Connect with us

Esportes

Esportes de lutas se sobressaem e MS alcança 13 pódios nos Jogos Universitários Brasileiros

Os esportes de luta foram os principais responsáveis por colocar Mato Grosso do Sul no pódio

Publicado

on

Mato Grosso do Sul fechou sua participação nos JUBs (Jogos Universitários Brasileiros) 2023 com 11 medalhas (cinco ouros, três pratas e três bronzes) e dois troféus (um de ouro e outro de bronze). A 71ª edição da maior competição universitária da América Latina teve Joinville (SC) como casa, com início em 8 de outubro e término no último fim de semana.

Coordenada pela FUEMS (Federação Universitária de Esportes de Mato Grosso do Sul), a delegação teve apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

Os esportes de luta foram os principais responsáveis por colocar Mato Grosso do Sul no pódio. Pelo terceiro ano consecutivo, o wrestling (luta olímpica) sul-mato-grossense foi a principal sensação. Os quatro atletas que representaram o estado alcançaram o lugar mais alto do pódio. Desde que a modalidade foi adicionada aos JUBs, em 2021, Mato Grosso do Sul não sabe o que é perder uma luta sequer. De lá para cá, foram 10 medalhas de ouro.

Neste ano, Amanda Lima Leal (-62 kg), Assíria Daniela Maurício da Silva (-53 kg), Paulo André Gonçalves da Silva (-74 kg) e Pedro Samuel Gonçalves da Silva (-86 kg) brilharam pelo estilo livre. Levando o nome da Faculdade Estácio de Sá, de Campo Grande, os atletas foram orientados pelo técnico Agnaldo Pereira dos Santos. A atuação das atletas rendeu o título geral feminino da modalidade.

Equipe de wrestling brilhou mais uma vez nos JUBs

No karatê foram três medalhas e o troféu de terceiro lugar na classificação geral masculina. Com as cores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Rodrigo Nonato foi ouro no estilo kata e Erick Taira repetiu a medalha de prata da última edição, pela categoria +84 kg no estilo kumitê. Letícia Mendez, da Unigran Capital, assegurou a medalha de bronze na categoria -55 kg, também no kumitê.

Já o judô teve acadêmicos da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) como medalhistas nos JUBs Joinville. Vitória Siqueira Andrade garantiu a prata na categoria meio-médio (-63 kg) e José Marco Demarco foi o terceiro melhor na categoria meio-médio (-81 kg).

“São conquistas que dão orgulho e não são apenas reflexo do talento e dedicação de nossos jovens esportistas, mas também de um comprometimento contínuo com o desenvolvimento do esporte universitário em nosso estado. Estes resultados demonstram que estamos no caminho certo e que o investimento em infraestrutura esportiva, treinamento de atletas e programas de incentivo tem gerado frutos”, enfatiza o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.

No total, foram 16 modalidades disputadas nos JUBs Joinville 2023: acadêmico (apresentação de artigos científicos no segmento esportivo), basquetebol, breaking, cheerleading, e-sports (Clash Royale, Counter-Strike: Global Offensive, Free Fire, futebol eletrônico, League of Legends e Valorant), futsal, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, voleibol, wrestling (luta olímpica) e xadrez.

Ao longo de 14 dias, a competição organizada pela CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) recebeu aproximadamente cinco mil estudantes-atletas das 27 unidades federativas.

Confira todas as medalhas e troféus conquistados por Mato Grosso do Sul nos JUBs Joinville 2023:

11 medalhas:  5 ouros, 3 pratas e 3 bronzes

2 troféus: 1 ouro e 1 bronze

 OURO

  • Amanda Lima Leal – estilo livre feminino, categoria -62 kg (wrestling) – Estácio CG
  • Assíria Daniela Maurício da Silva – estilo livre feminino, categoria -53 kg (wrestling) – Estácio CG
  • Paulo André Gonçalves da Silva – estilo livre masculino, categoria -74 kg (wrestling) – Estácio CG
  • Pedro Samuel Gonçalves da Silva – estilo livre masculino, categoria -86 kg (wrestling) – Estácio CG
  • Rodrigo Nonato Lima Braz – estilo kata (karatê) – UFMS
  • Troféu – wrestling feminino geral – Estácio CG

