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Educação

Ar-condicionado, energia solar, 166 salas e 6,6 mil vagas são metas do maior pacote da Educação da Capital

O programa Juntos Pela Escola investe R$ 40 milhões na revitalização das 205 escolas simultaneamente

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A Prefeitura de Campo Grande lançou na noite desta segunda-feira (20), o maior pacote de ações na história da educação municipal da Capital. Entre as melhorias está prevista a construção de 166 novas salas modulares nas escolas, mais 6.600 novas vagas na Rede Municipal de Ensino (Reme) em 2024, contratação de mais de 300 professores, instalação de energia solar e instalação de aparelhos de ar-condicionado em todas as unidades escolares da rede.

Responsável pelo planejamento desse marco histórico, que se traduz em uma evolução de 16 anos em apenas 16 meses de investimento no setor, a prefeita Adriane Lopes fez o anúncio das medidas durante solenidade no Parque Tarsila do Amaral, que reuniu autoridades, secretários municipais e representantes da Educação da Capital, como a ACPMS – Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública.

Para 2024, a Prefeitura irá entregar 205 parquinhos e brinquedos lúdicos pedagógicos para todas as unidades escolares, além de providenciar energia fotovoltaica para todas as unidades e instalar ar-condicionado em todas as escolas municipais. São mais de 4 mil aparelhos que serão adquiridos pelo Executivo Municipal. Ainda no mês de fevereiro, a Prefeitura vai entregar as obras das Emeis Jardim Inápolis e São Conrado.

As 166 novas salas modulares possuem 48 m² – espaço suficiente para 20 alunos – equivalente a 6.600 novas vagas. Além disso, a Prefeitura vai entregar novos uniformes e kits escolares para o início das aulas dos 111 mil estudantes. Com investimento em tecnologia, o total de 1.095 notebooks serão entregues para diretores e coordenadores da Reme; mais 899 estações de trabalho (computadores) para a Semed. Também é prevista uma Sala de informática itinerante.

“Hoje nós estamos aqui para lançar o maior pacote de investimentos da história da educação dessa cidade. Quando eu disse, ao assumir essa gestão, que educação é prioridade, eu não estava brincando.  Eu não vim prometer, eu vim fazer com que a educação de Campo Grande se torne referência nacional. Eu sou mulher, eu sou mãe e eu sei as dificuldades que as mulheres passam quando precisam de uma vaga em uma escola. Nós sabemos o quanto é importante a educação na vida de uma criança. Eu sou fruto da educação. E quando eu falo em Capital das Oportunidades, eu não posso falar na Capital das Oportunidades sem pensar na educação, que transforma as vidas para o futuro dessa cidade”, frisou a prefeita Adriane Lopes.

Diretora da Escola Municipal Antônio José Paniago e presidente do Conselho de Diretores e vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Lúcia de Fátima de Oliveira, exaltou a transformação pela qual a educação de Campo Grande tem passado e o impacto que o pacote anunciado trará para o setor.

“Estou há 27 anos trabalhando em uma única escola e há mais de 30 anos na Educação Municipal em Campo Grande. Por quantos anos a gente ficou pedindo, chorando, e hoje está acontecendo, tantas coisas maravilhosas chegando e a gente vendo que a educação, de fato, está sendo prioridade de verdade. Eu estou muito feliz de estar aqui participando desse momento”.

Andrelina Ranieri de Carvalho Ferreira, diretora da Escola Municipal Nazira Anache, diz que o pacote anunciado pela Prefeitura de Campo Grande deixa a comunidade escolar bastante animada para o próximo ano.

“É a primeira vez que vemos algo assim, o que nos traz novas perspectivas para 2024. Temos visto e vivenciado mudanças significativas, desde o incentivo na parte estrutural como na parte pedagógica. Tudo isso é visto no apoio que a gente busca e tem encontrado, isso é muito importante. E agora, com o anúncio da instalação de ar-condicionado para todas as salas de aula, algo que é um sonho para nós, pois sabemos o quanto esses aparelhos vão melhorar a qualidade de vida em sala de aula para as nossas crianças, trazendo um conforto maior, e uma criança bem acomodada com certeza ela aprende melhor”.

O secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, pontuou o comprometimento da administração com o desenvolvimento da cidade e com a formação de seus alunos. “Tudo nesse ano foi pensado e nós estamos aqui pelos nossos alunos. A educação é a base para qualquer sociedade se desenvolver e Campo Grande tem se desenvolvido, diariamente, porque nós acreditamos na educação como um preditor para o sucesso da nossa cidade”.

O vereador Beto Avelar falou em nome da Casa de Leis e reconheceu as ações do Executivo Municipal em prol da melhoria na Educação de Campo Grande. “Quero parabenizar a gestão pela administração séria pautada no debate construtivo. Construção que ocorreu de uma forma real, iniciando pela valorização dos profissionais que hoje se sentem valorizados, como realmente são. Então, é sem dúvida, uma noite muito memorável para todos nós.

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Carlos Augusto Borges, pontuou que o Legislativo apoia todas as ações em prol da população e parabenizou a atual gestão administrativa da Capital pelo planejamento.

“O lançamento desse pacote mostra que a prefeitura está aplicando bem os recursos que existem na educação. E investindo na educação, certeza que melhora a qualidade do ensino, melhora as escolas, melhora as condições dos professores, dos alunos, isso gera qualidade de ensino. Então, é algo muito importante e tem o apoio da Câmara, fazia tempo que eu não via um pacote desse tamanho. Está de parabéns”.

Em nome da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado Lidio Lopes falou do grande desafio de fazer gestão da educação com responsabilidade e resolutividade. “Eu louvo a Deus por essa oportunidade e privilégio de poder estar aqui nesta noite, uma noite memorável para a educação de Campo Grande. Testemunhar o anúncio de que todas as salas de aula aqui de Campo Grande receberão ar-condicionado é um grande desafio e uma grande conquista, mas o grande desafio é fazer gestão com responsabilidade e aí eu quero parabenizar a administração municipal por ter essa visão de investir na educação”.

Durante a solenidade, o presidente do Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), Gilvano Bronzoni, exaltou a resolutividade trazida pela administração municipal em pontos de extrema importância para a categoria, dentre eles, as eleições das Emeis, classificadas por ele como um sonho.

“A eleição das Emeis é um sonho, uma garantia de qualidade e autonomia. A atual gestão nos surpreendeu, pois, muitas administrações passaram e não fizeram e temos visto essa gestão fazer a diferença. Estamos terminando o ano com aquilo que foi combinado sendo cumprido, então, somos gratos a atual gestão por sentarem e conversarem conosco para juntos avançarmos e sair fortalecidos. Nós já somos uma capital entre as maiores no número de professores efetivos no Brasil, e agora temos o anúncio do concurso para o magistério. Isso é importante, isso é crescimento”, comemorou.

Investindo em educação

Os investimentos de apenas 16 meses resultam numa evolução de 16 anos se comparado aos investimentos das últimas décadas no setor. A educação municipal de Campo Grande teve inúmeros ganhos desde o ano passado, da parte pedagógica à estrutural, como a revitalização simultânea das 205 unidades escolares, renovação de frota de veículos, novos mobiliários, ampliação do número de vagas, implantação do Ensino Médio no Distrito de Rochedinho com construção de salas de aula, entre outras ações que visam melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida dos 111 mil alunos e dos servidores.

O programa Juntos Pela Escola investe R$ 40 milhões na revitalização das 205 escolas simultaneamente. Essas escolas receberam manutenção, reparos, acessibilidade e nova pintura após anos de funcionamento. São 106 Emei’s (Escolas de Educação Infantil) e 99 de Ensino Fundamental que serão contempladas com as ações.

