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Turismo

Prefeito entrega monumento “Jatobá” resgatando a história de Três Lagoas

O pé de Jatobá, era um patrimônio histórico de Três Lagoas, por meio do decreto nº06/1982, assinado pelo então prefeito, Lucio Queiroz Moreira

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Mais um capítulo da história três-lagoense foi escrito nesta sexta-feira, (25 de agosto), com a entrega do monumento histórico, conhecido como “Jatobá”, localizado na Avenida Filinto Muller, árvore centenária que foi um patrimônio da cidade.

A Prefeitura de Três Lagoas por meio da Diretoria de Turismo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia e Turismo (SEDECTT) e pela Diretoria de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), realizou cerimônia de entrega e descerramento da placa, com importantes figuras que fazem parte dessa história.

O pé de Jatobá, era um patrimônio histórico de Três Lagoas, por meio do decreto nº06/1982, assinado pelo então prefeito, Lucio Queiroz Moreira. A centenária árvore permaneceu até 14 de março de 2013 no local, porém estava se decompondo, e para evitar risco a população, pois era localizada na via pública, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), recomendou a remoção.

Durante seu discurso, o chefe de gabinete e secretário da SEDECT, José Aparecido de Moraes, lembrou que em uma visita do prefeito Angelo Guerreiro ao pátio do D.O.S, achou o tronco abandonado e aquilo o deixou indignado, pois fazia parte da história da cidade. E um dos seus primeiros atos assim que assumiu a gestão foi plantar outra muda no local e iniciar o processo de resgate.

A diretora de Meio Ambiente, Maysa Queiroz da Costa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), que já atua há 15 anos, no setor, ressaltou que o prefeito não mediu esforços para resgatar o tronco. “Conversando com o Guerreiro ele comentou que precisávamos fazer algo, pois o Jatobá faz parte da história de Três Lagoas e não podia morrer” comentou.

Lucio Queiroz esteve presente na cerimônia e agradeceu ao Prefeito pelo gesto. “Pode parecer um gesto pequeno, algo que não tem muita importância, mas representa a nossa cidade e sua memória” ressaltou o ex-prefeito.

O prefeito Angelo Guerreiro foi empossado, no dia 31 de dezembro de 2016, às 00 horas, e seu primeiro ato à frente da Administração Municipal, no dia 1º de janeiro de 2017 foi plantar um pé da mesma árvore, no mesmo local.

No uso da sua palavra, Guerreiro destacou que o dia era um momento histórico. “Fico feliz em participar desta cerimônia, pois ela resgata um local que é ponto de referência na localização dos três-lagoenses, faz parte da memória dos mais antigos e agora voltará a ser um ponto turístico para todas as gerações” finalizou.

O tronco da árvore retornou para o antigo local, reduzido a um tronco, dos pedaços do Jatobá original, em um local onde ficará resguardado para visitação da população, tornando-se mais um ponto turístico de Três Lagoas.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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Turismo

Para estimular turismo em MS, Governo do Estado lança Feira Internacional de Destinos Inteligentes

A FIDI é um encontro que se propõe a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI (Destinos Turísticos Inteligentes).

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Como parte das ações desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, para fomentar o turismo em diferentes regiões do Estado, a 2ª Feira Internacional de Destinos Inteligentes, a FIDI 2025, foi lançada ontem (27), em Campo Grande.

O governador Eduardo Riedel participou do evento, juntamente com o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling e o secretário Marcelo Miranda, da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). A FIDI 2025 será realizada em Bonito, de 19 a 24 de março de 2025.

“A sustentabilidade tem permeado todos os seguimentos econômicos do Estado. E sustentabilidade é sinônimo de desenvolvimento e de perspectiva futura, a gente tem levado isso muito a sério dentro do governo. E temos conseguido traduzir todo esse ambiente de preservação da nossa biodiversidade, de descarbonização da economia, de manutenção dos nossos mananciais hídricos, em recursos financeiros e economia para o desenvolvimento da sociedade. E o FIDI faz parte desse processo, do investimento que governo e entidades parceiras atuam e realizam para poder consolidar essa posição”, disse Riedel.

A FIDI é um encontro que se propõe a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI (Destinos Turísticos Inteligentes). O evento, que tem relevância internacional, é organizado pelo Instituto Cidades do Futuro (representado no Brasil pela empresa Cidades do Futuro SEL), com apoio da FundturMS, Prefeitura Municipal de Bonito, Sistema Fiems, Fundect e Sebrae-MS.

