fbpx
Connect with us

Esportes

Iluminação vai garantir ampliação de projeto em praça que existe há 40 anos

As obras estão no início, mas o local recebeu iluminação de LED que foi ativada na abertura da solenidade de lançamento do projeto.

Publicado

on

Com muita festa e três partidas de futebol, os moradores do Jardim Santa Felicidade comemoraram na noite dessa quarta-feira (06) a revitalização da praça de esportes Arena Coalhada, a mais antiga da região onde também estão localizados os bairros Moreninhas, Cidade Morena, Vila Maciel, Parque Novo Século e Vila Brasil. As obras estão no início, mas o local recebeu iluminação de LED que foi ativada na abertura da solenidade de lançamento do projeto.

Com recursos próprios e de emenda parlamentar ao orçamento da União, a revitalização da praça de esportes Arena Coalhada compreende a colocação de sistema de iluminação em LED, construção de vestiário para os jogadores, banheiros, pista de caminhada e academia ao ar livre. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 150 dias.

“As crianças do nosso projeto não precisarão mais ir até o parque das Moreninhas (Jacques da Luz) para treinar, agora temos o nosso campinho iluminado, vamos poder treinar em nosso próprio bairro”, comemora Antônio Jerônimo da Silva, o Coalhada, um dos mais antigos do Jardim Santa Felicidade.

Os moradores deram o nome Arena Coalhada à praça, em reconhecimento ao trabalho realizado pelo morador, que há mais de trinta anos cuida da única área de lazer do bairro. O Resgatando Vida realiza atividades às quartas-feiras e sextas-feiras das 15h às 20h, por isso a iluminação da praça esportiva é fundamental para o grupo.

Para Antônio Jerônimo, a revitalização da praça de esportes vai trazer melhorias para todos os moradores e fortalecer o trabalho do Projeto Resgatando Vida, criado há 31 anos e que atualmente atende cerca de 70 crianças e adolescentes. A principal atividade é a escolinha de futebol.

“O objetivo do projeto não é preparar essas crianças para serem jogadores, mas tirá-las das ruas e formar bons cidadãos”, diz Coalhada. Segundo ele, o Projeto já revelou talentos.  Paulo Henrique Marques, que fazia parte do projeto, atualmente é campeão brasileiro na sua categoria no salto em altura e Mateus, que também começou no Resgatando Vida, está indo para a base do Atlético Mineiro. “Fizemos vaquinha para ajudar ele na viagem”, diz Coalhada.

O campinho de terra que está sendo revitalizado pela Prefeitura foi palco de várias competições, algumas memoráveis. Coalhada conta que em 2017, numa final de campeonato, o time 26 de Agosto, que é de um outro bairro, chegou para disputar a final com uma pequena carreata.

“Tinha até batedores (torcedores) na frente do ônibus que trazia os jogadores, eles entraram no bairro já soltando fogos e quando chegaram aqui no campinho foi a maior correria para ver eles chegando, a gente nunca tinha visto isso por aqui”. O 26 de Agosto retornou com o troféu da competição.

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Santa Felicidade, César Cardoso, conta que o campinho que está sendo revitalizado foi feito no final da década de 1970, quando ali só tinha mato. Segundo Cardoso, há anos os moradores pediam melhorias para o local. “Finalmente a gente conseguiu e a Prefeitura já trouxe a iluminação e logo teremos aqui pista de caminhada e área de lazer. A revitalização é muito importante, porque aqui é a única área de lazer do bairro, além dos jogos, fazemos de tudo aqui, como festas e eventos. E vai melhorar também para o comércio e valorizar o nosso bairro”.

Em seu discurso durante a solenidade, César Cardoso agradeceu a prefeita Adriane Lopes pela sensibilidade em atender a reivindicação dos moradores. “Quero agradecer a prefeita Adriane Lopes. Foi preciso uma mulher, que nunca jogou futebol neste campo, atender o pedido da nossa comunidade”.

