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Infraestrutura

Com estrutura de última geração e apoio de alpinistas, avançam reparos da ponte sobre o rio Paraguai

Com o equipamento instalado será possível que os operários trabalhem sob a ponte permitindo a colocação de uma nova trama e placas de aço e concretagem

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A montagem de uma plataforma suspensa, chamada de QuikDeck, embaixo do pilar 2 da ponte sobre o rio Paraguai na BR-262, que dá acesso a Corumbáfoi concluída hoje (27). Com o equipamento instalado será possível que os operários trabalhem sob a ponte permitindo a colocação de uma nova trama e placas de aço e concretagem. Além disso, o sistema, que foi trazido de fora do estado, é de última geração e garante que os reparos sejam executados com maior segurança e qualidade.

Medindo 13,8 metros de largura e 3,8 metros de comprimento, a plataforma serve de apoio para que os trabalhadores possam inserir as placas de aço, montar a caixaria para a concretagem que reforçará toda a estrutura, como explica o engenheiro civil Lauro Peres, um dos responsáveis pela obra na ponte.

“Nós já demolimos a laje do pilar em toda a sua extensão. Estamos montando na parte inferior um deck que vai servir de apoio para escoramento de caixaria e também para reforço do aço que vai ser feito na parte inferior. Após isso, nós vamos reforçar o aço na parte superior e dar sequência na concretagem”, completa.

O engenheiro civil Lauro Peres explica a plataforma servirá para a colocação de novas placas de aço e concretagem

Ainda de acordo com o engenheiro civil, serão utilizados 19 toneladas de concreto e um trabalho semelhante será feito nos pilares P24 e P27, porém sem a necessidade da QuickDeck.

“Essa plataforma embaixo vai suportar todo o peso de escoramento que vai ser colocado. Após a finalização da concretagem com um tempo determinado de cura, nós vamos dar sequência nos outros pontos. Serão mais quatro pontos de apoio já na outra extremidade da ponte, no lado de Corumbá”, afirmou Peres.

Esta fase está prevista para ser concluída até a segunda quinzena de abril. Enquanto isso, a rodovia continua funcionando no sistema de ‘Pare e Siga’, até a conclusão total das correções. Até o momento já foram executados 20% do total da obra.

O secretério Hélio Peluffo, da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), avalia que a obra por ser de grande porte e de grande complexidade técnica houve a necessidade de utilizar estruturas que estão sendo importadas de outros estados.

“Até o momento, temos conseguido realizar os trabalhos sem causar inconvenientes aos usuários, mantendo o fluxo de tráfego contínuo, bem como a passagem dos caminhões e carretas que atendem às indústrias e dependem da ponte para o transporte de seus produtos. Pedimos aos motoristas que atravessam a ponte, que procedam com cautela e reduzam a velocidade ao passar pela área de obras. Essa cooperação é crucial para garantir a eficiência dos trabalhos. Temos priorizado, acima de tudo, a segurança dos trabalhadores envolvidos na obra e de todos que fazem uso desta ponte, seja para lazer ou fins profissionais”, esclareceu o secretário Peluffo.

Alpinistas industriais

Nesta etapa de montagem da plataforma, alpinistas industriais e de construção civil entraram em cena para garantir a sustentação do equipamento.

Leonardo Campos Alves, que está nesta profissão há mais de 7 anos, veio do Rio de Janeiro. Ele conta que só o calor da região e o sol forte impuseram desafios maiores para sua equipe de alpinistas.

O alpinista Leonardo Campos Alves foi um dos profissionais responsáveis pela montagem do QuickDeck

“O nosso trabalho basicamente foi montar o QuickDeck na parte inferior da ponte e instalamos 32 agarras, que fazem a sustentação. Após isso a gente vai montar um andaime para o pessoal ter acesso e poder fazer o trabalho com segurança e executar a concretagem”, explicou.

