Connect with us

Saúde

Usuários aprovam reformas em unidades de saúde nos bairros de Campo Grande

Expectativas prestes a serem realizadas para uns, realidade já concretizada para outros.

Publicado

on

Alzira Marques da Silva é usuária há onze anos dos serviços da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Carmélia, na região urbana do Segredo em Campo Grande. A manicure, que é mãe de duas crianças, conta que sempre procurou a unidade para atendimento próprio e dos filhos, um com 10 anos e outro com 8 anos, que desde o nascimento são acompanhados pelos profissionais da unidade. “O atendimento pediátrico daqui é excelente, não tenho do que reclamar. As equipes aqui viram meus filhos crescer, são como parte da família”, afirma.

Cícero Galindo dos Santos, morador do Bairro Coophatrabalho, também busca frequentemente os serviços de saúde da unidade da Vila Santa Carmélia. “Hoje eu vim fazer exames de vista e aproveitei para trazer meu filho para algumas observações e retirada de medicamentos. Venho buscar atendimento nesse posto há muitos anos e não tenho nada do que reclamar. Sempre fui muito bem atendido e podemos contar com uma equipe de servidores muito bem preparados e competentes”, aponta o aposentado de 80 anos.

“Ocasionalmente recorro a algum serviço de saúde pública e quando penso em buscar, não me restam dúvidas de que devo vir até aqui, um atendimento exemplar e tranquilo. Hoje vim para buscar medicamentos para o meu filho, que sofreu um acidente de moto. Sempre sou muito bem atendido”, conta Mauro Lobeiro, aposentado e morador da Região do Segredo.

O que esses três cidadãos têm em comum, além de serem atendidos pela mesma unidade de saúde? Eles comemoraram a notícia de que a Prefeitura de Campo Grande anunciou a reforma da USF Dr. Albino Coimbra Filho. A abertura do processo licitatório para escolha da empresa responsável pela obra está publicada na edição nº 7.470 do Diário Oficial do município (Diogrande).

Alzira observa que toda reforma traz consigo a sensação de renovação. “É igual a nossa casa, quando a gente reforma um lugar que a gente convive, traz aquela sensação de renovação e bem-estar”, destaca. “Muito boa essa notícia! Penso que a revitalização vai dar um visual novo para a nossa unidade, o prédio vai ganhar uma nova estrutura, mais atual e o bairro vai até ficar mais bonito”, aponta Cícero. “Toda reforma é bem-vinda, ainda mais para um equipamento público tão querido da nossa região”, finalizou Mauro.

A unidade atende mais de 10 mil pessoas atendidas no local que serão beneficiadas diretamente pela melhoria. O projeto prevê melhorias abrangentes em toda a estrutura física, incluindo pintura interna e externa, adequações nas redes elétrica e hidráulica, revisão do telhado, calhas e rufos, além da substituição de mobiliários e equipamentos danificados. O investimento previsto inicialmente é de aproximadamente R$ 119,4 mil.

Vila Cidade Morena

Expectativas prestes a serem realizadas para uns, realidade já concretizada para outros. Há quatro meses, a Prefeitura de Campo Grande entregou a obra de reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Vicente Fragelli, na Vila Cidade Morena. Aguardada há muitos anos pela comunidade, as melhorias beneficiam mais de 10 mil pessoas assistidas por aquela unidade.

“Tivemos um giro de 360 graus na melhoria da nossa unidade, tanto para os servidores, quanto para os pacientes. Além de todo o conforto com a nova estrutura, ganhamos um projeto incrível de acessibilidade, além de toda a revitalização. Aqui tinha muitas goteiras e parede com mofo, além de não ter ventilação. Agora, com a reforma, todas as salas têm janelas e ar-condicionado, além dos novos computadores, que anteriormente eram totalmente sucateados. A gente percebe a satisfação do público que vem buscar atendimento”, aponta a gerente administrativa da unidade, Lucineia Brito da Silva.

William Baltazar de Lima é morador do bairro e conta que utiliza frequentemente os serviços de saúde da unidade Dr. Vicente Fragelli . “Antes da reforma, eu lembro que era bastante comum a gente chegar na recepção e o atendente pedir para esperar que o computador havia travado na hora de consultar nosso cadastro e aí o atendimento acabava demorando um pouco mais. Agora vi que trocaram tudo, e desde que reformou isso não aconteceu mais comigo. Hoje, chegamos aqui e somos prontamente atendidos. Estou aqui hoje para trazer meu enteado para tomar a vacina da gripe e como acabo de descobrir que serei novamente pai, após 15 anos do nascimento da minha primeira filha, tenho certeza que estaremos muito bem assistidos por essa unidade aqui da Cidade Morena. Essa reforma aqui deu um ar de conforto para todos nós que somos usuários aqui, uma reforma dá até a sensação de que o local está mais limpo”, avalia o trabalhador de reciclagem.

