Considerado o “maior restaurante do Estado”, a Rede Estadual de Ensino oferece mais de 2 milhões de merendas por mês aos alunos das 348 escolas da rede pública. São refeições que contribuem diretamente no aprendizado do estudante, que dispõe de alimentação de qualidade, equilibrada e preparada para atender necessidades nutricionais.
Para que este alimento chegue na mão do aluno vários profissionais se esforçam e se dedicam diariamente neste trabalho, que envolve um planejamento de nutricionistas, um programa específico da SED (Secretaria Estadual de Educação) o “Cheff Escolar”, que ajuda as escolas a definirem os cardápios semanais, os procedimentos para compra dos produtos e por fim a prestação de contas. Um sistema que na ponta agrada ao aluno e comunidade escolar.
Na Rede Estadual cada escola tem autonomia para promover sua licitação, comprar os produtos e definir sua merenda de cada dia. Elas recebem os recursos de acordo com o número de alunos da unidade, sendo que nas escolas de tempo integral são oferecidos o café da manhã, almoço e lanche da tarde.
No programa “Cheff Escolar” o diretor da escola tem várias opções de cardápio para se ele adaptar a sua unidade. “Todos têm o sistema à disposição e possuem autonomia para definirem seus cardápios. As opções são elaboradas pensando no equilíbrio nutricional dos estudantes, por nutricionistas e pessoas preparadas para função”, explicou Jackeline de Souza, coordenadora da Coale (Coordenadoria de Alimentação Escolar) da SED.
Ela explicou que por meio do programa o diretor além de planejar seu cardápio, também tem orientação sobre a parte burocrática como chamadas públicas, licitações e também tem espaço para prestação de contas. Um processo que pensa na qualidade do alimento que vai chegar ao aluno.
Cardápio variado e boa alimentação
Na Escola Estadual Neyder Suelly, que fica no bairro Aero Rancho, em Campo Grande, os 285 alunos têm à disposição café da manhã, almoço e lanche da tarde. Localizada na periferia da cidade, a unidade oferece cardápios de qualidade, variados e reforçados para atender estudantes que muitas vezes não tem a alimentação regular e suficiente em casa.
“Sempre buscamos atender a necessidades nutricionais básicas dos alunos, com cardápio balanceado. Aqui é uma escola em tempo integral na periferia, tem alunos que não tem a alimentação que oferecemos na escola em sua casa. De vez em quando conseguimos até dispor de uma lasanha e feijoada”, contou diretor da escola, Márcio Wagner.
Ele destacou que segue a orientação do programa “Cheff Escolar” inclusive para montar a lista de compras e os cardápios diários. “Ajuda e facilita muito nosso planejamento para as merendas. Também temos que nos organizar com o recurso enviado para não faltar e ter boa alimentação para eles”.
Outra meta alcança na escola é o uso de 30% dos recursos para comprar produtos da agricultura familiar. “Nós conseguimos atender este requisito e hoje na agricultura familiar dispomos de muitos produtos como peixes, pão caseiro e bebidas lácteas, além das frutas e verduras. A prioridade são os da Capital, mas se faltar algum item posso comprar de cidades vizinhas”, explicou.
Carinho e dedicação
Com os produtos adquiridos chega a hora do preparo. Neste momento a tarefa fica os merendeiros que são concursados e contratados nas escolas estaduais. Eles são fixos nas unidades, só trocando quando a necessidade de repor em algum local que está faltando. O contato com os alunos e o preparo com carinho e dedicação dão o tempero final.
“Aqui estamos divididos em duas turmas, a primeira já chega as 6h30 para começar a fazer o café da manhã, depois já inicia o preparo do almoço. Fazemos um café bem reforçado, até porque os alunos ficam aqui o dia inteiro. Fazemos isto com orgulho e carinho”, contou Andreia Oliveira da Costa, que trabalha como merendeira há 7 anos no Neyder Suelly.
Ela destaca que a merenda é um dos momentos preferidos dos alunos. “Muita satisfação fazer parte da saúde e alimentação deles, muitos alunos são carentes e aqui fazemos e servimos com muita dedicação. Todo dia tem um cardápio variado, eles sempre pedem muito lasanha, bobó de galinha e estrogonofe. A dispensa aqui é cheia e fico feliz que não falta nada”.
