Connect with us

Desenvolvimento

Desemprego cai 20% em um ano e MS mantém 4º menor índice do país

A taxa de desocupação compreende o percentual de pessoas acima de 14 anos de idade que não estão empregadas e que procuram emprego.

Publicado

on

A taxa de desocupação em Mato Grosso do Sul caiu de 5,10% para 4% no intervalo de um ano, conforme mostram dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e compilados pela Assessoria de Economia e Estatística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

A Pnad Contínua se refere ao terceiro trimestre do ano e levanta indicadores do nível de emprego, desemprego, subemprego, tanto no setor público, quanto privado.

Mato Grosso do Sul se mantém com a quarta menor taxa de desocupação (4%) do País, atrás apenas de Rondônia (2,3%), Mato Grosso (2,4%) e Santa Catarina (3,6%). A taxa de desocupação compreende o percentual de pessoas acima de 14 anos de idade que não estão empregadas e que procuram emprego.

Não inclui, por exemplo, estudantes ou outras pessoas que por razões diversas, preferem ou não podem trabalhar no momento. No terceiro trimestre de 2022, encontravam-se nessa situação 75 mil pessoas em Mato Grosso do Sul. Passado um ano esse número caiu para 60 mil pessoas, queda de 20%.

Por outro lado, Mato Grosso do Sul continua com o segundo maior contingente de população ocupada do país, que são aquelas pessoas que, na semana de referência, trabalharam pelo menos uma hora completa em trabalho remunerado em dinheiro, produto, mercadorias ou benefícios (moradia, alimentação, roupas, treinamento etc.) ou em trabalho sem remuneração direta em ajuda à atividade econômica de membro do domicílio ou, ainda, pessoas que tinham trabalho remunerado do qual estavam temporariamente afastadas nessa semana.

Em primeiro nesse ranking está Santa Catarina (65,3%) e logo a seguir, Mato Grosso do Sul com 64,2%.

Em números gerais, o Estado tinha no terceiro trimestre, 2,237 milhões de pessoas em idade de trabalhar (51 mil a mais que no ano anterior), sendo que 1,437 mil estavam efetivamente exercendo alguma atividade laboral (45 mil a mais que no terceiro trimestre de 2022).

O setor privado responde por mais que o triplo desse mercado. São 732 mil pessoas trabalhando em empresas particulares e 220 mil no setor público.

Em contrapartida, caiu o universo de pessoas subutilizadas e também aquelas que trabalham informalmente. O número de pessoas que acreditavam trabalhar menos do que podiam e queriam ampliar a jornada de trabalho, caiu de 176 mil no terceiro trimestre de 2022 para 143 mil no mesmo período desse ano. Já as pessoas que trabalhavam na informalidade em 2022 eram 469 mil e nesse ano somam 458 mil.

(Fonte: Portal do Ms. Foto: Reprodução)

Desenvolvimento

Yuri garante início das obras de recuperação de ruas do Itahum para março

Publicado

on

Vereador anuncia recuperação das ruas no Distrito de Itahum. Foto F. Grott/CMD

O vereador Rogério Yuri (PSDB) anunciou que as ruas do distrito de Itahum serão recuperadas até o dia 15 de março, com obras de cascalhamento e manutenção realizadas por uma empresa terceirizada a serviço do município. O compromisso foi firmado após reuniões com o secretári municipal Jorge Luiz de Lucia (Obras) na prefeitura.

Além disso, o parlamentar reforçou o pedido para a construção de 3,5 km de asfalto e drenagem no distrito, cujos recursos já foram garantidos pelo Governo do Estado. Porém enquanto as obras não iniciam, ele garantiu a manutenção das vias que foram castigadas com os efeitos das últimas chuvas.

“Estive na prefeitura solicitando essa recuperação emergencial das vias do Itahum, que ficaram severamente danificadas pelas chuvas. Conversei com o setor de engenharia, responsável pelo projeto, que garantiu que os maquinários estarão no distrito até a segunda quinzena de março para iniciar os trabalhos”, afirmou Yuri.

Retorno de maquinário agrícola
Outra demanda apresentada pelo vereador foi o retorno da patrola destinada ao distrito pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que atendia pequenos produtores e assentamentos da região do Itahum. Yuri também cobrou providências para que o equipamento volte a operar no Itahum e facilitar o escoamento da produção agrícola.
“A patrola estava lá há quatro anos, ajudando a manter as estradas em boas condições. Agora, estou cobrando da prefeitura e da Secretaria de Agricultura para que esse equipamento volte ao distrito e continue prestando esse serviço essencial”, pontuou.

Atenção à infraestrutura urbana e saúde mental
Durante a última sessão o vereador também apresentou indicações para outras regiões de Dourados, como a limpeza e roçada do Parque Ambiental do Córrego Rego D’Água Primo Fioravante, que já começaram a ser executadas. Também cobrou melhorias para o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ), localizado no Jardim América, solicitando a aquisição de insumos e materiais básicos para o pleno funcionamento da unidade.

“O CAPS tem uma estrutura excelente e profissionais comprometidos, mas falta material básico, como toner e papel. Precisamos garantir que essa unidade continue funcionando da melhor forma possível”, ressaltou.

