fbpx
Connect with us

Esportes

Prefeitura da Capital realiza cerimônia de premiação dos Jogos Municipais dos Idosos 2023

O campeonato visa ainda colocar os atletas do município em diversas modalidades nos Jogos Municipais dos Idosos na fase Estadual.

Publicado

on

A cerimônia de premiação da 20ª edição dos Jogos Municipais dos Idosos (JOMI 2023) foi marcada por muita festa e emoção. O evento aconteceu nessa sexta-feira (04), no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Vovó Ziza, no Bairro Tiradentes. A solenidade contou com a presença dos participantes que vibraram com os resultados obtidos ao longo da competição. Foram mais de 500 competidores nas modalidades: damas, natação, tênis de mesa, atletismo, xadrez, bocha, bozó, concurso de dança, dominó, malha, sinuca, truco ponto acima e voleibol adaptado.

Os Jogos Municipais dos Idosos, realizados pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SAS), têm o objetivo de desenvolver o intercâmbio entre as pessoas idosas atletas atuantes na sociedade, fomentando a prática esportiva, de recreação e lazer para esta faixa etária. O campeonato visa ainda colocar os atletas do município em diversas modalidades nos Jogos Municipais dos Idosos na fase Estadual.

“É um prazer poder estar com vocês neste momento. Nós seguiremos trabalhando para que mais e mais ações voltadas à pessoa idosa sejam implementadas na nossa cidade. Muito mais que apenas cumprir com obrigações da administração pública, mas também como forma de valorização e agradecimento a todos pela contribuição na construção da nossa história”, ressaltou a Prefeita Adriane Lopes.

Participaram do JOMI 2023, o Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação – ACP; AABB; Sistema Integrado de Economia Solidária – Consol; Fênix; Instituto Sangue Bom – HRTO; os Centro de Convivência do Idoso (CRAS), Vovó Ziza, Jacques da Luz; Centros de Referência de Assistência Social, Canguru, Los Angeles, Nossa Senhora Aparecida e Vila Nasser.

O aposentado Antônio de Freitas (63), que conquistou medalha de prata nos 800 metros e ouro no revezamento do atletismo, falou de sua primeira participação na competição. “Eu não conhecia os jogos ainda, descobri agora e pretendo participar de todas as edições. É uma emoção muito grande estar aqui. O esporte é essencial, nos ensina muita coisa e nos melhora em muitos aspectos, inclusive no que diz respeito à saúde. A organização está de parabéns e que venham os próximos”.

“O empenho de todos os envolvidos é fantástico. Ver, tanto os participantes, quanto as equipes de bastidores trabalhando com afinco e felizes, vestindo a camisa, nos mostra o porque de chegarmos à vigésima edição e, mais uma vez, com esse enorme sucesso”, destacou o diretor-presidente da Funesp, Odair Serrano.

“Eu pratico corrida já há uns 7 anos, mas é a primeira vez que disputo os 100 metros. Quando você se propõe a praticar um esporte, automaticamente outras práticas saudáveis precisam ser incorporadas na rotina. Muda alimentação, entra a academia para fortalecimento muscular e os reflexos disso são sentidos nas atividades do dia a dia”, explica Ana Lúcia Silva Oliveira (64), medalha de ouro nas categorias 100 metros e revezamento 4 por 100 no atletismo.

A atleta destaca ainda a importância da realização de competições como os Jogos dos Idosos, que oportunizam a prática esportiva e disputa de maneira justa. “Somos muito gratos à administração municipal por organizar os jogos, por ter categorias específicas. Isso é maravilhoso. É muito complicado competir com pessoas bem mais jovens, então, aqui podemos demonstrar todo nosso potencial e disputar em pé de igualdade com os concorrentes”, conclui.

O campeonato aconteceu entre os dias 29 de junho e 20 de julho, e a intenção foi proporcionar canais de comunicação, além do convívio social, trocas de experiências com as demais gerações, contribuindo para a qualidade de vida e reversão da imagem do idoso na sociedade. A ação visa ainda colocar os atletas do município em representações em diversas modalidades nos Jogos Municipais dos Idosos na fase Estadual.

Medalha de ouro nos 100 metros rasos no atletismo e prata no arremesso de peso, Eliude de Andrade Cavalheri (77) conta que começou a praticar esporte um pouco antes da pandemia e que não pretende parar tão cedo. “Eu não vou parar, nem penso nisso. A idade, definitivamente, não é um limitador, os obstáculos vêm da mente. Quando estou competindo, não tenho tempo para pensar em quantos anos tenho ou nos problemas do dia a dia.