Na estrutura pedagógica, os alunos do 5º ano têm suporte de leitura e escrita no projeto Aprender Mais na Reme, no contraturno das aulas. Com a nova Educação de Jovens e Adultos- EJA,  o total de 10 escolas oferecem a modalidade e uma delas, a Escola Osvaldo Cruz oferece nos 3 períodos. Os alunos também realizam o Simulado Reme, que avalia o conhecimento e a dificuldade de aprendizagem para preparar para a avaliação do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Além disso, a Prefeitura entregou para a Semed uma frota de 21 veículos leves, uma pick up, uma caminhonete e um ônibus com ar-condicionado. Também foram adquiridos 35.065 mobiliários e bebedouros novos. Para melhorar a qualidade da merenda, a Prefeitura fez a entrega de novas panelas, caçarolas e armários para as unidades escolares, depois de 10 anos sem uma renovação nestes itens.

Em 14 de dezembro acontecerá a 1° eleição de diretores nas Emeis da Capital. O feito também é inédito e um pedido antigo da comunidade escolar. A posse de secretários escolares das Emeis neste ano de 2023 atende a um anseio antigo da categoria.

Sobre a segurança nas escolas, os programas Ronda Escolar e Educação+Segura com o botão do pânico, em parceria com a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), obtiveram resultados positivos com a presença de Guardas Civis Metropolitanos (GCM) no ambiente escolar, com 10 viaturas fixas, com equipes completas para atender as escolas de Campo Grande. A prefeitura também reforçou a segurança em 90 unidades escolares com a presença diurna de guardas civis metropolitanos.

Recomposição salarial

A Prefeitura sancionou o projeto de lei da recomposição salarial do piso do magistério, que iguala o salário em 70% ao piso nacional. O aumento é de 14,95%, sendo feito de forma escalonada, 5% pagos em outubro, em janeiro de 2024 e 4,95% em maio de 2024.

Em setembro de 2024, será incorporada a reposição de 30% do reajuste anual do piso nacional para o ano de 2024. No mesmo ano, em dezembro, acontece a reposição de 70% do reajuste anual do piso nacional para o ano que vem.

Atualmente, a Reme possui 110.323 alunos, um aumento de 3.043 alunos, em comparação com 2022. Para 2024, a Prefeitura anunciou a abertura de 5 mil vagas nas Emeis da Capital com cadastro de matrícula on-line e pelo site matricula.campogrande.ms.gov.br. O telefone 0800 615 15 15 agora aceita ligação por celular e facilita ainda mais o acesso às informações sobre datas, matrículas e rematrículas.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Ministro diz que Pé-de-Meia impulsionou as inscrições no Enem

Exame deste ano superou em 10% os confirmados em 2023

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O programa Pé-de-Meia impulsionou as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio 2024 (Enem), segundo o ministro da Educação, Camilo Santana. Com 4,3 milhões de inscritos, o exame superou em 10% os confirmados em 2023. O Enem será aplicado neste domingo (3) e no próximo (10).

“Nós tivemos um incentivo do Pé-de-Meia, que garante que quem fizer as duas provas do Enem recebe mais uma parcela mensal. Eu acho que isso deu esse estímulo, e eu espero que a gente possa ter um sucesso no Enem”, disse nesta quarta-feira (30).

O programa Pé-de-Meia funciona como uma poupança destinada a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes no ensino médio. O programa, que é voltado para estudantes de famílias inscritas no CadÚnico e com renda por pessoa mensal de até meio salário mínimo, faz pagamentos mensais e anuais aos alunos que estão matriculados e frequentando as aulas.

Além desses incentivos, o estudante também recebe R$ 200 pela participação no Enem.

Recuperar as inscrições no Enem é preocupação do governo. Isso porque o total de pessoas inscritas para o Enem vinha caindo desde 2017. O recorde de inscritos foi em 2014, quando mais de 8,7 milhões de pessoas se candidataram para fazer as provas. Em 2017, mais de 6,1 milhões de pessoas se inscreveram.

Mas, em 2022, esse número caiu para quase a metade, com pouco mais de 3,3 milhões de candidatos. Agravado pela pandemia, o ano de 2021 foi o que apresentou o menor interesse pelo Enem desde 2005, com apenas 3,1 milhões de inscritos.

