Connect with us

Segurança Pública

Água Clara, Servíria e Três Lagoas tiveram redução de 28% nos crimes de homicídio doloso

Os bons resultados alcançados na região de Três Lagoas se dão por diversos fatores, entre eles, o planejamento estratégico que vai de 2023 a 2026.

Publicado

on

A região de Três Lagoas, que abrange os municípios de Água Clara, Selvíria e Três Lagoas conta uma população de 161.680 habitantes e, conforme levantamento de índices criminais monitorados pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), entre os meses de janeiro e julho nos anos de 2022 e 2023 foi identificada redução de 28,6% nos crimes de Homicídio Doloso (14 no ano passado e 10 este ano).
Os crimes de roubo também tiveram considerável redução passando de 79 casos registrados e 2022, para 61 este ano (-22,8%). Roubos de veículos apontam redução de -66,7%. Foram anotados 6, no ano passado, e apenas 2, em 2023.
De acordo com o tenente-coronel Mauro César Sales Ormay, os bons resultados alcançados na região de Três Lagoas se dão por diversos fatores, entre eles, o planejamento estratégico que vai de 2023 a 2026. “Alinhado a tudo isso tem a união das forças de segurança de nosso Estado, que tem dado um grande resultado e também os investimentos do Governo na Segurança Pública. As ações desenvolvidas pelo Estado (através das forças de segurança) refletem na sociedade. Tivemos investimentos em viaturas, armamento de última geração, investimentos nas estruturas dos quarteis… E tudo isso vem a somar nos resultados obtidos pela polícia militar”, destaca.
“Nos últimos anos tivemos investimentos em capacitações, cursos e promoções e isso tudo vai agregando para que o nosso servidor trabalhe com mais confiança. Isso tudo incentiva nosso policial a querer trabalhar. O nosso policiamento ostensivo e preventivo está sendo feito com maior qualidade. A gestão de cada comandante de batalhão através do planejamento estratégico e através dos seus comandantes de área também. Isso tudo vem a somar para manutenção dos baixos índices de criminalidade. E quem ganha com isso realmente é a sociedade. Nós temos assim uma sociedade mais segura”, avalia.
Município de Água Clara (Foto: Divulgação)
Os municípios de Água Clara e Selivíria não tiveram registro de roubos contra o patrimônio de janeiro a julho deste ano.
Já os números de furtos, em Água Clara, apontaram redução de 17,9%, passando de 78, em 2022, para 64, este ano. Selvíria teve que de -43% nos crimes de Furto. Foram 100 registros no ano passado e 57 este ano.
O maior município da região, abrangendo uma polução de 136.512 habitantes, Três Lagoas não teve registro de feminicídio em 2023. Já os casos de homicídio doloso tiverem redução de -30% (10 em 200, contra 7 neste ano).
Os crimes de roubo passaram de 79 para 57. Redução de -27,8%. Já os furtos diminuíram de 1.519 no ano passado, para 1.321 este ano (-13%).
O delegado regional de Três Lagoas, Ailton Pereira de Freitas salienta o recebimento de recursos humanos (investigadores, escrivães e delegados) que permitiram o andamento de inquéritos policiais e realizam de trabalhos externos como a conclusão de algumas investigações. “Com isso é possível a realização de investigações mais complicadas, realização de operações, blitzes… Ajudou muito no combate à criminalidade. Além, é claro, dos recursos matérias como viaturas, coletes, armamento. Isso fez com que as equipes ficassem mais ativas e animadas com o trabalho, o que resultou na diminuição de alguns índices. Mas temos que estar sempre atuantes para manter esses bons índices e melhorar cada vez mais a segurança pública na nossa região”.
Ele destaca também o trabalho conjunto com as forças de segurança. “A troca de informações com as forças policiais (Polícia Militar, PRF, Polícia Federal, Polícia Penal) contribuiu muito para diminuição da criminalidade e são ações que a gente pretende manter, porque quem ganha é a comunidade em geral”, concluiu.
(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança Pública

Prefeitura de Dourados realiza blitz educativa para marcar o Dia do Motorista

Publicado

on

Blitz educativa abordou necessidade de se respeitar as leis de trânsito- Fotos: Divulgação- Assecom

A Prefeitura de Dourados realizou na manhã desta sexta-feira uma blitz educativa para marcar o Dia do Motorista, uma data nacional criada pelo Decreto número 63.461, de 21 de outubro de 1968. A ação foi coordenada pela Escola Pública de Trânsito, “Prefeito José Elias Moreira”, que é subordinada à Agência Municipal de Transportes e Trânsito de Dourados (Agetran). A blitz, que envolveu agentes da Agetran e da Guarda Municipal de Dourados, foi marcada pela distribuição de panfleto informativo aos condutores que passaram pela Praça Antônio João, na Avenida Marcelino Pires.

