A Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) estreou na última terça-feira, 12 de setembro de 2023, com o mais novo produto institucional de mídia junto à plataforma do Youtube: o podcast universitário UEMSCast, com a proposta de conectar os públicos da instituição a todas as ações de ensino, pesquisa e inovação, extensão e demais iniciativas de natureza institucional da universidade.
Serão 14 episódios com abordagens a temáticas variadas sobre os eixos de trabalho pelos quais a UEMS transforma o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul, enquanto instituição de Educação Superior pública e gratuita.
O reitor da instituição, Laércio Alves de Carvalho, também reconhece que, “com os novos produtos, a UEMS passa a ampliar sua divulgação buscando alcançar um público ainda maior, de modo a levar à população o conhecimento de informação dos projetos com os quais a UEMS trabalha, nos 28 municípios em que está presente, com 15 unidades físicas e 13 polos de Educação à Distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB)”.
De acordo com o jornalista e profissional técnico da educação superior, Rubens Urue, chefe da Assessoria de Comunicação Social da UEMS, “o UEMSCast é a realização de uma meta antiga, visando fortalecer a presença da nossa instituição nas plataformas midiáticas, considerando a variedade dos públicos que desejam conhecer a universidade”.
Os primeiros episódios do UEMSCast serão veiculados semanalmente com editorias diversas retratando a Universidade para um público mais diverso daquele já atendidos pelas plataformas tradicionais: redes sociais e site institucional da UEMS.
“Produzir um podcast informativo é uma forma eficaz de divulgar as ações da UEMS para o público jovem, que consome grande quantidade de vídeos no YouTube. Cada episódio terá duração prevista de 40 minutos”, informa Urue.
As pautas abarcam ações de internacionalização, de inclusão, pesquisas inovadoras, ecoturismo, arte na educação, universidade na maturidade, revolução da graduação à distância, representatividade negra e indígena na UEMS, dentre outras, e servirão de espelho para visibilizar a popularizar o trabalho da universidade.
“Os podcasts são uma mídia cada vez mais popular, pois permitem que as pessoas ouçam informações enquanto realizam outras atividades, como estudar ou trabalhar. Além disso, o formato é mais acessível para pessoas com deficiência visual, por exemplo, que podem acompanhar os conteúdos sem dificuldades”, reitera Urue.
A apresentadora, Pietra Silva que é egressa da UEMS de Campo Grande. A ficha técnica também inclui a agência Agilità Propaganda, responsável pela identidade visual e conceitual do projeto. A produção ficou a cargo da Óia Filmes.
Além de ser uma forma de divulgar o conhecimento produzido na instituição, o podcast também pode servir como ferramenta educativa, ajudando a disseminar informações relevantes e criar um diálogo com a comunidade. Por isso, é importante que as universidades modernas invistam nessa forma de comunicação para se aproximar do público que faz uso da web 5.0 e aumentar a visibilidade de suas ações.
Entrevistados ressaltam importância do podcast
Para a professora Cíntia Diallo, coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE), “participar do UEMSCast foi importante. Penso que este modelo tem se consolidado como um veículo de comunicação dinâmico entre os diferentes públicos. Essa capilaridade contribui para a divulgação das ações desenvolvidas na nossa Universidade, no Ensino, Pesquisa e Extensão”.
Cíntia destaca que, ao conhecer a UEMS por meio deste produto de mídia, as pessoas se sentirão mobilizadas a ocupar o espaço dentro da Universidade, como acadêmicos e acadêmicas, técnicos(as), docentes e pesquisadores(as).
“Esse movimento de divulgação via podcast é relevante para nossa região, sobretudo porque somos protagonistas em diferentes áreas do conhecimento e ajuda a popularizar trabalhos que nem sempre essa produção alcança o público de forma mais ampla. Penso que seja um produto que destaca a presença da UEMS em nível de Brasil e, inclusive, internacionalmente. Não podemos esquecer que outros seis países também adotam a Língua Portuguesa como idioma oficial e, com certeza, poderão escutar o produto e conhecer um pouco mais da nossa universidade”, reconhece a docente da UEMS.
Os países citados por Cíntia são: Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Macau, na China, e Gao, uma província da Índia – falantes do português.