O estudante Caleb Viana Souza, de 16 anos, elogiou a alimentação servida no Neyder Suelly. “A merenda é boa e satisfatória, o pessoal da escola faz um esforço e o possível com o que tem disponível. Ninguém aqui fica com fome, come o que você quiser e eles oferecem várias opções, variando ao longo das semanas – das refeições que já tive o que mais gostava eram lasanhas”. Ele revelou que no Dia da Consciência Negra o diretor foi para cozinha para ajudar na preparação da feijoada.
João Vinicius, que está no 2° ano do Ensino Médio, também seguiu o mesmo discurso. “É uma merenda bem gostosa, tem uma diversidade boa de opções, eu gosto muito por exemplo de estrogonofe de frango. Estudamos aqui o dia inteiro, não é tão cansativo como parece. A escola tem variado nos lanches, como iogurte, pão, e sempre traz coisas a mais”.
Prioridade
Para o diretor da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, Reinaldo José Schmidit, o foco é o bom atendimento aos estudantes. “Nós oferecemos uma merenda de qualidade, muito bem preparada pelos funcionários, atendendo muito bem os estudantes. Nossos cardápios são definidos com a orientação de nutricionistas da SED”.
O governador Eduardo Riedel tem a educação como prioridade da sua gestão, por entender que ela é o princípio para formar bons cidadãos e contribuir para geração de grandes profissionais em diferentes setores. Para ele o aprendizado de qualidade, estrutura moderna e boas condições aos alunos são essenciais.
“Tudo isto passa por uma merenda de qualidade aos alunos, principalmente nas escolas em tempo integral, em que eles ficam o dia inteiro nas escolas. Também temos o compromisso de reformar todas as unidades, melhorar as estruturas, levar segurança e boas condições aos profissionais e estudantes”, disse Riedel.
Vestibular de Medicina 2025 da UniCesumar está com inscrições abertas
Provas presenciais acontecem no dia 23 de novembro em quatro cidades; Moradores de Corumbá e Ladário, no MS, podem concorrer a bolsas sociais integrais
O edital do Vestibular de Verão de Medicina da UniCesumar acaba de ser oficialmente lançado pela instituição. As inscrições para o processo seletivo 2025 começam dia 16 de setembro e seguem até 18 de novembro. As provas presencias serão realizadas no dia 23 de novembro em quatro cidades: Maringá (PR), Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e Corumbá (MS). A instituição vai oferecer 186 vagas do curso na unidade de Maringá e outras 50 vagas na unidade de Corumbá. As inscrições podem ser feitas no site www.venhaparaunicesumar.com.br/graduacao/medicina, pelo telefone 0800 604 4422 ou pelo WhatsApp (44) 99139-9006. O edital está disponível aqui: https://www.unicesumar.edu.br/vestibular/processo-seletivo-de-verao-2025/
A novidade desse processo seletivo é que os novos alunos que ingressarem no campus de Corumbá já irão estudar no novo campus, inaugurado recentemente. A estrutura da sede Instituição de Ensino Superior (IES) possui mais de 5 mil metros quadrados distribuídos em dois grandes blocos, 12 salas de aula, 8 salas de tutoria, 6 laboratórios e auditório com 233 lugares. Com a nova estrutura, será possível que alunos de todas as séries do curso de Medicina tenham aulas práticas e interativas, com todo o padrão e modernidade exigidos pela instituição.
Bolsas sociais
Como contrapartida social ao município de Corumbá e parceria com o Programa Mais Médicos, que abrange ações conjuntas entre os Ministérios da Saúde e da Educação, anualmente, a IES oferece bolsas sociais a moradores da cidade de Corumbá e Ladário. Para ter acesso à bolsa integral, o aluno precisa atender a uma série de critérios socioeconômicos que são divulgados em edital do vestibular. Dessa forma, a instituição reafirma seu compromisso com o conhecimento, com a aprendizagem e com a transformação da sociedade.