Eduardo Silveira nasceu no Jardim Santa Felicidade. Há 10 anos mudou-se para a Vila Sobrinho, mas todos os finais de semana joga futebol no Arena Coalhada. A mãe e as irmãs continuam morando no bairro. “A vontade de voltar é grande. Antigamente esse campinho era feio em meio do mato, e as mães não deixavam as crianças virem aqui sozinhas. A realidade já é outra. Está ficando lindo”.

Ao falar em nome da prefeita Adriane Lopes na entrega da iluminação da Arena Coalhada e dar inicio à revitalização da praça esportiva, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Domingos Sahib Neto, destacou que a atual administração de Campo Grande vem trabalhando incansavelmente para levar melhorias para os bairros, atendendo os pedidos dos moradores. “A atual gestão municipal da Capital tem buscado atender a nossa população, são mais de 20 campos de futebol que a Prefeitura, neste último ano, entrega revitalizado para a população de Campo Grande. De forma efetiva, essa administração tem atendido o que a população e as lideranças pedem”.

Odair Serrano, diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), enfatizou que ao investir junto com os parceiros na revitalização das praças esportivas, a Prefeitura está proporcionando condições para que a população tenha melhor qualidade de vida, que impacta também no sistema de saúde. “O trabalhador que chega no final da tarde e tem um local para fazer suas atividades físicas e praticar esporte, cuida de sua saúde de forma preventiva, o que alivia as filas nos postos de saúde”, pontuou, acrescentando que a Funesp, junto com a Associação dos Moradores do Jardim Santa Felicidade, irá programar diversas atividades para serem realizadas na praça de esportes.

 

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Festival Paralímpico oferece vivência esportiva a crianças

Evento promovido pelo CPB já tem mais de 21 mil inscrições

Publicado

on

Crianças de todas as partes do país terão, na manhã do próximo sábado (21), a oportunidade de conhecerem de forma mais próxima o Movimento Paralímpico. Isto porque o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizará mais uma edição do Festival Paralímpico.

O evento, no qual os participantes poderão vivenciar de forma lúdica diferentes modalidades paralímpicas, é realizado poucos dias após uma participação de destaque do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris (a melhor campanha do país na história do megaevento esportivo). Isto certamente fomentou o número de inscrições recorde no Festival Paralímpico (segundo o CPB, até esta quinta 21.869 crianças já haviam garantido sua vaga).

A primeira edição do Festival Paralímpico de 2024 será realizada em 120 núcleos das 27 unidades federativas do Brasil. Em João Pessoa (Paraíba), por exemplo, os participantes terão a oportunidade de praticar atletismo, futebol de cegos e taekwondo com a presença de medalhistas paralímpicos dos Jogos de Paris 2024, como o tricampeão paralímpico Petrúcio Ferreira.

Para participar do evento é necessária a inscrição diretamente em um dos núcleos do evento. A relação de sedes da edição 2024 do Festival Paralímpico pode ser vista aqui.

Serviço:

Festival Paralímpico
Data:
 21 de setembro (sábado)
Horário: das 8h30 às 12h
Público: crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com deficiência física, visual ou intelectual e sem deficiência
Contato: festival.paralimpico@cpb.org.br

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Esportes

Capacitação em atletismo fortalece formação de treinadores em Mato Grosso do Sul

A capacitação ocorre entre 19 e 22 de setembro, das 8 às 18 horas, e é voltada aos profissionais de Educação Física que integram o Prodesc

Publicado

on

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), promove curso de treinamento básico de atletismo, em Campo Grande, junto à CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e FAMS (Federação de Atletismo do Mato Grosso do Sul). A capacitação ocorre entre 19 e 22 de setembro, das 8 às 18 horas, e é voltada aos profissionais de Educação Física que integram o Prodesc (Programa MS Desporto Escolar).

Ministrante do curso, Kiyoshi Takahashi é professor de Educação Física e mestre em Metodologia do Treinamento Desportivo. A formação será dividida em módulos teóricos e práticos. Na parte teórica, serão abordados temas como: crescimento e desenvolvimento, introdução à anatomia e fisiologia, fases sensíveis do desenvolvimento, além do planejamento a longo prazo para a evolução do atleta. Já nas atividades práticas, os participantes aprenderão técnicas de arremesso e lançamento de peso, revezamento, salto em altura, treinamento em circuito e salto em distância.

