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Turismo

Turismo de MS tem três iniciativas finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24

O diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, fala sobre o reconhecimento das ações da instituição em Bonito e dos atrativos sul-mato-grossenses.

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Vinte e cinco iniciativas sustentáveis do turismo brasileiro foram classificadas para a final da 11ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24. Com o apoio do Ministério do Turismo, a iniciativa da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) tem como principal objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade para ações que se destaquem com melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional no tripé social, ambiental e econômico, contribuindo com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

A Fundação de Turismo de MS está classificada com a iniciativa Bonito/MS – 1º Destino de Ecoturismo Carbono Neutro do Mundo, que apresenta as estratégias adotadas pela Fundtur-MS no enfrentamento à crise climática, especialmente ao incentivar práticas mais sustentáveis no território e promovendo um maior engajamento da sociedade no enfrentamento às mudanças climáticas.

O diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, fala sobre o reconhecimento das ações da instituição em Bonito e dos atrativos sul-mato-grossenses. “Estamos felizes com esse reconhecimento. Iniciamos um movimento muito positivo no turismo do Estado com essa certificação, que não é o ponto final, mas sim o ponto de partida para que Mato Grosso do Sul se torne um Estado mais responsável. É um processo de organização que se inicia na Fundação há mais de 2 anos e que se amplia para os destinos. Hoje temos atrativos que aderiram à neutralização das emissões do carbono, hotel lixo zero e outras Instituições parceiras também incentivando essa iniciativa. Esse é o nosso compromisso com o Acordo de Glasgow e nossa contribuição para que Mato Grosso do Sul seja Carbono Neutro até 2030”, exalta.

Para a assessora de sustentabilidade e ação climática no turismo da FundturMS, Flávia Neri, “a iniciativa traz a oportunidade de uma ação local para um desafio global”. “Estamos contribuindo com a mudança que queremos ver no mundo. Como signatários da Declaração de Glasgow, acreditamos que o turismo tem um papel transformador nas relações da sociedade com a natureza, e que pode contribuir para a regeneração de ecossistemas, biodiversidade e comunidades”, explica.

Além da Fundtur, Mato Grosso do Sul também estará representado na cerimônia de premiação com outras duas iniciativas: o Empreendimento Turístico RPPN Buraco das Araras, que conserva áreas naturais e fomenta o desenvolvimento do turismo sustentável, uma alternativa de baixo impacto e com geração de renda sem destruir os recursos naturais; e o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, com a iniciativa Vem Passarinhar MS, que incentiva o turismo de observação de aves e o ecoturismo, num movimento que tem contribuído para a descoberta de novos destinos turísticos, para a valorização da biodiversidade e o desenvolvimento local.

Etapas e temáticas

A cerimônia de premiação, que será realizada no próximo dia 25 de novembro, em Vitória (ES), terá transmissão ao vivo pelo Youtube. Nesta edição, todos os classificados terão a oportunidade de defender seus projetos aos jurados, na forma de pitches (pequenas apresentações), com duração de cinco minutos. Essa etapa da premiação acontecerá no dia 23 de novembro, no Sebrae ES, de forma on-line (via Zoom) ou presencialmente.

A valorização das experiências e da gestão foi a temática mais prevalente nos inscritos. O prêmio reconhecerá 10 iniciativas em duas categorias: Gestão/Governança e Experiência/Produtos. Ao todo, foram inscritos 98 cases de 22 Estados brasileiros e do Distrito Federal.

Os vencedores passam a integrar a Rede Braztoa de Sustentabilidade, constarão no Anuário Braztoa 2024 e serão divulgados nos canais oficiais da instituição. Puderam participar operadoras associadas, empresas e organizações da sociedade civil e instituições governamentais vinculadas ao turismo, fundações, associações, iniciativas da comunicação, projetos inovadores, trabalhos e pesquisas acadêmicas.

Confira a lista completa de finalistas: DIVULGAÇÃO CLASSIFICADOS FINALISTAS PBS 202324.pdf – Google Drive

Além do MTur, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/2024 conta com o apoio da Embratur e do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Em 2022, a 10ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade foi realizada no Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Turismo

Para estimular turismo em MS, Governo do Estado lança Feira Internacional de Destinos Inteligentes

A FIDI é um encontro que se propõe a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI (Destinos Turísticos Inteligentes).

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Como parte das ações desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, para fomentar o turismo em diferentes regiões do Estado, a 2ª Feira Internacional de Destinos Inteligentes, a FIDI 2025, foi lançada ontem (27), em Campo Grande.

O governador Eduardo Riedel participou do evento, juntamente com o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling e o secretário Marcelo Miranda, da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). A FIDI 2025 será realizada em Bonito, de 19 a 24 de março de 2025.

“A sustentabilidade tem permeado todos os seguimentos econômicos do Estado. E sustentabilidade é sinônimo de desenvolvimento e de perspectiva futura, a gente tem levado isso muito a sério dentro do governo. E temos conseguido traduzir todo esse ambiente de preservação da nossa biodiversidade, de descarbonização da economia, de manutenção dos nossos mananciais hídricos, em recursos financeiros e economia para o desenvolvimento da sociedade. E o FIDI faz parte desse processo, do investimento que governo e entidades parceiras atuam e realizam para poder consolidar essa posição”, disse Riedel.