A importância de se trabalhar com essa plataforma também é reforçada pelo professor João Fábio Sanches, coordenador do Programa UEMS ACOLHE, voltado ao Acolhimento Linguístico de Migrantes que chegam ao Estado.
Frente a um cenário de ampla movimentação migratória no mundo, apresentar mais sobre o projeto UEMS Acolhe numa plataforma moderna como o UEMSCast “aproxima as mensagens que temos que passar diretamente para o público migrante internacional que também está antenado com essas novas plataformas de comunicação. O podcast abrilhanta e expande nossa capacidade de chegar até o migrante internacional e nas pessoas que atendem este público de um modo rápido e dinâmico. É um canal inovador para nosso Projeto e, tenho certeza, vai ser uma frente de muita relevância para a UEMS”, ressalta João Fábio.
Dados da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) reiteram a relevância dos fluxos migratórios, pois, nas últimas décadas, os deslocamentos forçados atingiram níveis sem precedência. Estatísticas recentes revelam que mais de 67 milhões de pessoas no mundo deixaram seus locais de origem por causa de conflitos, perseguições e graves violações de direitos humanos.
“Nesse sentido, a possibilidade de acessar os conteúdos do UEMSCastem diferentes plataformas é algo que potencializa, inclusive o fortalecimento do UEMS Acolhe diante deste cenário. A demanda existe e a Universidade está aqui para prestar o devido atendimento neste sentido”, finaliza João Fábio.
Confira os episódios do UEMSCast que já começaram a ser veiculados na plataforma do YouTube, no canal @uemsoficial. O episódio 1 traz uma perspectiva sobre a importância da Internacionalização universitária para o fortalecimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.
Além da entrevistadora Pietra, temos a presença da professora Rosenery Lourenço, responsável pela Assessoria de Relações Internacionais (Arelin) e da acadêmica Íris Ísis Rowena, do curso de Letras, que fez intercâmbio na cidade de Caxito, em Angola, pela UEMS. Confira abaixo o Ep. 1 do UEMSCast.
Vestibular de Medicina 2025 da UniCesumar está com inscrições abertas
Provas presenciais acontecem no dia 23 de novembro em quatro cidades; Moradores de Corumbá e Ladário, no MS, podem concorrer a bolsas sociais integrais
O edital do Vestibular de Verão de Medicina da UniCesumar acaba de ser oficialmente lançado pela instituição. As inscrições para o processo seletivo 2025 começam dia 16 de setembro e seguem até 18 de novembro. As provas presencias serão realizadas no dia 23 de novembro em quatro cidades: Maringá (PR), Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e Corumbá (MS). A instituição vai oferecer 186 vagas do curso na unidade de Maringá e outras 50 vagas na unidade de Corumbá. As inscrições podem ser feitas no site www.venhaparaunicesumar.com.br/graduacao/medicina, pelo telefone 0800 604 4422 ou pelo WhatsApp (44) 99139-9006. O edital está disponível aqui: https://www.unicesumar.edu.br/vestibular/processo-seletivo-de-verao-2025/
A novidade desse processo seletivo é que os novos alunos que ingressarem no campus de Corumbá já irão estudar no novo campus, inaugurado recentemente. A estrutura da sede Instituição de Ensino Superior (IES) possui mais de 5 mil metros quadrados distribuídos em dois grandes blocos, 12 salas de aula, 8 salas de tutoria, 6 laboratórios e auditório com 233 lugares. Com a nova estrutura, será possível que alunos de todas as séries do curso de Medicina tenham aulas práticas e interativas, com todo o padrão e modernidade exigidos pela instituição.
Bolsas sociais
Como contrapartida social ao município de Corumbá e parceria com o Programa Mais Médicos, que abrange ações conjuntas entre os Ministérios da Saúde e da Educação, anualmente, a IES oferece bolsas sociais a moradores da cidade de Corumbá e Ladário. Para ter acesso à bolsa integral, o aluno precisa atender a uma série de critérios socioeconômicos que são divulgados em edital do vestibular. Dessa forma, a instituição reafirma seu compromisso com o conhecimento, com a aprendizagem e com a transformação da sociedade.