Por se tratar de uma obra complexa, sensível e com muitos detalhes técnicos, os serviços são feitos para não causar grandes transtornos aos usuários e às indústrias, que utilizam a ponte para transportar pessoas e produtos.

A ponte, que foi inaugurada em maio de 2001, possui 1.890 metros de comprimento e com o novo reforço estrutural de aço vai suportar cerca de 70 toneladas por metro quadrado. Em média por dia, 150 veículos leves e 300 caminhões atravessam a ponte.

Ainda em fevereiro foi instalada uma placa de aço pesando 17 toneladas, que auxilia na correção das patologias encontradas nas lajes da ponte. O dispositivo permitiu o tráfego de veículos, enquanto eram retirados os materiais deteriorados.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Infraestrutura

Governo de MS formaliza convênio e impulsiona obras de infraestrutura em Fátima do Sul

São mais de R$ 2,1 milhões em obras de pavimentação, recapeamento e revitalização de espaços importantes para o município.

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O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul continua a formalizar convênios com os municípios para obras de infraestrutura. Em Fátima do Sul dois convênios, publicados na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (26), para o desenvolvimento e melhoria da infraestrutura local, vão contribuir para o desenvolvimento do municípios. São mais de R$ 2,1 milhões em obras de pavimentação, recapeamento e revitalização de espaços importantes para o município.

O primeiro convênio é para elaboração de projeto executivo de pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais e restauração funcional do pavimento (recapeamento) em diversas ruas do distrito de Culturama e do município de Fátima do Sul. Este projeto vem em resposta às demandas por melhorias nas vias públicas, visando garantir mais segurança e mobilidade aos cidadãos. O valor estimado do convênio é de mais de R$ 423 mil.

Outra frente de trabalho é para revitalização do Horto Florestal da cidade de Fátima do Sul. O projeto visa a melhoria e conservação deste espaço importante para a comunidade local, promovendo lazer, educação ambiental e preservação da biodiversidade. O valor do convênio é de aproximadamente R$ 1,7 milhão.

Como parte de uma das etapas do programa MS Ativo Municipalismo, que prioriza as demandas municipais em  colaboração com prefeitos, vereadores e líderes locais, o Governo do Estado estabelece convênios e contratos para  investimentos em projetos de infraestrutura nos 79 municípios.

Com um planejamento, o Governo do Estado pretende alocar aproximadamente R$ 2,8 bilhões em convênios e contratos voltados para a área de infraestrutura. Esta semana  44 prefeitos iniciaram o processo de assinatura dos convênios na Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), intermediados pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

“O Governo está reafirmando seu compromisso inabalável com os municípios, buscando promover o desenvolvimento e o bem-estar da população local por meio de investimentos robustos em infraestrutura urbana e preservação ambiental. Essas parcerias visam não apenas melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, mas também impulsionar o crescimento econômico e social em todo o Estado”, destacou o secretário, Hélio Peluffo.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Infraestrutura

Em Costa Rica, Governo do Estado entrega primeiro trecho da MS-316

No evento de entrega do trecho,  neste sábado (27), o governador Eduardo Riedel destacou o grande crescimento do Estado, em especial, na Costa Leste.

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Com investimentos de R$ 71,3 milhões, o Governo do Estado concluiu a implementação e pavimentação asfáltica do lote 1, com 30,8 km de extensão, da rodovia MS-316.  A pavimentação da rodovia MS-316, que conecta Costa Rica e Paraíso das Águas, é considerada estratégica para a logística do Mato Grosso do Sul, integrando as regiões Norte e Bolsão, e beneficiando o escoamento da produção agropecuária e facilitando o deslocamento das pessoas.

No evento de entrega do trecho,  neste sábado (27), o governador Eduardo Riedel destacou o grande crescimento do Estado, em especial, na Costa Leste.

