fbpx
Connect with us

Administração Pública

Mirando a prestação de serviço de excelência, Semadesc estimula qualificação e aprimoramento de seus servidores

Segundo Edson Gênova, a expectativa é de que os servidores da Semadesc superem as metas de 40h e 60h até dezembro de 2023.

Publicado

on

Os 128 servidores da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) foram orientados e estimulados a participarem de cursos de 40h e de 60h ao longo do ano de 2023 para qualificação e aprimoramento do desempenho de suas funções e atribuições.

Com um engajamento de 100% do quadro de funcionários, a medida, prevista no PADES (Plano Anual de Desenvolvimento dos Servidores) da Semadesc, envolve desde os técnicos da assessoria de gabinete e secretarias executivas, aos funcionários administrativos, serviços gerais, estagiários e mirins.

“Nossa secretaria já é responsável pela promoção e viabilização da qualificação profissional para atender às demandas de um mercado de trabalho que se encontra em plena transformação em Mato Grosso do Sul. Nada mais coerente e necessário que incentivemos todo o nosso quadro de servidores a buscar outros conhecimentos para o aprimoramento de suas funções e atribuições, a fim de prestarmos um serviço de excelência para todo e qualquer cidadão que necessitar de nosso trabalho. E isso envolve do serviço mais ‘simples’, ao mais complexo”, afirma o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.

Um dos exemplos é a servidora Simone Aparecida de Moraes Teixeira, responsável pela Copa da Semadesc. Aos 52 anos, natural de Corumbá, ela optou por fazer dois cursos: Atendimento ao Público e Manipulação de Alimentos, mas acabou ganhando mais um de brinde. “Eu nunca havia mexido no computador antes e para eu fazer esses cursos, precisei aprender a ligar, digitar, mexer no mouse. Como a Juçara me ajuda e me incentiva a fazer os cursos, ela acabou me ensinando uma coisa a mais, que é mexer no computador”, conta Simone.

Simone (à direita) faz as aulas de Atendimento ao Público e Manipulação de Alimentos com o auxílio de Juçara Goes

Juçara Goes Paes é assessora da Superintendência de Administração e Finanças da Semadesc e coordenadora do PGDI na secretaria.

Ela foi a responsável pela orientação sobre os cursos disponíveis na EscolaGov e outras instituições conveniadas ao Governo do Estado que atenderiam às metas de capacitação acordadas no PGDI de cada servidor, de 40h e de 60h, dentro de sua área de atuação.

Aos 64 anos, Juçara está concluindo pós-graduação em Direito Público. “Estou finalizando essa pós. Agora só está faltando entregar o Projeto final. Dos cursos extras estou finalizando comunicação e Expressão”, comemora.

O Superintendente de Administração e Finanças da Semadesc, Edson Milton Gênova, lembra que a implementação do PADES na secretaria é uma ação do Contrato de Gestão, para gerir a demanda de desenvolvimento do servidor no ano de 2023.

“Em nosso quadro de servidores temos pessoas com formação acadêmica, especialização, mestrado e doutorado. Contudo, propor a realização de capacitação ou atualização de conhecimento, torna-se uma ferramenta estratégica de benefícios tanto para o servidor no desenvolvimento da função como também na esfera pessoal curricular”, explica.

Segundo Edson Gênova, a expectativa é de que os servidores da Semadesc superem as metas de 40h e 60h até dezembro de 2023. “Essa é uma oportunidade voltada para o reconhecimento e valorização do servidor. Acreditamos no sucesso desse projeto que agregará à qualidade dos serviços públicos, maior grau de eficiência, eficácia e aumentará a celeridade das entregas e resultados da Semadesc ao cidadão usuário”, finaliza.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Administração Pública

Concurso da Saúde tem comparecimento de 82,54% na aplicação das provas

No total, são ofertadas 279 vagas distribuídas em três cargos

Publicado

on

As provas dos Concursos Públicos de Provas e Títulos da SES (Secretaria de Estado de Saúde), que visam preencher 279 vagas no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), foram aplicadas no domingo (21). Conforme a Selecon, responsável pela aplicação das provas, o certame registrou índice de 82,4% de comparecimento.

Mais de 11,5 mil candidatos se inscreveram nos concursos. De 5205 candidatos inscritos para o cargo técnico de serviços hospitalares de nível médio, 783 não compareceram para realizar as provas que aconteceram no período matutino, registrando abstenção de 15,04% no exame.

Já no período vespertino, dos 4693 inscritos para os cargos de profissional de serviços hospitalares de nível superior, 703 não fizeram as provas, a abstenção foi de 14,98%. Para os cargos de auxiliar técnico de serviços hospitalares de nível fundamental, dos 1664 inscritos, 372 não realizaram as provas, a abstenção foi de 22,36%.

Conforme o cronograma, os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 23 de abril, com a abertura do período recursal, que segue até o dia seguinte (24). Os gabaritos oficiais definitivos serão publicados no dia 21 de maio e os resultados definitivos das provas serão divulgados no dia 4 de junho de 2024.

No total, são ofertadas 279 vagas distribuídas em três cargos, sendo o primeiro com 119 para profissionais de serviços hospitalares, o segundo com 140 vagas para técnicos de serviços hospitalares e o terceiro com 20 vagas para auxiliares técnicos de serviços hospitalares.