Laboratório de Simulação Realística
Atualmente, o curso de Medicina de Maringá ocupa o 5º lugar do país no ranking entre as instituições particulares, considerando o Conceito Preliminar de Curso (CPC 2019). Dentre os aspectos que o colocaram nessa posição está a metodologia PBL (Problem Based Learning), que prepara o estudante para a vivência profissional. Além da parte teórica, os estudantes são inseridos em atividades nas comunidades desde o primeiro ano, para que, além do conhecimento, desenvolvam habilidades técnicas e comportamentais, como lidar com as emoções por conta do alto nível de estresse. A mesma metodologia é aplicada na unidade de Corumbá.
De acordo com a coordenadora geral do curso, Ana Maria Silveira Machado de Moraes, a metodologia aplicada nos cursos de Medicina da Unicesumar é um dos grandes diferenciais do curso, sobretudo, as práticas simuladas realizadas no Laboratório de Simulação Realística, é considerada a mais inovadora do país. “Nele, são realizadas práticas simuladas de situações clínicas reais, praticadas nos consultórios, casas simuladas e salas de emergências do laboratório, onde os professores utilizam manequins robôs e corpo cênico de atores para promover vivências realísticas que tornam o aprendizado muito mais significativo e seguro. Enquanto alunos praticam a situação real, outros assistem pelo outro lado do vidro”, explica.
Diferencial
Para aproximar ainda mais os alunos da população, a instituição mantém convênios com instituições de saúde vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e Secretarias Municipais de Saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e hospitais, tanto no campus de Maringá, quanto no campus de Corumbá. Dentro do campus de Maringá, inclusive, há uma UBS onde os alunos podem atuar em várias especialidades médicas. Atualmente, também já há um modelo de implantação de Saúde Coletiva reconhecido pelo Ministério da Saúde (MS) que vem sendo escolhido para ser levado a outras cidades do Estado do Paraná.
Enem
Além do vestibular, a UniCesumar possibilita ingressar no curso via nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de provas realizadas entre 2014 e 2023. Quem se inscrever com a nota do exame ainda pode optar pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), programa de financiamento do Governo Federal que financia parte ou integralmente as mensalidades. A cada semestre, a instituição renova a parceria com o programa e oferta novas possibilidades. A instituição também oferece vagas com bolsas de estudo via Programa Universidade para Todos (Prouni), cujo número varia semestralmente.
Transferência e Portador de diploma
Aqueles já iniciaram o curso de Medicina em outra instituição e pretendem cursar a 2ª e 3ª séries de Medicina na UniCesumar, ou são portadores de diploma na área da Saúde, também têm a oportunidade de estudar na UniCesumar. O interessado precisa escolher a forma de ingresso “Transferência” ou “Portador de Diploma” e realizar a prova presencial, também, no dia 23 de novembro. O ingresso na instituição vai variar conforme a classificação do estudante diante do número de vagas disponíveis.
Serviço:
Vestibular de Medicina 2025
Data das inscrições: de 16 de setembro a 18 de novembro
Data das provas: 23 de novembro
Local das provas: Maringá (PR), Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e Corumbá (MS)
Com mais de 30 anos no mercado educacional e desde 2022 como uma das marcas integradas ao grupo Vitru Educação, a UniCesumar conta com uma comunidade de mais de 400 mil alunos. Atualmente, possui uma robusta estrutura de Educação a Distância (EAD), com mais de 1,3 mil polos espalhados por todas as regiões do país, além de três unidades internacionais localizadas em Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Joso (Japão). No ensino presencial, destaca-se o curso de Medicina, oferecido nos campi de Maringá (PR) e Corumbá (MS), juntamente com outros quatro campi localizados em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa (PR) e Campo Grande (MS). Como um dos maiores grupos educacionais privados do Brasil, a UniCesumar oferece um portfólio diversificado com mais de 350 cursos, abrangendo graduação, pós-graduação, técnicos, profissionalizantes, mestrado e doutorado. Sua missão é promover o acesso à educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.
Projeto Tornematicando 2024 é realizado na EE Castro Alves, em Dourados
O escopo é inserir alternativas lúdicas como elementos de motivação para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem e socialização, oportunizando interações entre os estudantes do EF.
