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Pesquisa da CNT mostra que 67% das rodovias brasileiras têm problemas

Levantamento avaliou 111.502 quilômetros da malha pavimentada

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Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) indica que 67,5% das rodovias brasileiras têm sua extensão classificada como regular, ruim ou péssima, enquanto 32,5% foi classificada como ótima ou boa. “Os percentuais demonstram uma relativa estabilidade no estado geral da malha rodoviária brasileira, em comparação com os resultados do ano passado, que apresentavam, respectivamente, 66% e 34% para os mesmos níveis de classificação”, avaliou a entidade.

Os números fazem parte da 26ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, divulgada nesta quarta-feira (29), em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. O levantamento deste ano avaliou 111.502 quilômetros de rodovias pavimentadas, o que corresponde a 67.659 quilômetros da malha federal e a 43.843 quilômetros dos principais trechos estaduais.

A classificação do estado geral compreende três características da malha rodoviária: pavimento, sinalização e geometria da via. Levam-se em conta variáveis como condições do pavimento, das placas, do acostamento, de curvas e de pontes.

Em 2023, 56,8% do pavimento, 63,4% da sinalização e 66% da geometria dessas vias foram avaliados como regular, ruim e péssima, percentuais que também ficaram próximos aos registrados no ano passado: 55,5%, 60,7%, 63,9%, respectivamente.

“A realidade que o estudo expõe reforça o que a CNT vem defendendo há anos: a necessidade de continuar mantendo investimentos perenes e que viabilizem a reconstrução, a restauração e a manutenção das rodovias”, disse a CNT, em nota.

“Os investimentos em infraestruturas, no Ploa [Projeto de Lei Orçamentária Anual] de 2024, sofreram uma redução de 4,5% no volume de recursos para o setor em relação ao autorizado no orçamento para infraestrutura de transporte em 2023. Diante desse cenário, a CNT trabalha para viabilizar um aumento na dotação, por meio de emendas para intervenções prioritárias em 2024, em consonância com as prioridades do transporte e da logística do país”, informou a CNT.

Vigilância

A pesquisa mostra que a falta de qualidade da pavimentação das rodovias impacta no preço do frete e, consequentemente, no preço dos produtos para o consumidor final. “Sem rodovias de qualidade, o consumo de combustível fóssil e a emissão de gases também aumentam. Esses prejuízos são calculados no âmbito da sustentabilidade, por meio do desperdício de óleo diesel”, explica a entidade.

A estimativa da CNT é que, este ano, 1,139 bilhão de litros de diesel sejam consumidos de forma desnecessária pela modalidade rodoviária do transporte nacional. A queima dessa quantidade de combustível fóssil deve resultar na emissão de 3,01 milhões de toneladas de gases poluentes na atmosfera.

Público × privado

O estudo mostra que as rodovias públicas, que representam 76,6% da extensão pesquisada este ano, apresentam percentuais maiores de avaliações negativas (77,1%). Já entre as rodovias concessionadas, que representam 23,4% da extensão pesquisada em 2023, 64,1% da extensão da malha foram classificadas como boa e ótima.

Pontos críticos

Os principais pontos críticos registrados nas rodovias brasileiras, e citados pela CNT, incluem quedas de barreiras, erosões nas pistas, buracos grandes, pontes caídas e pontes estreitas. “Tratam-se de problemas na infraestrutura que interferem na fluidez dos veículos, oferecendo riscos à segurança dos usuários, aumentando significativamente a possibilidade de acidentes e gerando custos adicionais ao transporte”, alerta.

Dentre as intervenções classificadas como prioritárias pela entidade, estão a eliminação de 2.684 pontos críticos, sendo 207 quedas de barreiras; cinco pontes caídas; 504 erosões nas pistas; 1.803 unidades de coleta com buracos grandes; 67 pontes estreitas; e 62 outros tipos de pontos críticos que possam atrapalhar a fluidez da via.

