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Consumidor

Capital: Procon realiza fiscalização validade dos produtos e medicações em Pets Shops

A ação, que aconteceu na terça feira (7) e quarta feira (8)

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Com intuito de proteger os direitos e garantir a segurança dos consumidores e seus animais de estimação, o Procon Municipal de Campo Grande realizou fiscalização em dois Pet Shops da Capital. A ação, que aconteceu na terça feira (7) e quarta feira (8), foi realizada em conjunto com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do mato grosso do Sul (CRMV-MS).

A fiscalização teve como objetivo garantir que os estabelecimentos atendam a todas as normas de higiene, saúde e bem-estar animal. Durante o ato fiscalizatório, os fiscais verificaram diversas áreas do Pet Shop, desde as instalações físicas até os procedimentos adotados para cuidar dos animais.

As equipes analisaram as condições de higiene do local, o vencimento dos produtos oferecidos, a segurança das instalações e a documentação necessária para o funcionamento adequado do estabelecimento. Um dos pontos cruciais da fiscalização foi a verificação de denúncias sobre exercício ilegal da profissão de veterinário e a averiguação de produtos e medicamentos vencidos.

Outro aspecto relevante analisado pelo Procon foi se certificar de que os consumidores eram orientados de forma clara e precisa sobre as especificações dos produtos vendidos a granel e seus prazos de vencimentos. No primeiro dia foi constatada a prática de vacinação por pessoa não habilitada, o que coloca em risco a saúde e o bem-estar dos animais.

Para o Subsecretario José Costa Neto, a ação do Procon reforça a importância de garantir a segurança e o bem-estar dos animais de estimação, bem como a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pelos estabelecimentos do ramo. “O órgão de defesa do consumidor está empenhado em proteger os direitos dos clientes e fomentar a melhoria contínua dos serviços prestados pelos Pet Shops, assegurando um ambiente seguro e confiável para os animais e seus tutores”, disse.

Após a fiscalização, o Procon lavrou os autos de infração e constatação aos estabelecimentos, indicando as irregularidades encontradas e dando prazo para que as devidas adequações sejam realizadas e apresentação de defesa no prazo de 10 dias. Caso as irregularidades persistam, o estabelecimento estará sujeito a sanções previstas em lei, como multas e até mesmo a suspensão das atividades.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Consumidor

Procon Municipal aponta variação de até 41,30% no gás de cozinha em Campo Grande

A pesquisa abrangeu diversos estabelecimentos da cidade, incluindo distribuidoras, revendedoras e supermercados

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Pesquisa divulgada pelo Procon Municipal nesta quarta-feira (26), aponta variação de 41,30% no preço do botijão de gás de cozinha de 13 quilos. A Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor realizou pesquisa, entre os dias 24 e 25 de junho, nos comércios da Capital, com objetivo de fornecer informações precisas aos consumidores, permitindo que eles possam tomar decisões mais conscientes ao adquirir esse produto essencial.

A pesquisa abrangeu diversos estabelecimentos da cidade, incluindo distribuidoras, revendedoras e supermercados. Durante o levantamento, foram verificados os valores praticados, e a disponibilidade do produto em 23 estabelecimentos e regiões. Segundo a pesquisa, o menor preço foi de R$ 92,00 e o maior preço R$ 130,00.

O Procon Municipal recomenda que os consumidores de Campo Grande realizem pesquisa prévia antes de adquirir o gás de cozinha, levando em consideração não apenas o preço, mas também a qualidade e o atendimento oferecidos pelo estabelecimento, assim como também a taxa de entrega.

De acordo com os dados coletados, foi analisado também a variação de preços do gás de cozinha, na Capital, em relação ao mesmo período do ano passado. Essa informação alerta os consumidores para as mudanças no mercado e a importância de pesquisar e comparar os preços antes de efetuar a compra. O comparativo pode acessado através do link: Pesquisa gás de cozinha

Dicas para economizar o gás de cozinha: 

  1. Negocie com o revendedor para conseguir um desconto à vista e na taxa de serviço de entrega para que possa economizar, e que sempre exija a nota fiscal de compra, que é uma garantia que o botijão e o estabelecimento está regulado pela ANP;
  2. Dependendo da forma de pagamento utilizada pelo consumidor (crédito, débito, dinheiro e PIX) pode haver variação para mais ou para menos;
  3. Preste atenção também ao escolher a marca do produto. Esta também pode influenciar no valor final a ser pago pelo consumidor;
  4. Evite correntes de ar na cozinha;
  5. Prefira cozinhar com panelas tampadas;
  6. Cuide da manutenção do seu fogão – As chamas do gás devem apresentar coloração azulada. A presença de tonalidades amareladas, que sujam o fundo da panela, é sinal de que os queimadores estão sujos ou desregulados, o que aumenta o consumo de gás;
  7. Aproveite o vapor da panela onde faz algumas receitas, como o arroz, para cozinhar legumes. Coloque em cima da panela um escorredor metálico que se encaixe bem, disponha os legumes picados dentro e tampe. Os legumes cozinharão no vapor do arroz e você economizará gás e tempo.

