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Turismo

Plataforma Alumia completa um mês e inova no turismo de Mato Grosso do Sul

A plataforma surgiu para desmitificar o entendimento de que os dados são complicados.

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A Plataforma de Inteligência Turística de Mato Grosso do Sul, Alumia, completa hoje (26) um mês de lançamento e já demonstra grandes resultados para o turismo. A plataforma se diferencia no mercado por unir dados de fontes oficiais, fontes primárias e Big Data. Completa, a plataforma permite entender o turismo como um todo, pelo viés da aviação, transporte terrestre, visitação em atrativos, perfil dos visitantes, alojamentos e muito mais.

Desenvolvido pela Sprint Dados e idealizado pela Fundtur/MS (Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul), o projeto foi realizado em parceria com o IPF (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio). A plataforma surgiu para desmitificar o entendimento de que os dados são complicados.

A intenção é abastecer com dados, os empresários e gestores do setor para ajudá-los a fazer as escolhas certas para o seu negócio. Além de permitir  leitura assertiva dos dados de Mato Grosso do Sul e trazer respostas às dúvidas dos empresários na hora de traçar a melhor estratégia, para aproveitar as oportunidades de mercado. A Ceo da Sprint Dados, Rayane Ruas, explica que para Alumia existir foi necessário um intenso trabalho de curadoria e seleção de dados.

“As informações têm os diferentes níveis de recortes geográficos, nacional, estadual, regional, municipal. São diversos os geradores e fornecedores dos dados. Mesmo o Big Data, apresenta desafios na disponibilidade de dados que nos permitam analisar e compreender. Então, o trabalho da Sprint foi no sentido de selecionar qual dado traria maior confiabilidade e segurança, que permitisse que os gestores se entendessem e compreendessem na individualidade, mas também que pudessem se comparar com outros municípios ou com os dados do Estado”.

Neste primeiro mês que a Alumia está disponível para uso e acesso do público em geral. “Estou muito feliz que a Alumia, essa ferramenta tão inovadora, já completa um mês. Estamos agora numa fase importante que é a disseminação da plataforma e suas funcionalidades para os gestores e trade sul-mato-grossenses. Vamos também começar a fazer capacitações para que eles possam usar bem a ferramenta, que é o mais importante agora, como ela vai ser usada pelo nosso público e também pelos investidores. A Fundação de Turismo vai usá-la muito para mostrar informações relevantes para investidores e empreendedores de fora do Estado, para aquele que quer instalar novos negócios em MS. A partir do momento que a Alumia começar a gerar cada vez mais informações, tenho certeza que vão melhorar as minhas tomadas de decisão”, disse o diretor-presidente da Fundtur/MS, Bruno Wendling.

Diversos painéis da Alumia foram atualizados com os dados mais recentes disponibilizados pelas diversas fontes e novos dados foram inseridos, tais como: empresas abertas e fechadas e, ainda, o perfil do turista de 2023 de Bonito em complementação à série histórica disponibilizada no lançamento. A gerente do Observatório do Turismo estadual e coordenadora da Alumia, Danielle Cardoso de Moura, destaca os próximos passos da plataforma.

“Estamos numa fase de difusão da ferramenta, apresentando num primeiro momento nas universidades para os cursos de graduação e pós-graduação de Turismo. Entretanto, entre os meses de outubro e novembro de 2023, estão programados workshops presenciais e híbridos junto a diversos segmentos, entre eles de gestão pública, alojamento, agenciamento e transportes, dentre outros atores, de modo a demonstrar a aplicabilidade da plataforma no melhor direcionamento dos negócios turísticos. A ideia é nos aproximar daqueles que estão na linha de frente da atividade turística sul-mato-grossense, identificar as lacunas a serem preenchidas rumo a decisões mais assertivas e posicionamento de mercado”, explica.

O Governo do Estado investiu R$ 1 milhão para tornar a Alumia uma realidade. A plataforma é direcionada à gestão pública e privada, onde os dados ajudam gestores, empresários e proprietários de empreendimentos turísticos a melhorarem a gestão e a atratividade do turismo.