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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Impactos positivos de shows e festivais para bares e restaurantes

Integração com público colabora com o aumento do faturamento, além de atrair visibilidade para as redes

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O mercado de entretenimento está em ascensão, com festivais e eventos como The Town, Carnaval e shows internacionais que aconteceram por todo o Brasil, além da proximidade do Rock in Rio. Segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), a projeção é que esses eventos movimentem cerca de R$ 75 bilhões em 2024. Além do lazer que proporcionam ao público, esses eventos têm reflexos positivos no setor de food service. As redes de bares e restaurantes estão percebendo que podem ir além da simples exposição da marca como propaganda, pois ao oferecerem seus produtos durante esses eventos, estão proporcionando conveniência aos consumidores, o que potencializa o reconhecimento do negócio e produto, consequentemente, aumenta o volume de vendas.

O diretor de novos negócios do Grupo Impettus, holding que detém as redes Espetto Carioca, Mané, Buteco Seu Rufino e Bendito, Bruno Gorodicht, comenta o show recente da cantora Madonna, realizado no Rio de Janeiro. Nas unidades do Espetto Carioca e Mané houve um aumento de 50% no faturamento e um incremento de 30% no fluxo de novos clientes. “A média de consumo por pessoa em dias normais gira em torno de R$ 110,00, e durante o show da Madonna, sentimos um aumento de 50%”, afirma.

O especialista listou os benefícios da presença de marcas de restaurantes e bares com estruturas em festivais e shows, confira:

  • Atração do público: os eventos costumam atrair um público diversificado, de fãs a quem vai só acompanhar os amigos na curtição. “A exposição do negócio tem que estar bem organizada, principalmente por se tratar de uma operação diferenciada, com adaptações na estrutura e até no cardápio, avaliando sempre as demandas e expectativas dos presentes, como uma forma de ampliar o alcance e tornar quem ainda não conhece seu negócio um novo cliente”, afirma Gorodicht. 
  • Marketing e Publicidade: por mais que a grande publicidade e os olhos estejam voltados para os artistas, é a chance de mostrar os diferenciais dos serviços que o bar ou restaurante oferece. “Criar ações interativas, por exemplo, e que realmente se conectem ao consumidor é uma grande oportunidade de aumentar a exposição da marca de forma orgânica até nas redes sociais. Apostar em produtos personalizados, como uma caneca de chope, investir em um espaço instagramável para fotos e na caracterização dos atendentes, tudo isso gera valor agregado e transforma clientes em fãs da marca, que foi apresentada de forma descontraída e amigável”, sugere o executivo. 
  • Explorando novas opções: a clientela precisa se alimentar e, ao mesmo tempo, não quer perder nenhum minuto do que está acontecendo no festival ou show, então, antes mesmo de acontecer, é importante planejar a forma de oferecer praticidade com qualidade. “Exemplificando, uma refeição que leva 10 minutos para ficar pronta, pode ser adaptada para uma menor, com isso, reduz o tempo de preparo, do atendimento, do pagamento e, por fim, a entrega. Em muitos casos, permite avaliar a viabilidade de incorporar as novas opções nas unidades fora dos festivais”, explica o diretor de novos negócios do Grupo Impettus.
  • Geração de receita: a presença de bares e restaurantes em shows e festivais representa uma estratégia eficaz para aumentar as receitas, não apenas durante o evento em si, mas também a longo prazo, ao consolidar a presença da marca no mercado e atrair uma clientela mais ampla. “Os frequentadores em sua maioria estão dispostos a conhecer novos sabores e conceitos gastronômicos enquanto aproveitam a experiência do evento. Outras oportunidades estão na disposição de produtos adicionais, como bebidas, petiscos e sobremesas, elevando o ticket médio por cliente. A combinação de um bom atendimento com a qualidade dos produtos resultam em uma experiência memorável, o que pode incentivar os visitantes a se tornarem consumidores fora daquele espaço”, finaliza.