Laboratório de Simulação Realística
Atualmente, o curso de Medicina de Maringá ocupa o 5º lugar do país no ranking entre as instituições particulares, considerando o Conceito Preliminar de Curso (CPC 2019). Dentre os aspectos que o colocaram nessa posição está a metodologia PBL (Problem Based Learning), que prepara o estudante para a vivência profissional. Além da parte teórica, os estudantes são inseridos em atividades nas comunidades desde o primeiro ano, para que, além do conhecimento, desenvolvam habilidades técnicas e comportamentais, como lidar com as emoções por conta do alto nível de estresse. A mesma metodologia é aplicada na unidade de Corumbá.
De acordo com a coordenadora geral do curso, Ana Maria Silveira Machado de Moraes, a metodologia aplicada nos cursos de Medicina da Unicesumar é um dos grandes diferenciais do curso, sobretudo, as práticas simuladas realizadas no Laboratório de Simulação Realística, é considerada a mais inovadora do país. “Nele, são realizadas práticas simuladas de situações clínicas reais, praticadas nos consultórios, casas simuladas e salas de emergências do laboratório, onde os professores utilizam manequins robôs e corpo cênico de atores para promover vivências realísticas que tornam o aprendizado muito mais significativo e seguro. Enquanto alunos praticam a situação real, outros assistem pelo outro lado do vidro”, explica.
Diferencial
Para aproximar ainda mais os alunos da população, a instituição mantém convênios com instituições de saúde vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e Secretarias Municipais de Saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e hospitais, tanto no campus de Maringá, quanto no campus de Corumbá. Dentro do campus de Maringá, inclusive, há uma UBS onde os alunos podem atuar em várias especialidades médicas. Atualmente, também já há um modelo de implantação de Saúde Coletiva reconhecido pelo Ministério da Saúde (MS) que vem sendo escolhido para ser levado a outras cidades do Estado do Paraná.
Enem
Além do vestibular, a UniCesumar possibilita ingressar no curso via nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de provas realizadas entre 2014 e 2023. Quem se inscrever com a nota do exame ainda pode optar pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), programa de financiamento do Governo Federal que financia parte ou integralmente as mensalidades. A cada semestre, a instituição renova a parceria com o programa e oferta novas possibilidades. A instituição também oferece vagas com bolsas de estudo via Programa Universidade para Todos (Prouni), cujo número varia semestralmente.
Transferência e Portador de diploma
Aqueles já iniciaram o curso de Medicina em outra instituição e pretendem cursar a 2ª e 3ª séries de Medicina na UniCesumar, ou são portadores de diploma na área da Saúde, também têm a oportunidade de estudar na UniCesumar. O interessado precisa escolher a forma de ingresso “Transferência” ou “Portador de Diploma” e realizar a prova presencial, também, no dia 23 de novembro. O ingresso na instituição vai variar conforme a classificação do estudante diante do número de vagas disponíveis.
Serviço:
Vestibular de Medicina 2025
Data das inscrições: de 16 de setembro a 18 de novembro
Data das provas: 23 de novembro
Local das provas: Maringá (PR), Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e Corumbá (MS)
Com mais de 30 anos no mercado educacional e desde 2022 como uma das marcas integradas ao grupo Vitru Educação, a UniCesumar conta com uma comunidade de mais de 400 mil alunos. Atualmente, possui uma robusta estrutura de Educação a Distância (EAD), com mais de 1,3 mil polos espalhados por todas as regiões do país, além de três unidades internacionais localizadas em Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Joso (Japão). No ensino presencial, destaca-se o curso de Medicina, oferecido nos campi de Maringá (PR) e Corumbá (MS), juntamente com outros quatro campi localizados em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa (PR) e Campo Grande (MS). Como um dos maiores grupos educacionais privados do Brasil, a UniCesumar oferece um portfólio diversificado com mais de 350 cursos, abrangendo graduação, pós-graduação, técnicos, profissionalizantes, mestrado e doutorado. Sua missão é promover o acesso à educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.
Projeto Tornematicando 2024 é realizado na EE Castro Alves, em Dourados
O escopo é inserir alternativas lúdicas como elementos de motivação para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem e socialização, oportunizando interações entre os estudantes do EF.
