fbpx
Connect with us

Saúde

Anvisa vai avaliar a comercialização de autotestes para dengue

Medida foi anunciada em ação que vai priorizar registro de dispositivos para o diagnóstico da doença

Publicado

on

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou que está avaliando, a pedido do Ministério da Saúde, a possibilidade de comercializar autotestes para dengue. A afirmação foi divulgada durante reunião pública colegiada, na sexta-feira (8).

Segundo o diretor da agência, Daniel Pereira, a medida não deve negligenciar cuidados básicos, como eliminação de criadouros e educação sobre o controle do Aedes aegypti.

“Em breve a Anvisa irá se pronunciar sobre o tema. Enquanto nos esforçamos para disponibilizar mais testes, é igualmente importante reconhecer que o controle efetivo da dengue requer uma abordagem multifacetada”, disse à imprensa nacional.

Conforme noticiado, a pasta vai priorizar a análise e registro de dispositivos essenciais no diagnóstico da doença. Considerada epidemia na região Sudeste, a ação buscará ampliar o fornecimento de meios eficazes para o diagnóstico precoce da doença, permitindo uma resposta mais rápida no controle da dengue.

A medida abrangerá as solicitações em andamento e também as que forem protocoladas nos próximos 60 dias. Também terão prioridade os pedidos de certificação de boas práticas de fabricação de empresas fabricantes de testes para dengue, garantindo a qualidade e a segurança desses produtos.

(Fonte: CampoGrandeNews. Foto: Divulgação)

Saúde

SES abre consulta pública para validação da Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade

Conforme o gerente de Atenção à Saúde das Pessoas com Sobrepeso e Obesidade da SES, Anderson Holsbach, essa é uma das etapas finais para a publicação do documento.

Publicado

on

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Superintendência de Atenção à Saúde, abriu na quinta-feira (9) consulta pública para validação da LCSO (Linha de Cuidado da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade) em Mato Grosso do Sul. O documento estará disponível até o dia 26 de maio.

Para a coordenadora das Doenças Crônicas da SES, Andréia Ferreira da Costa, a consulta pública é fundamental no contexto das doenças crônicas por diversos motivos, entre eles a promoção da transparência e inclusão, permitindo que a voz dos usuários, gestores e profissionais de saúde e outros interessados sejam ouvidas e consideradas na formulação de políticas de saúde.

“Com o envolvimento das partes interessadas, pode-se obter uma visão mais abrangente dos desafios enfrentados e das soluções potenciais, levando a políticas mais informadas e adaptadas às necessidades reais das pessoas afetadas e, desta forma, reduzir as disparidades da saúde na coletividade”, afirma Andréia.

Conforme o gerente de Atenção à Saúde das Pessoas com Sobrepeso e Obesidade da SES, Anderson Holsbach, essa é uma das etapas finais para a publicação do documento.

“O documento foi construído de forma intersetorial e multiprofissional, com envolvimento das esferas municipais, estadual e federal, e também da sociedade civil. Portanto, a consulta pública é uma etapa democrática para que os demais profissionais apontem melhorias, de acordo com a realidade local e baseada em evidência, para implementação da política pública”, explica Holsbach.

O processo de consulta pública é uma etapa da construção da LCSO, que visa a validação pela sociedade a fim de entregar um documento eficaz para o SUS (Sistema Único de Saúde), somado ao que foi produzido pelo Grupo de Trabalho da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade, instituído e coordenado pela coordenadoria das Doenças Crônicas da SES.

De acordo com o Ministério da Saúde, a LCSO caracteriza-se por padronizações técnicas que explicitam informações relativas à organização da oferta de ações de saúde no sistema.

Além disso, o documento deve descrever o itinerário do paciente com sobrepeso e obesidade, contemplando informações relativas às ações e atividades de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, a serem desenvolvidas por equipe multidisciplinar em cada serviço de saúde, a fim de viabilizar a comunicação entre as equipes, serviços e usuários de uma Rede de Atenção à Saúde, com foco na padronização de ações, organizando um fluxo contínuo assistencial.

