fbpx
Connect with us

Turismo

Fitur: Mato Grosso do Sul abre 2024 com promoção internacional do turismo na Espanha

Com a campanha “Descubra um Brasil Espetacular” direcionada à Europa, a estratégia da Embratur é destacar a diversidade de atrações turísticas do Brasil

Publicado

on

De quarta-feira (24) até domingo (28), mais uma vez o turismo de Mato Grosso do Sul será representado na Fitur (Feira Internacional de Turismo), em Madri, capital da Espanha. A Fitur é a primeira feira internacional de turismo do ano e ponto de encontro para profissionais do turismo e a principal feira para os mercados receptivos e emissivos da Ibero-América.

A Fitur é voltada a profissionais do turismo (b2b) de mais 130 países interessados em conhecer as últimas tendências do setor estarão reunidos no centro de exposições Ifema Madrid, assim como público final (b2c) interessado nos destinos em oferta também poderá visitar a feira durante os cinco dias de evento.

“A Fundação de Turismo de MS esteve na Fitur em 2018 e desde então é um desejo nosso voltar. Esta é a feira que abre o calendário de promoção internacional do turismo e é considerada uma das mais importantes feiras, juntamente com ITB Berlim e WTM Londres. Já estamos articulando há algum tempo para entrar nesse mercado e temos reuniões importantes agendadas com operadores que vendem muito para o público espanhol. Queremos fazer parcerias para que eles coloquem Mato Grosso do Sul também em suas prateleiras”, ressalta Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS).

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) participa juntamente com outros estados no estande da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), por representantes da hotelaria, operadores de turismo, companhias aéreas e organizações do turismo brasileiro.

“Além das reuniões agendadas durante a Fitur, estaremos juntos com a Embratur focados no mercado europeu que estará presente no evento e daremos continuidade ao trabalho de fortalecimento do posicionamento de MS no mercado internacional, na nossa presença nas feiras e eventos, reuniões com operadores e imprensa internacional. Nossa expectativa é muito boa de trazer bons resultados para nosso destino”, salienta Wendling.

Com a campanha “Descubra um Brasil Espetacular” direcionada à Europa, a estratégia da Embratur é destacar a diversidade de atrações turísticas do Brasil. Essa campanha está alinhada com o reposicionamento da marca Brasil e também à retomada do diálogo e de parcerias com organizações de turismo europeias.

Mercado Espanhol

Segundo o Portal de Dados da Embratur referente a chegadas de turistas por via de acesso, entre os países europeus a Espanha ocupa a 6ª posição na lista dos que mais visitam o Brasil. E foi o 3º país que mais enviou turistas para os destinos sul-mato-grossenses no agregado do período de 2018 a 2023.

Dados e números da edição de 2023

A edição de 2023 (que decorreu de 18 a 22 de janeiro) superou todas as expetativas, pondo em relevo as boas perspectivas para a atividade turística a nível mundial.

A Fitur registou um importante crescimento, igualando praticamente as cifras do seu recorde histórico: mais de 222.000 assistentes (quase o dobro de 2022) 136.000 profissionais do setor (mais 68%) e 86.000 visitantes estimados após o encerramento das duas jornadas abertas ao público.

A feira contou com de 8.500 participantes de 131 países, 755 expositores titulares, distribuídos por 66.900 m2 de espaço expositivo. No âmbito digital, o tráfego da web de IFEMA MADRID alcançou o recorde de 146.000 visitas no primeiro dia de feira.

A plataforma digital Fitur LiveConnect, que complementa a feira com um formato híbrido de alcance temporal e geográfico, contabilizou em janeiro de 2023 mais de 56.000 inscrições. Saiba mais em www.esmadrid.com/pt/agenda/fitur-feria-de-madrid.

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Turismo

Turismo de MS promove workshop com operadores durante Festival do Japão em Campo Grande

A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

Publicado

on

No último final de semana, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul realizou um workshop com capacitação e rodada de negócios focado em operadores que trabalham com o mercado japonês. A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

Foram quatro operadores atendidos pelo trade turístico sul-mato-grossense, com troca de informações sobre o comportamento e as necessidades dos turistas japoneses. Na ocasião, o diretor de Promoção e Mercado da FundturMS, Breno Amorim, fez uma apresentação para os operadores sobre os destinos de Mato Grosso do Sul.

No domingo (17) os participantes iniciaram um famtour para conhecerem de perto as regiões turísticas Bonito/Serra da Bodoquena e Pantanal. A ideia é que a viagem de familiarização contribua para a estruturação de pacotes de acordo com o perfil do público deles.

O Festival do Japão

De 15 a 17 de novembro de 2024 aconteceu o Festival do Japão de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, no Bosque Expo, com o objetivo de promover a cultura japonesa, seus valores e conhecimentos.

A ideia é também transmitir este legado para gerações futuras, fortalecer o entendimento e a valorização das ricas tradições dentro da comunidade sul-mato-grossense e promover a exposição de serviços e produtos e incentivar pequenos negócios.

O mercado japonês está entre os dez maiores emissores aéreos internacionais de turistas para os principais destinos de Mato Grosso do Sul.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Turismo

MS leva turismo e ativação gastronômica em mais uma edição do WTM Londres

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais

Publicado

on

Mais uma vez Mato Grosso do Sul marca forte presença no WTM Londres (World Travel Market). O evento, que acontece de 5 a 7 de novembro no Excel London, UK é considerado um dos eventos mais importantes da indústria de viagens e turismo para construir relacionamentos e fazer negócios.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul fala sobre a participação do Estado em mais uma edição do WTM Londres, uma das mais importantes e maiores feiras de turismo do mundo. “MS sempre vai muito forte, pois é um dos nossos principais mercados. Este ano novamente com ativação da cozinha show do chef Paulo Machado para reforçar o produto Rota Gastronômica Pantaneira, dessa vez com o tema Águas”, destaca.