Sobre o Grupo Impettus

Com sede no Rio de Janeiro (RJ), O Grupo Impettus, uma das maiores holdings de franquias de bares e restaurantes do Brasil, presente em seis estados, detém as redes Espetto Carioca, Mané, Buteco Seu Rufino e Bendito, todas associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF), o que reforça sua força no setor, além do frigorífico Carioca Foods e a fábrica de sobremesas OMG, que fornecem os insumos para todas as marcas. A rede que deu início ao grupo foi o Espetto Carioca, com ambiente sofisticado e especializado em espetinhos de churrasco que, mais tarde, adquiriu outras marcas de sucesso como o Mané, rede de bares que nasceu para proporcionar experiências gastronômicas únicas; o Buteco Seu Rufino, boteco raiz de família para família; e o Bendito, cafeteria premium especializada em cookies, brownies e cafés. Saiba mais aqui @grupoimpettus.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Tratamento de sementes com CO2 aumenta produtividade no cultivo de soja e feijão

Tecnologia disruptiva desenvolvida pela startup Dioxd é alternativa eficiente e sustentável e proporciona incremento médio de 3,5 sacas por hectare

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Falar que a fotossíntese é um dos processos mais importantes que ocorre na terra não é exagero. Durante essa etapa a planta permite a entrada de (gás carbônico) CO2 na folha e a liberação do (Oxigênio) O2 para o ambiente. Por outro lado, durante a respiração, ela libera CO2 para o ambiente e permite a entrada do O2. Foi exatamente observando este ciclo, em 2013, que o jovem empreendedor João Barboza, na época com 13 anos, ainda um estudante do ensino fundamental, desenvolveu um projeto muito promissor e inovador focado no uso do CO2 na agricultura.

Inicialmente a ideia era simples, e consistia em uma mangueira subterrânea inserida próxima às raízes das plantas que liberam CO2. Observou o jovem que elas apresentavam um melhor desenvolvimento, entretanto, embora os resultados fossem satisfatórios, o custo de implementação era o gargalo limitante. Então o estudante resolveu mudar a estratégia e aplicou a técnica no tratamento da semente. E então o resultado foi surpreendente.

O estudante então não parou mais. Recebeu diversos prêmios em feiras de ciência, nacionais e internacionais como destaque em inovação, empreendedorismo e sustentabilidade até que em 2017, aos 17 anos surgiu a oportunidade de transformar o até então projeto, em uma startup. Assim fundou a Dioxd, uma empresa única no tratamento de sementes com CO2.

A partir daí Barboza se dedicou a estruturar o modelo de negócio da empresa e passou a estudar e entender o mundo das startups. Em 2019 recebeu apoio da Sociedade Rural do Paraná e posteriormente, em 2020, a Dioxd foi selecionada pela Cyklo, uma aceleradora de projetos e startups voltada para a agricultura, pecuária e agronegócios (Agritech). “Mudei para Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, para essa imersão na Cyklo. Em nove meses validamos o nosso produto e começamos a operar comercialmente. Com ajuda da aceleradora, abrimos uma rodada de investimento e fomos alavancando o negócio”, lembrou.

Solução na prática

A tecnologia da Dioxd disponível, por enquanto, para sementes de soja e feijão, funciona de forma muito eficiente e objetiva. Para cada bag de peso médio de uma tonelada onde são armazenadas as sementes, são colocados dois equipamentos, uma espécie de sonda. Uma tem o objetivo de distribuir os gases uniformemente entre as sementes e o segundo aparelho é inserido com o objetivo de monitorar a temperatura, a concentração, a pressão e a distribuição dos gases dentro de cada bag. Essa liberação é feita durante 40 minutos.