Para apreciar e contribuir, acesse: https://www.saude.ms.gov.br/i-seminario-de-seguranca-alimentar-e-nutricional-de-mato-grosso-do-sul-atencao-as-condicoes-cronicas-nao-transmissiveis/consulta-publica-lcso/

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Saúde

Reme de Itaporã investe em programa de saúde bucal nas escolas

Em Itaporã, a saúde bucal nas escolas da Rede Municipal de Ensino é uma ação muito positiva, com proposta de levar orientações e atividades educativas para os alunos

Publicado

on

Em Itaporã, a saúde bucal nas escolas da Rede Municipal de Ensino é uma ação muito positiva, com proposta de levar orientações e atividades educativas para os alunos.

Ação do Dia D aconteceu na quarta feira dia 08/05 primeiramente na Escola Maria Timira e posteriormente na Escola Sonia Paiva. O dia D é realizado através de uma parceria com a Gerencia de Saúde, sob a coordenação do Dentista Mateus Ângelo Paiva coordenador municipal do programa de saúde bucal.  Segundo Mateus, o programa é uma ação criada pelo PSE para integrar a odontologia e o cuidado à saúde bucal nas escolas, desenvolveu atividades como promoção de saúde, ensinando o aluno sobre a importância de uma boa higienização e o cuidado com o sorriso!

Neste dia D foi ministrado prevenção com aplicação de flúor e escovação, selamento das cavidades com cárie ( tratamento restaurador atraumático ) para aqueles que era necessário!
Durante as ações os alunos aprendem sobre a importância da higiene bucal, aprendem a usar o fio dental e a escovar os dentes, além do bochecho com flúor, que ajuda a evitar cáries. Durante as visitas, a equipe também realiza orientações sobre a alimentação dos alunos, indicando que evitem alimentos açucarados e diminuam doces e refrigerantes preferindo alimentos saudáveis. Lembrando que esta ação será estendida às outras escolas da rede municipal, dentro de um roteiro programado.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Saúde

Dourados: Expoagro terá ponto de vacinação contra dengue e gripe

Até o dia 19, equipes do Núcleo de Imunização vão atender no espaço da Feira do Empreendedor

Publicado

on

A 58ª edição da Exposição Agropecuária de Dourados começa nesta sexta-feira (10) no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. Até o próxima 19, a Expoagro apresenta shows, ambientes de negócios, eventos técnicos destinados aos pequenos, médios e grandes produtores rurais, com a participação de grandes especialistas de instituições nacionais.

Aproveitando toda a movimentação, com expectativa de público acima de 100 mil pessoas, equipes do Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) estarão presentes todos os dias oferecendo a vacina Qdenga, contra a dengue, e a vacina contra influenza (gripe).

O ponto de vacinação será montado no espaço da Feira do Empreendedor, com atendimento entre 15h e 21h. No sábado e domingo, o atendimento começa às 12h. A vacina contra a dengue estará disponível para o público geral, entre 18 e 59 anos, seguindo recomendação do Ministério da Saúde. Já a vacina contra influenza pode ser aplicada em todas as pessoas com mais de seis meses. As duas, porém, não podem ser aplicadas juntas.

“A recomendação é de que se espere um intervalo de, pelo menos, 24 horas entre uma dose e outra. Então, é possível receber a vacina contra a dengue em um dia e contra a gripe, no dia seguinte, ou vice-versa”, explica o gerente do NI, Edvan Marcelo Marques.

Ele explica que, no caso da Qdenga, é a última chance para se receber a primeira dose. “No dia 19, quando se encerra essa edição da Expoagro, termina também o prazo para se tomar a primeira dose da vacina contra a dengue. Lembrando que as doses seguem disponíveis também em todos os postos de saúde e na sala de vacinação do PAM”, completa Edvan.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67