“A reforma dessa unidade trouxe bem-estar para todos nós e em todos os sentidos. Nós ganhamos com a qualidade no atendimento, porque a gente percebe que até os funcionários se sentem mais confortáveis para trabalhar. Os banheiros estão melhores – dá gosto de usar, as salas dos médicos cheira a tinta fresca ainda, parece que tudo é novinho ainda. Os profissionais são excelentes, me dão toda a atenção com relação as minhas dúvidas e sempre me encaminham com dedicação para outros médicos especialistas quando necessário. Tenho total atenção aos meus tratamentos de saúde”, conta Maria Guimarães de Souza, que também é usuária naquela USF, moradora do Bairro Santa Felicidade.

Reformas

Desde o ano passado, a  Prefeitura de Campo Grande tem realizado uma força-tarefa para revitalizar e reformar as unidades de saúde do município. Já foram revitalizadas diversas unidades, como a USF Aero Rancho IV, USF Arnaldo Estevão de Figueiredo, USF Jockey Club, UBS Popular, USF Marabá, USF Parque do Sol e o Complexo de Saúde Nova Bahia, integrado pela USF Nova Bahia, CRS Nova Bahia, CEO Nova Bahia, base descentralizada do SAMU e o Distrito Sanitário Prosa, Centro de Saúde do Homem, no Bairro Coronel Antonino e a USF Cidade Morena.

Outras revitalizações e reformas estão em andamento na UPA Vila Almeida, USF Los Angeles, CEO Cidade Morena, CEO e USF Silvia Regina e os processos para a melhoria das USFs Itamaracá, Paulo Coelho Machado e Vila Cox, além da UPA Santa Mônica, já foram iniciados.

Nos últimos seis anos, onze unidades básicas e de saúde da família foram inauguradas em Campo Grande nos bairros: Sírio Libanês, Vila Cox, Oliveira, Azaléia, Dom Antônio Barbosa, Zé Pereira, Cristo Redentor, Arnaldo Estevão Figueiredo, Aero Rancho Granja, Santa Emília e Jardim Presidente, sendo essas duas últimas entregues em 2022, além de três Clínicas da Família nos bairros Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho.

#pratodosverem

Foto1: Fachada da USF Santa Carmélia, que será reformado.
Foto2: Imagem de Alzira Marques da Silva
Foto3: Imagem de Cícero Galindo dos Santos
Foto4: Imagem de Mauro Lobeiro
Foto5: Imagem da sala de espera com pacientes da USF Santa Carmélia
Foto6: Imagem da gerente administrativa da unidade de saúde da Cidade Morena, Lucineia Brito da Silva
Foto7: Imagem da William Baltazar de Lima, trabalhador em  reciclagem com uma menina em seu colo e seu enteado ao lado.
Foto8: Imagem de Maria Guimarães de Souza.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Saúde

CG 126 anos: Circuito da Saúde leva serviços de prevenção e cuidado à população do Aero Rancho

Publicado

on

Como parte das comemorações pelos 126 anos de Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realiza, nesta quarta-feira (13), mais uma edição do Circuito da Saúde: “Sesau Mais Perto de Você”, na Unidade de Saúde da Família (USF) Aero Rancho IV, localizada na Rua Leonor Garcia Pires, nº 285. As atividades ocorrerão das 7h às 17h.

A iniciativa será desenvolvida ao longo de todo o mês de agosto de 2025 e percorrerá as sete regiões da capital, levando serviços de saúde diretamente à população. Os atendimentos serão realizados sempre às quartas-feiras, nas unidades polo da Atenção Primária à Saúde, das 7h às 17h, e aos sábados no Centro de Especialidades Médicas II (CEM II).

Durante o Circuito, a comunidade terá acesso a uma ampla oferta de serviços, incluindo:

Consultas médicas e de enfermagem;

Vacinação para todas as faixas etárias;

Testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C;

Avaliação multiprofissional do desenvolvimento infantil;

Coleta de exame preventivo;

Avaliação de mamas;

Inserção de DIU de cobre;

Auriculoterapia;

Atendimento psicológico;

Triagem para saúde bucal;

Vacinação antirrábica de cães e gatos.

A programação inclui ainda a realização de ultrassonografias, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, coleta de sangue para diagnóstico de leishmaniose e cadastro para castração de animais.