A diretora-geral da Escola Pública de Trânsito, Márcia Nonato, explica que a celebração do Dia do Motorista é tradicional em Dourados. “Hoje é o dia de reconhecer o papel fundamental dos motoristas na mobilidade e segurança viária da nossa cidade”, enfatizou. “Motoristas responsáveis ajudam a prevenir acidentes e contribuem para um trânsito mais seguro, pacificado e humanizado para todos”, completa Márcia Nonato.

Ao serem abordados, na manhã desta quinta-feira (25), os motoristas recebiam panfleto e também orientação dos agentes que alertaram para a necessidade de se respeitar as leis de trânsito, como usar sempre o cinto de segurança; não usar o celular enquanto dirigir; respeitar os limites de velocidade; nunca dirigir sob efeito de álcool. “Mostramos aos condutores que educação, atenção e respeito no trânsito são compromissos de todos”, enfatizou Márcia Nonato.

Nesta sábado (26) a Escola de Trânsito organiza a comemoração do Dia do Motociclista e no domingo (27) vai trabalhar na organização da 34ª Festa de São Cristóvão, tradicional programação que reúne fé, tradição e conscientização sobre segurança no trânsito. Organizado pela Paróquia Santa Teresinha, no Jardim Maracanã, o evento começa neste sábado com a celebração da Santa Missa Solene às 19h.
No domingo (27), a festa tem início logo cedo, às 7h, com a tradicional carreata, com saída do Centro de Convenções Antônio Tonanni, na Avenida Guaicurus, percurso pelas avenidas até chegada na Paróquia Santa Teresinha, onde acontece a bênção dos motoristas e dos veículos. A partir das 11h, será servido o tradicional almoço comunitário, seguido, às 15h, pelo show de prêmios, com sorteio de brindes diversos, entre eles uma motocicleta.

ESCOLA DE TRÂNSITO

A Escola Pública de Trânsito, “Prefeito José Elias Moreira”, subordinada à Agência Municipal de Transportes e Trânsito de Dourados, foi criada para promover a política nacional de trânsito e executar as ações educativas e cursos destinados ao exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito.

A Escola Pública de Trânsito tem a missão de oferecer cursos definidos pelos planos e programas de educação de trânsito; de elaborar projeto político pedagógico conforme os parâmetros estabelecidos e os objetivos e diretrizes da Política Nacional de Trânsito; de gerenciar dados e informações referentes aos cursos ministrados; de disponibilizar material didático de apoio para os cursos; de propor a realização de parcerias com outros órgãos, entidades, instituições e segmentos organizados da sociedade para a execução dos cursos.

Também é missão da Escola de Trânsito incentivar e promover pesquisas e produção de conhecimento; promover e divulgar as atividades de educação no trânsito; desenvolver atividades permanentes de estudos e pesquisas voltadas para a educação de trânsito, inclusive organizando e mantendo biblioteca especializada; executar avaliações periódicas das ações implementadas; administrar, controlar e revisar o banco de questões da prova teórico-técnica; proporcionar a formação continuada para os servidores efetivos, lotado na diretoria de transporte de trânsito da Agetran; promover cursos de capacitação, aperfeiçoamento e atualização para os servidores, bem como oferecer cursos especializados e de capacitação previstas na legislação de trânsito em vigor para o público em geral.

Blitz educativa no centro de Dourados marcou a comemoração do Dia do Motorista

Continue Lendo

Segurança Pública

Patrulha Maria da Penha entra em operação com base instalada na Praça Antônio João

Publicado

on

Prefeitura destinou o espaço de uso da Guarda Municipal, situado na Praça Antônio João, para ser base da Patrulha Maria da Penha. Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados dá um importante passo em segurança pública voltada para a proteção às mulheres com o início dos atendimentos da Patrulha Maria da Penha,  comandada pela Guarda Municipal. A base do serviço foi instalada na Praça Antônio João nesta semana e a equipe atuará no acompanhamento e fiscalização das medidas protetivas em favor das mulheres vítimas de violência doméstica. “A ativação da Patrulha Maria da Penha, depois de um longo período de treinamento dos agentes, simboliza o compromisso sério, irrevogável e comprometido que nossa gestão tem com a proteção das mulheres”, enfatizou o prefeito Marçal Filho.

O ponto na área central foi escolhido de forma estratégica para permitir um deslocamento ágil da equipe para diversos bairros da cidade. Instituída pelo prefeito Marçal Filho em abril, a ação tem como objetivo principal prevenir casos de violência contra a mulher, inclusive feminicídios. “Os agentes da Guarda Municipal foram capacitados para atuar em situações que ofereçam qualquer risco à integridade física das mulheres e serão ágeis nos atendimentos às vítimas de violência doméstica”, ressaltou o prefeito.

