fbpx
Connect with us

Esportes

Bolsistas do Governo de MS são convocados para representar o Brasil em competição de judô na Geórgia

A competição acontecerá nos dias 18 e 19 de maio

Publicado

on

Dois sul-mato-grossenses contemplados pelo Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), foram convocados para representar o Brasil no Grand Prix de Judô, em Tbilisi, na Geórgia.

A competição acontecerá nos dias 18 e 19 de maio e é uma oportunidade única para os atletas que se destacaram nas categorias de base e agora buscam visibilidade internacional. Os bolsistas são Hellen Cordeiro Machado e Gabriel Rodrigues, do judô paralímpico. No Grand Prix, os competidores serão testados em suas categorias de peso.

Hellen Cordeiro Machado, de 20 anos, estudante de licenciatura em Educação Física e atleta paralímpica, recebe bolsa do Governo de MS e pratica judô há seis anos. Ela nasceu em Fátima do Sul, mas mora em Campo Grande há mais de 12 anos. A judoca relata que participar do campeonato internacional é dar resultados para o esporte de Mato Grosso do Sul. Atualmente, Hellen ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de sua categoria.

“Eu fui uma das convocadas e isso aconteceu porque nós estamos fazendo um  trabalho de formiguinha, na verdade, junto com a Sensei Thalita. Estamos treinando de pouquinho em pouquinho e as coisas vão acontecendo. O próximo passo é focar para o Grand Prix do final do ano em Los Angeles e para as competições que talvez possam surgir. Então, é focar bem, continuar treinando e, se Deus quiser, vai dar tudo certo”, frisa Hellen Cordeiro.

Gabriel Rodrigues, de 16 anos, é estudante do ensino médio e pratica judô há sete anos. O campo-grandense ressalta que o auxílio oferecido pelo Governo do Estado o ajuda no transporte, academia e suplementação para se tornar um atleta cada vez melhor.

“Estar aqui com a seleção adulta, é uma oportunidade muito boa para mim. Pensando assim, no próximo ciclo de 2028, eu penso em  focar no próximo ciclo de 2028. Pegar experiência com a galera que tem ranking, que está competindo há bastante tempo. Trocar experiências mesmo, com a galera mais experiente. Tô muito feliz de estar aqui, bem nervoso também. Mas acho bem legal “, enfatiza o judoca.

Para a técnica Anne Thalita Silva, que acompanha Hellen e Gabriel há cinco anos, a competição é uma grande oportunidade para que os atletas possam sonhar com o próximo ciclo olímpico, pensando na classificação para a Paralimpíada de Los Angeles, em 2028.

“É um evento muito forte, pois todos os atletas que estão brigando por vaga estão aqui. Eles foram escolhidos porque vem se destacando na base e o pessoal já vem olhando eles para o próximo ciclo”, destaca a treinadora.

Ao todo, 18 atletas foram convocados para representar o Brasil no Grand Prix de Judô, na Geórgia. Este será o último torneio qualificatório aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Assim como as demais competições da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, do inglês), realizadas no último ano antes dos Jogos, a disputa valerá o dobro de pontos para o ranking mundial, na comparação com as competições anteriores.

Hellen e Gabriel, que representam o Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos “Florivaldo Vargas”), não têm mais chances de classificação a Paris-2024, mas foram convocados pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) já em preparação para as próximas competições internacionais e para o ciclo olímpico de Los Angeles-2028.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Terceira etapa: Festival de Praia acontece em Bonito neste fim de semana

Além das oficinas de esportes de areia, o festival oferecerá uma área de lazer com atividades como pintura facial, brinquedos infláveis e brinquedoteca

Publicado

on

A terceira etapa do Festival de Praia ocorrerá em Bonito no fim de semana, nos dias 21 e 22 de setembro, no Balneário Municipal. O evento contará com oficinas de beach tennis, futevôlei, vôlei de praia e diversas atividades de lazer. A organização é do Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Além das oficinas de esportes de areia, o festival oferecerá uma área de lazer com atividades como pintura facial, brinquedos infláveis e brinquedoteca. Durante o evento, a Fundesporte também lançará o projeto de lazer “Intergeracionalidade”, que tem como objetivo proporcionar atividades para pessoas idosas, como jogos de mesa, malha e bocha, incentivando a participação conjunta de idosos e suas famílias.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destaca o impacto positivo do festival para a comunidade local. “O Festival de Praia em Bonito vem com a proposta de promover o turismo e fortalecer a economia local. Além de proporcionar entretenimento e atividades esportivas, o festival contribui para divulgar as belezas naturais da nossa região e atrair visitantes de outras partes do país”.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, é uma oportunidade de elevar o esporte de areia em Mato Grosso do Sul. “Os esportes de areia têm crescido e ganhado cada vez mais notoriedade, e é por isso que a Fundesporte busca promover eventos como estes, para que esses esportes sejam cada vez mais acessíveis a todos”.