A Escola Estadual Castro Alves, em Dourados, realizou no dia 30 de agosto, o projeto Tornematicando 2024 – com ênfase nos descritores do Ideb e Obmep, sob orientação da professora Juciani Alves de Oliveira Camacho.
A proposta foi inserir algumas alternativas lúdicas como elementos de motivação para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem e para a socialização, oportunizando assim, interações entre os estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental.
A metodologia proposta no projeto é fazer o uso de atividades que contenham vários desafios matemáticos, mudando deste modo a rotina de sala de aula e possibilitando aos estudantes a aquisição das habilidades e/ou competências essenciais à construção do processo de leitura, escrita e conhecimento lógico-matemático.
Jogos e desafios
Tendo em vista que os conceitos e fundamentos da matemática têm origem no mundo real e encontram muitas aplicações em inúmeros aspectos práticos da vida cotidiana, o desenvolvimento do Projeto Tornematicando visa envolver os estudantes com jogos e desafios para serem resolvidos e/ou construídos. Várias habilidades matemáticas são contempladas no projeto, estimulando os estudantes a utilizarem conhecimentos prévios na construção de sua estrutura de pensamento.
A professora de matemática Juciani Camacho, responsável pelo projeto, juntamente com os demais docentes da disciplina de matemática, reforçam que o projeto também cumpre uma função lúdica e educativa, através de um trabalho interdisciplinar com diferentes ramos do conhecimento científico como Arte, Educação Física, Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa, entre outros.
“Aliando as atividades que contemplam os descritores do IDEB e da OBMEP, promovendo tanto o desenvolvimento do conhecimento científico quanto o desenvolvimento afetivo, cognitivo, físico, social e moral, implícitas em um grande número de competências como a escolha de estratégias, as ações sensório motoras, a observação, o respeito a regras e as interações entre docentes e discentes num trabalho coletivo de equipes”, menciona Juciani.
A professora coordenadora de práticas inovadoras Sirléia Vieira Portilho destaca que, para o aluno, as atividades práticas, jogos e resolução de problemas despertam o interesse, tornando as aulas mais dinâmicas e menos passivas, “além do conhecimento matemático em si, os alunos desenvolvem habilidades como: pensamento crítico, criatividade, trabalho em equipe, resolução de problemas, aprendizagem significativa, autonomia”.
A PCPI salienta que as metodologias ativas incentivam a autonomia do aluno, que se torna protagonista da sua própria aprendizagem. “A utilização de elementos de jogos em atividades matemáticas pode tornar o aprendizado mais divertido e motivador. O tornematicando usa princípios da gamificação em projetos, com aplicação de mecânicas de jogos”.
Benefícios da Gamificação
Aumento do engajamento: As mecânicas de jogos tornam o trabalho mais divertido e motivador, reduzindo a resistência a novas tarefas. Melhora na colaboração: A gamificação incentiva o trabalho em equipe, a troca de ideias e a busca por soluções conjuntas. Aumento da produtividade: Ao transformar tarefas em desafios, a gamificação estimula os participantes a buscarem resultados mais rapidamente e com maior qualidade.
Desenvolvimento de habilidades: A gamificação pode ser utilizada para desenvolver habilidades específicas, como resolução de problemas, tomada de decisões e pensamento crítico.
“O trabalho foi realizado de forma interdisciplinar, onde cada turma conta com um professor responsável em organizá-los e incentivá-los durante o evento. Toda a equipe escolar estará envolvida no desenvolvimento deste projeto: direção; coordenação pedagógica; PCPI; professores; professores apoio (ANEE); acadêmico estagiário de matemática; agentes de portaria, limpeza, cozinha, secretaria e biblioteca. As atividades foram desenvolvidas com a dinâmica de gincana solidária e rotação de estações”, relata diretora Márcia Regina da Silva Wider.
De 18 a 24 de setembro, o Detran-MS realizará uma série de eventos para debater os sinistros de trânsito e o impacto em diversos setores da sociedade. Além do debate, o órgão irá desenvolver uma ação educativa voltada para moto entregadores, que são o principal público afetado por esses sinistros.