“Costa Rica tem um diferencial gigante pelo que construiu na sua história e pelo que está construindo agora em parceria com o Estado, olhando para frente. Prospectando em termos de investimentos, começamos a perceber a região bastante industrializada e agora avança com a MS-316, uma nova rota. Este tipo de visão para dentro do Mato Grosso do Sul tem feito com que a iniciativa privada venha para cá. Estamos com 76 bilhões de reais em investimentos no Estado, e é por isso que percebemos o crescimento nesta magnitude. É só andar um pouco pelo Mato Grosso do Sul, em qualquer região, que observamos desenvolvimento ”, salientou.

Já o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves Santos, enfatizou os investimentos que Costa Rica vem recebendo. “São mais de 180 milhões de reais em investimentos, que o Governo do Estado coloca aqui, atendendo às nossas demandas e apoiando o escoamento da produção de Costa Rica”, ressaltou.

Em seguida, o governador Riedel vistoriou as obras de restauração do pavimento da rodovia MS-223, entroncamentos com a MS-316 (trecho urbano de Costa Rica) e MS-306 (Cantina). O investimento é de R$ 28, 2 milhões.

MS-315

Em encontro com produtoras e produtores rurais, na MS-115, o governador Riedel assumiu o compromisso de trazer a pavimentação asfáltica na rodovia até 2026.

“É a única rodovia estadual ainda não pavimentada aqui no município. E vamos colocar em nosso planejamento de pavimentação, atendendo uma demanda de Costa Rica”, concluiu.

Com cerca de 21 mil habitantes, Costa Rica recebe  em infraestrutura viária cerca de R$ 172 milhões em investimentos, que incluem obras no aeródromo, rodovias e asfalto em bairros da cidade.

Estiveram presentes ao evento, os secretários Eduardo Rocha (Casa Civil), Rodrigo Perez (Secretaria de Governo e Gestão Estratégica), os prefeitos Anízio Andrade (Paraíso das Águas) Juvenal Consolaro, (Figueirão), Dalmy Crisóstomo (Alcinópolis), João Carlos Krug (Chapadão do Sul), o deputado estadual coronel David, além de vereadores e secretários municipais.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Infraestrutura

Para fortalecer logística, Governo de MS realiza obra em importante estrada de Coxim

Com uma extensão de 61,9 quilômetros, esta via vital para a região está passando por um processo significativo de melhoria, o que beneficiará diretamente os moradores da zona rural de Coxim.

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Com o intuito de fortalecer a capacidade logística dos municípios, especialmente na recuperação de estradas vicinais fundamentais para o escoamento da produção agrícola, a pecuária e o ecoturismo, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul aprimora a trafegabilidade das vias.

Nesse contexto, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), autarquia vinculada à Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), retomou as obras de implantação de revestimento primário na Estrada da Barranqueira, situada às margens do Rio Taquari.

Com uma extensão de 61,9 quilômetros, esta via vital para a região está passando por um processo significativo de melhoria, o que beneficiará diretamente os moradores da zona rural de Coxim.

Além de promover melhores condições de tráfego, a obra contribuirá para o desenvolvimento econômico e social da região, que é conhecida por sua vasta oferta de pesqueiros, pontos turísticos e propriedades rurais.

Para garantir a eficiência e celeridade na execução, a obra foi dividida em dois lotes. O primeiro, com um investimento superior a R$ 16,5 milhões, abrange 27,2 quilômetros, estendendo-se da região do Cristo Redentor do Pantanal até o km 27,2 da rodovia. Atualmente, o progresso deste trecho atinge 30% de conclusão. Já o segundo lote, contemplado com recursos de R$ 19,6 milhões, compreende 34,758 quilômetros, iniciando no km 27,2 e se estendendo até a Fazenda Aldeia. Neste trecho, restam apenas 2,5 quilômetros para a conclusão total da obra, que já alcançou expressivos 93% de execução contratual.

“A divisão da obra em dois lotes é uma estratégia para garantir agilidade e eficiência, refletindo o compromisso do Governo estadual em proporcionar infraestrutura de qualidade e promover o desenvolvimento sustentável em Coxim e suas redondezas”, afirmou o secretário da Seilog, Hélio Peluffo.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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