Confira o detalhamento e quantitativo de vagas:

 

Profissional de Serviços Hospitalares
• Fonoaudiólogo – 5
• Assistente Social – 5
• Fisioterapeuta – 15
• Psicólogo – 4
• Farmacêutico – 10
• Farmacêutico Bioquímico – 2
• Biomédico – 2
• Enfermeiro – 30
• Engenheiro Clínico – 1
• Nutricionista – 1
• Médico – 44

 

Técnico de Serviços Hospitalares
• Costureiro – 2
• Agente Condutor de Veículos – 5
• Agente de Serviços Hospitalares – 30
• Agente de Farmácia – 20
• Técnico em Radiologia – 22
• Técnico de Laboratório – 9
• Técnico de Enfermagem – 52

 

Auxiliar Técnico de Serviços Hospitalares
• Auxiliar de Serviços Hospitalares – 10
• Auxiliar de Lavanderia – 10

 

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Administração Pública

Para formalizar padrões e valores, Sefaz elabora código de ética e conduta

Representativo, o GT é composto por servidores de diversos setores da Secretaria.

Publicado

on

Com o objetivo de formalizar padrões éticos, valores e condutas, para que sejam conhecidos e assimilados por todos, a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) está elaborando o Código de Ética e Conduta. O GT (Grupo de Trabalho) foi instituído pelo secretário Flávio César, por meio da Resolução/SEFAZ “P” n. 359, de 2023. Representativo, o GT é composto por servidores de diversos setores da Secretaria.

Conforme o secretário Flávio César, o código da Sefaz deve conter padrões a respeito de comportamentos e diretrizes direcionadas à probidade, esclarecendo como deve ser desenvolvida a prestação do serviço público, de maneira a evitar a ocorrência de possíveis quebras de integridade, assim como os procedimentos que devem ser evitados pelos servidores, membros da alta direção, terceirizados, fornecedores e prestadores de serviço.

“As normas também devem estar relacionadas com a eficiência, comprometimento e transparência. É um instrumento orientador da conduta do agente público da Sefaz, formalizado em um conjunto de princípios e normas de comportamento indispensáveis à prática da boa administração. Nosso objetivo é proteger o interesse público e dos servidores com vistas a contribuir de maneira cada vez mais eficaz para o desenvolvimento da sociedade sul-mato-grossense”, disse.

A iniciativa é parte do Programa MS de Integridade implantado na Sefaz e em diversos órgãos do Estado, visando ao aprimoramento da gestão pública com o fortalecimento de processos de governança, gerenciamento de riscos, controles internos e ambiente ético nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Estadual.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Administração Pública

Seleção de profissionais para Escolagov segue até dia 30 de abril

A seleção dos profissionais será feita por intermédio de análise curricular.

Publicado

on

Estão reabertas as inscrições para credenciamento de pessoas físicas prestadoras de serviços para atender as necessidades das ações desenvolvidas pela Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul – Escolagov. O certame é voltado para a função de instrutor nas áreas de ouvidoria, auditoria, corregedoria, tecnologia da informação e governança. As inscrições serão realizadas no período de 10 de abril a 30 de abril de 2023 no endereço eletrônico www.cursos.ms.gov.br.

No ato da inscrição, os candidatos deverão preencher e anexar curriculum vitae, conforme modelo constante no anexo II do edital e disponibilizado para download no portal www.escolagov.ms.gov.br/processo-seletivo-2023/. Após a inscrição, o candidato deverá remeter via Correios, as cópias legíveis dos documentos, no endereço da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul – Escolagov, na Av. Mato Grosso, Nº 5778 – Bloco II, CEP 79031-001, endereçados à Diretoria de Educação Continuada.

A seleção dos profissionais será feita por intermédio de análise curricular. A graduação de Nível Superior é requisito básico para a habilitação e não será pontuada, sendo considerado não habilitado o candidato que não atender a exigência. Os interessados poderão se inscrever em até três disciplinas. As inscrições que não preencherem todos os requisitos serão indeferidas e o candidato excluído do certame.

O resultado final do processo seletivo será divulgado mediante Edital e publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul (www.imprensaoficial.ms.gov.br), homologado pela Escolagov, por disciplina e função, de acordo com a pontuação obtida na análise curricular.

Serão credenciados os três candidatos com maior pontuação em cada disciplina e os demais candidatos serão credenciados conforme necessário para o desenvolvimento das ações da Escolagov respeitando a pontuação.

A execução do processo seletivo será coordenada por uma Comissão Técnica nomeada pelo diretor-presidente da Fundação Escola de Governo, Angelo Motti e por indicação dos dirigentes das Unidade Gestoras do Governo de Mato Grosso do Sul. A seleção dos profissionais acontecerá por meio de análise curricular (Secretarias, Autarquias e Fundações).

As inscrições podem ser realizadas no site www.escolagov.ms.gov.br (menu “Processo Seletivo”), onde também é possível conferir os requisitos básicos e os documentos necessários. Mais informações sobre o certame estão disponíveis no Diário Oficial n. 11.126, nas páginas 179 a 186.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67