A patrulha poderá realizar o acompanhamento da vítima, se solicitado, para que se efetive o cumprimento de ordem judicial, visando que o agressor deixe a residência ou, se necessário, acompanhar a vítima para assegurar a retirada de seus pertences do endereço onde o agressor possa estar. Esse trabalho preventivo e ostensivo da Patrulha Maria da Penha vai acabar com uma lacuna que sempre existiu na segurança pública, que é quando a mulher vítima de violência registra ocorrência contra o agressor na Delegacia de Polícia e depois tinha que voltar desprotegida para casa buscar seus pertences, correndo o risco de ser vítima de feminicídio.

O comandante da Guarda Municipal, Jamil da Costa Matos, ressalta que as equipes que vão atuar na Patrulha Maria da Penha passaram por intensa capacitação voltada para o atendimento específico ao público feminino. Outro ponte destacado por ele, é que o serviço será desenvolvido forma integrada com outros órgãos competentes, como Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), entre outras.

Ele detalha como será a atuação da Patrulha Maria da Penha. “As equipes contarão com no mínimo, uma guarda municipal mulher, sempre atuando em conexão com outros órgãos públicos”, ressalta. “Vale destacar que as equipes passaram por formação para estarem aptas a lidar com estas situações e o objetivo principal deste trabalho é tentar antever as situações de violência contra as mulheres”, afirma. Jamil da Costa Matos destacou que o serviço pode ser acionado via contatos já utilizados pelas equipes, 153 ou 199 e funciona 24 horas.

Continue Lendo

Segurança Pública

Yuri intervém por instalação de câmeras de segurança no entorno das universidades

Publicado

on

Yuri recebe relatório de segurança do Coised. Foto: Assessoria/CMD

Em uma iniciativa conjunta para enfrentar os recentes episódios de insegurança próximos às instituições de ensino superior de Dourados, a Câmara Municipal, por meio do mandato do vereador Rogério Yuri (PSDB), firmou um Acordo de Cooperação Interinstitucional com o Conselho Institucional de Segurança Pública (Coised). A proposta foi deliberada e aprovada por unanimidade durante reunião realizada em 6 de junho de 2025, com a presença do presidente do Coised, Waldir Brasil, que também chefia a Polícia Rodoviária Federal na região. O acordo prevê uma série de medidas para mitigar os riscos de crimes nas áreas próximas às universidades, como a instalação de oito câmeras de monitoramento em tempo real em pontos considerados estratégicos. Os equipamentos terão tecnologia com leitura de placas veiculares (OCR) e sistema de armazenamento de imagens, o que permitirá maior eficiência nas ações de segurança pública.

O vereador Rogério Yuri também está realizando um mapeamento dos pontos de iluminação pública, com o objetivo de solicitar ao Estado e à Prefeitura a substituição de lâmpadas queimadas, além da instalação de novas luminárias. “A segurança começa com ambientes bem iluminados e monitorados. Essa pactuação é um passo firme para proteger nossos estudantes e todos que circulam nessas regiões à noite”, destacou o parlamentar.

As câmeras devem ser instaladas nas imediações das seguintes instituições:

* Faculdade Anhanguera (Rua Manoel Santiago com Albino Torraca)
* UFGD/FADIR (dois pontos nas ruas Manoel Santiago e Gustavo Adolfo Paver)
* UNIGRAN (três pontos nas ruas Manoel Santiago, Balbina de Matos e Aurora Augusta de Matos)
* UNIFRON (Av. Guaicurus com Júlio Marques de Almeida)
* Entrada dos campi da UFGD e UEMS.

De acordo com o Coised, os órgãos de segurança pública estão atuando de forma integrada para garantir maior segurança nos locais. A 9ª Companhia Independente da Polícia Militar intensificou o policiamento ostensivo nas proximidades da UNIGRAN, com apoio da Força Tática e do GETAM (Grupamento Especial Tático de Motos). A proposta da corporação é ampliar as rondas em todos os centros educacionais da região, em especial durante os horários de entrada e saída noturna.

O Coised informou ainda que a Polícia Militar também está articulando com a Guarda Municipal a realização de palestras educativas nas universidades, com foco na segurança pessoal e prevenção de crimes, especialmente para os estudantes que transitam sozinhos à noite. “Essa união de esforços mostra que acreditamos em uma segurança pública dialogada e construída com a participação da comunidade. Estamos comprometidos em proteger a juventude e o futuro da nossa cidade”, finalizou o presidente do Coised, Waldir Brasil.

Com a formalização do acordo, as próximas etapas incluem a busca por recursos, implantação dos equipamentos e fiscalização da efetividade das ações. A expectativa é de que os primeiros resultados já sejam percebidos nos próximos meses, segundo o veereador Rogério Yuri.

Vereador durante reunião no Coised para propor acordo de atução conjunta. Foto: Assessoria/CMD

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67