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Educação

Prefeitura de Campo Grande entrega a revitalização de mais quatro EMEIs

São elas: EMEI Maria de Lourdes Vieira Castoldi, Clotilde Chaia, Micheli Regina Locatelli e Clebe Brazil Ferreira.

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A Prefeitura de Campo Grande continua com as entregas das revitalizações do programa Juntos Pela Escola e nesta quarta-feira (19), mais quatro unidades foram inauguradas junto com à comunidade. São elas: EMEI Maria de Lourdes Vieira Castoldi, Clotilde Chaia, Micheli Regina Locatelli e Clebe Brazil Ferreira.

O Juntos Pela Escola é o programa de revitalização de escolas do município, que prevê as seguintes linhas de intervenção: revisão elétrica, revisão hidráulica, manutenção na cobertura (telhado), acessibilidade e pintura. Ao todo, estão sendo investidos R$ 40 milhões para reforma das 205 escolas da Capital.

Na EMEI Maria de Lourdes Vieira Castoldi, no Jardim Sayonara, que atende 139 alunos do grupo 1 ao 5, foi revitalizada toda a pintura interna e externa, feita acessibilidade e construído um banheiro para PCDs. A unidade também já tem placas solares instaladas e parques novos, para os alunos.

Na Reme desde 2011, a diretora Jaqueline Vascão, afirma que o impacto o Programa impacta da escola à comunidade. “É incrível esse olhar para a educação, o programa trouxe uma transformação completa, não só aos nossos olhos, mas principalmente para as crianças e para a comunidade”.

A presidente da APM (Associação de Pais e Mestres) da unidade, Ana Paula Hartkoff, mãe de gêmeas do grupo 3, diz que foi um privilégio fazer parte do programa junto com a direção. “O programa só veio só para somar, melhorou muito. Tivemos um olhar melhor pela educação, para cá, principalmente, mas também em quase todas as escolas e essa participação ativa da comunidade nessas decisões é muito importante”.

A prefeita Adriane Lopes tem acompanhado a entrega das revitalizações de cada unidade escolar e ressalta que atualmente 25 unidades já estão prontas, 80 com projetos em andamento e as demais sendo feitas. “O projeto Juntos Pela Escolas está avançando e acreditamos que até o final do ano vamos ter escolas acessíveis e totalmente transformadas. A Prefeitura segue realizando essas mudanças no espaço físico e nas condições de trabalho e convívio dentro das unidades”.

Na EMEI Clotilde Chaia, são atendidos 193 alunos do grupo 1 ao 4. No programa, foi construído o muro na lateral, acessibilidade e ampliação de calçadas, além da pintura interna e externa.

Segundo o diretor da EMEI Clotilde Chaia, no Jardim Imá, Ricardo Henrique de Souza, há 20 anos na REME, ele nunca viu um programa como o Juntos Pela Escola. “O que a gente tinha era o nosso esforço da comunidade para poder melhorar a EMEI, mas da prefeitura é a Primeira vez que a nossa escola é revitalizada em 20 anos. A revitalização não interfere só no prédio, ela mexe na autoestima dos pais, dos servidores e das crianças. Toda criança gosta de chegar num ambiente limpo, num ambiente gostoso, num ambiente colorido e apropriado para eles. Quando esse espaço está organizado, a gente consegue construir com as crianças os hábitos de cuidado”.

A vice-presidente da APM, Noeli Freitas, conta que a construção do muro foi o mais esperado pela direção e para os pais. “Nós estávamos ansiosos por essa construção que protege melhor as crianças. Fora a pintura, os parques que recebemos. Então melhorou bastante”.

Na EMEI Micheli Locatelli, são 310 alunos matriculados do grupo 1 ao 5 que após a revitalização, contam com pintura nova de toda a unidade, reforma da caixa d’água e acessibilidade.

A diretora Mariley Braga afirma que desde 2012 a unidade não tinha uma pintura completa. “Ao longo desses anos, fizemos pequenos reparos, mas nada comparado ao o que o programa nos proporcionou e nós tínhamos um problema  com a caixa d’água, que foi resolvido no Juntos Pela Escola”.

A empresária Pamela Felizardo é mãe de um aluno do grupo 3 na unidade que está matriculado desde o berçário e conta que a diferença é enorme. “Meu outro filho estudou aqui antes do Programa, então consigo comparar mesmo e a diferença é gritante. Isso mostra o comprometimento da Prefeitura com as crianças”.

Já na EMEI Clebe Brazil Ferreira, no Jardim Itamaracá, são 294 alunos atendidos do grupo 1 ao 5. Na unidade, foi realizada a troca de telhado de um dos blocos, pintura interna e externa e acessibilidade.