“A Feira Internacional de Destinos Inteligentes, em Bonito, será de 19 a 22 de março de 2025. E, no mês seguinte, outro grande evento internacional, que é o Adventure Elevator Latin America, que é focado no mercado de ecoturismo e turismo de aventura, onde a gente vai receber mais de 300 operadores e imprensa internacional no melhor destino de ecoturismo do Brasil”, disse Wendling.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Turismo

Turismo de MS promove workshop com operadores durante Festival do Japão em Campo Grande

A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

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No último final de semana, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul realizou um workshop com capacitação e rodada de negócios focado em operadores que trabalham com o mercado japonês. A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.

Foram quatro operadores atendidos pelo trade turístico sul-mato-grossense, com troca de informações sobre o comportamento e as necessidades dos turistas japoneses. Na ocasião, o diretor de Promoção e Mercado da FundturMS, Breno Amorim, fez uma apresentação para os operadores sobre os destinos de Mato Grosso do Sul.

No domingo (17) os participantes iniciaram um famtour para conhecerem de perto as regiões turísticas Bonito/Serra da Bodoquena e Pantanal. A ideia é que a viagem de familiarização contribua para a estruturação de pacotes de acordo com o perfil do público deles.

O Festival do Japão

De 15 a 17 de novembro de 2024 aconteceu o Festival do Japão de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, no Bosque Expo, com o objetivo de promover a cultura japonesa, seus valores e conhecimentos.

A ideia é também transmitir este legado para gerações futuras, fortalecer o entendimento e a valorização das ricas tradições dentro da comunidade sul-mato-grossense e promover a exposição de serviços e produtos e incentivar pequenos negócios.

O mercado japonês está entre os dez maiores emissores aéreos internacionais de turistas para os principais destinos de Mato Grosso do Sul.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

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Turismo

MS leva turismo e ativação gastronômica em mais uma edição do WTM Londres

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais

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Mais uma vez Mato Grosso do Sul marca forte presença no WTM Londres (World Travel Market). O evento, que acontece de 5 a 7 de novembro no Excel London, UK é considerado um dos eventos mais importantes da indústria de viagens e turismo para construir relacionamentos e fazer negócios.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul fala sobre a participação do Estado em mais uma edição do WTM Londres, uma das mais importantes e maiores feiras de turismo do mundo. “MS sempre vai muito forte, pois é um dos nossos principais mercados. Este ano novamente com ativação da cozinha show do chef Paulo Machado para reforçar o produto Rota Gastronômica Pantaneira, dessa vez com o tema Águas”, destaca.

No dia 06 de novembro, às 12h, o chef Paulo Machado fará uma degustação para divulgação da Rota no estande da Embratur, por meio de um cooking show para 200 pessoas. Serão apresentados alguns pratos típicos como: chipaguaçu, cestinha crocante de peixe, peixe a urucum, bolo Souza e drink de mate cocido afim de enriquecer a percepção do público internacional sobre a gastronomia sul-mato-grossense, bem como a percepção da gastronomia local como produto turístico.

O Chef Paulo Machado é um dos grandes nomes da gastronomia brasileira e sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal: Mato Grosso do Sul. Em parceria com o Sebrae MS, a FundturMS está realizando o projeto gastronômico ‘2ª Rota Gastronômica Pantaneira’ onde mostra o ambiente pantaneiro ligado ao universo das águas em cenários como restaurantes à beira-rio, barcos-hotéis, pousadas, pesqueiros e cidades que nascem às margens do Rio Paraguai, como Porto Murtinho e Corumbá.

“Teremos também um espaço juntamente com a Embratur, com atendimentos agendados e atendimento ao público, operadores de turismo, agentes de viagens e imprensa. Buscaremos novas parcerias para fortalecer ainda mais os destinos de Mato Grosso do Sul, que são muito procurados pelo público inglês, especialmente Pantanal e observação de aves e sempre conectando Bonito/Serra da Bodoquena e Campo Grande dos Ipês como uma importante rota”, finaliza Wendling.

Segundo dados da plataforma Alumia, do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, de janeiro a agosto de 2024 o Reino Unido representou 4,5% da emissão de turistas internacionais para MS. Isso representa o 7º lugar no ranking e o 4º maior emissor europeu para o Estado no período.

O WTM London

A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais. Em 2024, 44 anos depois, o WTM London reunirá cerca de 5.000 expositores de 184 países e regiões, mais de 51.000 participantes e movimentará em média 2,8 bilhões de libras em negócios na indústria do turismo.

O WTM London reúne a comunidade internacional de viagens de lazer; fornecendo inspiração, educação e benchmarking para profissionais do turismo, ao mesmo tempo que oferece aos expositores um local para fazer negócios e mostrar seus serviços à imprensa internacional. Além disso, realiza anualmente o maior encontro de mídia global para o setor de viagens.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

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