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Educação

Para melhoria pedagógica, Fadeb inicia seminário de formação para coordenadores escolares

A abertura contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel e também do secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.

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Na manhã desta segunda-feira (22) a Fadeb-MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, sediada no polo de Ribeirão Preto – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), realizou a abertura do 1° Ciclo de Seminários: Inovação Pedagógica para Coordenadores.

A abertura contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel e também do secretário de Estado de Educação, Hélio Daher. Na ocasião o governador afirmou que determinadas mudanças são feitas apenas por meio da educação e por isso é um dos pilares de sua gestão. “Entre 2023 e 2024 foram mais de R$ 510 milhões investidos na área da educação e vem mais investimentos por aí, a educação transforma”, afirmou Riedel.

Para a diretora-presidente da Fadeb-MS, Maria Cecília da Motta, os seminários têm o como intuito, proporcionar a atualização dos servidores públicos da educação, alavancando a aprendizagem no Estado. “A Fadeb é uma fundação que apoia a rede pública, tanto estadual quanto municipal, estamos fazendo um trabalho para alavancar a aprendizagem no Estado. No seminário temos coordenadores, diretores, secretários de 73 municípios, e também da rede estadual, e o objetivo maior desse evento é levantar o papel do coordenador pedagógico”, explicou Maria Cecília.

Elenice de Fátima Custódio, diretora da EM Professor Antônio Inácio Furtado Polo, do município de Figueirão, fez questão de participar desse
primeiro ciclo de seminários da Fadeb, e acredita que é se suma importância se atualizar e adquirir novos conhecimento. “Para mim é uma grande honra estar aqui inovando o meu trabalho, levar para minha escola, meus profissionais, essa inovação, para que possamos ter uma melhoria no ensino e no aprendizado. Isso para nós é muito gratificante, sempre inovar, sempre buscar conhecimento”.

O secretário Hélio Daher, explicou que a Fadeb foi pensada para ter esse nível de atuação, proporcionar debates e diminuir a burocracia. “A Fadeb é justamente a mão na massa, é aquela instituição do governo do Estado que faz acontecer, mesmo diante das burocracias, muitas vezes da falta de recurso, e mesmo assim ela faz a diferença e esse evento aqui é a um exemplo disso”, disse Daher.

O 1º Ciclo de Seminários: Inovação Pedagógica para Coordenadores está dividido em três módulos, hoje (22) aconteceu o primeiro, no dia 20
de maio será realizado o segundo e em 10 de junho, o ciclo se encerra com o terceiro módulo. Os encontros são presenciais, no teatro Dom
Bosco, em Campo Grande.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Educação

Prefeitura de Dourados realiza 1º Interclasse de Robótica nas escolas da Reme

A competição começou nesta terça (14) e conta com a participação de nove escolas

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Começou nesta terça-feira (14), o 1º Interclasse de Robótica, promovido pela Prefeitura de Dourados, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação). A competição interna das escolas municipais conta com a participação de 610 alunos inscritos, todos matriculados na robótica de nove escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino).

Hoje (15), das 14h às 16h, é a vez da Escola Municipal Álvaro Brandão.  “Nossa competição está acontecendo em 9 escolas, com um total de 610 alunos inscritos. As melhores equipes de cada escola irão para um confronto final, que vai ser realizado dia 15 de junho no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul”, informa o secretário de Educação, Carlos Vinícius Figueiredo.

Ainda de acordo com a Semed, a premiação para os vencedores de cada escola vai ser definida internamente pela direção respectiva. Também haverá uma premiação para os campeões da etapa final no IFMS.

“A competição é uma forma de estimular ainda mais todos os sentidos já fomentados pela robótica: coordenação motora, raciocínio lógico, pensamento computacional, inteligência emocional, trabalho em equipe, agilidade e criatividade, liderança e comprometimento,  organização e disciplina”, enumera o secretário.

Robótica  nas escolas

A Prefeitura adquiriu 50 kits de robótica que são usados por alunos do 6° ao 9° ano no período contraturno. Cada kit compreende 10 conjuntos robóticos que atendem até 50 alunos, ou seja, são 500 conjuntos na rede toda. A nova tecnologia inclui material de apoio do professor e do aluno, toda a grade, a composição curricular, a metodologia empregada e os treinamentos para os professores.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Iniciação Musical chega às Escolas da Reme de Itaporã.

O projeto denomina-se “Musica na Escola” e será ministrado pelo excelente músico instrumentista Cristiano Heitor, que também é servidor público.

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Nesta quinta-feira (09), aconteceu a aula inaugural de Violão para os alunos das Escolas Maria Timira e Sonia Paiva e Salvador de Aguiar, através de uma ação conjunta entre Gerencia de Educação, Getcel, e Assistência Social.

O projeto denomina-se “Musica na Escola” e será ministrado pelo excelente músico instrumentista Cristiano Heitor, que também é servidor público.

Num primeiro momento as aulas serão ministradas no espaço físico da Porciúncula e do serviço de convivência- Projeto Vincular.

É a administração pública investindo em mais esta ação. “O aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo”. Destaca a gerente de educação Denise Pacco.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Educação

Prefeitura da Capital divulga resultado preliminar do processo de assistente educacional inclusivo

Conforme o edital de número 10/2024-02, o processo seletivo é para formação de Cadastro de Reserva (CR) do Processo n. 19647/2023.

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A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulgou nesta sexta-feira (10), o resultado preliminar da prova de títulos do processo seletivo para contratação de assistente educacional inclusivo. A relação tem 232 nomes.

Conforme o edital de número 10/2024-02, o processo seletivo é para formação de Cadastro de Reserva (CR) do Processo n. 19647/2023.

Assim, foi estabelecido o prazo de dois dias úteis, contados a partir da data de publicação do Edital, para interposição de recurso em face do presente Resultado Preliminar.

A relação com o nome de 232 classificados pode ser conferida a partir da página 4 do Diogrande, pelo link: https://diogrande.campogrande.ms.gov.br/download_edicao/eyJjb2RpZ29kaWEiOiI5MjI0In0%3D.pdf

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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