No dia 06 de novembro, às 12h, o chef Paulo Machado fará uma degustação para divulgação da Rota no estande da Embratur, por meio de um cooking show para 200 pessoas. Serão apresentados alguns pratos típicos como: chipaguaçu, cestinha crocante de peixe, peixe a urucum, bolo Souza e drink de mate cocido afim de enriquecer a percepção do público internacional sobre a gastronomia sul-mato-grossense, bem como a percepção da gastronomia local como produto turístico.

O Chef Paulo Machado é um dos grandes nomes da gastronomia brasileira e sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal: Mato Grosso do Sul. Em parceria com o Sebrae MS, a FundturMS está realizando o projeto gastronômico ‘2ª Rota Gastronômica Pantaneira’ onde mostra o ambiente pantaneiro ligado ao universo das águas em cenários como restaurantes à beira-rio, barcos-hotéis, pousadas, pesqueiros e cidades que nascem às margens do Rio Paraguai, como Porto Murtinho e Corumbá.

“Teremos também um espaço juntamente com a Embratur, com atendimentos agendados e atendimento ao público, operadores de turismo, agentes de viagens e imprensa. Buscaremos novas parcerias para fortalecer ainda mais os destinos de Mato Grosso do Sul, que são muito procurados pelo público inglês, especialmente Pantanal e observação de aves e sempre conectando Bonito/Serra da Bodoquena e Campo Grande dos Ipês como uma importante rota”, finaliza Wendling.

Segundo dados da plataforma Alumia, do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, de janeiro a agosto de 2024 o Reino Unido representou 4,5% da emissão de turistas internacionais para MS. Isso representa o 7º lugar no ranking e o 4º maior emissor europeu para o Estado no período.

O WTM London

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais. Em 2024, 44 anos depois, o WTM London reunirá cerca de 5.000 expositores de 184 países e regiões, mais de 51.000 participantes e movimentará em média 2,8 bilhões de libras em negócios na indústria do turismo.

O WTM London reúne a comunidade internacional de viagens de lazer; fornecendo inspiração, educação e benchmarking para profissionais do turismo, ao mesmo tempo que oferece aos expositores um local para fazer negócios e mostrar seus serviços à imprensa internacional. Além disso, realiza anualmente o maior encontro de mídia global para o setor de viagens.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Turismo

Filme sobre Bioparque Pantanal é finalista em festival internacional de cinema e turismo em Portugal

O resultado da premiação ocorre na próxima sexta-feira (25).

Publicado

on

O filme institucional que celebra os dois anos do Bioparque Pantanal é um dos finalistas do Festival ART&TUR, que trata-se de um evento internacional de cinema e turismo, realizado em Portugal. Ele concorre na categoria “Turismo de Natureza”. O resultado da premiação ocorre na próxima sexta-feira (25).

A 17° edição do Festival acontece de 22 a 25 de outubro na cidade de Lousã (Portugal). Considerado um dos mais reconhecidos festivais de cinema de turismo do mundo, ele conta com premiações em várias categorias na área de meio ambiente e ecologia, turismo de natureza, cultura e patrimônio, serviços turísticos, música e dança, esporte e lazer, aventuras e expedições, entre outros.

O filme sobre o Bioparque Pantanal com o tema “Além da Superfície” mostra toda estrutura disponível com mais de 230 tanques e 40 mil animais, mas com foco no encantamento que o lugar traz para quem o conhece, pois além da beleza, tem educação por meio da conscientização ambiental, para que todos conheçam a fauna e flora da região.

Também destaca que o local foi pensado para todos, com acessibilidade, tecnologia, inovação e moderno para saúde e bem-estar dos animais, além de dispor de espaço para pesquisa e o melhor ambiente aos visitantes. Uma junção que desperta o “brilho no olhar” de quem conhece o maior circuito de aquários de água doce do mundo.

Representando o Governo do Mato Grosso do Sul, o secretário-executivo de Comunicação do Estado, Frederico Fukagawa Hozano de Souza, participa do evento em Portugal. Ele ressaltou a importância de divulgar o Bioparque Pantanal para o mundo, para valorizar as belezas naturais deste bioma.

“Quem visita e conhece o Bioparque Pantanal tem uma oportunidade única de aprender sobre este bioma tão importante para o Mato Grosso do Sul e ao mundo. Uma estrutura adequada e preparada para receber o público, com tecnologia, modernidade e inclusão. Participar deste festival e ser um dos finalistas é mais uma chance de divulgar este local para todos”.

A participação no Festival é mais um destaque para o Bioparque Pantanal, já que o evento é uma referência sobre as novas tendências na área do turismo, cinema e audiovisual, assim como uma oportunidade de conhecer profissionais relevantes do setor e aumentar a visibilidade de destinos e novos produtos.

A diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, afirmou que é uma grande honra ver o vídeo institucional ser reconhecido internacionalmente e chegar à final de um prêmio tão prestigiado em Portugal. “Este trabalho reflete o compromisso do Bioparque Pantanal com a preservação ambiental, com a ciência, com a inclusão e com a educação sobre a biodiversidade, e é gratificante saber que nossa mensagem está alcançando e tocando pessoas além das nossas fronteiras. Esse reconhecimento é resultado de um esforço coletivo e reforça ainda mais nossa missão de sermos um espaço de experiência e conhecimento para todos”.

Confira o filme:

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67