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Turismo

Plataforma Alumia completa um mês e inova no turismo de Mato Grosso do Sul

A plataforma surgiu para desmitificar o entendimento de que os dados são complicados.

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A Plataforma de Inteligência Turística de Mato Grosso do Sul, Alumia, completa hoje (26) um mês de lançamento e já demonstra grandes resultados para o turismo. A plataforma se diferencia no mercado por unir dados de fontes oficiais, fontes primárias e Big Data. Completa, a plataforma permite entender o turismo como um todo, pelo viés da aviação, transporte terrestre, visitação em atrativos, perfil dos visitantes, alojamentos e muito mais.

Desenvolvido pela Sprint Dados e idealizado pela Fundtur/MS (Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul), o projeto foi realizado em parceria com o IPF (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio). A plataforma surgiu para desmitificar o entendimento de que os dados são complicados.

A intenção é abastecer com dados, os empresários e gestores do setor para ajudá-los a fazer as escolhas certas para o seu negócio. Além de permitir  leitura assertiva dos dados de Mato Grosso do Sul e trazer respostas às dúvidas dos empresários na hora de traçar a melhor estratégia, para aproveitar as oportunidades de mercado. A Ceo da Sprint Dados, Rayane Ruas, explica que para Alumia existir foi necessário um intenso trabalho de curadoria e seleção de dados.

“As informações têm os diferentes níveis de recortes geográficos, nacional, estadual, regional, municipal. São diversos os geradores e fornecedores dos dados. Mesmo o Big Data, apresenta desafios na disponibilidade de dados que nos permitam analisar e compreender. Então, o trabalho da Sprint foi no sentido de selecionar qual dado traria maior confiabilidade e segurança, que permitisse que os gestores se entendessem e compreendessem na individualidade, mas também que pudessem se comparar com outros municípios ou com os dados do Estado”.

Neste primeiro mês que a Alumia está disponível para uso e acesso do público em geral. “Estou muito feliz que a Alumia, essa ferramenta tão inovadora, já completa um mês. Estamos agora numa fase importante que é a disseminação da plataforma e suas funcionalidades para os gestores e trade sul-mato-grossenses. Vamos também começar a fazer capacitações para que eles possam usar bem a ferramenta, que é o mais importante agora, como ela vai ser usada pelo nosso público e também pelos investidores. A Fundação de Turismo vai usá-la muito para mostrar informações relevantes para investidores e empreendedores de fora do Estado, para aquele que quer instalar novos negócios em MS. A partir do momento que a Alumia começar a gerar cada vez mais informações, tenho certeza que vão melhorar as minhas tomadas de decisão”, disse o diretor-presidente da Fundtur/MS, Bruno Wendling.

Diversos painéis da Alumia foram atualizados com os dados mais recentes disponibilizados pelas diversas fontes e novos dados foram inseridos, tais como: empresas abertas e fechadas e, ainda, o perfil do turista de 2023 de Bonito em complementação à série histórica disponibilizada no lançamento. A gerente do Observatório do Turismo estadual e coordenadora da Alumia, Danielle Cardoso de Moura, destaca os próximos passos da plataforma.

“Estamos numa fase de difusão da ferramenta, apresentando num primeiro momento nas universidades para os cursos de graduação e pós-graduação de Turismo. Entretanto, entre os meses de outubro e novembro de 2023, estão programados workshops presenciais e híbridos junto a diversos segmentos, entre eles de gestão pública, alojamento, agenciamento e transportes, dentre outros atores, de modo a demonstrar a aplicabilidade da plataforma no melhor direcionamento dos negócios turísticos. A ideia é nos aproximar daqueles que estão na linha de frente da atividade turística sul-mato-grossense, identificar as lacunas a serem preenchidas rumo a decisões mais assertivas e posicionamento de mercado”, explica.

O Governo do Estado investiu R$ 1 milhão para tornar a Alumia uma realidade. A plataforma é direcionada à gestão pública e privada, onde os dados ajudam gestores, empresários e proprietários de empreendimentos turísticos a melhorarem a gestão e a atratividade do turismo.

Navegue na Alumia

A Alumia está dividida em 5 módulos que são: Informações Gerais, Aéreo, Motores de Busca, Redes Sociais e Alojamento. O módulo “Informações Gerais” está na área pública do portal e para acessar os demais módulos é necessário fazer um cadastro gratuito no www.alumia.tur.br.

No módulo “Informações Gerais” há dados de pesquisas primárias de fontes oficiais, do observatório da Fundtur/MS e indicadores turísticos relacionados à demanda geral do Estado. Já o módulo “Aéreo” apresenta dados e informações sobre a malha aérea do Estado do Mato Grosso do Sul, como voos ativos, ticket médio, origem e comportamento de compra.

