fbpx
Connect with us

Emprego

Indústria de MS abriu 4,6 mil novas vagas de emprego entre janeiro e abril

Os dados fazem parte do levantamento do Radar Industrial da Fiems.

Publicado

on

Em abril, o conjunto da atividade industrial foi responsável pela abertura de 518 postos formais de trabalho em Mato Grosso do Sul, resultado de 9.118 contratações e 8.600 demissões. Já no acumulado de janeiro a abril, foram 4.617 vagas abertas pela indústria, resultantes de 36.878 contratações e 32.261 demissões.

O quantitativo alcança uma participação de 26% do total de vagas abertas no Estado no período indicado. Os dados fazem parte do levantamento do Radar Industrial da Fiems.

Segundo o economista-chefe da Fiems, Ezequiel Resende, as atividades industriais que mais abriram vagas no mês de abril foram:

•                 Abate de bovinos (+390)

•                 Instalações e serviços especializados para construção (+295)

•                 Fabricação de álcool (+262)

•                 Abate de aves (+100)

•                 Já as atividades industriais que mais abriram vagas no acumulado de janeiro a abril foram:

•                 Fabricação de álcool (+889)

•                 Instalações e serviços especializados para construção (+838)

•                 Abate de bovinos (+520)

•                 Abate de aves (+280)

•                 Construção de edifícios (+211)

•                 Fabricação de açúcar (+193)

•                 Extração de minério de ferro (+187)

•                 Abate de suínos (+126)

•                 Curtimento e outras preparações de couro (+94)

•                 Fabricação de embalagens de material plástico (+88)

Ainda conforme Ezequiel Resende, o conjunto das atividades industriais em Mato Grosso do Sul encerrou abril de 2024 com o total de 160.443 trabalhadores empregados.

“Indicando, até aqui, um aumento de 2,96% em relação ao fechamento do ano anterior, quando o contingente ficou em 155.826 funcionários”, declarou.

Com isso, a atividade industrial responde por 24% de todo o emprego com carteira assinada (CLT) existente em Mato Grosso do Sul, ficando atrás do segmento de Serviços que emprega 264.120 trabalhadores com participação equivalente a 39%.

Municípios que mais contrataram

Em relação aos municípios, constata-se que em 52 deles as atividades industriais registraram saldo positivo de contratação no período de janeiro a abril de 2024, proporcionando a abertura de 5.786 vagas.

Entre as cidades com saldo positivo destacam-se:

•                 Campo Grande (+1.584)

•                 Nova Andradina (+527)

•                 Dourados (+459)

•                 Corumbá (+342)

•                 Três Lagoas (+244)

•                 Paranaíba, (+233)

•                 Sidrolândia (+216)

•                 Aparecida do Taboado (+191)

•                 Itaquiraí (+171)

•                 Naviraí (+168)

•                 Fátima do Sul (+124)

•                 Ponta Porã (+110)

•                 Angélica (+102)

•                 Nova Alvorada do Sul (+89)

•                 Eldorado (+83)

•                 Rio Brilhante (+81)

Por outro lado, em outros 23 municípios as atividades industriais registraram saldo negativo, proporcionando o fechamento de 1.169 vagas. Entre as cidades com saldo negativo destacam-se: Ribas do Rio Pardo (-671), Inocência (-112) e Chapadão do Sul (-89).

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emprego

Semana termina com 3.359 vagas de trabalho abertas em Campo Grande

De enfermeira a soldador, agências abrem balcões a partir das 7h; confira a lista

Publicado

on

O mercado de trabalho em Campo Grande terá a oferta de 3.359 vagas no mercado de trabalho em suas principais agências de emprego nesta sexta-feira (8).

A Funsat (Fundação Social do Trabalho) dará sequência a mais um balcão de empregos com 2.093 oportunidades. As contratações serão para 197 profissões. Do total, 1.246 vagas não exigem experiência prévia do candidato na função. De acordo com a nota enviada à imprensa, há também 27 empregos para pessoas com deficiência que desejam adentrar no mercado de trabalho.

Já a Funtrab (Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul) tem 1.266 oportunidades abertas. A oferta também abrange pessoas com deficiências, com 85 vagas, além de um estágio para assistente de vendas, a quem está cursando o ensino superior.

Açougueiro, adesivador, ajudante de obras, babá, caseiro, contador, encanador, eletricista, frentista, garçom, jardineiro, marceneiro, mecânico, motoboy, operador de caixa, padeiro, pedreiro, podólogo, recepcionista, salgadeira, técnico de enfermagem, vendedor e zelador são algumas das oportunidades anunciadas pela fundação.

Para participar, basta comparecer à sede da fundação das 7h30 às 17h30, na Rua 13 de Maio, nº 2.773. A documentação necessária para concorrer a uma das oportunidades inclui RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e Carteira de Trabalho.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Emprego

De carpinteiro a ginecologista, agências de emprego ofertam 4 mil vagas nesta quinta-feira

MRV, Funsat, Funtrab e Ebserh estão com processos seletivos abertos; confira lista

Publicado

on

O mercado de trabalho de Campo Grande contará com mais de 4 mil vagas abertas nesta quinta-feira (7) em diversas áreas. As oportunidades são oferecidas por meio de empresas como a MRV, Ebserh, Funsat e Funtrab, que disponibilizam postos de trabalho em vários setores, incluindo construção civil, saúde, comércio e serviços.

