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Turismo

Mato Grosso do Sul recebe “MTur Itinerante” com ações e programas para desenvolver o turismo local

O ministro Celso Sabino destacou a aproximação do MTur com as necessidades do setor em todo o país.

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Gestores públicos e privados do setor turístico de Mato Grosso do Sul tiveram, nesta segunda-feira (28.08), a oportunidade de conhecer ações e programas do Ministério do Turismo para apoiar o desenvolvimento do setor. Em evento realizado no Centro de Convenções do Bioparque Pantanal, o encontro com o ministro do Turismo, Celso Sabino, marcou a realização de mais uma edição do “MTur Itinerante”, que descentraliza a atuação da Pasta, levando a todo o país opções para avançar com o turismo local.

As iniciativas incluem a disponibilidade de crédito para financiamentos por meio do Fungetur (Fundo Geral de Turismo), que proporciona recursos com condições diferenciadas a empreendedores privados do segmento, como agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares.

O ministro Celso Sabino destacou a aproximação do MTur com as necessidades do setor em todo o país. “A gente tem, com isso, descentralizado as ações, levando o Ministério do Turismo em cada estado da Federação e mostrando o quanto ficou mais simples, mais fácil e mais célere o Estado apoiar a iniciativa privada. Agora, nós estamos atuando nessa direção: fortalecer o empreendedor a gerar emprego, a ampliar, a construir, a equipar. Contem conosco, muito obrigado! Viva o turismo no Mato Grosso do Sul”, declarou.

O ministro do Turismo voltou a defender a necessidade do fortalecimento do ecoturismo sustentável no Brasil. “A melhor forma de preservarmos o meio ambiente, de combatermos a acentuada mudança climática que o mundo vem vivendo, é através da exploração do ecoturismo sustentável. Desenvolvendo as populações que vivem nas regiões do Pantanal, em Bonito, em todo o país, na Floresta Amazônica, dando alternativa para o cidadão se desenvolver, ter renda, criar seus filhos com qualidade de vida e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente”, apontou Celso Sabino.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, falou sobre o anúncio do Fungetur feito pelo ministro. “O fundo não é uma novidade, então esperamos que ele venha mais acessível aos empresários, com taxa de juros ainda menor. O Governo Federal atual tem uma pegada de redução de juros para facilitar os investimentos. E o turismo voltou a todo vapor, ano passado foi o melhor ano do turismo no Estado. Muitos empresários sofreram um baque muito grande nos dois anos de pandemia, mas agora eu entendo que eles conseguiram se normalizar e estão prontos para fazer novos investimentos”.

Wendling também apresentou ao ministro Sabino, e ao trade presente, as ações de promoção e divulgação desenvolvidas pela Fundação de Turismo de MS para o fomento do turismo. Falou também do lançamento da Alumia, a nova plataforma de inteligência turística de Mato Grosso do Sul baseada em Big Data. O MTur já sinalizou que quer o apoio de MS no desenvolvimento de uma plataforma semelhante, com dados de todo o país, para atender ao público nacional.

Fungetur

Operado a partir de verbas do MTur, o Fungetur é disponibilizado por 24 instituições financeiras credenciadas em todo o país. O fundo permite obter crédito de até R$ 15 milhões, com juros de até 8% ao ano e até 5 anos de carência. Recentemente, o Ministério do Turismo repassou R$ 201 milhões para a oferta de financiamentos do Fungetur por nove agentes credenciados, sendo R$ 64,5 milhões à Cresol Sicoper e R$ 45,1 milhões à Cresol Baser, que atendem o Mato Grosso do Sul.

O “MTur Itinerante” também estimula à formalização do setor, com a apresentação dos benefícios do registro das atividades turísticas no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), que incluem, por exemplo, o acesso ao Fungetur. O registro no Cadastur é gratuito e obrigatório para sete categorias de atividades do setor: acampamentos turísticos; agências de turismo; meios de hospedagem; organizadoras de eventos; parques temáticos; transportadoras turísticas e guias de turismo. As inscrições devem ser feitas no site do Ministério do Turismo. (Saiba mais AQUI)

 

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Turismo

Para estimular turismo em MS, Governo do Estado lança Feira Internacional de Destinos Inteligentes

A FIDI é um encontro que se propõe a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI (Destinos Turísticos Inteligentes).

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Como parte das ações desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, para fomentar o turismo em diferentes regiões do Estado, a 2ª Feira Internacional de Destinos Inteligentes, a FIDI 2025, foi lançada ontem (27), em Campo Grande.

O governador Eduardo Riedel participou do evento, juntamente com o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling e o secretário Marcelo Miranda, da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). A FIDI 2025 será realizada em Bonito, de 19 a 24 de março de 2025.

“A sustentabilidade tem permeado todos os seguimentos econômicos do Estado. E sustentabilidade é sinônimo de desenvolvimento e de perspectiva futura, a gente tem levado isso muito a sério dentro do governo. E temos conseguido traduzir todo esse ambiente de preservação da nossa biodiversidade, de descarbonização da economia, de manutenção dos nossos mananciais hídricos, em recursos financeiros e economia para o desenvolvimento da sociedade. E o FIDI faz parte desse processo, do investimento que governo e entidades parceiras atuam e realizam para poder consolidar essa posição”, disse Riedel.