O subsecretário do Procon Municipal, José Costa Neto, ressalta a necessidade de os consumidores estarem atentos às variações de preços e de buscarem as melhores ofertas disponíveis. Ele destaca a importância de uma escolha consciente e informada, visando garantir economia e qualidade na aquisição do produto. “É importante realizar essas pesquisas pois podemos encontrar promoções pontuais nos estabelecimentos comerciais”, conclui.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Consumidor

Procon Municipal e Águas Guariroba firmam parceria para facilitar atendimento aos consumidores da Capital

O Procon Municipal atende de segunda-feira a Sexta-Feira das 07:30 as 11:00 e das 13:00 as 17:30, na Afonso Pena, 3128. E atende denúncias pelo telefone 156 opção 2.

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O Procon Municipal e a Águas Guariroba anunciaram uma parceria que visa facilitar o atendimento e a resolução de demandas dos consumidores. A partir de um termo de cooperação técnica, a concessionária de água e esgoto agora conta com uma sala exclusiva de atendimento direto na sede do Procon Municipal.

Essa iniciativa inédita tem como principal objetivo agilizar e facilitar o processo de resolução de conflitos entre consumidores e a empresa de serviços públicos. Com a presença de representantes da Águas Guariroba dentro das instalações do Procon, os consumidores terão acesso direto a informações, esclarecimentos e encaminhamentos de suas demandas, tudo em um único local.

A criação dessa sala de atendimento demonstra o compromisso de ambas as instituições em garantir um serviço de qualidade e eficiência aos cidadãos de nossa cidade. Agora, os consumidores poderão resolver suas questões de forma mais rápida e eficaz, sem a necessidade de deslocamentos extras ou burocracias adicionais.

Essa parceria reforça o papel do Procon Municipal como mediador de conflitos e defensor dos direitos dos consumidores, ao mesmo tempo que demonstra a disposição da Águas Guariroba em atender às necessidades e demandas de seus clientes de forma transparente e acessível.

Com essa nova sala de atendimento, a expectativa é que a resolução de conflitos seja mais ágil e eficiente, proporcionando uma experiência melhor para os consumidores e fortalecendo a relação de confiança entre empresa e clientes.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar essa parceria com a Águas Guariroba, que certamente trará benefícios significativos aos consumidores de nossa cidade. Com a presença da concessionária em nossa sede, tenho certeza de que conseguiremos agilizar a resolução de demandas e proporcionar um atendimento mais eficiente e transparente. Essa iniciativa reforça o compromisso do Procon Municipal em defender os direitos dos consumidores e facilitar o acesso a soluções para eventuais conflitos”, aponta o Subsecretario do Procon Municipal, José Costa Neto.

O Procon Municipal atende de segunda-feira a Sexta-Feira das 07:30 as 11:00 e das 13:00 as 17:30, na Afonso Pena, 3128. E atende denúncias pelo telefone 156 opção 2.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Consumidor

Procon alerta consumidores sobre novo golpe aplicado em Dourados

“Golpe do Cashback” é aplicada através de anúncios nas redes sociais; Procon alerta que não está ligando para consumidores solicitando dados de cartão

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A Prefeitura de Dourados, através do Procon, alerta o consumidor sobre mais um golpe fazendo muitas vítimas, chamado “golpe do cashback”. Os criminosos estão usando o nome do Procon para tentar dar alguma credibilidade à farsa. O Procon não está ligando para consumidores solicitando dados de cartão.

O golpe funciona através de anúncios e mensagens em redes sociais, com a falsa informação de que as operadoras de cartão de crédito estariam escondendo valores que deveriam ser devolvidos aos clientes em forma de “cashback”.

Cashback é o nome de uma prática comercial em que um percentual do valor pago na compra com cartão é devolvido ao cliente. Essa devolução pode ser feita em dinheiro na conta ou desconto na compra de outros produtos.

Para convencer a vítima, as mensagens trazem imagens de apresentadores de telejornais em supostas reportagens informando que os Procons obrigaram as operadoras de cartão de crédito a devolver os supostos valores, o que é mentira.

As mensagens induzem o consumidor a clicar em um link que o leva a preencher um formulário para ver se tem direito a alguma devolução. Nesse momento a vítima informa seus dados pessoais e até o número do cartão de crédito.

Em seguida o consumidor é informado sobre os supostos valores a receber e é orientado a pagar uma taxa para liberar o dinheiro.

Depois disso, os golpistas encerram a comunicação e bloqueiam a pessoa. Nesse momento, eles já receberam o dinheiro depositado e ainda possuem os dados pessoais e o número do cartão da vítima, que podem ser usados para praticar outros crimes.

O Procon de Dourados esclarece que qualquer informação deve ser buscada diretamente nas instituições financeiras, e nunca por meio de canais oferecidos em redes sociais, aplicativos de mensagem, ou ligações;

Segundo o diretor do Procon, Rozemar Mattos, o consumidor deve desconfiar sempre de ofertas que pareçam muito vantajosas. “Evite clicar em links duvidosos. Na dúvida, acione o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) do seu banco ou da sua operadora de cartão”, afirma.

Ele ainda ressalta que o Procon não está ligando para consumidores solicitando dados de cartão.

Se perceber que caiu em um golpe, o consumidor deve imediatamente entrar em contato com a instituição e informar o ocorrido, a fim de tentar recuperar o valor pago. Além disso, é importante registrar um boletim de ocorrência e bloquear o cartão cujo número foi repassado aos golpistas.

O Procon mantém canal de atendimento através do telefone (67) 3411-7792 e no e-mail: procon@dourados.ms.gov.br.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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