Navegue na Alumia

A Alumia está dividida em 5 módulos que são: Informações Gerais, Aéreo, Motores de Busca, Redes Sociais e Alojamento. O módulo “Informações Gerais” está na área pública do portal e para acessar os demais módulos é necessário fazer um cadastro gratuito no www.alumia.tur.br.

No módulo “Informações Gerais” há dados de pesquisas primárias de fontes oficiais, do observatório da Fundtur/MS e indicadores turísticos relacionados à demanda geral do Estado. Já o módulo “Aéreo” apresenta dados e informações sobre a malha aérea do Estado do Mato Grosso do Sul, como voos ativos, ticket médio, origem e comportamento de compra.

O módulo “Motores de busca” mostra uma evolução de busca no Google por viagens realizadas, apresentando informações a partir de destinos, atrações e principais palavras-chaves. No módulo “Redes Sociais” é possível compreender o comportamento online a partir da extração e processamento dos posts e interações em linguagem natural de redes sociais, sites e blogs. Por fim, o módulo “Alojamento” permite a compreensão de como se dá o alojamento no Estado e seus destinos, com métricas de avaliação, preço médio, ocupação, evolução de preços, dentre outras.

Em seu primeiro mês de publicação, a Alumia já recebeu mais de 3,4 mil acessos, e mais de 410 cadastros já foram realizados para navegar nos módulos internos que contém o Big Data. O acesso aos módulos é totalmente gratuito, condicionado apenas ao cadastro para maior segurança da informação.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

 

Turismo

Para estimular turismo em MS, Governo do Estado lança Feira Internacional de Destinos Inteligentes

A FIDI é um encontro que se propõe a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI (Destinos Turísticos Inteligentes).

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Como parte das ações desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, para fomentar o turismo em diferentes regiões do Estado, a 2ª Feira Internacional de Destinos Inteligentes, a FIDI 2025, foi lançada ontem (27), em Campo Grande.

O governador Eduardo Riedel participou do evento, juntamente com o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling e o secretário Marcelo Miranda, da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). A FIDI 2025 será realizada em Bonito, de 19 a 24 de março de 2025.

“A sustentabilidade tem permeado todos os seguimentos econômicos do Estado. E sustentabilidade é sinônimo de desenvolvimento e de perspectiva futura, a gente tem levado isso muito a sério dentro do governo. E temos conseguido traduzir todo esse ambiente de preservação da nossa biodiversidade, de descarbonização da economia, de manutenção dos nossos mananciais hídricos, em recursos financeiros e economia para o desenvolvimento da sociedade. E o FIDI faz parte desse processo, do investimento que governo e entidades parceiras atuam e realizam para poder consolidar essa posição”, disse Riedel.

A FIDI é um encontro que se propõe a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI (Destinos Turísticos Inteligentes). O evento, que tem relevância internacional, é organizado pelo Instituto Cidades do Futuro (representado no Brasil pela empresa Cidades do Futuro SEL), com apoio da FundturMS, Prefeitura Municipal de Bonito, Sistema Fiems, Fundect e Sebrae-MS.

“A Feira Internacional de Destinos Inteligentes, em Bonito, será de 19 a 22 de março de 2025. E, no mês seguinte, outro grande evento internacional, que é o Adventure Elevator Latin America, que é focado no mercado de ecoturismo e turismo de aventura, onde a gente vai receber mais de 300 operadores e imprensa internacional no melhor destino de ecoturismo do Brasil”, disse Wendling.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Turismo

Turismo de MS promove workshop com operadores durante Festival do Japão em Campo Grande

A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

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No último final de semana, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul realizou um workshop com capacitação e rodada de negócios focado em operadores que trabalham com o mercado japonês. A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

Foram quatro operadores atendidos pelo trade turístico sul-mato-grossense, com troca de informações sobre o comportamento e as necessidades dos turistas japoneses. Na ocasião, o diretor de Promoção e Mercado da FundturMS, Breno Amorim, fez uma apresentação para os operadores sobre os destinos de Mato Grosso do Sul.