 PRATA

  • Guilherme Chinem Alexandre Alves e Lívia de Souza Lima – dupla mista (tênis de mesa) – Unigran Capital
  • Erick Kenji Medrado Taira – estilo kumite, categoria +84 kg (karatê) – UFMS
  • Vitória Siqueira Andrade – categoria meio-médio -63 kg (judô) – UCDB

 BRONZE

  • Lívia de Souza Lima – disputa individual feminina (tênis de mesa) – Unigran Capital
  • José Marco Pereira Leite Demarco – categoria meio-médio -81 kg (judô) – UCDB
  • Letícia Mendez – estilo kumite, categoria -55 kg (karatê) – Unigran Capital
  • Troféu – karatê masculino geral – UFMS

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Esportes

Dourados estreia sábado na Copa Assomasul de futebol amador

Publicado

on

Com a presença da equipe de Dourados, abertura da 21ª edição da Copa Assomasul acontece na manhã deste sábado, 3, na cidade de Mundo Novo. Foto: Divulgação/Assomasul

Começa neste sábado, 3 de maio, a 21ª edição da Copa Assomasul, considerada hoje como o maior campeonato amador de futebol de campo da região Centro-Oeste. Este ano, o torneio apresenta um novo formato, dividindo as equipes em duas séries para promover maior equilíbrio técnico e competitividade. As três mais bem pontuadas se classificarão para a fase seguinte.

Ao todo, a competição contará 69 equipes divididas em duas categorias, sendo a Série A, com 30 equipes, e a Série B, com 39 equipes. Dourados está na Série A, no grupo sediado em Mundo Novo, juntamente com Caarapó, Itaporã, Itaquiraí e o município sede.

O adversário da estreia será definido em sorteio, minutos antes, após o café da manhã e a cerimônia de abertura. Serão realizadas três partidas pela manhã e duas à tarde, entre os vencedores da manhã.

A equipe douradense conta com 23 atletas-servidores convocados e a comissão técnica é composta por Moacir Amorim (Funed) Nilson Araújo (Guarda Municipal), Anderson Mamede (Semed) e Gilberto Gonçalves (Semed). A delegação viaja para Mundo Novo na tarde de sexta-feira (2), em ônibus contratado pela Fundação de Esportes de Dourados (Funed).

O diretor-presidente da Funed, Salim Raidan Neto, diz que é positiva a expectativa da participação da representação douradense na competição. “Temos jogadores que estão em nível de primeira linha no futebol amador de Dourados; temos tudo para ter uma boa participação entre as 69 equipes inscritas”, disse Salim, recordando que no ano anterior o time de Dourados não participou e, em 2023, ficou com o vice-campeonato, “uma motivação a mais para lutar pelo título nesta edição”.

CONVOCADOS

A equipe que vai representar Dourados na competição, comandada pelo ex-atleta Moacir Amorim, da Funed, é formada pelos seguintes atletas: Adriano Caetano Ferreira, Christian Wagner da Encarnação, Christian de Jesus Lelis, Claudeir Figueiredo de Jesus, Douglas Martins, Danilo de Araújo e Silva, Daniel Teixeira da Costa Junior, Eduardo Menezes Correia Ferri, Ederson Marcio Ramos, Henrique Maia Bezerra, Iatancledson Cardoso da Silva, Junior Gomes Camilo, Jerry Gerônimo de Souza, Josimar Crespan, Jhonatan Martins Nunes, John Lenos Santos da Silva, Leandro de Souza Silva, Leonardo Douglas Cunha, Paulo Sérgio Fogaça Almeida, Ricardo Zemolin Figueiredо, Vitor Tavares dos Santos e Wisley Junior Arguelho A. Amaral

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SÉRIE A
03/05 – Sede Mundo Novo
· Caarapó
· Dourados
· Itaporã
· Itaquiraí
· Mundo Novo

