fbpx
Connect with us

Cidades

‘Histórias e Músicas da Fronteira’ fortalece miscigenação cultural entre Brasil e Paraguai

Iniciativa gratuita acontece em Ponta Porã e Mundo Novo

Publicado

on

A influência da fronteira entre o Brasil e o Paraguai é percebida fortemente no cotidiano sul-mato-grossense. Na culinária e na cultura, os hábitos da miscigenação se tornam parte da identidade do Estado com maior influência do país vizinho. Atualmente, Mato Grosso do Sul abriga mais de 300 mil paraguaios e descendentes.

Com o objetivo de fortalecer a disseminação da miscigenação dos países fronteiriços, será realizada mais uma edição do projeto ‘Histórias e Músicas da Fronteira’, contemplado pelo FIC 2019 (Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul). O projeto conta com apoio das prefeituras municipais de Ponta Porã e Mundo Novo, investimento do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e realização da Gravidade Zero Produções.

Com participação do jornalista e músico Rodrigo Teixeira e da banda Muchileiros, a iniciativa chega nos dias 08 e 09 de setembro de 2021 aos municípios de Ponta Porã e Mundo Novo, unindo palestras e apresentações musicais que integram a forte relação entre o Brasil e o Paraguai.

De acordo com o produtor do projeto, Thiago Coutinho, a ideia surgiu após uma conversa com Rodrigo Teixeira, estudioso e entusiasta das culturas fronteiriças. Em 2017, uma primeira edição do projeto foi realizada, à época, com participação de Dino Rocha, um dos maiores sanfoneiros do País. “O objetivo é circular com o Histórias e Músicas da Fronteira nas cidades que fazem a fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, promovendo o acesso da população à cultura, lazer e ao resgate histórico”, explica.

Com livros publicados sobre a relação entre os países, Rodrigo Teixeira é o responsável pelas palestras, destinadas a estudantes, educadores e agentes culturais dos municípios.  “Este projeto é importante, pois, leva tanto a parte teórica, por meio da palestra, quanto a prática, com a apresentação musical aos estudantes e público presente, mostrando o quanto a música paraguaia influencia a cultura sul-mato-grossense, fazendo com que a nossa música seja entendida e admirada”, avalia Teixeira.

Durante a palestra, o jornalista e músico apresenta a trajetória dessa cultura fronteiriça na cultura local, desde as primeiras gerações, como Delio e Delinha e Dino Rocha, passando por Almir Sater, Paulo Simões e Geraldo Espíndola, até chegar aos Hermanos Irmãos e bandas contemporâneas, como Surfistas de Trem. “A ideia é mostrar que os ritmos paraguaios, em especial a polca e guarânia, influenciam artistas de Mato Grosso do Sul a fazerem uma música diferenciada, fazendo com que a nossa música seja única no cenário brasileiro”, destaca o palestrante.

O primeiro município a receber a iniciativa educativa e cultural é Ponta Porã, no dia 08 de setembro. Para o diretor de Cultura da Funcespp (Fundação de Cultura e Esportes de Ponta Porã), Eder Rubens, o projeto é fundamental tanto para gestores da cultura, quanto para estudantes e professores, pois, consolida a identidade cultural da fronteira, em especial promovendo conhecimento mais aprofundado sobre o tema com as novas gerações. “É um evento culturalmente rico, com detalhes dessa raiz que nos une tão fortemente. Ao trazer nomes como do Rodrigo Teixeira e Muchileiros, a proposta se fortalece e destaca a importância da união dos dois povos”, pontua o diretor.

Vale destacar que durante a execução do projeto, que é gratuito, serão respeitadas todas as regras de biossegurança.

Mais informações pode serm obtidas pelo tefone (67) 98119-2120.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Cidades

Prefeitura de Dourados e DSEI-MS assinam parceria para construção de poços de água nas aldeias

O termo tem como objetivo a melhoria do sistema de abastecimento de água nas terras indígenas das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados e o DSEI-MS (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul) assinaram nesta sexta-feira (22), um Termo de Parceria, que tem como objetivo a melhoria do sistema de abastecimento de água nas terras indígenas das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho, que são assistidas pelo DSEI-MS e situadas no município.  O documento traz cláusulas que determinam as ações de Saneamento Ambiental em atividade de Sistema de Abastecimento de Água (SAA), na forma de Melhorias dos SAA das aldeias, como a construção de poços tubulares para o abastecimento de água dos moradores, que sofrem há tempos com esse problema de falta de água.

Assinaram o Termo de Parceria, o prefeito Alan Guedes e o coordenador do Dsei-MS, Lindomar Ferreira. “A assinatura deste documento é um momento especial para nossa comunidade que está muito carente da falta de água em pleno século 21. Esse termo vai proporcionar a nossa comunidade receber esse benefício que vai de encontro a necessidade de toda a população. O próximo passo é a licitação por parte do município para que possamos dar início a perfuração do poço na comunidade Jaguapiru.”, comemora Lindomar.