Segundo Barboza, a tecnologia altera o processo de respiração da semente, ou seja, o O2 é expelido e as sementes são enriquecidas com CO2. Desta forma é reduzida a taxa de respiração da semente e aumenta a absorção de CO2. “Com esse processo conseguimos preservar alguns aspectos qualitativos das sementes, para que quando ela iniciar o processo de germinação, consiga produzir com mais energia. Dessa forma extraímos todo o potencial genético daquele produto no campo, melhorando o desenvolvimento de parte aérea da planta, e tudo isso acontece graças ao efeito da nossa tecnologia”, cita.

Após a aplicação de COnas sementes, se o produtor fizer o correto armazenamento dos produtos, ele tem o prazo de até 30 dias para realizar o plantio. “Nossa tecnologia não exige plantio imediato, desta forma o agricultor consegue se programar. Ele pode conservar as sementes em bags até por um mês que terá todo o potencial produtivo da semente”, detalhou o CEO.

Modelo de negócio e resultados

Atualmente a tecnologia da Dioxd está disponível para sementes de soja e feijão, mas há pesquisas avançadas para outras culturas como milho e algodão que devem entrar no portfólio da startup ainda este ano. Nos cultivos atuais, os resultados à campo têm sido muito satisfatórios e o índice de produtividade dos clientes que utilizam a tecnologia tem melhorado a cada safra.

Conforme explica Barboza, os ganhos podem variar de uma safra para outra devido ao manejo de cada propriedade, bem como a influência climática entre outros fatores. “Mas, nessa atual temporada, a gente está com um índice de 20% a mais de produtividade em relação ao ano passado. Em 2023, a média de colheita foi de 2,9 sacas de 60kg por hectare e agora estamos ampliando para 3,5 sc por ha”, destacou.

A Dioxd trabalha atualmente no modelo de negócio de prestação de serviço e tem a capacidade do tratamento de sementes com CO2 de até 400 bags por hora.  A grande vantagem do produtor é que ele não precisa fazer nenhum tipo de investimentos em equipamentos, apenas realiza a contratação e a empresa fica responsável por mobilizar equipe e os aparelhos até a fazenda, sementeira ou cooperativa. “Realizamos os tratamentos no local mesmo e o produtor recebe a semente pronta para fazer o plantio. O investimento é muito baixo diante do retorno. Em nossa solução ele investe aproximadamente ½ saca por ha, e a tecnologia proporciona o retorno de pelo menos 3 sacas por ha”, diz o executivo.

Futuro promissor

A startup está baseada em Londrina, no Norte paranaense, além disso, possui escritório em Luís Eduardo Magalhães e também em Balsas/MA. A partir dessas três unidades, atende agricultores de todo o país. O próximo passo agora é ampliar a presença em alguns estados, como o Mato Grosso, além de novos investimentos para disponibilizar a tecnologia em sementes de outras cultivares. “Planejamos uma nova rodada de captação e também queremos investir em estrutura comercial, para aumentar o nosso market share no Brasil”, confidenciou o executivo.

A empresa também almeja se estruturar para crescimento no exterior.  Para isso já tem patente internacional de sua tecnologia. “Na América do Sul, o foco seria Argentina, Paraguai, Bolívia e Colômbia. Também queremos expandir para os Estados Unidos, México e Canadá pensando principalmente na cultura do milho”, finaliza Barboza.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Espetáculo ‘O Grandioso Mini Cirquin das Arábias’ encanta alunos de escolas da Capital e de Ribas

Um dos artistas do espetáculo, Iago Garcia, contou que fazer o espetáculo O Grandioso Mini Cirquin das Arábias dentro da Lona da Mostra foi muito bom porque representa um resgate do circo tradicional.

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O espetáculo circense ‘O Grandioso Mini Cirquin das Arábias’, do Circo do Mato, foi apresentado na Lona da 15ª Mostra Boca de Cena na tarde de sexta-feira (17). Na plateia, além do público em geral, os alunos das escolas de Ribas do Rio Pardo, Escola Municipal Iraci da Silva Almeida, e de Campo Grande, da Escola Municipal Professora Oliva Enciso, prestigiaram o evento.