17/05 – Sede Campo Grande
· Campo Grande
· Corumbá
· Jaraguari
· Ribas do Rio Pardo
· Três Lagoas

24 e 25/05 – Sede Inocência
· Camapuã
· Chapadão do Sul
· Costa Rica
· Inocência
· Sonora

31/05 – Sede Tacuru
· Antônio João
· Maracaju
· Paranhos
· Ponta Porã
· Tacuru

08/06 – Sede Nioaque
· Aquidauana
· Bela Vista
· Miranda
· Nioaque
· Porto Murtinho

28 e 29/06 – Sede Vicentina
· Deodápolis
· Nova Andradina
· Rio Brilhante
· Sidrolândia
· Vicentina

· SÉRIE B
04/05 – Sede Caracol
· Bandeirantes
· Bodoquena
· Caracol
· Guia Lopes
· Jardim

18/05 – Sede Alcinópolis
· Alcinópolis
· Figueirão
· Rio Negro
· Rio Verde
· São Gabriel do Oeste

23 e 24/05 – Sede Aparecida do Taboado
· Água Clara
· Aparecida do Taboado
· Cassilândia
· Paraíso das Águas
· Selvíria

01/06 – Sede Naviraí
· Eldorado
· Iguatemi
· Jateí
· Naviraí
· Novo Horizonte do Sul

07/06 – Sede Douradina
· Angélica
· Douradina
· Fátima do Sul
· Nova Alvorada do Sul
· Rochedo

27 e 28/06 – Sede Ladário
· Anastácio
· Corguinho
· Dois Irmãos do Buriti
· Ladário
· Terenos

05/07 – Sede Taquarussu
· Anaurilândia
· Batayporã
· Brasilândia
· Santa Rita do Pardo
· Taquarussu

06/07 – Sede Sete Quedas
· Aral Moreira
· Coronel Sapucaia
· Japorã
· Sete Quedas

 

Continue Lendo

Esportes

Rio Brilhante foi a capital do Basquetebol com a etapa do Campeonato Estadual de Base Sub-16

Publicado

on

A cidade de Rio Brilhante foi palco de mais uma importante competição esportiva, com a realização do Campeonato Estadual Sub-16 de Basquetebol, nos naipes masculino e feminino, consolidando como um dos destaques do calendário esportivo de Rio Brilhante.

O evento realizado pela Federação de Basquetebol de Mato Grosso do Sul, com o apoio do Governo Municipal de Rio Brilhante e da Funcerb, reuniu jovens talentos de várias regiões do estado de 18 equipes da modalidade. As disputas ocorreram de sexta-feira a domingo, (25 a 27/04), na quadra esportiva Ângelo Saggin e no ginásio da Escola de Educação Cativante Unidade II.

O município de Rio Brilhante foi representado pela equipe do Águia Negra/Funcerb, com três equipe nas duas categorias, feminina e masculina.

A escola douradense Erasmo Braga foi a grande destaque da competição com a conquista dos títulos nos dois naipes. Na decisão feminina, o Erasmo Braga derrotou o Clube Ativa/CEMTE por 62 a 42. Na definição do terceiro lugar, a APAS/SEJUNEL venceu o MCB pelo placar de 59 a 33.

Na final masculina, mais uma vez a escola Erasmo Braga foi a grande vencedora ao derrotar o forte time PorãBask de Ponta Porã pela contagem 75 a 65. Já na disputa do terceiro e quarto lugar, o MCB suplantou a Águia Negra/FUNCERB com o placar de 57 a 49.

Continue Lendo

Esportes

Etapa de judô agita os Jogos Escolares de Outono e destaca talentos em Dourados

Publicado

on

Etapa judô 12 a 14 anos movimentou o complexo Jorjão nesta quinta-feira em Dourados – Fotos: A. Frota

A comunidade escolar de Dourados foi movimentada nesta quinta-feira (24) com mais uma etapa dos Jogos Escolares de Outono, que reuniu 80 jovens atletas na disputa de judô, na faixa etária de 12 a 14 anos. O evento aconteceu no complexo esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”, e contou também com a presença de pais e responsáveis que acompanharam de perto a performance dos competidores.