O módulo “Motores de busca” mostra uma evolução de busca no Google por viagens realizadas, apresentando informações a partir de destinos, atrações e principais palavras-chaves. No módulo “Redes Sociais” é possível compreender o comportamento online a partir da extração e processamento dos posts e interações em linguagem natural de redes sociais, sites e blogs. Por fim, o módulo “Alojamento” permite a compreensão de como se dá o alojamento no Estado e seus destinos, com métricas de avaliação, preço médio, ocupação, evolução de preços, dentre outras.

Em seu primeiro mês de publicação, a Alumia já recebeu mais de 3,4 mil acessos, e mais de 410 cadastros já foram realizados para navegar nos módulos internos que contém o Big Data. O acesso aos módulos é totalmente gratuito, condicionado apenas ao cadastro para maior segurança da informação.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

 

Turismo

Pioneiro em mergulho técnico, MS marca presença na maior feira da América Latina no segmento

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Mato Grosso do Sul será um dos grandes destaques da 7ª edição do Scuba Diving Show Brasil, o mais relevante evento de mergulho da América Latina, que acontece nos dias 1 e 2 de agosto, no Centro Universitário SENAC Santo Amaro, em São Paulo. Aberto ao público mediante inscrição gratuita, o evento reúne os principais nomes do mergulho recreativo, técnico, livre e de segurança pública do continente, além de mais de 30 expositores do trade turístico e da cadeia de mergulho nacional e internacional.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, este é o primeiro evento que MS participa no segmento. “Vamos nos posicionar mais em eventos segmentados como esse. Além das atividades de flutuação já bem conhecidas, a região de Bonito / Serra da Bodoquena também é um destino fantástico para mergulho em águas cristalinas e também muito forte no mergulho em cavernas. Isso é de fato um diferencial e é importante estarmos presentes num evento como o Scuba Diving Show para nos comunicarmos melhor com o público especializado”.

Único destino brasileiro presente no evento, MS terá estande promocional, ações de relacionamento e um treinamento especial sobre a diversidade dos seus atrativos voltados ao turismo de natureza, aventura e, especialmente, ao mergulho em águas doces e cristalinas. Cidades da região turística Bonito / Serra da Bodoquena estarão em evidência como destinos de experiências únicas em rios transparentes, cavernas, nascentes e aquários naturais.

Representantes da Fundação de Turismo e do trade especializado em mergulho de Mato Grosso do Sul estarão presentes na programação técnica e nas atividades de networking, reforçando o posicionamento do Estado como um dos principais destinos para mergulho em água doce do mundo, onde todos os atrativos para a prática da atividade possuem SGS (Sistema de Gestão de Segurança).

“A participação do MS no Scuba Diving Show reforça nosso compromisso em promover os destinos de forma estratégica, diretamente para um público apaixonado por natureza, conservação ambiental e aventura. É uma vitrine essencial para Mato Grosso do Sul”, relata Breno Amorim, diretor de Promoção e Mercado da Fundtur MS.

O evento contará com uma agenda intensa de palestras, workshops e demonstrações práticas nos auditórios do SENAC, abordando temas que vão da medicina do mergulho ao turismo especializado.

Referência nacional em mergulho técnico

Reconhecido internacionalmente por suas águas cristalinas e práticas sustentáveis, Mato Grosso do Sul também se destaca como pioneiro em mergulho técnico no Brasil. Em 2021, foi realizado em Bonito o primeiro curso nacional de Mergulho em Caverna, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de MS (CBMMS) em parceria com a prefeitura de Bonito. A formação especializada foi conduzida pelo major Ronaldo Possato, instrutor da agência americana IANTD, e capacitou seis bombeiros militares – quatro sul-mato-grossenses e dois do Espírito Santo – para atuar em ambientes de mergulho de alto risco.

Débora Bordin, comunicação Fundtur MS
Foto: Ronaldo Cezar Possato Venâncio

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Turismo

Turismo Acessível ganha força em Mato Grosso do Sul com experiências reais de inclusão

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A Fundtur MS promoveu com visitas técnicas, vivências e diálogo com empreendedores e gestores públicos na região turísticas Bonito / Serra da Bodoquena

Com o objetivo de tornar o turismo um direito efetivo para todas as pessoas, a Fundtur MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) vem fortalecendo o Programa Turismo Acessível e Inclusivo — uma política pública que alia planejamento, formação técnica e sensibilidade social.

Entre os dias 30 de maio e 4 de julho, o Estado promoveu um Famtour na região turística Bonito / Serra da Bodoquena, reunindo vivências práticas, visitas técnicas e diálogo com empreendedores, gestores e profissionais com deficiência visual.