Asfalto garantido
Yuri também trouxe atualizações sobre o aguardado asfaltamento de bairros como 4º Plano, Campo Dourado e Água Boa. Segundo ele, o Governo do Estado garantiu a execução das obras, e os projetos já foram entregues. Entretanto, a prefeitura anterior não conseguiu licitar as obras a tempo, o que atrasou o início da pavimentação.
“O dinheiro para o asfalto desses bairros está na conta da prefeitura desde julho do ano passado. Agora, com o compromisso do Governo do Estado, as obras devem finalmente sair do papel”, garantiu.

Com assessoria.

Continue Lendo

Desenvolvimento

Lei Maria da Penha se estende a casais homoafetivos e mulheres trans

Publicado

on

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) estendeu a proteção da Lei Maria da Penha a casais homoafetivos formados por homens e a mulheres travestis e transexuais. O plenário virtual da corte julgou a ação nessa sexta-feira (21) à noite.

O caso começou a ser analisado no último dia 14 e só teve o julgamento concluído ontem. Os ministros acolheram ação da Associação Brasileira de Famílias HomoTransAfetivas (ABRAFH), segundo a qual o Congresso Nacional se omite ao não legislar sobre o assunto.

Para o relator, ministro Alexandre de Moraes, a ausência de uma norma que estenda a proteção da Lei Maria da Penha “pode gerar uma lacuna na proteção e punição contra a violência doméstica”.

Ampliação

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a proteção conferida pela Lei Maria da Penha deve ser estendida a casais homoafetivos formados por homens e a mulheres travestis e transexuais.

“Considerando que a Lei Maria da Penha foi editada para proteger a mulher contra violência doméstica, a partir da compreensão de subordinação cultural da mulher na sociedade, é possível estender a incidência da norma aos casais homoafetivos do sexo masculino, se estiverem presentes fatores contextuais que insiram o homem vítima da violência na posição de subalternidade dentro da relação”, destacou Moraes em seu voto.

“Isto porque a identidade de gênero, ainda que social, é um dos aspectos da personalidade e nela estão inseridos o direito à identidade, à intimidade, à privacidade, à liberdade e ao tratamento isonômico, todos protegidos pelo valor maior da dignidade da pessoa humana”, completou o ministro.

Em relação às mulheres transexuais e travestis, Moraes entendeu que a expressão “mulher” – contida na Lei Maria da Penha – abrange tanto o sexo feminino como o gênero feminino. Para o ministro, “a conformação física externa é apenas uma, mas não a única das características definidoras do gênero”.

“Há, portanto, uma responsabilidade do Estado em garantir a proteção, no campo doméstico, a todos os tipos de entidades familiares”, acrescentou Moraes em sua decisão.

Proteção

Sancionada em 2006, a Lei Maria da Penha estabelece medidas para proteger as vítimas de violência doméstica, como a criação de juizados especiais, a concessão de medidas protetivas de urgência e a garantia de assistência às vítimas.

Em relatório de 2022, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou que o crime mais frequente contra travestis e gays foi o homicídio (com 80% e 42,5%, respectivamente).

No caso de lésbicas, prevaleceram a lesão corporal (36%) e a injúria (32%). Mulheres trans apareceram como mais vitimizadas por crimes de ameaça (42,9%).

WELTON MÁXIMO – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL

Continue Lendo

Desenvolvimento

Laudir Munaretto e Lurdes Portugal fortalecem aliança pelo desenvolvimento regional

Publicado

on

Vereador Laudir Munaretto (MDB) durante Sessão ordinária na última segunda-feira (Foto: Valdenir Rodrigues/CMD)
O vereador de Dourados, Laudir Munaretto (MDB), realizou uma visita de cortesia à prefeita de Caarapó, professora Lurdes Portugal (PL), na última segunda-feira (17). O encontro, marcado por um clima de respeito e cooperação, teve como foco a troca de experiências e alinhamentos políticos, visando fortalecer os laços entre os dois municípios e impulsionar o progresso do Mato Grosso do Sul.

Durante a reunião, Laudir Munaretto parabenizou Lurdes Portugal pela sua gestão à frente de Caarapó, destacando sua dedicação e empenho na busca por melhorias para a população. O vereador, que tem se consolidado como uma liderança atuante na região, ressaltou a importância da união entre os gestores públicos para a construção de uma região mais desenvolvida e com mais oportunidades para os cidadãos.

A prefeita Lurdes Portugal, por sua vez, enfatizou a relevância da parceria entre os  poderes legislativo e executivo para garantir a implementação de políticas públicas eficazes. Com um olhar atento às necessidades da população, ela reforçou seu compromisso com a gestão eficiente, investindo em infraestrutura, educação e saúde.

O encontro também foi uma oportunidade para a discussão de iniciativas conjuntas que possam beneficiar não apenas Dourados e Caarapó, mas todo o Mato Grosso do Sul. Tanto Laudir Munaretto quanto Lurdes Portugal reafirmaram o compromisso de atuar com transparência, responsabilidade e compromisso social, sempre em prol do bem-estar da população.

Com a sintonia entre os líderes políticos e a disposição para o diálogo e a cooperação,
Dourados e Caarapó seguem fortalecendo suas bases para um futuro promissor, onde o
desenvolvimento e a qualidade de vida sejam prioridades.

Fonte:Assessoria/CMD

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67