“Hoje você faz a prova do Enem onde você está e pode concorrer para qualquer universidade do Brasil inteiro. Então, isso democratizou, deu oportunidade para todos. Infelizmente, nos últimos anos, o Enem não estava sendo estimulado. A curva era descendente do número de inscritos. Nesses dois anos, a gente conseguiu recuperar”, avaliou Santana.

De acordo com o ministro, aumentou nesta edição a porcentagem de estudantes egressos do ensino médio que se inscreveram no exame. Para esses estudantes, nas escolas públicas, as provas são gratuitas. Os estudantes beneficiados pelo programa Pé-de-Meia estão entre esses estudantes. Ao todo, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 1,6 milhão de inscritos são concluintes do ensino médio. Em 2023, esses estudantes eram 1,4 milhão.

“Nós demos um salto importante para garantir que os alunos que estão regularmente matriculados no terceiro [ano do ensino médio], que vão concluir o ensino médio, se matriculassem. Vários estados se inscreveram, até porque é gratuito. E é a única porta de entrada para o jovem da universidade. Então, não há motivo para o jovem não se inscrever no Enem”, disse o ministro.

Os dados do Inep mostram que o Distrito Federal e 13 estados tiveram 100% dos estudantes concluintes das escolas públicas inscritos no Enem: todos os estados do Nordeste, com exceção do Maranhão, que teve 83,42% dos estudantes concluintes inscritos; Acre, Amapá, Pará, Goiás e Espírito Santo. Todos os demais tiveram inscrições desse público acima de 70%.

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. É utilizado para o ingresso em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para obtenção de bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Também é usado, por exemplo, para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

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Educação

Prefeitura de Campo Grande empossa 448 novos professores para a Rede Municipal de Ensino

A nomeação está publicada no Diogrande n.º 7.691, em edição extra de 23 de outubro de 2024.

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Para reforçar o efetivo da Rede Municipal de Ensino – Reme, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Seges), promove até o dia 1º de novembro, a posse de 448 novos professores aprovados no Concurso Semed/2023. A nomeação está publicada no Diogrande n.º 7.691, em edição extra de 23 de outubro de 2024.

Os novos servidores foram distribuídos conforme as necessidades educacionais, incluindo 200 professores para a Educação Infantil e 250 para os anos iniciais, além de profissionais para disciplinas específicas como Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física e Arte, totalizando 448 novos docentes para atuar nas escolas da Capital.

Entre os professores empossados, um momento especial chamou a atenção dos servidores da Gerência de Concurso (Gecon): Rafaela Beatriz da Silva Ribeiro, de 28 anos, foi surpreendida com um pedido de casamento enquanto assinava seu termo de posse. Natural de Dourados, Rafaela assume o cargo nos anos iniciais da Reme, realizando um sonho que, segundo ela, é fruto de muitos anos de esforço e dedicação. O pedido foi feito por seu namorado Elton Olinski Farias, que também é servidor público, após quatro anos de relacionamento.

Rafaela descreveu a surpresa como um dos momentos mais felizes de sua vida. “Foi uma surpresa, literalmente, além de ser um momento muito esperado. Tudo isso acontecendo junto. Foi um dos melhores dias da minha vida, dia de conquista, de crescimento, assinatura do termo de posse e oficialmente de professora concursada dos Anos Iniciais. É uma conquista que é fruto de muito estudo, dedicação e esforço! ”

Além de celebrar o novo passo em sua vida pessoal, Rafaela destacou a satisfação de contribuir para a educação pública, que ela tanto valoriza. “Agora, finalmente, poderei retribuir tudo aquilo que a educação pública fez por mim. Vou fazer pelos meus alunos, o que meus professores fizeram por mim. Estarei lá para mostrar, auxiliar e ensinar que, com dedicação e esforço, conquistamos aquilo que almejamos”, conta.

Com a posse desses novos professores, a Prefeitura de Campo Grande reafirma seu compromisso com a valorização da educação e com o aprimoramento constante das condições de ensino na rede municipal, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes e preparando-os para os desafios do futuro.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Educação

Voucher Desenvolvedor: estudantes iniciam busca por estágios

Uma oportunidade concedida pelo Governo do Estado, em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), integrante do Sistema Fecomércio MS.