A MRV, maior construtora da América Latina, tem 35 vagas abertas para serviços de construção civil. As oportunidades incluem cargos como pedreiro, armador de ferragem, carpinteiro, eletricista e porteiro. Para as funções de pedreiro e armador de ferragem, é exigida experiência mínima de seis meses. Além do salário compatível com o mercado, a empresa oferece benefícios como vale-transporte, vale-refeição e programas de apoio como “Ser Sangue Verde”, que inclui licença paternidade estendida e apoio psicológico gratuito. Os interessados devem entregar currículos diretamente nos canteiros de obras da empresa.

Já a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), por meio do Hospital Universitário de Grande Dourados, está com inscrições abertas para o processo seletivo simplificado de nº 19/2024. São oferecidas vagas temporárias para médicos em diversas especialidades, como neonatologia, cardiologia, ginecologia e obstetrícia, e psiquiatria, entre outras. O processo seletivo será realizado por avaliação curricular, e as inscrições são gratuitas, com prazo até 10 de novembro.

Além disso, a Funsat (Fundação Social do Trabalho) está promovendo um balcão de empregos com 2.045 vagas para 187 profissões. As oportunidades abrangem diversas áreas, sendo que 1.252 vagas não exigem experiência prévia. A fundação também oferece 20 vagas destinadas a pessoas com deficiência. Os interessados devem comparecer à sede da Funsat com documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho ou acessar o aplicativo Sine Fácil.

Já a Funtrab (Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul) possui 1.266 vagas abertas, incluindo 103 oportunidades para pessoas com deficiência e 49 vagas de estágio para quem está cursando o ensino superior. As vagas da Funtrab incluem funções como eletricista, mecânico, vendedor, garçom, pedreiro, entre outras. Para concorrer, é necessário comparecer à sede da Funtrab com documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho.

 

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Emprego

Parceria garante ‘Feira da Empregabilidade’ com mais de 350 vagas em Campo Grande

A população em geral segue convidada a buscar uma vaga para iniciar um novo emprego neste fim de ano. 

Publicado

on

A 3ª Feira da Empregabilidade, evento que atende o público em geral e, nessa edição, terá um viés especial para ex-militares do Exército, vai oferecer aproximadamente 350 vagas de emprego nas áreas de serviços, comércio, indústria, transporte e logística na próxima terça (5) e quarta-feira (6), em Campo Grande.

Em parceria com o CMO (Comando Militar do Oeste), a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) realizada a feira no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, loclaizado no Parque dos Poderes. A previsão é de que mais de 700 ex-militares e seus familiares estejam entre os participantes, que terão acesso às oportunidades ofertadas.

O objetivo do evento é integrar os jovens recém-saídos do serviço militar ao universo da qualificação profissional, emprego e mercado de trabalho. Contudo, a população em geral segue convidada a buscar uma vaga para iniciar um novo emprego neste fim de ano.

“Vamos fazer essa integração, oferecendo emprego imediatos, promovendo qualificação profissional e contribuindo para o fortalecimento da economia local. E a parceria com o Sistema S e Funtrab oferece às nossas organizações militares a possibilidade de capacitação, amplificando desta forma, a nossa capacidade de trabalho, em diversos setores”, disse o coronel Daniel Gomes Prata, do CMO.

Durante os dois dias de evento, mais de 20 empresas estarão presentes para contratar os candidatos às vagas abertas. Além disso, o Sistema S oferece diversos cursos de qualificação e tiram dúvidas dos interessados, ampliando as chances de recolocação e desenvolvimento profissional.

A presidente da Funtrab, Marina Dobashi, explica que a Feira da Empregabilidade é uma importante ponte entre os jovens que concluem seu serviço militar e o mercado de trabalho.

“O evento também reflete o compromisso com o desenvolvimento do cidadão e da força de trabalho local. A capacitação e a empregabilidade são chaves para um futuro mais justo e próspero para todos”, disse.

O diretor de Relações de Emprego e Atendimento ao Trabalhador da Funtrab, Luiz Eduardo Ferreira Rocha, foi quem coordenou as tratativas com o Exército. Ele destaca que a feira é um exemplo de como a parceria entre instituições pode abrir portas e transformar vidas.

“Ações como esta contribuem diretamente para a construção de uma sociedade mais capacitada e competitiva. O envolvimento de tantas empresas e instituições também evidencia o potencial de Mato Grosso do Sul em gerar desenvolvimento e oportunidades de qualidade”, afirmou Rocha.

 

Serviço

O atendimento será realizado na terça-feira (5), das 13h às 18h, e na quarta-feira (6), das 8h às 17h.

É necessário levar documento pessoal com foto e carteira de trabalho, seja física ou digital.

Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67