A estruturação do turismo em Porto Murtinho, cidade portal da Rota Bioceânica situada na fronteira com o Paraguai e a apenas 200 km de Bonito e Jardim, começa pela reativação e fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que elegeu recentemente a sua nova diretoria. Com o apoio do prefeito Nelson Cintra, a secretaria municipal e Turismo, Cultura e Desenvolvimento Local atuará no fomento do setor e capacitação de mão-de-obra.
A criação da rota rodoviária internacional ligando Mato Grosso do Sul ao Pacífico (Chile), passando pelo Paraguai e Argentina, é um novo nicho de mercado para o turismo fronteiriço, onde Porto Murtinho fica no centro migratório e se potencializa como corredor desse fluxo de visitantes atraído pelo fácil acesso e atratividade dos roteiros liderados por Bonito e Pantanal. Mas, a cidade precisa se preparar e se organizar, criar produtos e qualificar os serviços.
Hoje, o turismo de Porto Murtinho é, basicamente, a pesca esportiva, que pouco agrega à economia local por não haver um ordenamento e poucas empresas regulamentadas. Banhada pelo Rio Paraguai, é o segundo maior município do Pantanal, concentrando uma rica biodiversidade influenciada pelo Chaco paraguaio e com forte vocação para o ecoturismo. Sem falar da expressiva cultura fronteiriça e o centro histórico com seus casarões e monumentos.
Política de fomento
Com larga experiência no turismo adquirida na região de Bonito, onde contribuiu para o desenvolvimento da atividade local como gestor público e empresário, o secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Local, Clayton Castilho, está empenhado em mudar o perfil da cidade como destino e agora encontrou no Comtur um grande parceiro para cumprir as metas e ações. Ele está entusiasmado com o envolvimento e comprometimento do trade murtinhense.
“Depois da formação da nova diretoria tivemos uma reunião muito produtiva do Comtur, com a presença maciça dos empresários, e isso nos motiva e cria a expectativa de que consigamos implementar uma nova política de fomento ao turismo”, disse Castilho. “Com certeza, com esse grupo coeso e o apoio do prefeito Nelson Cintra atingiremos nossos objetivos, que é buscar o ordenamento da atividade e a capacitação dos serviços, nossas prioridades”, acrescenta.
Por ocasião da eleição da diretoria do conselho, na última semana de julho, o prefeito murtinhense destacou o papel e a importância do órgão na condução do processo de legitimar o turismo como mais uma atividade econômica e de geração de renda. Ele falou que a prefeitura está investindo na revitalização do porto-geral, um point da cidade que precisa ser estruturado. “Temos que estar preparados também no turismo para a Rota Bioceânica”, disse.
Capacitação: calendário
A reestruturação do turismo conta com a parceria do Sebrae. O consultor Volmir Meneguzzo participou das reuniões do Comtur e apresentou a proposta do programa Agentes de Roteiros Turísticos, que trabalha o fortalecimento da governança local e a implementação de novos produtos turísticos. O objetivo é consolidar o turismo de Porto Murtinho, com produtos diversificados na prateleira das grandes feiras e que atendam as demandas atuais do mercado.
Em reunião no dia 7 de agosto, outros segmentos da cadeia, como a Colônia de Pescadores, participaram com compromisso de somar na implementação das ações. Na oportunidade, o conselho discutiu e aprovou as alterações no regimento interno e definiu um plano de trabalho centrado na qualificação profissional, conforte as demandas. Foi elaborado um calendário com cursos, de outubro a janeiro de 2024, começando com primeiros socorros para piloteiros.
Pesque e solte
“O turismo que queremos começa pela profissionalização”, comenta o novo presidente do Comtur, empresário Alexandre Genes. “Faremos um levantamento do que dispomos de mão-de-obra ativa, em todos os segmentos, e vamos investir na capacitação desse pessoal, aproveitando o período da piracema”, acrescenta, reforçando que outra medida crucial é captar recursos para o Fundo Municipal de Turismo, hoje sem um centavo em caixa.
Genes está apostando na transformação do turismo murtinhense. “Estão todos unidos e contamos com o apoio do prefeito Nelson Cintra e da Câmara de Vereadores”, observa. Ele tem planos de mudar também o perfil da pesca esportiva, com adesão ao pesque e solte, hoje uma tendência mundial em favor da sustentabilidade. “Vamos organizar um grande evento para encerrar a pesca, em novembro, e propor uma discussão ampla sobre o pesque e solte”, anunciou.
A composição da nova diretoria do Conselho Municipal de Turismo ficou assim: presidente, Alexandre Genes; vice-presidente, Omar Heredia; e tesoureiro, o ex-presidente Marco Aurélio Nunes dos Santos.
Como parte das ações desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, para fomentar o turismo em diferentes regiões do Estado, a 2ª Feira Internacional de Destinos Inteligentes, a FIDI 2025, foi lançada ontem (27), em Campo Grande.
O governador Eduardo Riedel participou do evento, juntamente com o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling e o secretário Marcelo Miranda, da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). A FIDI 2025 será realizada em Bonito, de 19 a 24 de março de 2025.
“A sustentabilidade tem permeado todos os seguimentos econômicos do Estado. E sustentabilidade é sinônimo de desenvolvimento e de perspectiva futura, a gente tem levado isso muito a sério dentro do governo. E temos conseguido traduzir todo esse ambiente de preservação da nossa biodiversidade, de descarbonização da economia, de manutenção dos nossos mananciais hídricos, em recursos financeiros e economia para o desenvolvimento da sociedade. E o FIDI faz parte desse processo, do investimento que governo e entidades parceiras atuam e realizam para poder consolidar essa posição”, disse Riedel.