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Os estudantes da rede pública que fazem parte do programa ‘Voucher Desenvolvedor’ já iniciaram as entrevistas em busca de estágios remunerados. Eles sonham em construir uma carreira promissora e de sucesso na área da tecnologia da informação. Uma oportunidade concedida pelo Governo do Estado, em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), integrante do Sistema Fecomércio MS.

Guilherme Nantes, de 16 anos, estuda de manhã na Escola Estadual Silvio de Oliveira, que fica no bairro Aero Rancho. A tarde segue de ônibus para o Senac, na área central da cidade, para fazer o que mais gosta no dia, que é aprender sobre tecnologia da informação. Ele começou o curso neste ano e pretende seguir carreira na profissão. “Este é curso é muito bom, melhor coisa que já me aconteceu. Já era interessado na área, tinha um certo conhecimento, mas precisava de um curso para me aprofundar, e pretendo seguir nesta carreira, este é o ponto de partida. Venho todos os dias de ônibus, mas quando a gente se esforço tudo dá certo”. Ele contou que seu pai ficou sabendo do curso e logo já o incentivou a participar. “Fui lá fiz a prova, não tinha confiança nenhuma que iria passar, mas glória a Deus que eu consegui entrar. Já fiz minha inscrição para tentar estágio. O curso é importante porque me ajuda a abrir as portas ao mercado de trabalho, nesta área que tem pouca mão de obra. Além disto o salário é bem atrativo”.

Isabella Miho Yamasaki Sawamura, de 18 anos, também iniciou as entrevistas de estágio. “Estou muito confiante (estágio), com certeza quero seguir carreira nesta área. Depois quero inclusive fazer uma faculdade na área, é uma profissão que além de me interessar, tem a compensação financeira, pois o salário é bom”. Ela iniciou o curso técnico por inspiração e curiosidade, já que seu irmão já trabalha na área. “Fiquei sabendo do programa no ano passado, minha mãe ouviu no rádio. Fiz a inscrição e passei na prova. Comecei o curso em março e as aulas são durante toda semana, no período da tarde. Estou gostando muito de participar. É um curso que está sendo bem rico em aprendizado”.

Desde pequeno Mateus Storti Helmann, 17, se interessava pela área, inclusive fez alguns cursos de programação. Entrar no Voucher Desenvolvedor foi uma escalada dentro desta carreira, que pretende seguir. “É uma área que pretendo atuar, tem muito futuro, porque precisa de gente qualificada para trabalhar”. Helmann só tem elogios ao curso e aos profissionais que trabalham no programa. “É muito bom, engloba muitos conteúdos de maneira bem detalhada e tem aprendizado na prática, que inclusive acho é ponto forte do curso, assim conseguimos aprender muito mais fácil. A estrutura é boa e os professores são ótimos, todos nos ajudam muito, são incríveis”.

Curso técnico – O curso técnico de ‘Tecnologia da Informação’ disponível de forma gratuita pelo programa Voucher Desenvolvedor contempla estudantes da rede pública estadual. Além de promover a qualificação profissional, também vai fazer a ponte para o mercado de trabalho.

Ele é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e SED (Secretaria de Estado de Educação), em parceria com o Senac. Atualmente, 13 turmas com 288 alunos estão no segundo semestre da formação técnica e 80 novos alunos iniciaram o curso nos municípios de Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas em setembro.

“O curso tem 1.200 horas. A primeira fase foi sobre algoritmos, documentos e requisitos para o desenvolvimento de um software. Na segunda eles de fato vão desenvolver um software, já que tiveram a base na oferta anterior. Já na terceira já trata dos testes (software) que eles vão colocar no mercado”, afirmou o coordenador pedagógico do curso no Senac, Alexandre Anastácio de Oliveira. Oliveira ponderou que os alunos estão com uma perspectiva muito positiva da profissão, que está em plena ascensão. “O mercado de TI está aquecido, as empresas estão demandando muito esta mão de obra. Uma área difícil e complexa que precisa de mão de obra qualificada. Os alunos hoje têm a oportunidade de estágio, já estão na seleção das vagas”.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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