“A questão da distribuição de água potável nas reservas de Dourados é um problema histórico. Assinamos hoje uma parceria com o DSEI-MS, parceria com a bancada federal através do senador Nelsinho, tudo isso para que a gente possa avançar. Temos hoje recurso para um poço, o primeiro que será na Aldeia Jaguapiru, mas o termo já contempla Bororó e Panambizinho. Agora é hora das lideranças políticas de Dourados, assim como eu, procurar a bancada estadual, federal para viabilizar os recursos e que eles possam ser aplicados de maneira adequada na perfuração de novos poços. E a gente espera apoio do Governo Federal e do Governo do Estado juntos, que são os maiores entes que também podem nos ajudar. Esse é um problema que aflige a todos, mas quem tem potencial financeiro para dar uma solução definitiva de fato é o Governo Federal. Uma solução que de fato contemple as comunidades indígenas de Dourados, que há tanto tempo sofrem com a falta de água potável”, pontua Alan.

A primeira emenda parlamentar direcionada para o projeto foi do Senador Nelsinho Trad. O recurso no valor de R$ 250 mil será investido na Aldeia Jaguapiru, onde será perfurado o primeiro poço. Essa emenda foi solicitada pelo vereador Marcelo Mourão (PL).

Dentre os termos acordados na parceria estão que os projetos construtivos de poços tubulares serão elaborados pelos geólogos do DSEI-MS e encaminhados para a Prefeitura de Dourados para realização de orçamento. Já os projetos, planos, estudos e orçamentos referentes à rede de abastecimento de água (adutora e distribuição), à reservação, à parte elétrica, à infraestrutura, à construção de poços tubulares e ao conjunto de bombeamento deverão ser elaborados pela Prefeitura e encaminhados ao DSEI-MS para elaboração de Parecer Técnico com o objetivo de validação dos mesmos, assegurando que estejam em conformidade com os padrões da SESAI. Somente após parecer(es) técnico(s) emitido(s) pelos técnicos do DSEI-MS, aprovando os projetos, planos, estudos e orçamentos apresentados pela Prefeitura, os projetos poderão ser considerados válidos e aplicáveis às Terras Indígenas em questão.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura e Estado discutem estratégias para políticas de igualdade racial em Dourados

Ações deverão ser colocadas em prática a partir de 2025

Publicado

on

A Prefeitura de Dourados, através da Subsecretaria de Igualdade Racial, realizou nesta quinta-feira (21) uma reunião entre o coordenador especial de Política de Promoção da Igualdade Racial, Jonathan Tibério Pereira, e a assessora técnica da Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Irineia Lina Cesário. O encontro realizado à pedido do Prefeito Alan Guedes, teve como foco principal a organização da Conferência Municipal de Igualdade Racial e o alinhamento das estratégias junto ao Estado.

“Tendo em vista a presença de Irineia em Dourados para a Semana da Consciência Negra, organizamos essa agenda para alinhar a política de igualdade racial do Estado com o nosso plano de ação para 2025. Já pensando na reestruturação da coordenação”, explica Jonathan Tibério.

Além de discutir os preparativos do evento, os representantes debateram estratégias para ampliar a participação popular nas políticas públicas voltadas à promoção da equidade racial. Segundo o coordenador, o município está comprometido em construir um espaço plural, onde as demandas da comunidade negra e dos povos originários sejam ouvidas e transformadas em ações efetivas.

A prefeitura segue empenhada em fortalecer as políticas inclusivas, reafirmando seu compromisso com a diversidade e a igualdade.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cidades

Lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024 será nesta quinta (21)

O evento é uma oportunidade para conhecer as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município

Publicado

on

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FACE/UFGD, por meio do curso de Economia, realiza nesta quinta-feira (21), às 19h, o lançamento do Perfil Socioeconômico de Dourados 2024.

O evento é gratuito e aberto à comunidade douradense, basta fazer inscrição pelo link https://forms.gle/xQUuTM5YjhKa5WYz6

No encontro serão apresentados os dados atualizados e análises essenciais sobre Dourados, que são fundamentais para entender o cenário atual, planejar estratégias e impulsionar o desenvolvimento da cidade. A apresentação será realizada pelo professor doutor Enrique Duarte Romero.

O lançamento é uma oportunidade para se inteirar sobre as condições econômicas, sociais e de infraestrutura, que moldam o nosso município, além de contribuir para o diálogo sobre o futuro de Dourados.

Data: 21 de novembro de 2024

Horário: 19h

Local: Centro de Convenções Antônio Tonani, na Av. Pedro Ortiz, 105, Santa Fé.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67