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Educação

UFGD oferece 293 vagas para transferência de outras universidades

As inscrições estarão abertas de 15 a 24 de julho e poderão ser feitas pela internet, sem cobrança de taxa.

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A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) publicou edital direcionado aos estudantes de outras instituições interessados em transferir seu curso para a universidade federal, bem como às pessoas que desejam complementar sua habilitação (Licenciatura e Bacharelado) ou fazer uma segunda graduação. Isso pode ser tanto para mudar de profissão quanto para enriquecer o currículo.

A seleção dos interessados em transferência ou ingresso como portador de diploma é feita através do Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Ociosas (PSPVO). As inscrições estarão abertas de 15 a 24 de julho e poderão ser feitas pela internet, sem cobrança de taxa.

As 293 vagas estão distribuídas em 22 cursos, a maioria com 10 vagas cada. Os cursos são: Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Letras Libras (bacharelado e licenciatura), Matemática, Nutrição e Química.

Para se inscrever, é necessário acessar a Área do Candidato (https://selecao.ufgd.edu.br/), preencher os dados cadastrais e a ficha de inscrição eletrônica, selecionando a opção desejada (transferência voluntária ou portador de diploma) e o curso de graduação em que tem interesse.

De acordo com o cronograma, o resultado preliminar da análise dos documentos será publicado em 12 de agosto, e após o período de recursos, o resultado final será divulgado em 16 de agosto. As matrículas dos candidatos selecionados ocorrerão a partir de 19 de agosto.

Todos os candidatos devem ler, atentamente, todo o edital, disponível em https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/pspvo/pspvo-2024-2.

COTAS SOCIAIS

Em cada curso da UFGD, metade das vagas são destinadas a estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas e essas vagas reservadas serão preenchidas por autodeclarados negros (pretos/pardos) ou indígenas, quilombolas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção no mínimo igual à soma de indígenas e negros (pretos/pardos) da população do estado do Mato Grosso do Sul, que é de 51,95%, quilombolas, que é de 0,09%, apurados segundo o último censo do IBGE. As vagas reservadas também contemplam as pessoas com deficiência, que são 21,48% da população de MS.

Caso haja menos candidatos inscritos em relação ao número de vagas disponibilizadas, todos os candidatos concorrerão pela ampla concorrência.

CONTATOS

Para informações sobre a fase de inscrição: telefone (67) 3410-2840 e e-mail centrodeselecao@ufgd.edu.br.

Informações sobre documentação, ingresso e matrícula deverão ser obtidas na Divisão de Ingresso e Gestão de Secretarias Acadêmicas pelo telefone (67) 3410-2820 ou, ainda, pelo e-mail cgac.digs@ufgd.edu.br.

Página oficial do PSPVO: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/pspvo/pspvo-2024-2.

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Educação

Divulgação do gabarito oficial do Enem será antecipada

Inep irá informar nova data, afirma ministro do MEC

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O ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, informou na noite deste domingo (10) que a divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será antecipada. A previsão era divulgar o gabarito no dia 20 de novembro, mas o ministro disse que será divulgado nesta semana. 

Segundo o ministro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, informará a nova data.

Conforme o cronograma, a entrega final dos resultados está prevista para o dia 13 de janeiro de 2025.

Neste domingo (10), os alunos realizaram as provas de ciências da natureza (física, química e biologia) e suas tecnologias e matemática. No domingo passado (3), primeiro dia de provas, os candidatos fizeram as questões de linguagens e ciências humanas.

Presença e abstenção

No segundo dia de prova, neste domingo (10), 69,4% dos candidatos compareceram. O percentual é inferior aos presentes no primeiro dia de provas (73,4%).

A abstenção no segundo dia foi de 30,6%, superior ao primeiro dia de provas (26,6%) e ligeiramente menor em comparação ao segundo dia de provas em 2023 (32%).

No total, foram mais de 4,3 milhões de inscritos no exame.

Também foi registrado aumento no número de concluintes do ensino médio oriundos de escolas públicas. O número saltou de 58% (1,1 milhão) no ano passado para 94% (1,6 milhão) neste ano.

“Esse foi um esforço feito pelo ministério, não tenho dúvida pelo impacto do programa pé-de-meia. Para o aluno que está no terceiro ano, é gratuita a inscrição. O Enem é a porta de entrada para o ensino superior e para o acesso a todas as políticas públicas estaduais e federais”, ressaltou o ministro.

Ocorrências

Em coletiva de imprensa na qual fez um balanço do segundo dia de provas, o ministro Camilo Santana disse que não foram registradas ocorrências graves, ou seja, não foi necessário cancelar a aplicação das provas em nenhum local.

Conforme dados do Inep, 1,9 mil participantes foram eliminados hoje (10) por descumprirem as regras do edital, como portar equipamentos eletrônicos ou deixar o local do exame com o caderno de provas antes dos 30 minutos finais do tempo de prova.

Quanto às ocorrências, foram registradas 1.037, como emergências médicas e falta de energia elétrica estão entre as situações ocorridas.