Um dos artistas do espetáculo, Iago Garcia, contou que fazer o espetáculo O Grandioso Mini Cirquin das Arábias dentro da Lona da Mostra foi muito bom porque representa um resgate do circo tradicional.

“A história do Mini Cirquin é essa, tem um circo onde os artistas fazem de tudo, este é o grandioso circo tradicional. Então para nós foi uma alegria. E o processo de criação é esse mesmo, nós queremos misturar um pouco de teatro junto com a linguagem do circo, a gente traz uma história, traz elementos desses países, das histórias das mil e uma noites, traz elementos, algumas palavras, os figurinos são pensados para que tenha essa referência das histórias das mil e uma noites e juntar com o circo tradicional”.

Iago fala que o Circo do Mato é um grupo que tem mais de 20 anos de história, que sempre procura fazer trabalhos que tenham essas duas linguagens se mesclando de forma que elas estejam unidas, tanto o circo quanto o teatro.

“Já tem mais de dez espetáculos, já viajou todo o país, fora do país também, já estivemos em espetáculos nos países da América do Sul, é um grupo que tem muita importância porque ele resgata a linguagem do palhaço tradicional, resgata o circo tradicional, e ao mesmo tempo não deixa de perder a qualidade teatral. Então a gente faz as peças de forma que não sejam números isolados, mas que conte uma história no decorrer do espetáculo”.

Para o artista, a importância da Mostra Boca de Cena é vital, é um festival que merece ser olhado sempre com muito carinho.

“É um festival que tem sido feito com unhas e dentes pela própria classe artística, que se envolveu de forma direta na produção, é um festival importante e quando a gente vê o público vindo, estando aqui, seja aqui na Lona, seja no Teatro Aracy Balabanian, seja nos espaços alternativos, a gente percebe o quanto é importante, o quanto é valioso e o quanto a comunidade precisa e gosta”.

Daniela Brito, coordenadora da Educação Infantil da Escola Municipal Iraci da Silva Almeida, de Ribas do Rio Pardo, acha importante que seus alunos tenham este momento de lazer, fora da cidade.

“Para eles terem esta noção de entretenimento, achei muito importante estar aqui com eles. A Mostra é muito interessante, gostei bastante, seria até interessante eles irem para as cidades do interior também, como Ribas, seria um prazer pra nossa cidade receber a Mostra lá para outros alunos poderem participar também. Este semestre a nossa apostila do Aprende Brasil fala sobre magia, sobre mágicas, é uma coisa que vai completar para  eles, eu achei muito importante para eles fazerem parte desta realidade”.

Cláudia Aparecida Galvão, supervisora da Escola Municipal Professora Oliva Enciso, interessante trazer as crianças para participar da cultura, do teatro.

“É muito importante participar presencialmente, vivenciar a cultura. A importância da expressão, da oralidade, da criatividade, da imaginação, tudo isso favorece dentro da própria alfabetização. Eu achei muito interessante a Mostra, principalmente pela gratuidade, que as crianças puderam vir, então isso aí foi muito bom para a gente poder trazer as nossas crianças, e eles curtiram muito”.

Leandro Alves da Anunciação, acadêmico do curso de Licenciatura em Teatro da UEMS, também esteve presente para prestigiar a Mostra e o espetáculo de circo.

“O espetáculo é incrível, todo esse movimento com os artistas, interação ao público é muito mágico, ter esta troca com a Rede Estadual com o público aberto, o Boca de Cena deste ano está maravilhoso. A Mostra está fantástica, estes vários eventos que vêm acontecendo nestes horários divididos, tanto para teatro infantil ou apresentação envolvendo truque de mágica favorece toda essa troca de cultura que está ocorrendo atualmente”.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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