A diarista Natália Faria de Oliveira é mãe de dois alunos matriculados na unidade e comemora a entrega. “Eu amei essa revitalização feita na escola, os brinquedos novos, cadeiras novas, é de aquecer o coração e deixa a gente como mãe mais tranquila e feliz”.

A diretora, Valéria Ortiz, também comemorou, ressaltando que a pintura traz alegria e cor para os dias. “Eu estou há 25 anos na educação e nunca eu tinha presenciado um feito como esse. Então, o Juntos pela Escola, para a gente vem trazer alegria, ânimo, esperança de dias melhores, estávamos na escola triste, sem cor e hoje a gente tem uma revitalização que vem trazer um conforto para as crianças, que vem trazer alegria de estar num lugar bem cuidado”.
O secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, finalizou dizendo que a revitalização visa promover o bem estar na comunidade escolar. “Essa revitalização entrega condições para os educadores trabalharem e entregar o seu melhor, além de melhorar e promover um ambiente agradável aos alunos, esse é o objetivo”.
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Brasil participa de estudo internacional sobre educação infantil

Avaliação da OCDE abrangerá 3 mil alunos da pré-escola de 100 cidades

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O Brasil participa, pela primeira vez, do International Early Learning and Child Well-Being Study (IELS), criado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), instituição que reúne países e parceiros para potencializar o crescimento econômico global.

O levantamento internacional tem o objetivo de avaliar conhecimentos sobre linguagem, raciocínio matemático, autorregulação e habilidades socioemocionais de crianças de 5 anos.

Os resultados podem servir como apoio para o Brasil criar políticas públicas efetivas para a primeira infância e, ainda, ajustar as estratégias áreas da saúde, educação e proteção social.

Em nota, o diretor de Educação e Competências da OCDE, Andreas Schleicher, ressaltou o interesse do Brasil em participar do IELS e o compromisso com a melhoria da educação infantil do país. “O estudo IELS da OCDE é fundamental para entender como as trajetórias futuras das crianças são moldadas nos primeiros anos, por meio do desenvolvimento de habilidades iniciais em alfabetização, cálculo, resolução de problemas e empatia.”

Fase de teste

Em maio deste ano, a fase de pré-teste do estudo IELS foi finalizada no país, com a participação de 30 escolas públicas e privadas de três regiões brasileiras (Norte, Nordeste e Sudeste), com amostra de cerca de 350 estudantes da pré-escola.

Em maio do próximo ano, o estudo será ampliado para 250 escolas de 100 municípios. A versão completa do estudo avaliará cerca de 3 mil crianças da pré-escola.

No Brasil, o estudo é liderado pela parceira da OCDE, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. A entidade atua pela promoção do desenvolvimento da primeira infância. Em nota, a CEO da fundação, Mariana Luz, afirmou que o estudo será fundamental para que o Brasil trace estratégias voltadas para a redução das desigualdades educacionais. “A frequência à pré-escola influencia positivamente a trajetória escolar e está associada a melhores resultados nas etapas seguintes, além de ser um fator de proteção essencial para crianças em situação de vulnerabilidade social.”

Países participantes

Os dados comparativos sobre as habilidades iniciais das crianças ajudam os países a identificar melhor os fatores que promovem ou dificultam a aprendizagem precoce das crianças.

Nesta, que a é segunda edição do estudo internacional sobre aprendizagem precoce e bem-estar infantil, o Brasil é o único país participante no Hemisfério Sul. Além do Brasil, serão avaliadas crianças de Holanda, Inglaterra, Estônia, Azerbaijão, Emirados Árabes, Singapura, Bélgica e República Checa.

primeira edição do IELS, realizada em 2018, registrou dados de três países: Reino Unido, Estados Unidos e Estônia.

Metodologia

No Brasil, o estudo será coordenado pelos pesquisadores Mariane Koslinski e Tiago Bartholo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A interação com as crianças será feita a partir de brincadeiras e histórias com auxílio de tablets [dispositivo eletrônico portátil, com tela sensível ao toque] e acompanhamento presencial de um pesquisador.

Tanto na fase de pré-teste quanto na próxima, em maio, além das crianças, a avaliação do IELS é feita por meio de escuta e aplicação de questionário sobre o desenvolvimento das crianças às famílias e profissionais das redes de educação infantil pública, privada e conveniada.

A aplicação completa do IELS no Brasil custará cerca de R$ 13 milhões e terá com apoio de instituições como Serviço Social da Indústria (Sesi), B3 Social, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann e Fundação Lia Maria Aguiar, entre outras.

O diretor superintendente do Sesi, Rafael Lucchesi, ressaltou a relevância do IELS, afirmando que levantamento é o primeiro estudo em larga escala direcionado ao desenvolvimento infantil e possibilitará ampliar a compreensão sobre a infância brasileira.