Eliude fala também de outros dois pontos de extrema relevância, presentes nos Jogos Municipais dos idosos, a promoção da interação e a valorização dos participantes. “A gente faz exercícios, a gente cuida do corpo mas, o melhor de tudo é que nós ocupamos a cabeça. Nos movimentar é fundamental, mas a interação, a socialização é determinante para uma vida de qualidade. Eu me sinto muito importante praticando esporte e participando das competições. Esses eventos são importantes porque valorizam as pessoas. Quando vocês está no pódio e recebe uma medalha, é uma conquista, e essa valorização produz efeitos inexplicáveis, nos motiva a seguir dando nosso melhor e evoluindo, sempre”.

Foram premiados com medalhas os classificados em 1º, 2º e 3º lugar; troféus para 1º, 2º e 3º colocados por modalidade.

Os Jogos Municipais dos Idosos fazem parte do Programa Movimenta Campo Grande, que tem o objetivo de ampliar o acesso ao esporte e lazer aos cidadãos com a oferta de atividades físicas e esportivas, a partir de experiências que incentivem um estilo de vida ativo, contribuindo para o desenvolvimento humano e sustentável da população.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Festival Paralímpico incentiva inclusão e apresenta novas modalidades esportivas a crianças e jovens

Evento na capital teve presença do campeão paralímpico Yeltsin Jacques

Publicado

on

Na manhã deste sábado (21), o Festival Paralímpico foi realizado no Centro Poliesportivo Mamede Assem José (Vila Almeida), em Campo Grande. Organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), o evento teve como objetivo ampliar a visibilidade das modalidades paralímpicas e incentivar a prática esportiva entre pessoas com deficiência.

Durante a abertura, o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou a importância do evento para motivar pessoas com deficiência a se envolverem no esporte. “Este festival é uma oportunidade incrível de mostrar que todos são capazes, que há espaço para todos no esporte. O apoio do Governo do Estado e do governador Eduardo Riedel ao esporte paralímpico é incondicional. O esporte transforma vidas, e para pessoas com deficiência isso faz toda a diferença”, afirmou Miranda, agradecendo também aos pais dos paratletas pelo apoio e incentivo contínuos.

Yeltsin Jacques, campeão do atletismo e recordista mundial na Paralimpíada de Paris-2024, marcou presença na cerimônia de abertura e compartilhou a relevância do esporte em sua trajetória. “O esporte foi transformador na minha vida. Ele me proporcionou não apenas conquistas como atleta de alto rendimento, mas também oportunidades de educação, autonomia e autoconfiança. Estar aqui hoje é emocionante, pois eu também comecei experimentando várias modalidades, como essas crianças, e isso me ajudou a conhecer meu corpo e superar limitações”.

Evento na capital teve presença do campeão paralímpico Yeltsin Jacques

Leandro Fonseca, diretor de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, salientou o Festival como uma porta de entrada para futuros atletas. “Este evento, realizado simultaneamente nas 27 capitais do país, é fundamental para que crianças com deficiência possam experimentar diferentes modalidades e iniciar suas jornadas no esporte. Algumas podem até se tornar atletas de alto nível no futuro”.

Entre os participantes, Kawandry José Reis, de 19 anos, paratleta da bocha, compareceu ao evento acompanhado por sua mãe, Jéssica Patrícia dos Reis. Ela relatou o impacto positivo do esporte na vida do filho. “Ele sempre foi envolvido com esportes por causa do irmão que joga futebol. Quando a bocha entrou na vida dele, foi incrível, ele percebeu que ser cadeirante não o impede de se envolver no esporte, conhecer novas pessoas e se manter ativo”.

Outro destaque foi Máximus Eduardo Bueno, de 12 anos, paratleta da natação, que revelou seu sonho de participar das Paralimpíadas de 2028. “A natação para mim é felicidade, adoro nadar e estou treinando muito para chegar lá”, disse Máximus, que enfrenta uma deficiência causada por um câncer que quase seccionou sua medula. Seu acompanhante, Eliézer Patrick Bueno, reforçou o papel do esporte na vida do jovem. “Ele tem se dedicado bastante, e o esporte tem melhorado muito sua qualidade de vida”, afirmou.

Adriana Bringel Gomes, professora de Educação Física e responsável pelo halterofilismo no evento, ressaltou os benefícios do esporte para o desenvolvimento social, físico e psicológico das pessoas com deficiência. “O esporte traz o melhor de nós, promove amizades e tira essas crianças de casa, colocando-as em contato com novas experiências. O halterofilismo é uma modalidade nova no movimento paralímpico e eles estão adorando. É fundamental que mais pessoas conheçam e participem desse movimento”, concluiu.

(Com assessoria. Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Esportes

Festival Paralímpico oferece vivência esportiva a crianças

Evento promovido pelo CPB já tem mais de 21 mil inscrições

Publicado

on

Crianças de todas as partes do país terão, na manhã do próximo sábado (21), a oportunidade de conhecerem de forma mais próxima o Movimento Paralímpico. Isto porque o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizará mais uma edição do Festival Paralímpico.

