação pública nos aspectos comportamentais de peixes Brycon hilarii’Estudantes
Estudantes: Maria Fernanda Arakaki, Valentina de Arruda Campos Godoy e Rafaela Mendonça Lacerda
Orientadora: Amanda Dal’Ongaro Rodrigues
Supervisora técnica do Bioparque Pantanal: Adriele Marcacini de Araujo – Manejo
No próximo dia 29 de outubro, das 11h às 12h30, acontecerá uma mesa-redonda virtual como parte da programação do VI Encontro de Educadores da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). A discussão terá como tema central “Acessibilidade em zoológicos e aquários”, reunindo especialistas da área para debater desafios e iniciativas inclusivas nesses espaços.
Entre os destaques da mesa, está a participação da diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri que apresentará o programa de inclusão “Bioparque para Todos – Iguais na Diferença”. Desenvolvido no Bioparque Pantanal, o projeto visa ampliar a acessibilidade e promover uma experiência igualitária para visitantes com deficiência e neurodivergentes, reafirmando o compromisso do local com a inclusão e a acessibilidade.
O debate é uma oportunidade para discutir como zoológicos e aquários podem ser mais acessíveis, indo além das adaptações físicas para oferecer experiências educativas e significativas a todos os públicos. A iniciativa é essencial para ampliar a conscientização e disseminar boas práticas na área.
Para Maria Fernanda também autora do programa de inclusão é uma honra ser convidada para participar do evento, levando em consideração que o tema é fundamental não só para garantir que todos tenham acesso a espaços de lazer, mas também para promover uma experiência inclusiva e transformadora. “No Bioparque Pantanal, o programa ‘Bioparque para Todos – Iguais na Diferença’ reflete nosso compromisso com a inclusão de pessoas com diferentes habilidades e necessidades. Acreditamos que o acesso ao lazer e o conhecimento deve ser universal, e, por isso, desenvolvemos iniciativas que promovem a acessibilidade em todas as suas formas”.
O evento é gratuito e aberto ao público, e promete inspirar profissionais e instituições a investir em ações que garantam acesso universal e promovam a valorização das diferenças.
Para participar e acompanhar a mesa-redonda, basta acessar o link disponibilizado pela AZAB.
Sobre o Bioparque Pantanal
O empreendimento vai além do lazer e oferece experiência e conhecimento para todos seus visitantes. Sendo a inclusão um dos pilares do Bioparque, o local conta com infraestrutura ampla, acesso a elevadores, intérpretes de libras, tecnologias assistivas como tabletes com audiodescrição e tradução em libras.
Deficientes visuais podem conhecer o “Espaço Biotátil”, espaço exclusivo para experiência tátil, além de guia de visitação, material didático e identificação dos tanques em braile.
Também são disponibilizadas cotas diárias, canal exclusivo para PCD’s, sala de acomodação sensorial, cadeiras de rodas, abafadores de ruído, cordão universal de deficiências ocultas, dentre outros recursos.