A Escola Estadual Castro Alves, em Dourados, realizou no dia 30 de agosto, o projeto Tornematicando 2024 – com ênfase nos descritores do Ideb e Obmep, sob orientação da professora Juciani Alves de Oliveira Camacho.
A proposta foi inserir algumas alternativas lúdicas como elementos de motivação para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem e para a socialização, oportunizando assim, interações entre os estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental.
A metodologia proposta no projeto é fazer o uso de atividades que contenham vários desafios matemáticos, mudando deste modo a rotina de sala de aula e possibilitando aos estudantes a aquisição das habilidades e/ou competências essenciais à construção do processo de leitura, escrita e conhecimento lógico-matemático.
Jogos e desafios
Tendo em vista que os conceitos e fundamentos da matemática têm origem no mundo real e encontram muitas aplicações em inúmeros aspectos práticos da vida cotidiana, o desenvolvimento do Projeto Tornematicando visa envolver os estudantes com jogos e desafios para serem resolvidos e/ou construídos. Várias habilidades matemáticas são contempladas no projeto, estimulando os estudantes a utilizarem conhecimentos prévios na construção de sua estrutura de pensamento.
A professora de matemática Juciani Camacho, responsável pelo projeto, juntamente com os demais docentes da disciplina de matemática, reforçam que o projeto também cumpre uma função lúdica e educativa, através de um trabalho interdisciplinar com diferentes ramos do conhecimento científico como Arte, Educação Física, Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa, entre outros.
“Aliando as atividades que contemplam os descritores do IDEB e da OBMEP, promovendo tanto o desenvolvimento do conhecimento científico quanto o desenvolvimento afetivo, cognitivo, físico, social e moral, implícitas em um grande número de competências como a escolha de estratégias, as ações sensório motoras, a observação, o respeito a regras e as interações entre docentes e discentes num trabalho coletivo de equipes”, menciona Juciani.
A professora coordenadora de práticas inovadoras Sirléia Vieira Portilho destaca que, para o aluno, as atividades práticas, jogos e resolução de problemas despertam o interesse, tornando as aulas mais dinâmicas e menos passivas, “além do conhecimento matemático em si, os alunos desenvolvem habilidades como: pensamento crítico, criatividade, trabalho em equipe, resolução de problemas, aprendizagem significativa, autonomia”.
A PCPI salienta que as metodologias ativas incentivam a autonomia do aluno, que se torna protagonista da sua própria aprendizagem. “A utilização de elementos de jogos em atividades matemáticas pode tornar o aprendizado mais divertido e motivador. O tornematicando usa princípios da gamificação em projetos, com aplicação de mecânicas de jogos”.
Benefícios da Gamificação
Aumento do engajamento: As mecânicas de jogos tornam o trabalho mais divertido e motivador, reduzindo a resistência a novas tarefas. Melhora na colaboração: A gamificação incentiva o trabalho em equipe, a troca de ideias e a busca por soluções conjuntas. Aumento da produtividade: Ao transformar tarefas em desafios, a gamificação estimula os participantes a buscarem resultados mais rapidamente e com maior qualidade.
Desenvolvimento de habilidades: A gamificação pode ser utilizada para desenvolver habilidades específicas, como resolução de problemas, tomada de decisões e pensamento crítico.
“O trabalho foi realizado de forma interdisciplinar, onde cada turma conta com um professor responsável em organizá-los e incentivá-los durante o evento. Toda a equipe escolar estará envolvida no desenvolvimento deste projeto: direção; coordenação pedagógica; PCPI; professores; professores apoio (ANEE); acadêmico estagiário de matemática; agentes de portaria, limpeza, cozinha, secretaria e biblioteca. As atividades foram desenvolvidas com a dinâmica de gincana solidária e rotação de estações”, relata diretora Márcia Regina da Silva Wider.
De 18 a 24 de setembro, o Detran-MS realizará uma série de eventos para debater os sinistros de trânsito e o impacto em diversos setores da sociedade. Além do debate, o órgão irá desenvolver uma ação educativa voltada para moto entregadores, que são o principal público afetado por esses sinistros.