Com o Circuito da Saúde, a Sesau reforça o compromisso de ampliar o acesso aos serviços e promover a prevenção, o diagnóstico e o cuidado integral, aproximando cada vez mais a saúde pública da população.

 

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra imagem arquivo do primeiro Circuito da Saúde.

Continue Lendo

Saúde

Prefeitura entrega novos equipamentos e moderna Unidade de Saúde de Formosa

Publicado

on

Entrega de equipamentos no Posto de Saúde do Distrito de Formosa foi realizada na tarde desta sexta-feira pelo prefeito Marçal Filho e vereadores. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados entregou nesta sexta-feira (8) novos equipamentos para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Vila Formosa, garantindo um atendimento mais eficiente à população e melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde. Acompanhado pelos vereadores Márcio Pudim e Dalton Ribeiro, o prefeito Marçal Filho fez a entrega dos materiais, ajudando, inclusive, a descarregar o caminhão que saiu do Almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde lotado de equipamentos.

Marçal conversou com o coordenador da UBS de Vila Formosa, Edison Martins Flores, e com o médico Paulo Henrique Costa Alem, que estava trabalhando na unidade na tarde fria de sexta-feira. “Recebemos reclamações sobre problemas na cadeira odontológica, autoclave, compressor, e isso está sendo resolvido com a entrega desses novos equipamentos”, enfatizou o prefeito. “Estamos fazendo as entregas nas unidades para que as pessoas recebam serviços de qualidade ainda melhor”, destacou Marçal Filho.

O coordenador Edison Martins Flores explicou que a cadeira odontológica existente na UBS do Distrito de Formosa tinha mais de 20 anos de uso e já não atendia as demandas. “A gente fica orgulhoso em constatar que agora temos um prefeito que olha também para os distritos e se preocupa em garantir para os postos de saúde da zona rural o mesmo equipamento que é usado nas unidades de saúde da sede do município”, enfatizou o coordenador. “Trabalho aqui há mais de 20 anos e nunca essa unidade de saúde recebeu tanto equipamento e tanto cuidado”, completou.

O médico Paulo Henrique Costa Alem, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) destacou a importância dos investimentos feitos pela Prefeitura de Dourados. “Vim para o município para cursar Medicina, me formei, passei no concurso público e estou trabalhando aqui nessa UBS com muita dedicação e amor pela profissão que escolhi”, conta. “Mas atendimento em saúde não se faz apenas com médicos, é preciso equipamento e materiais apropriados para que possamos cuidar cada vez melhor do paciente”, explicou. “Estamos vendo que a gestão atual pensa igual, tanto que a nossa UBS será completamente revitalizada com esse material entregue hoje”, completou Paulo Henrique.

O vereador Márcio Pudim falou sobre a forma como o prefeito Marçal Filho tem olhado para os distritos de Dourados. “É diferente o que ocorre na atual gestão quando comparamos com o passado”, explicou. “Antes a gente apontava as necessidades dos moradores da Zona Rural, fazia nosso papel de vereador cobrando soluções para os problemas, e não eramos atendidos”, continuou. “Com a gestão Marçal Filho os distritos e localidades da zona rural estão sendo inseridos no governo e conseguimos, com isso, atender os moradores dessas localidades”, completou Márcio Pudim, tentando conter o sangramento em um dos dedos machucado enquanto ajudava da descarregar o caminhão.

O vereador Dalton Ribeiro também apontou a diferença na forma como o prefeito Marçal Filho atende as demandas da zona rural. “Sempre trabalhei em defesa dos moradores essas localidades e sou testemunha das dificuldades que a gente encontrava em ser atendido pela Prefeitura de Dourados”, ressaltou. “Agora temos uma gestão diferente, com olhar voltado também para os distritos e comunidades rurais, o que contribui com nossa função de vereador, já que somos o elo entre a população e a prefeitura”, completou Dalton.

Entre os equipamentos entregues estão bebedouro, televisores de 43 polegadas, 7 jogos de cadeiras tipo longarina de 2 e 3 lugares, cadeiras fixas estofadas, ventiladores de parede, lavadora de alta pressão, máquina de lavar roupas, compressor odontológico, autoclave, cadeira odontológica completa, com fotopolimerizador, equipo com braço mecânico, cuspideira, refletor, mocho, dentre outros itens.

Os equipamentos fazem parte de um investimento de R$ 2 milhões garantido por meio de parceria entre a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado, com apoio de emendas que deputados estaduais apresentaram ao Orçamento do Estado. Inúmeros postos de saúde já foram beneficiados com os novos móveis e equipamentos, entre eles o Posto de Saúde do Distrito de Itahum, localizado a mais de 60 quilômetros do perímetro urbano de Dourados.