No primeiro dia de provas, 4.999 candidatos foram eliminados e foram registradas 689 ocorrências.

Reaplicação das provas

Os participantes que perderam as provas, no primeiro e segundo dias, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 por problemas logísticos ou por com doenças previstas no edital poderão solicitar a reaplicação das provas a partir desta segunda-feira (11). O prazo para o pedido vai até o dia 15 de novembro.

As provas serão reaplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro. Haverá apenas uma reaplicação de provas do Enem 2024.

Para que serve o Enem

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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Educação

Administração do Prefeito Marcos Pacco Expande Infraestrutura da Escola Maria Timira para Educação Infantil

Investimento fortalece a educação infantil e beneficia famílias da Vila Pedra Bonita e bairros próximos

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A Prefeitura de Itaporã, através da Gerência de Educação, sob a liderança do prefeito Marcos Pacco, entregou nesta semana três novas salas de aula adaptadas para a educação infantil na Escola Municipal Maria Timira. Equipadas com banheiros e estrutura completa para receber crianças, as salas foram projetadas pela Gerência de Educação Municipal, que também realizou a construção de uma cobertura ao redor das salas, oferecendo mais conforto e segurança para alunos e professores.

Embora a escola ainda não tenha autorização do Conselho Estadual de Educação para o atendimento de crianças da educação infantil, a administração de Itaporã buscou se antecipar às necessidades da comunidade, investindo em um planejamento adequado e na preparação da estrutura necessária para receber esses alunos.

A Escola Municipal Maria Timira, que atende crianças da Vila Pedra Bonita e bairros vizinhos, já havia sido reaberta e reformada pela atual gestão após ter sido fechada anteriormente. No início da administração Pacco, foram construídas quatro novas salas, e agora, com a adição das três recém-entregues, a escola conta com um total de sete salas de aula novas.

Com as novas melhorias, a administração reforça seu compromisso em oferecer um ambiente de ensino acolhedor e seguro para a comunidade escolar e demonstrar a importância da educação como prioridade no município de Itaporã.

“A educação é a base do desenvolvimento de uma sociedade mais justa e preparada para o futuro. Por isso, não medimos esforços para oferecer às nossas crianças o melhor ambiente possível para aprender e crescer. Este investimento nas novas salas de aula da Escola Maria Timira é apenas um dos passos que estamos dando para garantir um ensino de qualidade em Itaporã,” declarou o prefeito Marcos Pacco.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Educação

Prefeitura de Campo Grande finaliza licitação para retomada das obras da EMEI Vila Popular

A próxima etapa será a assinatura do contrato para a emissão da ordem de serviço, que ficará a cargo da empresa Gimenez Engenharia LTDA., vencedora da licitação.

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A Prefeitura de Campo Grande concluiu o processo de licitação para contratar a empresa responsável pela conclusão da obra da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vila Popular, localizada na região urbana do Imbirussu. A homologação do resultado foi divulgada na edição nº 7.711 do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande). A próxima etapa será a assinatura do contrato para a emissão da ordem de serviço, que ficará a cargo da empresa Gimenez Engenharia LTDA., vencedora da licitação.

O investimento na obra é de R$ 1.753.014,58, e a nova unidade atenderá aproximadamente 250 alunos ao ser finalizada, ampliando o número de vagas na Rede Municipal de Ensino (REME) e beneficiando diretamente as famílias da região. Este projeto integra o planejamento da administração municipal, que visa fortalecer a infraestrutura educacional da capital, garantindo mais acesso e qualidade no atendimento às crianças da primeira infância.

“Retomar e entregar à população a EMEI Vila Popular é assegurar que as crianças de Campo Grande tenham à disposição uma educação infantil de qualidade, preparando os alunos da REME para o futuro e oportunizando a mais famílias o acesso à educação de excelência nas sete regiões da capital”, salientou a prefeita Adriane Lopes.

A construção da EMEI Vila Popular é uma antiga demanda da comunidade, que aguardava a conclusão há 12 anos após cinco paralisações da obra que está com 80% concluída. A nova estrutura será fundamental para o desenvolvimento da região, proporcionando um ambiente seguro e adequado para a educação infantil.

Além dessa unidade que terá obra retomada na Região do Imbirussu, em julho deste ano, a Prefeitura entregou a EMEI Inápolis, que estava paralisada há 13 anos. Atualmente, cerca de 250 crianças, do Grupo I ao Grupo 5, estão matriculadas na nova escola, que conta com parquinhos, mobiliário novo e recursos pedagógicos modernos.

A administração municipal tem como meta concluir outras sete unidades de educação infantil: Jardim Talismã, Jardim Radialista, Moreninha II, Jardim Colorado, Serraville, Jardim Nashville e Jardim Anache, cuja licitação já foi realizada. O objetivo é reorganizar a distribuição de vagas na Educação Infantil, atendendo à demanda crescente da rede municipal de ensino e assegurando que mais crianças tenham acesso a uma educação de qualidade.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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