As lutas aconteceram nas categorias masculina e feminina, divididas por peso, proporcionando disputas equilibradas e empolgantes. O prefeito Marçal Filho esteve presente acompanhando os combates e reforçou a importância do esporte na formação dos estudantes. “O esporte ensina disciplina, respeito e superação. Incentivar essas atividades é investir no futuro da nossa juventude”, destacou.

Marçal esteve acompanhado da judoca douradense Mariana Piveta Giachini, de 16 anos, que semana passada conquistou a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano e da Oceania Cadetes Individuais 2025, disputado em Lima, no Peru. A presença da atleta campeã serviu de inspiração para os jovens participantes.

Prefeito Marçal Filho esteve acompanhado da judoca Mariana Piveta Giachini nas disputas no Jorjão

Os Jogos Escolares de Outono tiveram início em fevereiro e contam com várias modalidades esportivas, incluindo handebol, futsal, vôlei, basquete, natação, atletismo, tênis de mesa, judô, xadrez, karatê, ginástica artística e vôlei de praia. Parte das competições já foi concluída, mas algumas modalidades seguem com etapas em andamento.

Ao todo, mais de 500 alunos, de 22 unidades escolares das redes municipal, estadual e privada de Dourados, participam das competições. O evento é organizado pela Prefeitura, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), e serve como seletiva para os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul, ampliando as oportunidades para que os jovens atletas representem o município em competições estaduais.

Resultado da etapa judô – 12 a 14 anos

  • Feminino:
    • 36kg:
      • 1º Emanuelly Matias (Sakura); 2º Jailine Nunes (Indaia); 3ºEmanueli Oliveira (Sakura)3ºJuliana Hermes (Indaia)

      40kg:

      • 1º Talhisie Costa (Sakura); 2º Lavinia Santos (Acj); 3º Alana Vitória (Sakura)

      44kg:

      • 1º Rafaela Cunha (Indaia); 2º Laura Souza (Jitakyoei)

      48kg:

      • 1º Alice Souza (Sakura)

      53kg:

      • 1º Ingrid Palacio (Sakura)

      58kg:

      • 1ºAna Livia Farias (Sakura); 2º Sarah Santos (Sakura)
    • 64kg:
      • 1º Hellen Fonseca (Acj/Prodesc); 2º Maria Eduarda Thiago (Acj)

o +64kg:

1º Sophia Pereira (Indaia); 2º Emilly Raissa (Acj)3º

  • Masculino:
    • 36kg:
      • 1º Luiz Fernando Silva (Sakura); 2º Davi Marcondes (Jitakyoei)

      40kg:

      • 1º Samuel Almeida (Sakura); 2º Raphael Junior (Acj); 3º Davi Amaral (Acj); 3º Luiz Henrique Cabral (Acj/Prodesc)

      44kg:

      • 1º Jose Henrique Santos (Acj); 2º Kauan Santos (Indaia); 3º Matheus Nunes (Indaia); 3º Carlos Eduardo Gomes (Acj)

      48kg:

      • 1º Pedro Petinelli (Acj); 2º Vinicius Eiji (Acj); 3º Gabriel Oliveira (Indaia); 3º Wector Angelo (Acj)

      53kg:

      • 1º João Melo (Acj); 2º João Augusto (Sakura); 3º Crystian Ferreira (Acj/Prodesc); 3º Nicolas Schaposhnicof (Sakura)

      58kg:

      • 1º Daniel Amarilla (Acj); 2º Cesar Augusto (Acj); 3º Guilherme Martins (Sakura); 3º Ruan Claus (Sakura)
    • 64kg:
      • 1º Alisson Souza (Acj); 2º Henrique Moraes (Sakura); 3º Felipe Barros (Acj/Prodesc)

o +64kg

  • 1º Luiz Felipe Barrios (Sakura); 2º Rodrigo Gomes (Sakura); 3º Endrio Vinicius (Sakura); 3º Thallyson Pavão (Indaia).

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67