Continue Lendo

Saúde

Ministério da Saúde afirma que Samu Indígena nasce da união de esforços

Publicado

on

Momento em que a placa inaugural do 1º Samu Indígena do Brasil era descerrada na base montada na Aldeia Jaguapiru. Fotos: A. Frota

A união de esforços dos governos municipal, estadual e federal foi citada pelo secretário nacional de saúde indígena, Weiber Tapeba, como fator preponderante para que o primeiro Samu do Brasil voltado exclusivamente para a população indígena saísse do papel. “Parabéns a todos os profissionais que estarão envolvidos nessa grande entrega, todas as autoridades, são os esforços de cada um que farão com que esse piloto dê certo e a gente consiga garantir uma expansão para os outros territórios indígenas do Brasil”, falou o representante do Ministério da Saúde.

“Eu acredito que esse momento aqui, ele é um divisor de águas. Nós estamos aqui, no Dia Internacional dos Povos Indígenas, para dizer que estamos, na junção de esforço do Estado, dos municípios, especialmente do governo federal, fazendo a promoção da defesa dos direitos dos povos indígenas”, pontuou.

Sobre o Samu indígena, o secretário afirmou ser uma ação prioritária do governo federal, e pioneira nos territórios indígenas. “É esse serviço de urgência e de emergência que vai permitir uma maior fluidez no atendimento à nossa população indígena”, apontou.

O prefeito Marçal Filho aproveitou a cerimônia de inauguração do Samu Indígena e a presença de autoridades das esferas estadual e federal, para cobrar melhorias nas aldeias Jaguapiru e Bororó, principalmente nas áreas de saneamento básico e infraestrutura, como pavimentação asfáltica, por exemplo.

Marçal também citou o fato de maior parte da reserva indígena pertencer ao município de Itaporã, que teria a responsabilidade de levar os serviços públicos às aldeias. “Hoje, a reserva indígena é um bairro de Dourados. E passou a ser também um bairro de Itaporã”, disse, observando que a aldeia Bororó, em sua totalidade, está em território de Itaporã, assim como parte da aldeia Jaguapiru.

O prefeito foi enfático na cobrança de uma solução para o impasse. “Nesse momento nós estamos em tratativas para que a cidade de Itaporã também faça a sua parte, porque todo o serviço público que está sendo feito dentro da reserva indígena é mantido pela prefeitura de Dourados”, observou Marçal. “No entanto, a aldeia está dentro do município de Itaporã hoje. Mas quero garantir e tranquilizar o prefeito que enquanto nós não tivermos essas tratativas bem feitas com a participação do governo do Estado, do governo federal, nós não vamos deixar os nossos indígenas na mão”, prosseguiu. “Não importa se eles estão em Itaporã ou estão em Dourados, a prefeitura de Dourados não vai deixar os indígenas na mão”, garantiu Marçal Filho.

Marçal Filho entrega a deputado Vander Loubet projeto para pavimentação asfáltica dos acessos às escolas no interior da reserva indígena de Dourados

O deputado federal Vander Loubet foi na mesma linha do titular da Sesai e citou a união de esforços para a efetivação do Samu Indígena em Dourados. “Isso aqui faz parte de políticas públicas”, disse, destacando a luta das lideranças indígenas e a união dos governos municipal, estadual e federal. “Todos que estão aqui têm compromisso com as causas originárias, com a luta”, destacou.

Por sua vez, o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, destacou os esforços do corpo técnico da Secretaria de Saúde, da Missão Evangélica Caiuás, das lideranças indígenas e o envolvimento do prefeito Marçal Filho que, em pouco tempo, sete meses de mandato, se esforçou para que esse importante projeto, que era piloto, hoje se concretizasse como o primeiro Samu indígena do país. “Essa unidade será espelho para outros Estados e outras cidades e os moradores das aldeias de Dourados precisam desse atendimento humanizado, desse tempo de resposta diminuído, para que tenham acesso na hora que mais precisam dos serviços de saúde”, finalizou.Também destacaram as parcerias e a concretização do projeto, lideranças da Missão Caiuá, caciques e outras lideranças indígenas. Todos destacaram a união de esforços para cuidar de quem mais precisa e que muitas das vezes ficaram à margem da história. As lideranças das aldeias celebram a conquista como primeiro fruto de uma luta iniciada há três anos e pediram que as demandas dos povos indígenas possam avançar.

Secretário de Saúde de Dourados, Marcio Figueiredo destaca trabalho da equipe técnica

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67