Grupo de Trabalho instituído pelo Governo de Mato Grosso do Sul vai encabeçar pesquisa com o intuito de traçar a realidade socioeconômica da população vulnerável do Estado. O objetivo da pesquisa, liderada pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) é coletar dados e encontrar pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente as que hoje não recebam nenhum tipo de benefício social.
“Com a instituição do Grupo de Trabalho pelo governador Eduardo Riedel vamos a partir de agora aprofundar as ações para que essa pesquisa possa nos mostrar, com precisão, o perfil que muitas vezes não se encontra escrito nos bancos oficiais de dados, como o CadÚnico (Cadastro Único) e nem apareçam em importantes pesquisas, como a do IBGE. Com isso, essa pessoa em vulnerabilidade social, poderá ser contemplada com o programa mais adequado ao seu perfil”, explica a titular da Sead, Patrícia Cozzolino.
O Grupo de Trabalho foi instituído considerando a necessidade de aprimoramento das políticas públicas na área de assistência social, a partir de uma completa base de dados e cadastros que efetivamente reflitam a realidade socioeconômica da população vulnerável nos municípios de Mato Grosso do Sul.
Os servidores públicos da ativa vão compor as equipes de pesquisa nos municípios do Estado. SAD (Secretaria Estadual de Administração) e Segov (Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica) também indicarão servidores para o Grupo de Trabalho.
O presidente do Grupo de Trabalho, secretário-adjunto da Sead, Anderson Chadid, adianta que o primeiro encontro já está em fase de articulação e a previsão de conclusão da pesquisa é de 90 dias a partir da sua instalação.
“Vamos nos empenhar em cada dado coletado para quem tenhamos o máximo de precisão e o mais fiel perfil possível. É claro o avanço econômico de MS e na área social não será diferente. Vamos caminhar sem deixar ninguém para trás”, finalizou a secretária Patrícia Cozzolino.
Árvores serão avaliadas e serão erradicadas quando estiverem doentes para impedir que tombem sobre carros ou casas, informou o Secretário de Planejamento, Fábio Luís. Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Dourados – IMAM, publicou nesta segunda-feira (27) edital para a contratação de empresa especializada no mapeamento e manejo de árvores doentes no município. O contrato prevê, além da supressão de árvores em estado crítico, ou seja, aquelas que apresentam risco eminente de tombar sobre casas e carros, bem como o plantio de mil mudas nativas do bioma local, com o objetivo de revitalizar e preservar a arborização da cidade.
De acordo com o edital, divulgado no Diário Oficial do Município, o trabalho também inclui a trituração e remoção de resíduos vegetais, realização de tomografia 3D para diagnóstico preciso e tratamento fitossanitário de árvores tombadas como patrimônio histórico.
O secretário municipal de Planejamento, Fábio Luís, destacou a importância da iniciativa para a segurança e o bem-estar da população. “A pedido do prefeito Marçal Filho, realizaremos um trabalho detalhado em nossa cidade. Muitas árvores possuem sistema radicular superficial, e, com as mudanças na pavimentação e drenagem, suas raízes ficam enfraquecidas, o que aumenta o risco de tombamento, especialmente em períodos de chuvas e ventos fortes. Hoje em Dourados, mais de 300 árvores precisam ser retiradas, pois estão ocas pode dentro”, explicou o secretário.
O caso mais recente ocorreu no último sábado (22), quando uma árvore de grande porte caiu sobre um veículo na Feira Municipal “Prefeito João Totó Câmara”, localizada na Rua Cafelândia, no Jardim Água Boa. O incidente gerou prejuízo ao proprietário do automóvel. “Essa árvore teve seu corte autorizado em 2023 pelo IMAM, mas nenhuma ação foi realizada na época”, ressaltou Fábio Luís.
Com o novo projeto, a Prefeitura de Dourados busca não apenas mitigar riscos, mas também reforçar a arborização urbana com o plantio de espécies nativas, contribuindo para a beleza e sustentabilidade ambiental da cidade.