No domingo (17) os participantes iniciaram um famtour para conhecerem de perto as regiões turísticas Bonito/Serra da Bodoquena e Pantanal. A ideia é que a viagem de familiarização contribua para a estruturação de pacotes de acordo com o perfil do público deles.

O Festival do Japão

De 15 a 17 de novembro de 2024 aconteceu o Festival do Japão de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, no Bosque Expo, com o objetivo de promover a cultura japonesa, seus valores e conhecimentos.

A ideia é também transmitir este legado para gerações futuras, fortalecer o entendimento e a valorização das ricas tradições dentro da comunidade sul-mato-grossense e promover a exposição de serviços e produtos e incentivar pequenos negócios.

O mercado japonês está entre os dez maiores emissores aéreos internacionais de turistas para os principais destinos de Mato Grosso do Sul.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Turismo

MS leva turismo e ativação gastronômica em mais uma edição do WTM Londres

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais

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Mais uma vez Mato Grosso do Sul marca forte presença no WTM Londres (World Travel Market). O evento, que acontece de 5 a 7 de novembro no Excel London, UK é considerado um dos eventos mais importantes da indústria de viagens e turismo para construir relacionamentos e fazer negócios.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul fala sobre a participação do Estado em mais uma edição do WTM Londres, uma das mais importantes e maiores feiras de turismo do mundo. “MS sempre vai muito forte, pois é um dos nossos principais mercados. Este ano novamente com ativação da cozinha show do chef Paulo Machado para reforçar o produto Rota Gastronômica Pantaneira, dessa vez com o tema Águas”, destaca.

No dia 06 de novembro, às 12h, o chef Paulo Machado fará uma degustação para divulgação da Rota no estande da Embratur, por meio de um cooking show para 200 pessoas. Serão apresentados alguns pratos típicos como: chipaguaçu, cestinha crocante de peixe, peixe a urucum, bolo Souza e drink de mate cocido afim de enriquecer a percepção do público internacional sobre a gastronomia sul-mato-grossense, bem como a percepção da gastronomia local como produto turístico.

O Chef Paulo Machado é um dos grandes nomes da gastronomia brasileira e sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal: Mato Grosso do Sul. Em parceria com o Sebrae MS, a FundturMS está realizando o projeto gastronômico ‘2ª Rota Gastronômica Pantaneira’ onde mostra o ambiente pantaneiro ligado ao universo das águas em cenários como restaurantes à beira-rio, barcos-hotéis, pousadas, pesqueiros e cidades que nascem às margens do Rio Paraguai, como Porto Murtinho e Corumbá.

“Teremos também um espaço juntamente com a Embratur, com atendimentos agendados e atendimento ao público, operadores de turismo, agentes de viagens e imprensa. Buscaremos novas parcerias para fortalecer ainda mais os destinos de Mato Grosso do Sul, que são muito procurados pelo público inglês, especialmente Pantanal e observação de aves e sempre conectando Bonito/Serra da Bodoquena e Campo Grande dos Ipês como uma importante rota”, finaliza Wendling.

Segundo dados da plataforma Alumia, do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, de janeiro a agosto de 2024 o Reino Unido representou 4,5% da emissão de turistas internacionais para MS. Isso representa o 7º lugar no ranking e o 4º maior emissor europeu para o Estado no período.

O WTM London

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais. Em 2024, 44 anos depois, o WTM London reunirá cerca de 5.000 expositores de 184 países e regiões, mais de 51.000 participantes e movimentará em média 2,8 bilhões de libras em negócios na indústria do turismo.

O WTM London reúne a comunidade internacional de viagens de lazer; fornecendo inspiração, educação e benchmarking para profissionais do turismo, ao mesmo tempo que oferece aos expositores um local para fazer negócios e mostrar seus serviços à imprensa internacional. Além disso, realiza anualmente o maior encontro de mídia global para o setor de viagens.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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