A FIDI é um encontro que se propõe a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI (Destinos Turísticos Inteligentes). O evento, que tem relevância internacional, é organizado pelo Instituto Cidades do Futuro (representado no Brasil pela empresa Cidades do Futuro SEL), com apoio da FundturMS, Prefeitura Municipal de Bonito, Sistema Fiems, Fundect e Sebrae-MS.
“A Feira Internacional de Destinos Inteligentes, em Bonito, será de 19 a 22 de março de 2025. E, no mês seguinte, outro grande evento internacional, que é o Adventure Elevator Latin America, que é focado no mercado de ecoturismo e turismo de aventura, onde a gente vai receber mais de 300 operadores e imprensa internacional no melhor destino de ecoturismo do Brasil”, disse Wendling.
No último final de semana, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul realizou um workshop com capacitação e rodada de negócios focado em operadores que trabalham com o mercado japonês. A ação aconteceu no sábado (16) durante o Festival do Japão, em Campo Grande.
Foram quatro operadores atendidos pelo trade turístico sul-mato-grossense, com troca de informações sobre o comportamento e as necessidades dos turistas japoneses. Na ocasião, o diretor de Promoção e Mercado da FundturMS, Breno Amorim, fez uma apresentação para os operadores sobre os destinos de Mato Grosso do Sul.
No domingo (17) os participantes iniciaram um famtour para conhecerem de perto as regiões turísticas Bonito/Serra da Bodoquena e Pantanal. A ideia é que a viagem de familiarização contribua para a estruturação de pacotes de acordo com o perfil do público deles.
O Festival do Japão
De 15 a 17 de novembro de 2024 aconteceu o Festival do Japão de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, no Bosque Expo, com o objetivo de promover a cultura japonesa, seus valores e conhecimentos.
A ideia é também transmitir este legado para gerações futuras, fortalecer o entendimento e a valorização das ricas tradições dentro da comunidade sul-mato-grossense e promover a exposição de serviços e produtos e incentivar pequenos negócios.
O mercado japonês está entre os dez maiores emissores aéreos internacionais de turistas para os principais destinos de Mato Grosso do Sul.
Mais uma vez Mato Grosso do Sul marca forte presença no WTM Londres (World Travel Market). O evento, que acontece de 5 a 7 de novembro no Excel London, UK é considerado um dos eventos mais importantes da indústria de viagens e turismo para construir relacionamentos e fazer negócios.
O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul fala sobre a participação do Estado em mais uma edição do WTM Londres, uma das mais importantes e maiores feiras de turismo do mundo. “MS sempre vai muito forte, pois é um dos nossos principais mercados. Este ano novamente com ativação da cozinha show do chef Paulo Machado para reforçar o produto Rota Gastronômica Pantaneira, dessa vez com o tema Águas”, destaca.
No dia 06 de novembro, às 12h, o chef Paulo Machado fará uma degustação para divulgação da Rota no estande da Embratur, por meio de um cooking show para 200 pessoas. Serão apresentados alguns pratos típicos como: chipaguaçu, cestinha crocante de peixe, peixe a urucum, bolo Souza e drink de mate cocido afim de enriquecer a percepção do público internacional sobre a gastronomia sul-mato-grossense, bem como a percepção da gastronomia local como produto turístico.
O Chef Paulo Machado é um dos grandes nomes da gastronomia brasileira e sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal: Mato Grosso do Sul. Em parceria com o Sebrae MS, a FundturMS está realizando o projeto gastronômico ‘2ª Rota Gastronômica Pantaneira’ onde mostra o ambiente pantaneiro ligado ao universo das águas em cenários como restaurantes à beira-rio, barcos-hotéis, pousadas, pesqueiros e cidades que nascem às margens do Rio Paraguai, como Porto Murtinho e Corumbá.
“Teremos também um espaço juntamente com a Embratur, com atendimentos agendados e atendimento ao público, operadores de turismo, agentes de viagens e imprensa. Buscaremos novas parcerias para fortalecer ainda mais os destinos de Mato Grosso do Sul, que são muito procurados pelo público inglês, especialmente Pantanal e observação de aves e sempre conectando Bonito/Serra da Bodoquena e Campo Grande dos Ipês como uma importante rota”, finaliza Wendling.
Segundo dados da plataforma Alumia, do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, de janeiro a agosto de 2024 o Reino Unido representou 4,5% da emissão de turistas internacionais para MS. Isso representa o 7º lugar no ranking e o 4º maior emissor europeu para o Estado no período.
O WTM London
A primeira edição do WTM aconteceu no London Olympia em 1980 e reuniu cerca de 40 países, 221 expositores e 9.000 visitantes profissionais. Em 2024, 44 anos depois, o WTM London reunirá cerca de 5.000 expositores de 184 países e regiões, mais de 51.000 participantes e movimentará em média 2,8 bilhões de libras em negócios na indústria do turismo.
O WTM London reúne a comunidade internacional de viagens de lazer; fornecendo inspiração, educação e benchmarking para profissionais do turismo, ao mesmo tempo que oferece aos expositores um local para fazer negócios e mostrar seus serviços à imprensa internacional. Além disso, realiza anualmente o maior encontro de mídia global para o setor de viagens.