O Governo do Estado protocolou, nesta quarta-feira (27), o projeto de lei que prevê o pagamento de um auxílio médico social para aposentados e pensionistas de Mato Grosso do Sul que recebem o valor do teto do INSS, hoje em R$ 7.786,01. A proposta foi ampliada após uma revisão do Governo e agora deve atingir mais de 30% dos inativos. Serão 11.150 servidores que vão contar com esse benefício, já a partir de abril.
“O governador Eduardo Riedel nos orientou para pensarmos nas pessoas com menores salários. Dessa forma, criamos este auxílio médico social que é uma forma de atender o pleito”, explicou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez.
Atualmente, o Governo de Mato Grosso do Sul tem cerca de 29 mil servidores e pensionistas cadastrados na Agência de Previdência Social de MS,. O benefício será pago a mais de 30% do quadro dos inativos do Estado, a partir de abril. “O Governo tem uma responsabilidade muito grande com os servidores inativos, mas também com a sociedade sul-mato-grossense e isso nos faz agir com cautela e com critério para alcançarmos um equilíbrio que será bom para todos”, frisou Frederico Felini, secretário de Estado de Administração.
Rodrigo Perez (Segov), Frederico Felini (SAD) e Eduardo Rocha (Casa Civil) se reuniram com presidente Gerson Claro e líderes das bancadas da Alems
O impacto do benefício será de R$ 3,2 milhões ao mês que sairão dos cursos próprios do Governo do Estado, sem mexer no fundo previdenciário da Ageprev (Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul).
Protocolado, o projeto agora segue o rito da Assembleia Legislativa para a provação e vigência da matéria. “Não estabelecemos nenhum regime de urgência, apenas confiamos na apreciação dos deputados da Casa que conhecem o pleito dos servidores aposentados e também os esforços do Governo do Estado em sanar essa demanda da categoria”, finalizou Eduardo Rocha, secretário de estado da Casa Civil.
O Governo do Estado também está elaborando novo PL para revisão das alíquotas da previdência de Mato Grosso do Sul. Em fase de estudos, a proposta deve ser apresentada no segundo semestre deste ano.
Com foco no planejamento e nas entrega efetivas à população, o governador Eduardo Riedel se reuniu nesta sexta-feira (15) com todos os secretários e chefes de fundações e autarquias para avaliação anual dos contratos de gestão. O resultado foi extremamente positivo com a execução de 92% dos projetos propostos no começo do ano.
“O envolvimento direto dos secretários no contrato de gestão fez a diferença nos resultados. A equipe se espelha no gestor, quando ele acompanha e lidera todo processo, traz resultados efetivos. Tenho que agradecer a todos pelo empenho, foi um ano extremamente produtivo, de aprendizado e integração. Onde tivemos muitas conquistas”, afirmou o governador, durante reunião no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
Riedel destacou que sua gestão segue uma linha central, baseada no plano de Governo aprovado pela população. “Nós trabalhamos em cima do que a população escolheu, meu plano de governo está em cima da mesa e mostra nosso caminho, sempre ouvindo as demandas das pessoas. Só se consegue os resultados que tivemos com o time que você monta, a equipe compreendeu e agiu”, completou.
Governador Eduardo Riedel durante reunião com secretariado (Foto: Saul Schramm)
Abrindo as apresentações, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, fez questão de agradecer o empenho e dedicação dos secretários neste primeiro ano de gestão. “Este ano teve foco no planejamento e execução e a expectativa é que em 2024 o foco sejam as entregas. O sucesso de todas as pautas representa o sucesso do Governo. Nosso objetivo é fazer reuniões mensais do secretariado para intensificar estas ações”, destacou ele.
À frente e na coordenação dos contratos de gestão, a Segov (Secretaria de Governo e Gestão Estratégica) fez sua parte e executou 90% dos projetos apresentados. Entre eles o processo de transformação digital, inteligência de dados, comunicação integrada e regional, entre outras ações de sucesso.