A próxima etapa do Festival de Praia acontecerá em Coxim, nos dias 12 e 13 de outubro.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Fundesporte organiza Festival Paralímpico com atividades para jovens com deficiência

Desde 2018, o Festival Paralímpico é realizado simultaneamente em todo o Brasil

Publicado

on

Com o objetivo de celebrar e aumentar a visibilidade das modalidades paralímpicas, o Festival Paralímpico acontece neste sábado (21) em Campo Grande, organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). O Festival ocorrerá no sábado (21), das 7h às 12h, no Centro Poliesportivo Mamede Assem José (Vila Almeida), em Campo Grande.

Desde 2018, o Festival Paralímpico é realizado simultaneamente em todo o Brasil. O principal objetivo é proporcionar aos participantes a chance de vivenciar o esporte paralímpico e aproximar crianças e jovens com deficiência da prática esportiva.

O evento é voltado para jovens de 7 a 20 anos e contará com uma manhã repleta de atividades. Serão oferecidas oficinas de três modalidades: futebol para paralisados cerebrais, halterofilismo e tiro com arco. As atividades serão organizadas em formato de rodízio, com cada modalidade sendo praticada por 30 minutos. Municípios como Amambai, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste também estarão participando.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, ressaltou a importância de eventos inclusivos para a integração social por meio do esporte. “É fundamental divulgar o movimento paralímpico e suas modalidades, estimulando a prática de atividades físicas entre crianças com deficiência. Eventos como este festival desempenham um papel crucial nesse processo”, destacou o secretário.

Paulo Ricardo Nuñez, diretor-presidente da Fundesporte, enfatizou a importância do Festival Paralímpico. “Este é um dos eventos mais significativos do Brasil e o único na América Latina com o objetivo de proporcionar a crianças com deficiência a experiência de participar de modalidades paralímpicas e promover sua inclusão social através do esporte”, afirmou.

As inscrições estão abertas. Clique aqui para acessar.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Sesi faz parceria para garantir as melhores fotos dos participantes na Corrida do Pantanal

A parceria entre o Sesi e a Fotop já é uma marca da prova e garantia certa de registros profissionais dos atletas.

Publicado

on

Os participantes da Corrida do Pantanal, que será realizada no próximo domingo (22/09), com largada na Avenida Afonso Pena, em frente ao Bioparque Pantanal, em Campo Grande, terão a oportunidade de ter memórias de alta qualidade do evento. A parceria entre o Sesi e a Fotop já é uma marca da prova e garantia certa de registros profissionais dos atletas.

Responsável pelo registro de eventos esportivos nacionais e internacionais, a Fotop atua em países como Portugal, Equador e Austrália, além de eventos esportivos de grande porte, como Rally dos Sertões, Corrida Internacional de São Silvestre e Maratona do Rio, fazendo a conexão entre fotógrafos profissionais e participantes de eventos esportivos.

Os interessados em adquirir pacotes antecipados podem fazer a aquisição pelo https://fotop.com.br/fotos/eventos?evento=92290 e assim receber as imagens poucas horas após a corrida. Para os demais, que pretendem comprar as imagens, o material deve ficar disponível na noite do mesmo dia do evento. Em caso de dúvidas, a Fototop está com um estande no local da prova.

Neste ano, 25 mil atletas participaram da corrida que será dividida em três percursos, nas provas de 5 km (caminhada), 8 km e 15 km, passando pelas principais avenidas da cidade. Além dos corredores amadores e profissionais, haverá a participação de atletas com deficiência.

O evento esportivo será realizado no próximo domingo (22/09), com largada na Avenida Afonso Pena, em frente ao Bioparque Pantanal. A prova de 15 km tem largada prevista para 5h55 e a de 8 km, às 06h30. A caminhada de 5km também será às 6h30, dentro do Parque das Nações Indígenas.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67