A FIDI é um encontro que se propõe a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI (Destinos Turísticos Inteligentes). O evento, que tem relevância internacional, é organizado pelo Instituto Cidades do Futuro (representado no Brasil pela empresa Cidades do Futuro SEL), com apoio da FundturMS, Prefeitura Municipal de Bonito, Sistema Fiems, Fundect e Sebrae-MS.

“A Feira Internacional de Destinos Inteligentes, em Bonito, será de 19 a 22 de março de 2025. E, no mês seguinte, outro grande evento internacional, que é o Adventure Elevator Latin America, que é focado no mercado de ecoturismo e turismo de aventura, onde a gente vai receber mais de 300 operadores e imprensa internacional no melhor destino de ecoturismo do Brasil”, disse Wendling.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Turismo

Turismo de MS promove workshop com operadores durante Festival do Japão em Campo Grande

A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

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No último final de semana, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul realizou um workshop com capacitação e rodada de negócios focado em operadores que trabalham com o mercado japonês. A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

Foram quatro operadores atendidos pelo trade turístico sul-mato-grossense, com troca de informações sobre o comportamento e as necessidades dos turistas japoneses. Na ocasião, o diretor de Promoção e Mercado da FundturMS, Breno Amorim, fez uma apresentação para os operadores sobre os destinos de Mato Grosso do Sul.

No domingo (17) os participantes iniciaram um famtour para conhecerem de perto as regiões turísticas Bonito/Serra da Bodoquena e Pantanal. A ideia é que a viagem de familiarização contribua para a estruturação de pacotes de acordo com o perfil do público deles.

O Festival do Japão

De 15 a 17 de novembro de 2024 aconteceu o Festival do Japão de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, no Bosque Expo, com o objetivo de promover a cultura japonesa, seus valores e conhecimentos.

A ideia é também transmitir este legado para gerações futuras, fortalecer o entendimento e a valorização das ricas tradições dentro da comunidade sul-mato-grossense e promover a exposição de serviços e produtos e incentivar pequenos negócios.

O mercado japonês está entre os dez maiores emissores aéreos internacionais de turistas para os principais destinos de Mato Grosso do Sul.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Turismo

MS leva turismo e ativação gastronômica em mais uma edição do WTM Londres

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais

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Mais uma vez Mato Grosso do Sul marca forte presença no WTM Londres (World Travel Market). O evento, que acontece de 5 a 7 de novembro no Excel London, UK é considerado um dos eventos mais importantes da indústria de viagens e turismo para construir relacionamentos e fazer negócios.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul fala sobre a participação do Estado em mais uma edição do WTM Londres, uma das mais importantes e maiores feiras de turismo do mundo. “MS sempre vai muito forte, pois é um dos nossos principais mercados. Este ano novamente com ativação da cozinha show do chef Paulo Machado para reforçar o produto Rota Gastronômica Pantaneira, dessa vez com o tema Águas”, destaca.

No dia 06 de novembro, às 12h, o chef Paulo Machado fará uma degustação para divulgação da Rota no estande da Embratur, por meio de um cooking show para 200 pessoas. Serão apresentados alguns pratos típicos como: chipaguaçu, cestinha crocante de peixe, peixe a urucum, bolo Souza e drink de mate cocido afim de enriquecer a percepção do público internacional sobre a gastronomia sul-mato-grossense, bem como a percepção da gastronomia local como produto turístico.

O Chef Paulo Machado é um dos grandes nomes da gastronomia brasileira e sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal: Mato Grosso do Sul. Em parceria com o Sebrae MS, a FundturMS está realizando o projeto gastronômico ‘2ª Rota Gastronômica Pantaneira’ onde mostra o ambiente pantaneiro ligado ao universo das águas em cenários como restaurantes à beira-rio, barcos-hotéis, pousadas, pesqueiros e cidades que nascem às margens do Rio Paraguai, como Porto Murtinho e Corumbá.

“Teremos também um espaço juntamente com a Embratur, com atendimentos agendados e atendimento ao público, operadores de turismo, agentes de viagens e imprensa. Buscaremos novas parcerias para fortalecer ainda mais os destinos de Mato Grosso do Sul, que são muito procurados pelo público inglês, especialmente Pantanal e observação de aves e sempre conectando Bonito/Serra da Bodoquena e Campo Grande dos Ipês como uma importante rota”, finaliza Wendling.

Segundo dados da plataforma Alumia, do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, de janeiro a agosto de 2024 o Reino Unido representou 4,5% da emissão de turistas internacionais para MS. Isso representa o 7º lugar no ranking e o 4º maior emissor europeu para o Estado no período.

O WTM London

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais. Em 2024, 44 anos depois, o WTM London reunirá cerca de 5.000 expositores de 184 países e regiões, mais de 51.000 participantes e movimentará em média 2,8 bilhões de libras em negócios na indústria do turismo.

O WTM London reúne a comunidade internacional de viagens de lazer; fornecendo inspiração, educação e benchmarking para profissionais do turismo, ao mesmo tempo que oferece aos expositores um local para fazer negócios e mostrar seus serviços à imprensa internacional. Além disso, realiza anualmente o maior encontro de mídia global para o setor de viagens.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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