O evento, no qual os participantes poderão vivenciar de forma lúdica diferentes modalidades paralímpicas, é realizado poucos dias após uma participação de destaque do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris (a melhor campanha do país na história do megaevento esportivo). Isto certamente fomentou o número de inscrições recorde no Festival Paralímpico (segundo o CPB, até esta quinta 21.869 crianças já haviam garantido sua vaga).

A primeira edição do Festival Paralímpico de 2024 será realizada em 120 núcleos das 27 unidades federativas do Brasil. Em João Pessoa (Paraíba), por exemplo, os participantes terão a oportunidade de praticar atletismo, futebol de cegos e taekwondo com a presença de medalhistas paralímpicos dos Jogos de Paris 2024, como o tricampeão paralímpico Petrúcio Ferreira.

Para participar do evento é necessária a inscrição diretamente em um dos núcleos do evento. A relação de sedes da edição 2024 do Festival Paralímpico pode ser vista aqui.

Serviço:

Festival Paralímpico
Data:
 21 de setembro (sábado)
Horário: das 8h30 às 12h
Público: crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com deficiência física, visual ou intelectual e sem deficiência
Contato: festival.paralimpico@cpb.org.br

(Fonte: Agência Brasil. Foto: Reprodução)

Continue Lendo

Esportes

Capacitação em atletismo fortalece formação de treinadores em Mato Grosso do Sul

A capacitação ocorre entre 19 e 22 de setembro, das 8 às 18 horas, e é voltada aos profissionais de Educação Física que integram o Prodesc

Publicado

on

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), promove curso de treinamento básico de atletismo, em Campo Grande, junto à CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e FAMS (Federação de Atletismo do Mato Grosso do Sul). A capacitação ocorre entre 19 e 22 de setembro, das 8 às 18 horas, e é voltada aos profissionais de Educação Física que integram o Prodesc (Programa MS Desporto Escolar).

Ministrante do curso, Kiyoshi Takahashi é professor de Educação Física e mestre em Metodologia do Treinamento Desportivo. A formação será dividida em módulos teóricos e práticos. Na parte teórica, serão abordados temas como: crescimento e desenvolvimento, introdução à anatomia e fisiologia, fases sensíveis do desenvolvimento, além do planejamento a longo prazo para a evolução do atleta. Já nas atividades práticas, os participantes aprenderão técnicas de arremesso e lançamento de peso, revezamento, salto em altura, treinamento em circuito e salto em distância.

A abertura do curso, realizada na manhã desta quinta-feira (19), na Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado. O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, enfatiza o papel crucial da capacitação contínua dos treinadores para o desenvolvimento do esporte no estado.

“Investir na formação de nossos treinadores é fundamental para o sucesso do esporte em nosso estado. O curso que estamos promovendo é uma oportunidade valiosa para aprimorar as habilidades dos profissionais que atuam diretamente com nossos jovens atletas. Através de iniciativas como essa, buscamos fortalecer o Prodesc e garantir que nossos talentos recebam a melhor orientação possível, preparando-os para se destacar tanto em competições quanto em sua vida pessoal e profissional”, destaca Miranda.

O diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, salienta a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento do esporte sul-mato-grossense. “Fortalecer os cursos de desenvolvimento para treinadores, é um grande diferencial do nosso estado, todo esse conhecimento é para que o atletismo cresça no Mato Grosso do Sul. Atletismo é a modalidade escolar que mais traz medalha para o estado e isso é fruto do trabalho de vocês professores”.

Presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos também ressalta a relevância do curso para a formação dos professores, com o intuito de democratizar o conhecimento esportivo no interior do estado.

“Capacitar é formar uma base de conhecimento que vai reverberar para os municípios do estado, possibilitando a identificação de novos atletas, o acompanhamento, o monitoramento, a evolução desses atletas, o estado de Mato Grosso do Sul vem fazendo isso muito bem, e é extremamente importante investir no ser humano, investir no professor, é a certeza que esses professores terão um conhecimento de excelência”, afirma Campos.

Confira neste link a programação completa do curso.

Sobre o Prodesc

Coordenado pela Fundesporte junto à Sed (Secretaria de Estado de Educação), o Prodesc objetiva incentivar a prática esportiva relacionada aos aspectos educacionais e à preparação para a vida em sociedade. O treinamento desportivo é realizado no contraturno das aulas nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) e também tem a finalidade de identificar potenciais talentos esportivos entre os alunos-atletas.

Atualmente, são 1.271 projetos aprovados, de 614 professores. O Prodesc atende aproximadamente 30 mil alunos, de 310 escolas, em 73 municípios. Ao todo, são 24 modalidades esportivas ofertadas (convencionais e paralímpicas), individuais e coletivas.

(Com assessoria. Foto: Divulgação)

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 Pauta 67