A abertura da Semana Nacional de Trânsito será com um simpósio com o tema “Segurança Viária e seus Impactos no Setor da Saúde”, que terá a participação do oficial técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-intencionais da Organização Pan-Americana da Saúde – Opas/OMS, Victor Pavarino e da coordenadora geral de Vigilância de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde, Naíza Nayla Bandeira de Sá.
O evento será realizado no auditório da Sede do Detran-MS, em Campo Grande, e transmitido pelo canal do órgão no Youtube. “Esse é um evento muito importante para aos gestores, técnicos que trabalham com trânsito em todo o Estado, por isso abrimos para a transmissão pelo Youtube, já que muitos não conseguem vir participar em Campo Grande”, explica a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.
O debate se expande com profissionais e estudantes da área de comunicação e de saúde, em dois encontros realizados em universidades. O primeiro vai debater a importância dos meios de comunicação em ações de redução de sinistros de trânsito. O segundo debate será a crise da saúde pública impactada pelos sinistros de trânsito.
Ação para motociclistas
Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a mensagem educativa proposta pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para este ano visa conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito. O foco é mobilizar toda a sociedade para adotar comportamentos que promovam um trânsito mais pacífico, consciente e seguro, porém o Detran-MS, escolheu como público-alvo os motociclistas, que são a maioria das vítimas de sinistros de trânsito no Estado.
Nos dias 21, 27 e 28 de setembro, uma ação educativa para moto entregadores será realizada nos shoppings e no centro da cidade, com objetivo de sensibilizar os motociclistas para um comportamento seguro no trânsito. Além da ação de rua, o Detran-MS fará uma campanha nas redes sociais, internet e televisão.
Confira o vídeo da campanha:
Ações permanentes
Além das ações pontuais, o Detran-MS continua com ações permanentes que terão programação especial durante a Semana Nacional do Trânsito. O atendimento às pessoas da 3ª idade, com o Programa Educação, Mobilidade, Acessibilidade para Idosos terá cursos de primeiros socorros em Campo Grande e cidades próximas à Capital.
Com crianças, o Detran-MS terá uma programação especial na Cidade Escola de Trânsito, com apresentação cultural e gincana com alunos de escolas cadastradas para visitar do Detranzinho. Ainda voltada para estudantes, uma equipe de técnicos de Educação está percorrendo escolas de Campo Grande, para uma ação educativa em parceria com o Icas (Instituto de Conservação de Animais Silvestres).
O Icas também fará parceria com o Detran-MS em uma ação voltada para crianças, com oficinas e apresentações, no Shopping Bosque dos Ipês, no dia 21 de setembro.
PROGRAMAÇÃO SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO
Dia 18/09/2024
ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO
I Simpósio sobre Segurança Viária e seus Impactos no Setor da Saúde.
Painel 1. O papel da OMS e da OPAS em iniciativas de segurança viária – Roberto Victor Pavarino Filho – Oficial Técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-intencionais da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS
Painel 2. Panorama dos impactos de sinistros de trânsito no setor da saúde – Naíza Nayla Bandeira de Sá – Coordenadora Geral de Vigilância de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde (transmissão)
Painel 3. Educação para o Trânsito no MS: importância e perspectivas – Andrea Moringo Silva – Diretora de Educação de Trânsito do DETRAN-MS
Segurança de Trânsito: uma pauta urgente para os comunicadores
Mesa Redonda 1 – Comunicação como base de uma mudança de cultura no trânsito
Roberto Victor Pavarino Filho – Oficial Técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-intencionais da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS
Frederico Fukagawa Hozano de Souza – Secretário-executivo de Comunicação do Estado de Mato Grosso do Sul
Dra. Rose Mara Pinheiro – Diretora da Agência de Comunicação Social e Científica da UFMS e Coordenadora Geral do Programa de Rádio e TV de Educação e Conscientização do Trânsito
Mesa Redonda 2 – Segurança no Trânsito – Uma oportunidade de comunicação
Priscilla Trauer – Diretora de programação do Programa “Tá na Rua”
Sami Naief – Diretor de arte da Rádio Blink e criador do programa Horário de Pico
Local: Complexo EaD e Escola de Extensão – Setor 2 – Bloco 6 na Cidade Universitária da UFMS –Av. Costa e Silva, s/nº, Bairro Universitário