A FIDI é um encontro que se propõe a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI (Destinos Turísticos Inteligentes). O evento, que tem relevância internacional, é organizado pelo Instituto Cidades do Futuro (representado no Brasil pela empresa Cidades do Futuro SEL), com apoio da FundturMS, Prefeitura Municipal de Bonito, Sistema Fiems, Fundect e Sebrae-MS.

“A Feira Internacional de Destinos Inteligentes, em Bonito, será de 19 a 22 de março de 2025. E, no mês seguinte, outro grande evento internacional, que é o Adventure Elevator Latin America, que é focado no mercado de ecoturismo e turismo de aventura, onde a gente vai receber mais de 300 operadores e imprensa internacional no melhor destino de ecoturismo do Brasil”, disse Wendling.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Turismo

Turismo de MS promove workshop com operadores durante Festival do Japão em Campo Grande

A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

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No último final de semana, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul realizou um workshop com capacitação e rodada de negócios focado em operadores que trabalham com o mercado japonês. A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

Foram quatro operadores atendidos pelo trade turístico sul-mato-grossense, com troca de informações sobre o comportamento e as necessidades dos turistas japoneses. Na ocasião, o diretor de Promoção e Mercado da FundturMS, Breno Amorim, fez uma apresentação para os operadores sobre os destinos de Mato Grosso do Sul.

No domingo (17) os participantes iniciaram um famtour para conhecerem de perto as regiões turísticas Bonito/Serra da Bodoquena e Pantanal. A ideia é que a viagem de familiarização contribua para a estruturação de pacotes de acordo com o perfil do público deles.

O Festival do Japão

De 15 a 17 de novembro de 2024 aconteceu o Festival do Japão de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, no Bosque Expo, com o objetivo de promover a cultura japonesa, seus valores e conhecimentos.

A ideia é também transmitir este legado para gerações futuras, fortalecer o entendimento e a valorização das ricas tradições dentro da comunidade sul-mato-grossense e promover a exposição de serviços e produtos e incentivar pequenos negócios.

O mercado japonês está entre os dez maiores emissores aéreos internacionais de turistas para os principais destinos de Mato Grosso do Sul.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Turismo

MS leva turismo e ativação gastronômica em mais uma edição do WTM Londres

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais

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Mais uma vez Mato Grosso do Sul marca forte presença no WTM Londres (World Travel Market). O evento, que acontece de 5 a 7 de novembro no Excel London, UK é considerado um dos eventos mais importantes da indústria de viagens e turismo para construir relacionamentos e fazer negócios.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul fala sobre a participação do Estado em mais uma edição do WTM Londres, uma das mais importantes e maiores feiras de turismo do mundo. “MS sempre vai muito forte, pois é um dos nossos principais mercados. Este ano novamente com ativação da cozinha show do chef Paulo Machado para reforçar o produto Rota Gastronômica Pantaneira, dessa vez com o tema Águas”, destaca.

No dia 06 de novembro, às 12h, o chef Paulo Machado fará uma degustação para divulgação da Rota no estande da Embratur, por meio de um cooking show para 200 pessoas. Serão apresentados alguns pratos típicos como: chipaguaçu, cestinha crocante de peixe, peixe a urucum, bolo Souza e drink de mate cocido afim de enriquecer a percepção do público internacional sobre a gastronomia sul-mato-grossense, bem como a percepção da gastronomia local como produto turístico.

O Chef Paulo Machado é um dos grandes nomes da gastronomia brasileira e sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal: Mato Grosso do Sul. Em parceria com o Sebrae MS, a FundturMS está realizando o projeto gastronômico ‘2ª Rota Gastronômica Pantaneira’ onde mostra o ambiente pantaneiro ligado ao universo das águas em cenários como restaurantes à beira-rio, barcos-hotéis, pousadas, pesqueiros e cidades que nascem às margens do Rio Paraguai, como Porto Murtinho e Corumbá.

“Teremos também um espaço juntamente com a Embratur, com atendimentos agendados e atendimento ao público, operadores de turismo, agentes de viagens e imprensa. Buscaremos novas parcerias para fortalecer ainda mais os destinos de Mato Grosso do Sul, que são muito procurados pelo público inglês, especialmente Pantanal e observação de aves e sempre conectando Bonito/Serra da Bodoquena e Campo Grande dos Ipês como uma importante rota”, finaliza Wendling.

Segundo dados da plataforma Alumia, do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, de janeiro a agosto de 2024 o Reino Unido representou 4,5% da emissão de turistas internacionais para MS. Isso representa o 7º lugar no ranking e o 4º maior emissor europeu para o Estado no período.

O WTM London

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais. Em 2024, 44 anos depois, o WTM London reunirá cerca de 5.000 expositores de 184 países e regiões, mais de 51.000 participantes e movimentará em média 2,8 bilhões de libras em negócios na indústria do turismo.

O WTM London reúne a comunidade internacional de viagens de lazer; fornecendo inspiração, educação e benchmarking para profissionais do turismo, ao mesmo tempo que oferece aos expositores um local para fazer negócios e mostrar seus serviços à imprensa internacional. Além disso, realiza anualmente o maior encontro de mídia global para o setor de viagens.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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