Na Casa Civil 99% das atividades foram realizadas. Destaque para condução política com foco nas emendas estaduais e federais e fortalecimento do escritório em Brasília. Na Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) a meta chegou a 95%. Uma das novidades foi o programa “Mulher Segura”, que busca reprimir a violência doméstica.
Na Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) foram 98% dos projetos executados. Entre os destaques a redução da carga tributária e modernização na fiscalização das mercadorias em trânsito. Na SAD ( Secretaria Estadual de Administração) a meta chegou a 93%. Entre as grandes realizações está o sistema de processo administrativo eletrônico.
A CGE (Controladoria-Geral do Estado) fez sua parte com 93% das atividades executadas. Está em andamento o novo Portal da Transparência. O Estado inclusive é selo “diamante” neste quesito, tendo destaque nacional. Na PGE (Procuradoria-Geral do Estado) houve uma evolução nas parcerias estratégicas e transformação digital dos processos de trabalho.
A SES (Secretaria Estadual de Saúde) cumpriu 77% das atividades, com destaque ao programa saúde digital e hospitais regionais de portas abertas ao ensino. Já a Sead (Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos) chegou a meta de 95% com a reestruturação do Vale Universidade e Indígena, assim como modernização dos programas sociais, entre eles, o Mais Social.
Na educação, a SED (Secretaria Estadual de Educação) executou 98% das atividades previstas, com programas de sucesso como o MS Alfabetiza, ampliação de escolas em tempo integral e reformas das unidades da Rede Estadual de Ensino. A Setescc (Secretaria Estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) chegou a 91% de ações cumprida. Entre eles, o programa MS Cultura, nova roupagem aos festivais e ao MS Ao Vivo, que trouxe atrações nacionais. Também teve o plano estadual da economia criativa.
Reunião teve apresentação dos contratos de gestão (Foto: Saul Schramm)
Com foco na infraestrutura de qualidade, a Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística) cumpriu 91% dos projetos do contrato de gestão. Na lista aparecem a modernização na governança das obras, expansão do esgotamento e sistema de abastecimento de água, além da ampliação da malha viária e obras de infraestrutura urbana nas cidades. Na habilitação se destaca o Bônus Moradia, que recebeu premiação nacional.
A Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) cumpriu 92% das metas, entre elas a ampliação do programa de carbono neutro, que chega a agricultura familiar. Na geração de emprego e capacitação, o destaque fica ao programa “MS Qualifica”, que prepara profissionais para atender as demandas do mercado.
Fechando a reunião, o EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) conseguiu executar 100% das atividades previstas. Entre eles o programa estadual de parceria estratégicas e a qualificação profissional no setor. “Esta capacitação foi construída em parceria com a Escolagov. São contratos diferentes do tradicional, por isso precisamos de uma equipe preparada e capacitada”, afirmou Eliane Detoni, secretária especial da pasta.
Governador ao lado do vice-governador Barbosinha durante evento (Foto: Saul Schramm)
Contrato de gestão
O objetivo do contrato de gestão é estabelecer as metas, compromissos e inovações de cada pasta para cada ano de gestão. Os resultados têm como foco melhorar as entregas aos cidadãos, proporcionado melhor qualidade de vida e fomentando um ambiente de desenvolvimento.
No início de cada ano todos os secretários estaduais e chefes das fundações e autarquias do Estado assinam este documento com o governador, estabelecendo os projetos de inovação e prioridades da pasta. Ao longo do ano são feitas avaliações e reuniões para acompanhar os projetos e no final do ano é feito um balanço e apresentação das metas cumpridas.
“O contrato de gestão é um processo de transformação de cultura, não é mais uma burocracia e sim um instrumento para mudar a vida das pessoas. Um documento sério, que dirá o que o nosso governo se propõe a fazer em cada pasta. Nosso foco são as entregas ao cidadão”, explica o governador.