A abertura da Semana Nacional de Trânsito será com um simpósio com o tema “Segurança Viária e seus Impactos no Setor da Saúde”, que terá a participação do oficial técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-intencionais da Organização Pan-Americana da Saúde – Opas/OMS, Victor Pavarino e da coordenadora geral de Vigilância de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde, Naíza Nayla Bandeira de Sá.
O evento será realizado no auditório da Sede do Detran-MS, em Campo Grande, e transmitido pelo canal do órgão no Youtube. “Esse é um evento muito importante para aos gestores, técnicos que trabalham com trânsito em todo o Estado, por isso abrimos para a transmissão pelo Youtube, já que muitos não conseguem vir participar em Campo Grande”, explica a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo.
O debate se expande com profissionais e estudantes da área de comunicação e de saúde, em dois encontros realizados em universidades. O primeiro vai debater a importância dos meios de comunicação em ações de redução de sinistros de trânsito. O segundo debate será a crise da saúde pública impactada pelos sinistros de trânsito.
Ação para motociclistas
Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a mensagem educativa proposta pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para este ano visa conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito. O foco é mobilizar toda a sociedade para adotar comportamentos que promovam um trânsito mais pacífico, consciente e seguro, porém o Detran-MS, escolheu como público-alvo os motociclistas, que são a maioria das vítimas de sinistros de trânsito no Estado.
Nos dias 21, 27 e 28 de setembro, uma ação educativa para moto entregadores será realizada nos shoppings e no centro da cidade, com objetivo de sensibilizar os motociclistas para um comportamento seguro no trânsito. Além da ação de rua, o Detran-MS fará uma campanha nas redes sociais, internet e televisão.
Confira o vídeo da campanha:
Ações permanentes
Além das ações pontuais, o Detran-MS continua com ações permanentes que terão programação especial durante a Semana Nacional do Trânsito. O atendimento às pessoas da 3ª idade, com o Programa Educação, Mobilidade, Acessibilidade para Idosos terá cursos de primeiros socorros em Campo Grande e cidades próximas à Capital.
Com crianças, o Detran-MS terá uma programação especial na Cidade Escola de Trânsito, com apresentação cultural e gincana com alunos de escolas cadastradas para visitar do Detranzinho. Ainda voltada para estudantes, uma equipe de técnicos de Educação está percorrendo escolas de Campo Grande, para uma ação educativa em parceria com o Icas (Instituto de Conservação de Animais Silvestres).
O Icas também fará parceria com o Detran-MS em uma ação voltada para crianças, com oficinas e apresentações, no Shopping Bosque dos Ipês, no dia 21 de setembro.
PROGRAMAÇÃO SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO
Dia 18/09/2024
ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO
I Simpósio sobre Segurança Viária e seus Impactos no Setor da Saúde.
Painel 1. O papel da OMS e da OPAS em iniciativas de segurança viária – Roberto Victor Pavarino Filho – Oficial Técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-intencionais da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS
Painel 2. Panorama dos impactos de sinistros de trânsito no setor da saúde – Naíza Nayla Bandeira de Sá – Coordenadora Geral de Vigilância de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde (transmissão)
Painel 3. Educação para o Trânsito no MS: importância e perspectivas – Andrea Moringo Silva – Diretora de Educação de Trânsito do DETRAN-MS
Segurança de Trânsito: uma pauta urgente para os comunicadores
Mesa Redonda 1 – Comunicação como base de uma mudança de cultura no trânsito
Roberto Victor Pavarino Filho – Oficial Técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-intencionais da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS
Frederico Fukagawa Hozano de Souza – Secretário-executivo de Comunicação do Estado de Mato Grosso do Sul
Dra. Rose Mara Pinheiro – Diretora da Agência de Comunicação Social e Científica da UFMS e Coordenadora Geral do Programa de Rádio e TV de Educação e Conscientização do Trânsito
Mesa Redonda 2 – Segurança no Trânsito – Uma oportunidade de comunicação
Priscilla Trauer – Diretora de programação do Programa “Tá na Rua”
Sami Naief – Diretor de arte da Rádio Blink e criador do programa Horário de Pico
Local: Complexo EaD e Escola de Extensão – Setor 2 – Bloco 6 na Cidade Universitária da UFMS –Av. Costa e Silva, s/nº, Bairro Universitário