O relatório final será divulgado em março de 2026.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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Cidades

Escola Municipal Professora Avani é vencedora na Categoria X do Prêmio Senatran 2024

Projeto “Educação para o Trânsito é assunto de Criança” ficou com o 1º lugar

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A Escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer é a vencedora na Categoria X do Prêmio Senatran 2024. Com o projeto “Educação para o Trânsito é assunto de Criança”, a escola de Dourados ficou com o 1º lugar  no Grupo IV – Educação para o Trânsito Categoria X, que seleciona projetos, programas ou ações de Educação para o Trânsito direcionados aos alunos, desenvolvidos em unidades de Educação Básica no ano de 2023 e/ou 2024, em colaboração com Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Concessionária de serviço público, ONG ou órgão do Sistema Nacional de Trânsito.

Direcionado para 120 alunos de 9 a 14 anos, o projeto em parceria com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), surge da necessidade de conscientizar os estudantes sobre segurança no trânsito. O projeto foi desenvolvido na escola ao longo de 10 meses, envolvendo a comunidade escolar e as famílias. As atividades incluíram rodas de conversa, pesquisa sobre infrações, construção de sinalizações de trânsito com materiais recicláveis e a criação de uma minicidade, onde os alunos puderam entender a organização do trânsito e a importância das sinalizações.

As aulas foram interativas, lúdicas e baseadas na BNCC, permitindo que os alunos fossem protagonistas de seu aprendizado. “Os resultados foram positivos, com mudanças de comportamento observadas nas crianças e suas famílias. Relatos de pais indicam que os alunos exigiram práticas mais seguras durante os deslocamentos”, ressaltou a professora Rosângela da Escola Municipal Professora Avani.

“A Agetran e a Escola Pública de Trânsito Prefeito José Elias Moreira parabenizam a professora e se sentem honradas em apoiar e participar das ações e atividades desenvolvidas no referido projeto.
Que possamos juntos trabalhar a conscientização e responsabilidade de todos para um trânsito mais seguro”, destacou Mariana Souza Neto, diretora-presidente da Agetran.

Prêmio

O Prêmio SENATRAN é uma iniciativa do Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito – SENATRAN, que tem como objetivo geral fomentar iniciativas, projetos e produção técnico-científica, voltados à segurança no trânsito, incentivando organizações públicas e privadas a aderirem ao PNATRANS e estimular o engajamento da sociedade brasileira ao propósito de redução dos sinistros de trânsito.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Educação

Prefeitura de Campo Grande conclui licitação para retomar obras da EMEI Jardim Anache

O resultado da homologação está publicado na edição n.º 7.703 do Diário Oficial de Campo Grande

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A Prefeitura de Campo Grande concluiu a licitação para contratação de empresa para execução de obra de conclusão da Emei Jardim Anache, localizada na região urbana do Segredo. O resultado da homologação está publicado na edição n.º 7.703 do Diário Oficial de Campo Grande. O próximo passo será a assinatura do contrato para a ordem de início do serviço, que será executado pela empresa 3HF Construção e Empreendimentos LTDA, vencedora do processo licitatório.

Com um investimento de R$ 2.014.105,64, a unidade de educação infantil atenderá cerca de 250 alunos após a conclusão das obras, ampliando a oferta de vagas na Rede Municipal de Ensino e beneficiando diretamente as famílias da região. A obra faz parte do planejamento da administração municipal para fortalecer a infraestrutura educacional de Campo Grande, proporcionando mais acesso e qualidade no atendimento às crianças da primeira infância.

“Concluir as obras da EMEI Jardim Anache representa nosso compromisso em atender às necessidades educacionais das famílias da região do Segredo, proporcionando um espaço de qualidade para o desenvolvimento das crianças. Este é mais um passo para garantir que a educação infantil chegue a cada vez mais moradores, fortalecendo nossa rede e investindo no futuro de Campo Grande,” destacou a prefeita Adriane Lopes.

A EMEI Jardim Anache é uma demanda antiga da comunidade, paralisada há dez anos, e deverá contribuir significativamente para o desenvolvimento local, oferecendo um ambiente adequado e seguro para a educação infantil.

Em julho deste ano, a Prefeitura inaugurou a EMEI Inápolis, após retomar a obra que estava parada há mais de 13 anos. A unidade tem cerca de 250 crianças matriculadas do Grupo I ao Grupo 5, e atende famílias da Região Urbana do Imbirussu. A unidade recebeu novos parquinhos, mobiliário e jogos pedagógicos.

A meta é concluir as outras sete Emeis (Jardim Talismã, Jardim Radialista, Popular, Moreninha II, Jardim Colorado, Serraville e Jardim Nashville) e fazer o reordenamento de vagas da Educação Infantil para atender a demanda reprimida da rede municipal de ensino.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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