A ação envolveu a participação da equipe da Fundação, com destaque para a coordenadora do programa, Telma Nantes, e os técnicos Bolivar Porto, Audier Gomes e Oscar Martinez. Durante o roteiro, foram experimentadas diversas atividades em atrativos naturais e culturais, todas avaliadas sob a ótica da acessibilidade e da inclusão.

O roteiro

Em Bonito, as trilhas, cavalgadas e passeios contemplativos do Parque Ecológico do Rio Formoso mostraram que é possível unir segurança, lazer e natureza de forma acessível. A proposta do empreendimento é promover melhorias contínuas para garantir inclusão plena.

Já na Nascente Azul, o uso de trilhas táteis, rampas, decks acessíveis e equipe capacitada permitiu a participação de pessoas com deficiência em atrações como pêndulo humano e tirolesa, com mediação sensorial e tecnologia assistida.

A Casa da Memória Raída ofereceu uma imersão cultural sensível e inclusiva, com apresentações e objetos táteis voltados à valorização das raízes de Bonito. A acessibilidade foi ainda mais desafiada e superada em uma experiência de voo de asa delta com adaptação para participantes cegos. O empresário Marcelo Viva destacou o impacto transformador da atividade e o aprendizado gerado.

A trilha no Buraco das Araras encerrou o circuito com uma vivência sensorial rica em sons, espacialidade e mediação acessível. Guias de turismo relataram a importância da experiência para compreender, na prática, como descrever ambientes e torná-los inclusivos.

Turismo para todos

Além das visitas, o Famtour incluiu reuniões com gestores municipais, parlamentares e representantes do Executivo. As agendas institucionais reforçaram a proposta da Fundtur MS de articular o turismo acessível como política pública contínua, com foco inicial na região Bonito – Serra da Bodoquena e expansão planejada para todo o MS.

No encerramento do roteiro, o grupo visitou o Bioparque Pantanal, em Campo Grande — maior circuito de aquários de água doce e um dos maiores centros de biodiversidade do mundo, referência nacional em acessibilidade arquitetônica e comunicacional. A visita contou com audiodescrição e recursos táteis, consolidando o espaço como modelo de turismo inclusivo.

Para Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur, o programa reafirma que “o turismo é um direito de todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, sensoriais, intelectuais ou sociais”. A coordenadora Telma Nantes destaca que “garantir acessibilidade é um imperativo ético e civilizatório”, afirmando que o programa busca eliminar barreiras históricas e garantir pertencimento.

Já o consultor Audier Gomes reforça a importância da acessibilidade como diferencial de qualidade e sustentabilidade. “Mato Grosso do Sul se tornou referência nacional ao adotar políticas públicas robustas e proativas”, afirma.

Para Edson Moroni, gerente de Estruturação e Inovação da Oferta Turística da Fundtur, fomentar o turismo acessível é também uma estratégia de desenvolvimento. “Mais do que justiça social, é uma forma inteligente de ampliar o público, fortalecer territórios e consolidar o Brasil como um destino que acolhe todas as pessoas”, conclui.

Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS
Fotos: Bolivar Porto

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Turismo

Dourados capacita servidores para o fortalecimento do turismo

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Formação envolveu gestores da área de turismo de todo Mato Grosso do Sul. Divulgação/Assecom

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,  participou do curso de capacitação de gestores públicos municipais de turismo de Mato Grosso do Sul, que aconteceu entre os dias 09 e 11 de abril, em Campo Grande. Promovida no Sebrae Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a capacitação teve como objetivo propiciar aos gestores públicos municipais das pastas turísticas, conhecimentos técnicos para uma gestão de qualidade em políticas públicas do setor, além de qualificar os responsáveis pela formulação, planejamento e implementação de projetos dos municípios pertencentes ao estado de Mato Grosso do Sul.

Para Rejane Sinaila, responsável pelo Departamento de Turismo da Semdes, a oportunidade é de agregar conhecimento para as atividades em Dourados e, ainda um momento para criar networking. “A capacitação agrega para nós para um trabalho de forma a  universalizar conceitos e rotinas da gestão pública do turismo em todo o Estado de Mato Grosso do Sul e, claro, troca de conhecimento entre os participantes e aperfeiçoamento das ações”, pontua.

A Semdes tem estruturado diversas ações para Dourados avançar para o fortalecimento do turismo no município, visando principalmente impulsionar a economia e fortalecer os aspectos culturais locais. A formação foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo – Fundtur, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), com apoio do Sebrae e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

Com assessoria.

 

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