A abertura do curso, realizada na manhã desta quinta-feira (19), na Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado. O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, enfatiza o papel crucial da capacitação contínua dos treinadores para o desenvolvimento do esporte no estado.

“Investir na formação de nossos treinadores é fundamental para o sucesso do esporte em nosso estado. O curso que estamos promovendo é uma oportunidade valiosa para aprimorar as habilidades dos profissionais que atuam diretamente com nossos jovens atletas. Através de iniciativas como essa, buscamos fortalecer o Prodesc e garantir que nossos talentos recebam a melhor orientação possível, preparando-os para se destacar tanto em competições quanto em sua vida pessoal e profissional”, destaca Miranda.

O diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, salienta a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento do esporte sul-mato-grossense. “Fortalecer os cursos de desenvolvimento para treinadores, é um grande diferencial do nosso estado, todo esse conhecimento é para que o atletismo cresça no Mato Grosso do Sul. Atletismo é a modalidade escolar que mais traz medalha para o estado e isso é fruto do trabalho de vocês professores”.

Presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos também ressalta a relevância do curso para a formação dos professores, com o intuito de democratizar o conhecimento esportivo no interior do estado.

“Capacitar é formar uma base de conhecimento que vai reverberar para os municípios do estado, possibilitando a identificação de novos atletas, o acompanhamento, o monitoramento, a evolução desses atletas, o estado de Mato Grosso do Sul vem fazendo isso muito bem, e é extremamente importante investir no ser humano, investir no professor, é a certeza que esses professores terão um conhecimento de excelência”, afirma Campos.

Confira neste link a programação completa do curso.

Sobre o Prodesc

Coordenado pela Fundesporte junto à Sed (Secretaria de Estado de Educação), o Prodesc objetiva incentivar a prática esportiva relacionada aos aspectos educacionais e à preparação para a vida em sociedade. O treinamento desportivo é realizado no contraturno das aulas nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) e também tem a finalidade de identificar potenciais talentos esportivos entre os alunos-atletas.

Atualmente, são 1.271 projetos aprovados, de 614 professores. O Prodesc atende aproximadamente 30 mil alunos, de 310 escolas, em 73 municípios. Ao todo, são 24 modalidades esportivas ofertadas (convencionais e paralímpicas), individuais e coletivas.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Terceira etapa: Festival de Praia acontece em Bonito neste fim de semana

Além das oficinas de esportes de areia, o festival oferecerá uma área de lazer com atividades como pintura facial, brinquedos infláveis e brinquedoteca

Publicado

on

A terceira etapa do Festival de Praia ocorrerá em Bonito no fim de semana, nos dias 21 e 22 de setembro, no Balneário Municipal. O evento contará com oficinas de beach tennis, futevôlei, vôlei de praia e diversas atividades de lazer. A organização é do Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Além das oficinas de esportes de areia, o festival oferecerá uma área de lazer com atividades como pintura facial, brinquedos infláveis e brinquedoteca. Durante o evento, a Fundesporte também lançará o projeto de lazer “Intergeracionalidade”, que tem como objetivo proporcionar atividades para pessoas idosas, como jogos de mesa, malha e bocha, incentivando a participação conjunta de idosos e suas famílias.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destaca o impacto positivo do festival para a comunidade local. “O Festival de Praia em Bonito vem com a proposta de promover o turismo e fortalecer a economia local. Além de proporcionar entretenimento e atividades esportivas, o festival contribui para divulgar as belezas naturais da nossa região e atrair visitantes de outras partes do país”.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, é uma oportunidade de elevar o esporte de areia em Mato Grosso do Sul. “Os esportes de areia têm crescido e ganhado cada vez mais notoriedade, e é por isso que a Fundesporte busca promover eventos como estes, para que esses esportes sejam cada vez mais acessíveis a todos”.

A próxima etapa do Festival de Praia acontecerá em Coxim, nos dias 12 e 13 de outubro.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67